SóProvas


ID
5082079
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão de número1, considere o texto abaixo.


   Será que a internet está a matar a democracia? Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford, faz essa pergunta na revista Newsweek. E oferece argumentos a respeito que desaguam em águas tenebrosas.

   A internet oferece palco político para os mais motivados (e despreparados). Antigamente, o cidadão revoltado podia ter as suas opiniões sobre os assuntos do mundo. Mas, tirando o boteco, ou o bairro, ou até o jornal do bairro, essas opiniões nasciam e morriam no anonimato.

   Hoje, é possível arregimentar dezenas, ou centenas, ou milhares de "seguidores" que rapidamente espalham a mensagem por dezenas, ou centenas, ou milhares de novos "seguidores". Quanto mais radical a mensagem, maior será o sucesso cibernauta.

   Mas a internet não é apenas um paraíso para os politicamente motivados (e despreparados). Ela tende a radicalizar qualquer opinião sobre qualquer assunto.

   A ideia de que as redes sociais são uma espécie de "ágora moderna", onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas, não passa de uma fantasia. A internet não cria debate. Ela cria trincheiras entre exércitos inimigos.

(Adaptado de: COUTINHO, João Pereira. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2016/08/1801611)

Atente para as afirmações abaixo a respeito do 1º  parágrafo do texto.


I. O ponto de interrogação pode ser excluído, sem prejuízo para a correção e o sentido, por se tratar de pergunta retórica.

II. As vírgulas isolam o aposto.

III. Na última frase do parágrafo, o pronome “que” retoma "argumentos".

IV. No contexto, o verbo “desaguar” está empregado em sentido figurado.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • I Suprimindo a interrogação, não temos mais uma frase interrogativa direta, e portanto, altera-se o sentido. Errado.

    II O aposto é uma palavra ou expressão que exerce uma função junto ao substantivo, pronome ou oração. Essa função pode ser explicar, especificar, resumir, comentar ou indicar algo. O aposto explicativo deve ser separado por vírgulas. Certo.

    III O que está desempenhando a função de pronome relativo, e está, portanto, retomando a palavra "Argumentos". DICA: altere o pronome "que" por "o qual" "as quais", se o sentido e a coesão forem preservados, trata-se de um pronome relativo. Certo.

    IV Desaguar está sendo utilizado no sentido conotativo, e portanto, figurado. Certo.

    Qualquer erro, me avisem!

  • III que retoma argumentos: argumentos desaguam em águas tenebrosas; IV "desaguam em águas tenebrosas" - todo esse trecho possui sentido figurado.
  • Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal l para explicá-lo ou especificá-lo melhor.

    São 7 tipos de aposto:

    1Enumerativo; 2)Explicativo; 3)Distributivo;4)Espeicificativo; 5)oracional;6)comparativo;

    -Está entre vírgulas

  • I. A interrogação marca o fim do período. Nesse sentido, a sua supressão acarretaria em prejuízo à correção gramatical do texto, que ficaria sem sentido. (ERRADO) II. Aposto é um termo acessório da oração que executa uma equivalência semântica a fim de explicar, enumerar ou restringir um termo. (CERTO) III. "que" quando puder substituído por "o qual" desempenha a função de pronome relativo. Os pronomes relativos desempenham a função textual de anáfora, isto é, retomam um termo anteposto a ele. "que" retoma argumentos, inclusive a função sintática desse "que" é de sujeito da oração em que está. (CERTO) IV. O sentido utilizado pelo autor é o sentido figurado, também chamado de conotação. (CERTO)
  • B

    II, III e IV.