-
gaba A
Há diversos erros por toda as alternativas, mas os principais são aquele que separam sujeito do verbo com vírgula.
→ ex.: Enquanto Paul Romer, Nobel de Economia descobriu …
Quem é que DESCOBRIU? Paul Romer.
então não posso separar o sujeito que faz a ação do verbo.
Eu poderia isolar fazendo um aposto explicativo.
→ ex: Enquanto Paul Romer, Nobel de Economia, descobriu … seu co-laureado, William Nordhaus, dedicou-se…
pertencelemos!
-
PERGUNTA MAL FORMULADA
-
Complementando ..
I) Há externalidades positivas (como o conhecimento) ou negativas (como a poluição).
parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).
II) Enquanto Paul Romer, Nobel de Economia, descobriu … seu co-laureado, William Nordhaus, dedicou-se…
Isolamos por virgulação os apostos.
Bons estudos!
-
tendi nada
-
GABARITO: A
Vale dizer que você mata muitas questões com esta dica: A vírgula não é empregada entre o sujeito, verbo e complemento, se não houver termo deslocado.
→ Exemplos: Eu gosto de você
- "Eu, gosto de você" (Errado → vírgula entre sujeito e verbo);
- "Eu gosto de, você" (Errado → Vírgula entre verbo e seu complemento).
- "Eu, apesar de o ter traído, gosto, desde o dia em que nos conhecemos, de você" (Correto. Aqui podemos empregar a vírgula, pois ela separa termos deslocados na oração)
Beleza? Vejamos as alternativas, então:
.
a) Há externalidades positivas (como o conhecimento) ou negativas (como a poluição). Enquanto Paul Romer, Nobel de Economia, descobriu … seu co-laureado, William Nordhaus, dedicou-se…
→ Correto. Todas as pontuações estão empregadas corretamente, a saber: Estas duas separam um aposto (explica quem é Paul Romer e William Nordhaus, respectivamente). Aqueles separam termos explicativos também, mas são separados por meio dos parênteses.
b) Há externalidades positivas – como o conhecimento, ou negativas – como a poluição. Enquanto Paul Romer, Nobel de Economia descobriu … seu co-laureado, William Nordhaus dedicou-se…
→ Errado. O aposto deve vir separado por vírgulas, como na alternativa anterior.
c) Há externalidades positivas, como o conhecimento ou negativas, como a poluição. Enquanto Paul Romer (Nobel de Economia), descobriu … seu co-laureado (William Nordhaus), dedicou-se…
→ Errado. Veja que a vírgula não pode ser usada entre o sujeito e logo após seu verbo. Ex.: "Eu, estudei" (Quem estudou? Eu! Logo não se pode aplicar a vírgula entre sujeito e verbo). Olhe o que diz a alternativa: "Enquanto Paul Romer (Nobel de Economia), descobriu … ". Quem descobriu?? Paul Romer! Então, dê um chega pra lá nesta vírgula rsrs. Ah! A dica vale também para a outra (co-laureado descobriu...), ok?
d) Há externalidades positivas (como o conhecimento), ou, negativas (como a poluição). Enquanto Paul Romer, Nobel de Economia, descobriu … seu co-laureado William Nordhaus, dedicou-se…
→ Errado. Mesmo motivo da A e da C. É proibido o emprego da vírgula entre sujeito e verbo e é necessário o dela no aposto "William Nordhaus".
e) Há externalidades positivas: como o conhecimento; ou negativas: como a poluição. Enquanto Paul Romer (Nobel de Economia), descobriu … seu co-laureado (William Nordhaus), dedicou-se…
→ Errado. Leia a C.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
-
Alguém, POR FAVOR pode me explicar qual é o erro da letra B?
Pois na letra A, o descobriu é um verbo não é?! e não pode ter uma virgula entre verbo e complemento não é?
eu me apeguei nisso e achei que fosse incorreta .
eu realmente não entendi, se alguém puder me ajudar eu agradeço!!
-
lucas vicente obrigado por existir!!! kkkk
-
Simples e reto? Gabarito letra A.
Agora, fora os problemas de pontuação, que deixam apenas essa alternativa, fiquei com a dúvida: após os prefixos co, re, pro e re não há hífen, mesmo que o elemento seguinte comece com a mesma vogal que terminou (exs: coordenar, preencher, reerguer etc) ou ainda uma consoante. Sendo assim, por que co-laurear e não colaurear?
-
Simples e reto? Gabarito letra A.
Agora, fora os problemas de pontuação, que deixam apenas essa alternativa, fiquei com a dúvida: após os prefixos co, re, pro e re não há hífen, mesmo que o elemento seguinte comece com a mesma vogal que terminou (exs: coordenar, preencher, reerguer etc) ou ainda uma consoante. Sendo assim, por que co-laurear e não colaurear?