SóProvas


ID
516118
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III

Uma boa charge política não precisa de exegese, exatamente como uma boa piada dispensa explicação. Portanto as palavras do cartunista Laerte (painel do Leitor, 15/03) em defesa do colega João Montanaro, de 15 anos, só me convenceram de que a obra chocante talvez seja candidata a ser pendurada num museu qualquer ou numa galeria. Montanaro é menor de idade. Quem foi o maior de idade que o contratou para exercer uma função tão significativa no dia a dia de qualquer jornal que se preza e que respeita os seus leitores?

(Paula Mavienko-sikar, São Carlos, SP, in Painel do Leitor , 18/03/2011)

Sobre a composição do texto III, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a)Uma analogia é uma relação de equivalência entre duas outras relações. As analogias têm uma forma de expressão própria que segue o modelo: A está para B, assim como C está para D.
    A (uma boa charge política) está para B (exégere), assim como C (boa piada) está para D (explicação).

    b) A conjunção “portanto” foi usada para introduzir uma conclusão relacionada à analogia apresentada na primeira frase do texto. A locução “sendo assim” estabeleceria a mesma relação semântica.

    "Uma boa charge política não precisa de exegese, exatamente como uma boa piada dispensa explicação. Sendo assim as palavras "

    c) A expressão “de 15 anos”, ao ser colocada entre vírgulas, ganha um destaque na frase. Trata-se de uma informação sobre João Montanaro indispensável para o propósito do texto. Veja que não se trata de uma informação redundante.

    d) a interrogação contribui para que se possa inferir a intenção de responsabilizar o problema para outrem que não o chargista Montanaro.

    Veja no texto III que a pergunta feita no final deixa claro que quem contratou o chargista Montanaro é o responsável: “Montanaro é menor de idade. Quem foi o maior de idade que o contratou para exercer uma função tão significativa no dia a dia de qualquer jornal que se preza e que respeita os seus leitores?”
  • Questão correta "C", resumindo, podemos chegar a conclusão que não existe nenhum redundancia na expressão "de 15 anos"

    Bons estudos
  • "de 15 anos" é um aposto