SóProvas


ID
5207026
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 

FESTAS DE OUTUBRO EM SANTA CATARINA

No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turístico do Brasil. Em diferentes cidades do Estado são realizadas festas típicas nas quais as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formaram a cultura do povo catarinense.

“As Festas de Outubro representam a alegria, a hospitalidade e a diversidade das tradições culturais do povo catarinense, além de movimentar a economia do Estado por meio do turismo”, define a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico.

A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa alemã estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.

O sucesso da festança em Blumenau foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas e que, pela organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro circuito das Festas de Outubro em Santa Catarina.

Disponível em:<https://jornalfolhalitoral.com.br/2019/10/02/festas-de-outubro-em-santa-catarina/>. Acesso em: 14 out. 2019.
[Fragmento adaptado]

Assinale a frase que está de acordo com as normas da língua escrita padrão.

Alternativas
Comentários
  • gaba. B

    O verbo obedecer é transitivo indireto, pedindo preposição: obedecer a alguém.

    Precisamos de um líder a cujas ordens todos vão obedecer.

  • A) Errada, pois a vírgula repele o pronome oblíquo átono.

    Se minhas palavras não te agradaram, cara, fale-me com franqueza.

    B) CORRETO

    Precisamos de um líder a cujas ordens todos vão obedecer.

    C) Errado, pois se vier um artigo no feminino, o verbo deve concordar.

    Após as 20 horas, é proibida a entrada de menores neste recinto.

    D) Errado, pois faltou a concordância. Pergunte ao verbo: quem não merece(M) crédito? As informações...

    As informações de que se dispõem não merecem crédito.

    E) Errado, devido à conjugação do verbo intervir.

    Assim que os manifestantes chegaram à praça da matriz, a polícia interveio, dispersando-os.

  • CUIDADO!

    Existem comentários equívocos acerca dos itens. Inspecionemos estes:

    a) Se minhas palavras não te agradaram, cara, me fale com franqueza.

    Incorreto. De saída, discorramos sobre a construção "me fale". De acordo com o professor e gramático Evanildo Bechara, quando na oração subordinada se intercalam palavras ou oração, exigindo uma pausa antes do verbo, o pronome átono PODE [destaque meu] vir enclítico. O professor não afirma haver obrigatoriedade da ênclise, e sim deixa em aberto a facultatividade. Segue este exemplo extraído de A Carta de Pero Vaz de Caminha, com intercalações antes do verbo e próclise aplicada: "Na noite seguinte, segunda-feira, ao amanhecer, se perdeu da frota Vasco de Ataíde com sua nau (...)". Posto isso, é forçoso considerar legítimas tanto a ênclise quanto a próclise e inferir que o erro não se aloja na colocação pronominal, mas sim no uso do pronome "te". Esse se refere à segunda pessoa do singular (tu). Na estrutura em tela, no entanto, faz-se referência à terceira pessoa do singular, que encontra correspondente no pronome "lhe". Correção: "Se minhas palavras não lhe agradaram, cara, me fale com franqueza";

    b) Precisamos de um líder a cujas ordens todos vão obedecer.

    Correto. O verbo "obedecer", de acordo com Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, p.380, é, preferencialmente, transitivo indireto e rege preposição "a". Esta, corretamente, antepõe-se ao pronome relativo "cujas";

    c) Após às 20 horas, é proibido a entrada de menores neste recinto.

    Incorreto. Há dois erros: em indicação de horas, não se marca a crase se houver as preposições "para", "desde", "após" ou "entre"; mais à frente, o substantivo "entrada" está determinado, de modo que o adjetivo "proibido" deve flexionar-se no feminino. Correção: "Após as 20 horas, é proibida a entrada de menores neste recinto";

    d) As informações de que se dispõe não merece crédito.

    Incorreto. Há dois solecismos de concordância verbal. O verbo "dispor" deve flexionar-se na terceira pessoa do plural a fim de concordar com o núcleo do substantivo "informações". Lembre-se: "dispõe" é terceira pessoa do singular; "dispõem", terceira pessoa do plural; à frente, o verbo "merecer" possui o mesmo núcleo e, naturalmente, flexiona-se na terceira pessoa do plural. Correções: "As informações de que se dispõem não merecem crédito";

    e) Assim que os manifestantes chegaram a praça da matriz, a polícia interviu, dispersando-os.

    Incorreto. Há um solecismo regencial e uma flexão verbal inexistente: o verbo "chegar" rege preposição "a", esta que deve se fundir ao "a" que determina o substantivo "praça", resultando, nesse modo, na crase; à frente, deve-se trocar "interviu" por "interveio". Correções: "Assim que os manifestantes chegaram à praça da matriz, a polícia interveio, dispersando-os".

    Letra B