SóProvas


ID
5208892
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 

Entenda a diferença entre o aquecimento solar e a energia fotovoltaica


Você sabe qual a diferença entre aquecimento solar e energia fotovoltaica? Ambos são sistemas que utilizam energia solar, renovável e natural e é possível ter os dois em casa. Ou seja, a instalação do sistema fotovoltaico não impede que seja instalado o sistema de aquecimento e vice-versa.


O sistema de aquecimento solar é formado por placas solares. Neste caso, não existe transformação, apenas a captação de energia térmica, que provoca o aquecimento para uso em banheiro ou piscina. Além das placas solares, este sistema conta com um reservatório térmico, que tem a função de armazenar a água aquecida, mantendo a sua temperatura.


A energia fotovoltaica também possui as placas solares, mas há alguns pontos relevantes que diferenciam uma da outra. Visualmente elas são semelhantes. Porém, a tecnologia é bem diferente, já que a energia fotovoltaica é composta por um conjunto de células responsáveis por converter a radiação solar em energia elétrica.


Durante o dia, os módulos captam a radiação, convertendo a energia. Quanto mais intensa a insolação, maior será a quantidade de energia captada. Por isso, ao meio-dia, acontece o momento máximo da energia fotovoltaica, já que o Sol está a pino, no alto do céu. Após atravessar o inversor, a energia pode ser utilizada para fazer funcionar qualquer equipamento, como televisão, aparelho de som, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, lâmpadas, ar-condicionado e assim por diante.


Caso a energia produzida não seja completamente consumida, o que sobrar é lançado na rede elétrica, gerando “créditos energéticos”. Assim, com o acúmulo de créditos, você consegue utilizar para abatê-los em uma conta de luz, caso for necessário, em outros momentos.


Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/especial-publicitario/envo/noticia/2019/OS/13/entenda-a-diferenca-entre-o-aquecimento-solar-e-a-energia-fotovoltaica.ghtml> . Acesso em: 10 out. 2019. [Fragmento adaptado].

Sobre as frases do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Sentido de proporção. Alguma conjunções: quanto mais...mais, à medida que, ao passo que, a proporção que etc.

    B) Adjunto adverbial de tempo deslocado.

    C) Conjunção integrante. Troque o que por isso. (...) não impede isso ...

    D) Conjunção condicional. Algumas conjunções: se, caso, desde que, somente se etc.

    O intuito aqui é contribuir com meu pouco conhecimento. Qualquer erro pode me enviar mensagem.

  • A questão é sobre sintaxe e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    A) Na frase “Quanto mais intensa a insolação, maior será a quantidade de energia captada”, a primeira oração expressa uma concessão em relação à segunda oração.

    Errado. Não há concessão, mas, sim, proporção.

    Oração subordinada adverbial proporcional: exprime ideia de proporção ou fato simultâneo ao expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos), tanto mais (ou menos)...

    Ex.: Quanto mais se estuda, mais se aprende / maior será o aprendizado.

     .

    B) No período “Durante o dia, os módulos captam a radiação, convertendo a energia”, o termo destacado exerce a função de complemento nominal do verbo “captam”.

    Errado. O termo destacado exerce a função sintática de adjunto adverbial de tempo.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    C) Em “Ou seja, a instalação do sistema fotovoltaico não impede que seja instalado o sistema de aquecimento e vice-versa”, o termo destacado é um pronome relativo que retoma a expressão “a instalação do sistema fotovoltaico”.

    Errado. "Que", nesse caso, é conjunção integrante e equivale a "ISSO".

    "QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

     .

    D) Em “Caso a energia produzida não seja completamente consumida, o que sobrar é lançado na rede elétrica […]”, o termo destacado pode ser substituído por “uma vez que” sem alterar o sentido do texto.

    Errado. Temos, nesse caso, uma conjunção subordinativa condicional. "Uma vez que" é conjunção subordinativa causal.

    Conjunções subordinativas condicionais: têm valor semântico de condição, pré-requisito, algo supostamente esperado...

    São elas: se, caso, desde que, contanto que, exceto se, salvo se, a menos que, a não ser que, dado que...

    Ex.: Caso você estude muito, passará no concurso.

     .

    E) Em “Além das placas solares, este sistema conta com um reservatório térmico […]” (2o parágrafo), a expressão “este sistema” significa “o sistema de aquecimento solar”.

    Certo. "Este sistema" retoma "o sistema de aquecimento solar". De acordo com texto, temos "O sistema de aquecimento solar é formado por placas solares. [...] este sistema conta com um reservatório térmico, que tem a função de armazenar a água aquecida, mantendo a sua temperatura".

     .

    Gabarito: Letra E 

  • Na alternativa "E" não seria correto empregar "esse" ao invés de "este"?

  • Alternativa "E": a conjunção "uma vez que", aparece no material que utilizo como condicional bem ao lado de "caso"?
  • concordo com o comentário da colega Thayná, "esse" é pronome anafórico que retoma algo citado anteriormente, refere-se a "o sistema de aquecimento solar". Já o pronome "este" é catafórico o qual indica algo que ainda será citado.
  • o "que" como conjunção integrante não retoma termos.

    não impede isss.........

    e da inicio a uma oração subordinada substantiva

  • Em relação a letra C "Que", nesse caso, é conjunção integrante e equivale a "ISSO".