SóProvas


ID
5248939
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, leia o fragmento do texto abaixo do romance A Metamorfose, de Franz Kafka.

    Aqueles foram bons tempos, mas que não se repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –, embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para arcar sozinho com as necessidades domésticas. À medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família, de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor, era amante da música e sabia tocar violino com muita graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se concretizar), enquanto os pais demonstravam não aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo solenemente na noite de Natal. 

    Todos esses pensamentos, agora inúteis, fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a trocar palavras entre si. 

    Na conversa sobre as finanças da família, o pai redundava nas explicações – seja porque há tempos não se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito, ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco ampliava o montante economizado. De onde estava, ele aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia procedido corretamente.

(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)

A sequência lógica entre os parágrafos pode ser estabelecida através de elementos de coesão. No início do segundo e do terceiro parágrafos, a classe gramatical responsável por construir a relação de sentido com os parágrafos que antecedem cada um deles foi predominantemente:

Alternativas
Comentários
  • Início do 2 parágrafo - Todos esses pensamentos, agora inúteis, fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as conversas

    Início do 3 Parágrafo - Na conversa sobre as finanças da família, o pai redundava nas explicações 

    O enunciado pede a classe gramatical responsável por construir a relação de sentido com os parágrafos que antecedem cada um deles, nesse caso, há o uso de substantivos como elementos de coesão retomando os parágrafos anteriores.

    GAB: B

  • Como responder uma questão que não entendo a pergunta? Só Jesus

  • Difícil pra c******!

  • Rapaz, essa foi na sorte. Que eu a carregue para a prova

  • pergunta mal feita

  • Demorei um pouco pra entender o que a questão queria, mas quando percebi a expressão "elementos de coesão", me dei conta de que a questão queria palavras que se referissem/resumissem/substituíssem fatos ocorridos nos parágrafos anteriores.

  • kkk rapaz, li umas três vezes e ainda errei

  • TÁ BRABO KKKK. SEGUE O JOGO"""

  • Não entendi a pergunta.

  • Eu nem entendi a pergunta...

  • essa pergunta pra entender foi complicado

  • não vi nenhum substantivo no início

  • Achei um monte de verbo, marquei a alternativa e errei. =(

  • Pensamentos e Finanças da família.

  • Eu até entendi a questão, porém não consegui achar os elementos de coesão.

  • Essa aí é da nasa , ibfc aprendendo com a cespe a f*** candidatos

  • A chave da questão era a palavra coesão (algo que retoma).

  • São remissões anafóricas, que utilizam conectivos pra expressar uma palavra anterior. Geralmente são pronomes ligados ou fazendo papel de substantivo.

    Todos esses pensamentos.

    Na conversa sobre.

    (tantos) pensamentos e (tanta) conversa. (substantivos).

  • sacanagem ter que ficar caçando

  • Péssima redação.

  • Eu li o trecho inicial de cada parágrafo até a primeira vírgula, daí fui classificando as palavras e depois as contei. Substantivos foram predominantes.

  • é cada coisa que essas bancas inventam

  • Fui nos verbos fervilhavam/ escutava/ redundava/ ocupava e errei kkk

  • A questão exige conhecimento sobre classe de palavras e coesão textual. A coesão é a ligação entre as partes. Ela pode ser feita por meio de coesão referencial, coesão por substituição ou coesão por elipse.

    A coesão referencial ocorre quando há um termo, na maioria das vezes, um pronome no lugar do referente inicial: João é um excelente aluno. Ele tirou uma ótima nota ontem. 

    O pronome pessoal "ele" está retomando o termo João. Além dos pronomes, outras classes podem ser mobilizadas na coesão referencial. 

    No texto, o primeiro parágrafo apresenta a situação familiar e econômica da família de Gregor Samsa. A ligação entre os parágrafos é feita na primeira frase do segundo parágrafo: "Todos esses pensamentos, agora inúteis, fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as conversas, colado à porta."

    Quais pensamentos são inúteis? Os pensamentos apresentados no primeiro parágrafo - a vontade de enviar a irmã para o Conservatório, o desejo de anunciar o projeto para a família na noite de Natal.

    O terceiro parágrafo inicia com a menção ao estado financeiro da família: "Na conversa sobre as finanças da família, o pai redundava nas explicações – seja porque há tempos não se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito, ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos rendimentos de juros acumulados." A discussão sobre os problemas econômicos da família é um ponto importante no primeiro parágrafo e que não é retomado no segundo parágrafo.

    Sendo assim, é possível identificar que há uma retomada do primeiro parágrafo a partir dos termos "pensamento", "conversas" e "finanças", no segundo e no terceiro parágrafos, respectivamente. Os três termos são substantivos. A alternativa correta, portanto, é a letra B.

    O adjetivo "inúteis" no segundo parágrafo retoma o termo "pensamentos", mas não estabelece uma relação com os parágrafos.

    A conjunção "enquanto" no segundo parágrafo estabelece uma relação de simultaneidade entre o momento de reflexão e a ação que ocorria ao lado de fora do quarto.

    As formas verbais "fervilhavam" e "escutava", por exemplo, indicam as ações do momento.

    A preposição "em" no segundo parágrafo estabelece uma relação de lugar, algo pontual no texto.

    Gabarito da Professora: Letra B.
  • Não entendi foi nada!

  • nao entendi a pergunta

  • Coesão, buscar elementos de ligação, que façam referência a algo no parágrafo anterior e qual a classe que está nas duas frases. Vamos lá.

    1. Quais os elementos de ligação?

    O que inicia o 2° parágrafo ligando-o com o 1° é Todos esses pensamentos... Qual pensamento? Gregor pensava muito seriamente nisso (no projeto que sua irmã considerava lindo, mas impossível de se concretizar, enquanto os pais demonstravam não aprovar nem um pouco a ideia).

    O que inicia o 3° parágrafo ligando-o com o 2° é Na conversa sobre... Qual conversa? A que ele estava escutando atrás da porta.

    Confesso que achei complicado reconhecer a ligação entre o início do 2° parágrafo e o 1°, pois parecia não haver referência a algo do passado, mas ao tema que o narrador descreveria logo em seguida (finanças), mas quando reli o 2° parágrafo reconheci e aceitei a referência imposta.

    2.Quais as classes?

    Todos: pronome indefinido

    Esses: pronome relativo

    Pensamentos: substantivos

    Na: contração da preposição "em" + artigo "a".

    Conversa: Substantivo

    Sobre: alguém me ajuda kkk

    Enfim, o elemento de coesão que se apresenta nas duas frases como pede a questão é o SUBSTANTIVO.

  • Essas questões do ibge estão de arrombar kkk. Eu percebi que era substantivo, marquei substantivo, mas estava com vontade de marcar conjuções. Acho que se fosse na prova eu ia inventar de mudar kkkk

  • eu achando que iria ser fácil

  • Atente-se à palavra predominantemente presente no enunciado.

    A relação é estabelecida da seguinte forma:

    1) O final do primeiro parágrafo se refere ao pensamento que Gregor tinha de enviar a irmã ao Conservatório.

    2) O segundo é iniciado justamente se remetendo a esses pensamentos(substantivo) que ele tinha.

    3) O segundo parágrafo termina falando sobre as conversas(substantivo) que os familiares de Gregor tinham.

    4) Por fim, o último começa retomando uma conversa(substantivo) sobre finanças(substantivo) da família.

  • Acertar 3 desse naip te coloca dentro tranquilinho