SóProvas


ID
5257864
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Lençóis Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conforme a gramática tradicional da Língua Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA quanto aos sinais gráficos de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Como o período deverá ter sentido completo, a pontuação final dele deve ser a mesma da frase: . ! ? : ...

    LETRA B

  • eu vi umas 3 possivelmente certas, mas a B é a mais.
  • GABARITO: B

    A) ERRADO

    A VÍRGULA é uma pontuação usada para separar expressões em uma frase, enfatizar e impedir ambiguidades.

    B) GABARITO

    C) ERRADO

    Além de evidenciar o discurso direto, serve também para estabelecer uma pequena pausa no ritmo ou entonação de uma frase que ainda não foi concluída.

    D) ERRADO

    As ASPAS são usadas para: citações; destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras incomuns ou todas as palavras estrangeiras (embora, para este caso, seja preferível o itálico)

    pertencelemos!

  • Essa é basicamente uma questão a respeito das funções da pontuação nos textos escritos. Aqui, a banca dispôs quatro afirmações e o objetivo era somente indicar qual das alternativas trazia o enunciado correto.

    Começando pela letra A, pode-se dizer que a vírgula exerce um sem-número de funções, sendo a principal delas separar elementos dentro dos períodos produzidos. No mais, há um antigo conceito que imputa à vírgula a missão de marcar as pausas respiratórias dentro do discurso escrito. Tal conceito hoje sabe-se completamente inválido, pois suscita diversos erros. Pensemos, por exemplo, na regra que impede que o sujeito seja separado do verbo por vírgula. Ora, alguém imbuído do pensamento que a vírgula serve para marcar pausas de respiração certamente estaria tentado a usar uma vírgula depois de pronunciar um extenso sujeito oracional, como o que segue em negrito:

    Aquele imenso trem-bala repleto de passageiros que transitava de Tóquio para Otawa em plena manhã de domingo primaveril no mês de abril fez o trajeto sem problemas.

    Assim, a letra A está equivocada.

    Já a letra B acerta muito bem no que diz, já que o ponto final, o de exclamação e o de interrogação, de fato, encerram os períodos. Este, anunciando um questionamento, uma pergunta; esse, apresentando, ao final do período, a marca de um estado de algum estado de ânimo (felicidade, surpresa, irritação etc); e aquele, finalizando um período de afirmação comum. Logo, como todos os pontos citados realmente marcam o fim dos períodos, já se pode dizer que a opção B está correta.

    Não fosse pelo advérbio “apenas", a alternativa C também estaria correta, já que, para introduzir o discurso direto (representação objetiva da fala de algum personagem), faz-se o uso dos dois pontos. No entanto, tal pontuação tem outras atribuições, podendo, por exemplo, anunciar uma explicação de algo que tenha sido apresentado antes dos dois pontos, como se percebe a seguir:

    Só tinha medo mesmo de aranha: esse bicho asqueroso de quatro patas que nem parece ter sido feito por Deus.

    Aqui, depois dos dois pontos, há a explicação do que (na visão do autor) é uma aranha.

    Por fim, a alternativa D também peca pelo simples fato de que a principal função das aspas não é destacar uma palavra dentro de certo texto, e sim demarcar citações.

     Assim, confirma-se a letra B como a opção correta.

    Gabarito do professor: Letra B.