SóProvas


ID
5290732
Banca
OMNI
Órgão
Conderg - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Após ser rejeitado pelos irmãos, filhote de macaco passa dia com bichos de pelúcia em zoo e noite na casa de veterinária em SC


Bebê necessita de cuidados intensos 24 horas. Ações em ambientes reservados servem para simular cuidados maternos e garantir sobrevivência do animal.


Por Carolina Fernandes e Dagmara Spautz, G1 - SC e NSC

09/06/2021


Um filhote de macaco-caranguejeiro está sob os cuidados de uma veterinária na sua casa durante a noite após ser rejeitado pela família no zoológico de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense.

Já durante o dia, no zoológico, Iuri, como foi apelidado pelos cuidadores, é mantido reservado em local com bichos de pelúcia, cobertores, leite especial e mamadeiras.

Desde que nasceu, em fevereiro, Iuri não foi bem recebido pelos irmãos e a convivência familiar ficou perigosa.

Por isso, a equipe responsável optou por isolá-lo, mas em razão dos cuidados intensos necessários, o grupo decidiu que Iuri passaria um período na residência da veterinária, Samara de Oliveira Freitas.

Segundo a bióloga responsável pela equipe, Marcia Regina Gonçalves Achutti, ele vem se desenvolvendo com saúde. Enquanto isso, a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa durante à noite.

(...)

A veterinária explica que o animal ainda mantém contato com os seus semelhantes e não fica totalmente isolado. Segundo ela, assim que o bebê se adaptar à alimentação sólida, a reaproximação com os pais e os irmãos será feita.

"Esse é um processo cheio de etapas e cuidados. Nos próximos meses será feita a adaptação de alimentação mais sólida e semelhante à dos adultos. A gente tem que fazer a reintrodução aos poucos para ele e para o grupo aceitar ele. Mas sempre avaliando os possíveis risco que ele possa sofrer", conclui Samara.

(...)


https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/06/09/apos-ser-rejeitado-pelos-irmaos-filhote-de-macaco-passa-dia-com-bichos-de-pelucias-em-zoo-e-noite-na-ca sa-de-veterinaria-em-sc.ghtml (Acesso em 09/06/2021 - Adaptado) 

Os pronomes representam a classe de palavras que substituem ou acompanham os substantivos. Sobre essa classe de palavras e o contexto que eles estão inseridas na fábula, analise os itens que seguem:

I. Em "Um filhote de macaco-caranguejeiro está sob os cuidados de uma veterinária na sua casa (...). " o pronome destacado é classificado como possessivo e pertence à 3ª pessoa do discurso.
II. Em "Por isso, a equipe responsável optou por isolá -lo ", temos um caso de próclise, justificada pela preposição "por".
III. Em "Enquanto isso , a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa durante à noite." o pronome demonstrativo destacado tem como referente o trecho "Iuri vem se desenvolvendo com saúde".
IV. Em "Segundo a bióloga responsável pela equipe, Marcia Regina Gonçalves Achutti, ele vem se desenvolvendo com saúde ", o pronome destacado substitui o nome Iuri e exerce a função de objeto direto.

Está (ão) CORRETO (S):

Alternativas
Comentários
  • Esta questão requer conhecimento sobre classes gramaticais, colocação pronominal, funções sintáticas e coesão textual.

    I. Em "Um filhote de macaco-caranguejeiro está sob os cuidados de uma veterinária na sua casa (...). " o pronome destacado é classificado como possessivo e pertence à 3ª pessoa do discurso. Correta. “Sua casa = casa dela = casa da veterinária". Tal pronome substitui o substantivo “veterinária". 

    Pronomes Possessivos

    1ª pessoa: meu(s), minha(s), nosso(s), nossa(s)

    2ª pessoa: teu(s), tua(s), vosso(s), vossa(s)

    3ª pessoa: seu(s), sua(s)

     

    II. Em "Por isso, a equipe responsável optou por isolá-lo ", temos um caso de próclise, justificada pela preposição "por". Incorreta. Temos um caso de ênclise. 

    Próclise - pronome átono antes do verbo.

    Ênclise - pronome átono após o verbo.

    Mesóclise - pronome átono no meio do verbo (futuro do presente e futuro do pretérito). 

    III. Em "Enquanto isso, a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa durante à noite." O pronome demonstrativo destacado tem como referente o trecho "Iuri vem se desenvolvendo com saúde". Correta. O pronome demonstrativo “isso" funciona como elemento coesivo referencial anafórico, tendo em vista que faz referência a uma ação mencionada anteriormente. 


    Enquanto isso o quê? O fato de o macaco Iuri estar se desenvolvendo com saúde.

    “Segundo a bióloga responsável pela equipe, Marcia Regina Gonçalves Achutti, ele vem se desenvolvendo com saúde. Enquanto isso, a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa durante à noite". 

    IV. Em "Segundo a bióloga responsável pela equipe, Marcia Regina Gonçalves Achutti, ele vem se desenvolvendo com saúde ", o pronome destacado substitui o nome Iuri e exerce a função de objeto direto. Incorreta. O pronome pessoal reto “ele", de fato, substitui o substantivo Iuri, entretanto pronomes pessoais retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles) nunca podem desempenhar a função de complemento verbal. Eles só exercem a função sintática de sujeito ou predicativo do sujeito. Ademais, os pronomes “tu" e “vós" também podem ser vocativos.


    Diante disso, estão corretas apenas as assertivas I e III

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • I. CORRETA

    "Sua" substitui veterinária, está sim na 3° pessoa do singular e é possessivo.

     

    IIINCORRETA

    Próclise é quando o pronome átono vem antes do verbo. Aqui o pronome está depois do verbo, então é ênclise.

    III. CORRETA

    SUBSTITUINDO: "Enquanto Iuri vem se desenvolvendo com saúde, a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa durante à noite." O pronome "isso" é referente ao fato.

    IV. INCORRETA

    "Ele" exerce função de sujeito ou predicativo do sujeito.

    Gabarito B