SóProvas


ID
5354143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I


    Quem pensa que a excelência do agronegócio brasileiro se resume a soja, café e carnes está enganado. O país está entre os cinco maiores exportadores mundiais em valor em quase três dezenas de produtos agrícolas. O maior destaque é para os de sempre: açúcar, cereais, soja, milho, oleaginosas e frutas cítricas. Mas o Brasil aparece no top five de exportações da Organização para as Nações Unidas (ONU) com produtos inusitados, como pimenta, melancia, abacaxi, mamão papaia, coco, mandioca, caju, fumo, sisal e outras fibras, por exemplo.

    Os dados, de 2019, são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e foram reunidos em um estudo realizado pelo Instituto Millenium em parceria com a consultoria Octahedron Data eXperts (ODX). O objetivo do trabalho foi traçar uma radiografia do agronegócio brasileiro para entender as razões pelas quais o setor vive anos seguidos de prosperidade e tem caminhado na contramão dos demais, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia.  

    O comércio internacional é um dos pilares importantes para sustentar o bom desempenho do setor, turbinado pela desvalorização do câmbio e pelos preços em alta das commodities. A agropecuária respondeu por cerca de 45 bilhões de dólares das exportações em 2020 e, há vários anos, tem garantido o saldo positivo da balança comercial. Quando se avaliam as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019, mostra o estudo. Já a indústria extrativa e a de transformação registraram queda de 2,7% e de 11,3%, respectivamente. 

    Essa história se repete também no produto interno bruto (PIB), a soma de todas as riquezas geradas no país. Em 2020, a agropecuária foi o único setor com resultado positivo, o que contribuiu para que os efeitos adversos da pandemia sobre a atividade não fossem ainda maiores. O PIB do setor avançou 2% sobre o ano anterior, enquanto o da indústria recuou 3,5% e o dos serviços, 4,5%. 


Internet: <https://economia.uol.com.br> (com adaptações). 

Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto “Quando se avaliam as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019, mostra o estudo.” (terceiro parágrafo). Assinale a opção cuja proposta de reescrita, além de estar gramaticalmente correta, preserva os sentidos originais do texto CB1A1-I.

Alternativas
Comentários
  • Seria bom ver o comentário da professora.

  • (A) Quando se avalia as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas (6%) em comparação a 2019, mostra o estudo.

    • O correto seria avaliam, pois na voz passiva sintética o verbo concorda com o sujeito paciente (as exportações por setores).

    (B) Quando se avaliam as exportações por setores, somente a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação à 2019, mostra o estudo.

    • Não há crase antes de numeral.

    (C) O estudo mostra que quando se avaliam as exportações por setores, a agropecuária apenas apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019.

    • Oração subordina deslocada, logo deve ser isolada por vírgulas
    • O estudo mostra que, quando se avaliam as exportações por setores, a agropecuária apenas apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019.
    • Na ordem direta: O estudo mostra que a agropecuária apenas apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019 quando se avaliam as exportações por setores.

    (D) Quando se avaliam as exportações por setores, o estudo mostra que, em comparação a 2019, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%). GABARITO

  • A plataforma não paga mais os professores para comentar as questões? ou aluno virou professor ? pqp ein ..

  • P /QUEM TEVE DUVIDA COM A CRASE

    CRASE FACULTATIVA se dá em três casos:

    ATÉ SUA MARIA

    1 - Após a preposição até

    Ex: Fui até a secretaria / Fui até à secretaria

    2 - Diante de pronomes possessivos femininos no singular (sua, minha, nossa)

    Ex: Referi-me a sua professora / Referi-me à sua professora

    3 - Antes de nomes próprios femininos

    Ex: Entregarei tudo a Maria / Entregarei tudo à Maria

    FONTE : COLEGA QC

  • A

    Quando se avalia (avaliam) as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas (6%) em comparação a 2019, mostra o estudo.

    B

    Quando se avaliam as exportações por setores, somente a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação à 2019, mostra o estudo. - Proibido crase antes de numeral

    C

    O estudo mostra que quando se avaliam as exportações por setores, a agropecuária apenas apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019. - Mudou o sentido da frase

    D

    Quando se avaliam as exportações por setores, o estudo mostra que, em comparação a 2019, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%). GABARITO

  • A p***** da crase

  • crase na letra b, putz!

  • se vc veio aqui pra ver se mais alguém caiu na pegadinha da crase "invisível" da letra B, bem vindo ao clube.

  • Eu nem vi a crase da Letra B ,fui pelo sentido de coesão e acertei ..GAB -D

  • Faço assim; pego o período todo: Quando se avaliam as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019, mostra estudo.

    Tento fazer se encaixar e vou testando até dar certo: Quando se avaliam as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%).

    Eu tenho muita dificuldade, então procuro facilitar para mim. Espero ajudar.

    Bons estudos.

  • Quando substitui “apenas” por “somente” altera o sentido do texto.

  • Crase fdp na letra B, não vi kk
  • GABARITO D

  • Não ocorre crase antes de ano ou data.

    Apenas pode sim ser substituído por somente, pois as duas palavras são advérbios de exclusão.

    Acredito que o erro da letra B é a crase.

  • “Quando se avaliam as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019, mostra o estudo.”

    C

    O estudo mostra que quando se avaliam as exportações por setores, a agropecuária apenas apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019.

    - Mudou o referente, mudou o sentido! SEMPRE!

  • Nem enxerguei a vírgula na letra B. Questões CESPE precisam de muitíssima atenção :/

  • o erro está na crase antes da data

  • GABA d)

    Se colocar crase antes de numeral, quando o gabarito sair, você vai passar mal. rsrs

  • VÁ DIRETO PARA A EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA!

  • #DICA: comece pela última alternativa (economiza tempo se estiver certa) e em seguida pela primeira (se livra logo de alguma pegadinha)

  • Não observei a crase, a desatenção que faz você errar durante a prova.

  • Gabarito: D

    ATENÇÃO: Não há crase antes de numeral.

  • Crase da letra B:

    Não existe!

    A crase pode existir antes de numeral em casos como:

    Ela leu da página 5 à 30.

    Perceba que nesse caso a palavra "página" está implícita antes de 30.

    No caso da letra B se fosse ter alguma coisa seria a palavra "ano" implicitamente, que seria masculina. Meu raciocínio foi esse.

    Tchau, obrigado!

  • Acho que esse comentário de que é proibido crase antes de numeral está errado. Ex: das 9 às 10...

    Acho que o erro é porque o a aí é só preposição, não tem o artigo exigido por 2019, pq 2019 é O ano, não é palavra feminina.

  • reescrita e múltipla escolha aumenta o grau do meu óculos em 300%

  • Fiquei na maior dúvida entre B e D, aí vou lá e marco B. Velho essa crase tava invisível kkkkk

    mas tá bom, errando e aprendendo