SóProvas


ID
5387698
Banca
CIESP
Órgão
CIESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escolha a alternativa em que o texto é apresentado com a pontuação mais adequada:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Depois que, há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou — e quanto! — o número de ratos.

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • GABARITO: C.

    USO DA VÍRGULA

    • Enumeração;
    • Ruptura da forma canônica (ordem direta);
    • Termo explicativo (aposto);
    • Vocativo.

    APOSTO EXPLICATIVO

    O aposto explicativo serve para:

    1. Referir-se a nome;
    2. Expressão de natureza substantiva;
    3. Identidade semântica;
    4. Característica única.

    Ex.: O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, autorizou a abertura de um inquérito.

  • Nesta questão o candidato deve demonstrar que conhece as regras de emprego dos sinais de pontuação , que são elementos importantes para a construção da fluidez e dos sentidos de um texto.

    Vejamos os sinais de pontuação utilizados com mais frequência:

    ·         Ponto - pode ser usado para:

    >> Indicar final de frase declarativa: Cheguei de viagem agora.

    >> Separar períodos: Ainda vou trabalhar mais um pouco. Ainda é cedo.

    >> Abreviar palavras: V. Ex.ª: Vossa Excelência


    ·         Dois pontos – usado nas seguintes situações:

    >> Iniciar falas de personagens:

    Ela disse:
    - Vá embora!

    >> Separar orações apositivas , anteceder enumerações e anteceder explicações: Este é o problema dessa geração: tem liberdade, mas não tem responsabilidade ./ As principais ferramentas são: chave de fenda, chave inglesa e alicate . / Veja: álgebra não é tão complicada assim .


    ·         Reticências – usadas para:

    >> Indicar dúvidas ou hesitações: Deixe-me pensar... não estou certo sobre esta questão.

    >> Interromper uma frase sintaticamente incompleta: Talvez se você viesse mais cedo...

    Agora, precisamos de um tópico específico apenas para tratar da vírgula, que é o sinal de pontuação que exerce o maior número de funções. Vejamos:

    ·         Separar o vocativo: Pedro, abra a porta.
    ·         Separar apostos: Maria, irmã de Jaime, viajou ontem.
    ·         Separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado: Os políticos, na maioria das vezes, visam apenas aos próprios interesses.
    ·         Isolar expressões explicativas: Nasci em São Paulo, ou seja, sou paulistano.
    ·         Separar conjunções intercaladas: Os alunos não explicaram, porém, o porquê de terem faltado tanto.

     
    Uso da vírgula nas orações:

    ·         Separar termos coordenados assindéticos: Vim, vi, venci. (Júlio César).
    ·         Separar as orações subordinadas adjetivas explicativas: Amélia, que não se parece em nada com a Amélia da canção, não suportou seu jeito grosseiro e mandão .
    ·         Separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas, com exceção das orações iniciadas pela conjunção “e": Pediu muito, mas não conseguiu o adiamento da prova.
    ·         Separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas à oração principal: O carro, tão caro que desisti da compra, hoje está abandonado na garagem.
    ·         Separar as orações intercaladas: Júlio não veio, creio eu, por conta da chuva.
    ·         Separar as orações substantivas antepostas à principal: Quando viajarei, ainda não estou certo.

    Importante: Não se deve usar a vírgula para separar sujeito e verbo.

    Agora que já vimos as regras de uso dos principais sinais de pontuação, temos de apontar qual sentença apresenta a pontuação mais adequada. Analisemos caso a caso:

    A) Depois que há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido, em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou e — quanto… o número de ratos.

    A pontuação desta sentença está inadequada. Primeiro, o adjunto adverbial (“há algumas gerações") deveria estar isolado entre vírgulas , pois exerce a função sintática de uma oração intercalada. Por fim, as reticências não poderiam ter sido usadas, pois não há dúvida ou hesitação na frase.

    B) Depois que há algumas gerações o arsênico, deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou: e quanto! o número de ratos.

    A pontuação desta sentença está inadequada. Primeiro, o adjunto adverbial (“há algumas gerações") deveria estar isolado entre vírgulas , pois exerce a função sintática de uma oração intercalada. Além disso, o texto não admite o uso de dois pontos (nenhum novo tópico é introduzido).

    C) Depois que, há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou — e quanto! — o número de ratos.

    Esta sentença está com a pontuação adequada. O adjunto adverbial (“há algumas gerações") está corretamente isolado entre vírgulas e os travessões estão separando corretamente um aposto explicativo, que serve para evidenciar algo a respeito do que se fala.

    D) Depois que há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias — não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto — o número de ratos.

    A pontuação desta sentença está inadequada. Primeiro, o adjunto adverbial (“há algumas gerações") deveria estar isolado entre vírgulas , pois exerce a função sintática de uma oração intercalada. Além disso, o ponto e vírgula não deveria ter sido empregado , pois esse sinal de pontuação é usado, entre outras situações, para separar orações coordenadas . Só que a sentença em questão é formada por orações subordinadas.

     
    Gabarito do professor: Letra C.