SóProvas


ID
5390059
Banca
PUC-MINAS
Órgão
PUC-MINAS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço - o sítio das avencas de minha mãe -, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi o meu primeiro mundo. (...) Os "textos", as "palavras”, as "letras” daquele contexto - em cuja percepção experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber - se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo no meu trato com eles nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

Sobre elementos de coesão presentes no excerto, avalie as afirmativas:

I. “... o quintal amplo em que se achava....” “em que”, relativo, pode ser substituído por “no qual” ou “onde”, sem alteração do sentido.
II. “.... daquele contexto – em cuja percepção...” “em cuja” poderia ser substituído por “em que”, sem alteração funcional ou de sentido.
III. “... tudo isso foi o meu primeiro mundo” os pronomes “tudo isso” retomam, de forma resumitiva, uma série de elementos enumerados.
IV. “experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava...” o conectivo usado empresta um sentido de consequência aos fatos indicados.

Estão corretas as afirmativas presentes apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão o candidato deve demonstrar que sabe utilizar corretamente elementos coesivos . A coesão textual é um elemento fundamental, pois é por meio dela que os textos ganham harmonia , com as ideias sendo cuidadosamente amarradas para que o todo faça sentido. A partir da utilização de mecanismos linguísticos que garantem a ligação entre as partes, o texto ganha em fluidez .

    Após ler o texto associado à questão o concurseiro terá de dizer qual (quais) afirmativa (afirmativas) está (estão) correta (corretas).

    I. “... o quintal amplo em que se achava...."   “em que", relativo, pode ser substituído por “no qual" ou “onde", sem alteração do sentido.

    Correta. O referente é “quintal amplo" e foi retomado pelo pronome relativo “em que", que poderia ser substituído por “no qual " e por “onde". Aqui, o uso de “onde" se justificaria pelo fato de o referente ser um lugar (“quintal") Vale lembrar que o pronome relativo “onde" só deve ser usado para se referir a lugar .

    II. “.... daquele contexto – em cuja percepção..."  “em cuja" poderia ser substituído por “em que", sem alteração funcional ou de sentido.

    Incorreta. É comum as pessoas utilizarem o pronome relativo cujo(a) de forma equivocada e isso causa prejuízos em termos de sentido . Em primeiro lugar, esse pronome une dois elementos numa oração. Só que uma das particularidades desse pronome é que ele estabelece uma relação de posse (há uma noção de propriedade entre elemento que vem antes do pronome e o elemento que vem depois ). Ex.: “A denúncia atingiu o deputado, cujo mandato poderá ser cassado". Notem que o “cujo" nos diz quem é o dono (posse) do mandato: o deputado. No caso da afirmação II, o “em cuja" estabelece que a “percepção" pertence (posse) ao fragmento “daquele contexto". O “em que" não expressa essa noção, razão pela qual não poderia ser utilizado.

     III. “... tudo isso foi o meu primeiro mundo"   os pronomes “tudo isso" retomam, de forma resumitiva, uma série de elementos enumerados.

     Correta. A expressão “tudo isso" retoma anaforicamente elementos do texto , isto é, se refere a coisas que já haviam sido ditas.

     IV. “experimentava e, quanto mais o fazia,  mais aumentava..."  o conectivo usado empresta um sentido de consequência aos fatos indicados.

     Incorreta. A conjunção “quanto mais" não expressa ideia de consequência, mas sim, de proporção .


    Quais afirmativas estão corretas? I e III.
    Logo, nossa resposta é a alternativa A.

     
    Gabarito do professor: Letra A.