SóProvas


ID
5392429
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.


Texto 4 – A Quadrilha

“A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências a cultura nordestina, por exemplo, a caracterização do homem do campo, do caipira ou do matuto.

No entanto, a quadrilha é de origem francesa. Dessa forma, a ‘quadrille’ surgiu em Paris, no século XVIII. Ademais, era uma dança de salão composta por quatro casais, no entanto, era uma dança da elite europeia. Antes de chegar à França, a dança pertencia aos ingleses, onde era conhecida como ‘contredanse’, cuja origem vinha dos camponeses no século XIII. Depois, se difundiu por toda Europa.

Em suma, foi trazida ao Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro durante o período da Regência, em 1830, logo, se popularizando em todo o país.” (Segredos do Mundo, 01/04/2021. Adaptado)

No primeiro parágrafo do texto 4 há uma série de incorreções gramaticais e textuais. Em cada opção abaixo foi corrigida uma dessas imperfeições; aquela em que foi feita uma correção indevida é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C está errada. O termo "acontecem" concorda com festas juninas, não com dança folclórica. Pergunte-se: O que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste? AS FESTAS JUNINAS!

  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se indicação da assertiva que contenha correção incorreta:

    A) “A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras” / faltava uma vírgula após “matuta”;

    Correta. Toda a passagem localizada da primeira virgula do período até o termo "matuta" é construção apositiva do termo "quadrilha". A virgula deve ser colocada para delimitar o final do aposto.

    B) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras, que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / não deveria haver ponto, mas sim uma vírgula após “brasileiras”;

    Correta. O termo após "brasileiras" é um pronome relativo que introduz oração subordinada adjetiva explicativa e não deve estar separado por ponto de seu referente, mas apenas por virgula.

    C) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;

    Incorreto. O termo "dança folclórica" é singular, não ensejando concordância plural. Ademais, o sujeito da forma verbal indicada é toda a passagem "um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras".

    D) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de junho e julho em todas as regiões do Brasil...” / os nomes dos meses são grafados com letra inicial minúscula;

    Correta. De acordo com o acordo ortográfico, item XVI, os nomes dos meses devem ser grafados com inicial minúscula.

    E) “Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências à cultura nordestina...” / faltava o acento grave da crase.

    Correta. Temos presente preposição decorrente da regência nominal e artigo definido feminino antecedendo termo substantivo posposto, de modo que é necessária a marcação de crase.

  • Algo que ajuda:

    O Que , quando pronome relativo, retoma o termo anterior :

    “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;

    um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece

    O que acontece, geralmente , nos meses de Junho e Julho?

    As festas Juninas brasileiras.

    Bons estudos!

  • ATÉ AGR N INTENDI O QUE A BANCA PEDIU

  • A dança folclórica acontece, geralmente, nas festas juninas....

  • NÃO ESQUECER QUE ELE QUER A ALTERNATIVA QUE TEM ERRO.

    OQUE ACONTECE NO NORDESTE? AS DANÇAS FOUCLORICAS ACONTECEMMMM VERBO NO PLURAL.

  • O que a banca fala no enunciado:

    Em cada opção abaixo foi corrigida uma dessas imperfeições; aquela em que foi feita uma correção indevida é:

    Se prestar bem atenção, as correções que foram feitas em cada questão são corretas, mesmo que haja outras imperfeições. Mas lembra que em cada opção foi corrigida uma dessas?

    O termo "acontecem" concorda com festas juninas, não com dança folclórica.

    A opção que tem uma correção indevida é a letra C.

  • Fico tão feliz quando acerto a questão kkk
  • GABARITO: C

    “... é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;

     

    A correção sugerida para o fragmento acima é indevida, pelo seguinte:

    (1) O sujeito do verbo “acontecer” é o pronome relativo “Que”, cujo antecedente é “festas juninas brasileiras”, da 3ª do plural.

    (2) Quando o sujeito é o pronome relativo “que”, o verbo concorda em número e pessoa com o antecedente do relativo, portanto “festas juninas brasileiras acontecem”.

    (3) O sentido do fragmento deixa claro que o antecedente não é “dança folclórica”.

     

    As correções sugeridas para os outros quatro itens são totalmente adequadas, pelo seguinte:

    (A)         “A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras” / faltava uma vírgula após “matuta”;

    (B)         “... é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras, que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / não deveria haver ponto, mas sim uma vírgula após “brasileiras”;

    (D)         “... é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de junho e julho em todas as regiões do Brasil...” / os nomes dos meses são grafados com letra inicial minúscula;

    (E)         “Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências à cultura nordestina...” / faltava o acento grave da crase.

     

    (A) O termo intercalado de grande extensão funciona como aposto, por isso deve vir entre vírgulas. Além disso, sem a segunda vírgula, o sujeito “A quadrilha” fica separado da forma verbal “é”, erro primário de pontuação.

    (B) No texto original, a oração adjetiva explicativa, introduzida pelo relativo “Que”, vem separada da oração principal por ponto e iniciada por letra maiúscula: “Que”. A alteração proposta corrige esses dois erros.

    (D) Os nomes dos meses são grafados com letra inicial minúscula.

    (E) Em “referências à cultura brasileira”, a crase resulta da fusão da preposição “a”, exigida pela regência do substantivo “referências”, com o artigo “a” do substantivo feminino singular “cultura”: referências a + a cultura > referências à cultura.

     

  • Pior banca, relacionada a matéria de português, jesus

  • Quando a FGV quer, ela faz questões de português mesmo.

  • Finalmente uma questão de português!!!

  • Gabarito C

    O verbo acontecem está concordando com festas juninas brasileiras, por isso está no plural.

  • Esse tipo de questão poderia ser o padrão da banca

  • Essa questão mobiliza diferentes aspectos gramaticais como o emprego da vírgula, concordância verbal e emprego da crase.

    A) “A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras" / faltava uma vírgula após “matuta";
    Incorreto. A inclusão da vírgula está correta, já que o trecho iniciado pelo termo também é um aposto e, portanto, deve vir marcado por vírgulas. Como a correção é devida, essa alternativa pode ser excluída.

    B) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras, que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil..." / não deveria haver ponto, mas sim uma vírgula após “brasileiras"; 
    Incorreto. A alteração de ponto para vírgula está correta, já que o “que" é um pronome relativo que retoma os termos “festas juninas brasileiras". A correção está correta e a alternativa pode ser descartada.

    C) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil..." / a forma verbal “acontecem" deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica";
    Correto. Essa alteração é indevida, pois a forma verbal “acontecem" concorda com “festas juninas brasileiras", como pontuado na alternativa anterior. Sendo assim, ele deve ser empregado no plural para manter a concordância com o termo a que se refere.

    D) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de junho e julho em todas as regiões do Brasil..." / os nomes dos meses são grafados com letra inicial minúscula;
    Incorreto. A alteração de maiúscula para minúscula nos nomes dos meses do ano está correta. Como a modificação é devida, é possível eliminar essa possibilidade de resposta.

    E) “Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências à cultura nordestina..." / faltava o acento grave da crase. 
    Incorreto. A inclusão do acento grave de crase é uma correção gramatical adequada, já que o termo “referência" exige a preposição “a" e o termo “cultura" é feminino e admite o artigo “a": referências a / a cultura.

    Gabarito da Professora: Letra C.
  • FGV falei que tava pronta, mas as outras questões de português, mds KKKKKKKKKKKKKKKK :')

  • C) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;

    Gabarito - Letra C

    O que acontece, geralmente, nos meses de junho e julho em todas as regiões do Brasil? As festas juninas.

  • Ahhhhhh se o nível fosse sempre assim! Sonho meu! (L)

  • GABARITO LETRA C (INCORRETA)

    Letra C está errada. O termo "acontecem" concorda com festas juninas, não com dança folclórica. Pergunte-se: O que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste? AS FESTAS JUNINAS!

    C) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;

    Incorreto. O termo "dança folclórica" é singular, não ensejando concordância plural. Ademais, o sujeito da forma verbal indicada é toda a passagem "um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras".

  • De 15 questões de português da FGV já acertei 13, acho que tenho problemas mentais.

  • O que acontece entre os meses de Junho e Julho? Festas juninas.

    O verbo concorda com o sujeito "FESTA JUNINAS" e não com "DANÇA FOLCLÓRICA" .

    Alternativa C.

  • obg sempre, grande Matheus Oliveira, sempre nos ajudando em seus comentários, Deus o abençoe!

  • O que acontecem em junho? As festas juninas.

  • LETRA C (ERRADA)

    C) “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil..." / a forma verbal “acontecem" deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica";

    Correto. Essa alteração é indevida, pois a forma verbal “acontecem" concorda com “festas juninas brasileiras", como pontuado na alternativa anterior. Sendo assim, ele deve ser empregado no plural para manter a concordância com o termo a que se refere.

  • caberia recurso ou a questão seria anulada, gramaticalmente não existe nenhuma "correta".

  • Alguém pode me dizer porque a Letra E está errada e porque não tem crase?

  • “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;

    Resposta: C

    Deveria estar no plural concordando com festas!

    Você LEMBRARÁ desses momentos, quando ver seu nome publicado no diário oficial!

  • Eu sei acertar, mas não sei explicar.. pode isso? kk

  • Deus, sou eu de novo!

  • isso está errado. nunca vi sujeito ser preposicionado.

  • A quadrilha..é um estilo de dança folclórica...que acontece

  • no caso é porque é uma oração restritiva, né

  • Quem mais tem dificuldade em relação ao entendimento do ENUNCIADO das questões da FGV???

    Se você já não entende o enunciado, como vai responder corretamente????

    QUEDEUSNOSAJUDE!!!!!!!!!!!

  • A forma verbal " acontecem" está concordando com "festas juninas brasileiras."

  • Que Deus nos ajude a decifrar a FGV

  • Tem uma diferença entre deveria e poderia ....

  • socorro Deus

  • Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e

    E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!

    E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:

    1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.

    2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!

    3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.

    4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!

    Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)

    Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.

    ACREDITE NOS SEUS SONHOS!

    Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

    | provérbios 16: 3 |

  • Em cada opção abaixo foi corrigida uma dessas imperfeições; aquela em que foi feita uma correção indevida é:

    O examinador quer como gabarito a errada ! meu raciocínio foi assim, e acertei:

    A

    “A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras” / faltava uma vírgula após “matuta”;

    Sim certo, faltava mesmo, porém ele corrigiu certa, pois os termos entre virgulas são termos deslocado da ordem direta da frase. A ordem direta está de cor verde!

    B

    “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras, que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / não deveria haver ponto, mas sim uma vírgula após “brasileiras”;

    Sim certo, não deveria mesmo não ser ponto, e sim virgula, como ele corrigiu certo pondo a virgula, até porque o "que evita a repetição das palavras festas juninas.

    C

    “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil...” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”; ERRADA!!!!! GABARITO DA QUESTÃO!!!!!!

    Não, errada ! a forma verbal não deveria está no singular e sim no plural, pois concorda com festas juninas, esse QUE é pronome relativo que evita a repetição das palavras festas juninas.

    D

    “...é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de junho e julho em todas as regiões do Brasil...” / os nomes dos meses são grafados com letra inicial minúscula;

    Sim, correto, NÂO se inicia nome de meses com letras maiúsculas ! E uma regra gramatical

    E

    “Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências à cultura nordestina...” / faltava o acento grave da crase

    Sim, certo, falta mesmo, mas ele corrigiu certo, pois quem faz referência, faz referência a alguma coisa, a cultura nordestina. Primeira a de referência faz crase com o segundo a artigo antecedido da palavra feminino cultura.