SóProvas


ID
5424865
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


DIANTE DO MAR

(1º§) Costumo me esconder de mim diante do mar, especialmente quando vou para Portugal à minha procura. Estou sempre em Portugal. Nas ruas de Coimbra. Nas igrejas de Coimbra. Nos cafés de Coimbra. A caminhar por Lisboa, olhando a senhora da rua São Nicolau a cozer suas castanhas.

(2º§) Estou diante do mar, sentado com meu guarda-chuva antigo, exatamente eu que gosto que a chuva caia no meu rosto, na minha roupa, nos meus sapatos que procuram rumos inexistentes. Vejo-me no Bairro Alto, em Lisboa, nas casas de fado.

(3º§) Todas as fadistas cantam de olhos fechados, a melhor maneira de ver todas as coisas. Poemas ao som da guitarra portuguesa, aquela declaração de um amor triste, de lágrimas e desesperos. Depois é a madrugada às margens do rio Tejo, como é a madrugada de Coimbra, às margens do rio Mondego.

(4º§) Vista da ponte de Santa Clara, Coimbra está mergulhada dentro do rio com suas luzes, suas baladas, sua guitarra, o fado de Coimbra que não é fado, é outra coisa que não sei explicar. Depois os amigos, uma noite imensa por viver, as mãos brancas das mulheres, cabelos quase sempre negros, palavras que não precisam ser compreendidas por ninguém. Estou diante do mar, com meu guarda-chuva.

(5º§) É quase certo que adormecerei daqui a pouco! É quase certo que sonharei com setembro!

(6º§) É quase certo que tentarei viver o que me cabe! É quase certo, mas eu não tenho certeza!


FARIAS, Álvaro Alves de. Colunista. Revista Literária. 2013) - Disponível - (http://wwwliteraciaemversoeprosa.blogspot.com.br/

Referente ao texto, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: GABARITO

    Letra B: O segundo paragrafo é exemplo disso : Estou diante.... quem esta diante? eu(sujeito elíptico)

    Letra C: Monossílabos : NAS/DE; Trissílabos : I-GRE-JA /CO-IM-BRA, sendo as duas trissílabas e com encontro consonantais(marquei em preto);

    Letra D: Segundo o trecho, ele transmite a ideia de estar sempre presente em Portugal.

    Qualquer equívoco me avisem!!!

  • Não há hipérbole expressa na oração citada. Dessa forma, gabarito letra A.

  • GAB -A.

  • GABARITO: A.

    USO DA VÍRGULA

    • Enumeração;
    • Ruptura da forma canônica (ordem direta);
    • Termo explicativo (aposto);
    • Vocativo.

    APOSTO EXPLICATIVO

    O aposto explicativo serve para:

    1. Referir-se a nome;
    2. Expressão de natureza substantiva;
    3. Identidade semântica;
    4. Característica única.

    Ex.: O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, autorizou a abertura de um inquérito

  • Essa é uma questão que aborda assuntos diversos já que a banca, em cada uma das alternativas, expõe uma afirmação dentre as quais o candidato deveria apontar qual contém um equívoco. Por isso, é necessário analisar cada uma delas para chegar à opção a ser marcada.

    Iniciando pela letra A, a primeira vírgula do quarto parágrafo separa a seguinte oração: “Vista da ponte de Santa Clara". Tal oração basicamente apresenta um contexto espacial de onde se avista a cidade de Coimbra. Agora, é preciso determinar se, em tal oração, há pleonasmo e hipérbole. Pleonasmo é caracterizado pela enfatização de uma ideia através de recursos linguísticos. Embora possa ser utilizada como parte do estilo na escrita a fim de pavimentar algo que se deseja expressar, normalmente o pleonasmo incorre apenas em repetição desnecessária de uma ideia ou conceito. Como exemplo, cita-se uma frase que, não raro, ocorre em publicações de promoções em mercados ou lojas: “Compre uma televisão de 42 polegadas e ganhe de graça um pen drive". Ora ganhar algo é ser presenteado obviamente de graça, de maneira gratuita. Até porque ninguém paga para ganhar algo. Voltando para a oração em foco na alternativa A, vemos que ali não ocorre esse fenômeno. Partindo agora para o conceito de hipérbole, esta é caracterizada pela exacerbação, pelo deliberado exagero na maneira de se expressar a mensagem, por exemplo: “Maria chegou morta de cansada". Nessa oração, certamente foi querido dizer que Maria chegou realmente muito cansada, mas de maneira nenhuma ela chegou sem vida. Voltando à oração em questão, percebemos que também tal figura de linguagem não se observa ali. Logo, já encontramos a afirmação incorreta e a letra A deve ser a opção marcada.

    O enunciado em B está correto, pois, no primeiro e segundo parágrafos, há a elipse (ocultação) do sujeito “eu". O que se diz em C também é correto, já que no trecho “nas igrejas de Coimbra" há dois monossílabos – “nas" e “de" possuem apenas duas sílabas – e dois trissílabos paroxítonos com encontro consonantal, já que igreja e Coimbra têm três sílabas e possuem na penúltima a sílaba tônica (i-gre-ja, Co-im-bra) e ambas possuem encontro consonantal (igreja, Coimbra).

     Por fim, a afirmação em D também está certa, pois o termo adverbial em “estou sempre em Portugal" é a palavra “sempre", que obviamente nos transmite a ideia de constância, pois expressa a ideia de algo que ocorre todo o tempo.

    Assim, confirma-se a opção A como a alternativa a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gabarito A: trata-se de uma oração subordinada adverbial causal reduzida de particípio e, por estar na ordem inversa — anteposta à principal —, a vírgula é obrigatória.
  • PLEONASMO - Redundância - Ex. Subir pra cima...

    HIPERBOLE - Exagero de uma ideia - Ex. Estou morrendo de sede...