SóProvas


ID
5444095
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A diversidade cultural brasileira

 

    De modo geral, o atual povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Quando os primeiros portugueses pisaram nesta terra em 1500, eles encontraram no local um mosaico de centenas de nações ou grupos nativos a quem denominaram indistintamente “índios”.

    Todos: indígenas, estrangeiros (oriundos de outros países) e africanos deportados eram representantes de diferentes culturas e civilizações. Eles trouxeram em suas bagagens e memórias coletivas elementos representativos dessas culturas. É por isso que o Brasil, como país e como povo, oferece o melhor exemplo de encontro de culturas e civilizações. Cada um destes componentes étnicos ou culturais trouxe a sua contribuição para a formação do povo e da história dos brasileiros; na construção da cultura e de nossa identidade.

    Por esta razão, aprender a conhecer o Brasil é aprender a conhecer a história e a cultura de cada um desses componentes para melhor captar sua contribuição na cultura e na história do país. Para entender “nossa” história e “nossa” identidade é preciso começar pelo estudo de todas as suas matrizes culturais: indígena, europeia, africana, árabe, judia e asiática. Infelizmente, não é isso que acontece na história do Brasil que foi ensinada tradicionalmente na escola e sistematizada pela historiografia oficial.


(Munanga, K.; Gomes, N. L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. Fragmento.)

Em relação ao terceiro parágrafo do texto está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A: usar as aspas repetidamente não significa exatamente ironia. O primeiro uso no texto parece demonstrar que "índios" não foi uma palavra dada pelo autor, mas sim por terceiro. Depois, com o "nossa", pode-se entender que a história não é efetivamente nossa, mas de alguns

    Alternativa B: achei que o autor se posiciona mais como um observador do que integrante, apesar de usar o "infelizmente" no terceiro parágrafo (confesso que foi difícil explicar). Ao introduzir uma razão, ele não traz o posicionamento de imediato

    Alternativa C: o "infelizmente" carrega um peso emocional que o "mas" não traz, a ressalva tem um peso bem maior do que se tivesse apenas o "mas"

    Alternativa D: pela própria lógica de redação, eu posso dizer "por esta razão" para algo a ser dito (pela ideia de futuro). Exatamente o que a alternativa diz: "informações anteriores são parte da estratégia argumentativa para sustentar a tese que será defendida a seguir". Existiu algo prévio (a razão) e agora haverá a conclusão

  • Sinceramente não encontrei um erro na alternativa "b". Na minha opinião o autor demonstra seu posicionamento no texto. Mas marquei a alternativa "D".