SóProvas


ID
5472460
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se refere ao texto a seguir.


O BBBismo

Mentor Neto*


A não ser que você more numa caverna, a essa altura já sabe que o BBB 21 está no ar e na mente de boa parte da população.


Como sempre acontece, antes da temporada começar, o programa é alvo de intensas críticas à Rede. Dizem que é um programa velho, que não aguentam mais, que a fórmula é repetida. Ou que é um absurdo encher uma casa de gente improdutiva para passar meses exercendo suas improdutividades.


Aí... ai, ai, ai!... O programa começa e todo mundo esquece as críticas. O País mergulha num experimento social seríssimo. O que parecem fofocas de um bando de aspirantes a celebridades são, na verdade, matéria bruta para estudos do comportamento humano. Nos quatro cantos das redes sociais surgem especialistas em ética, moral, neurolinguística, psiquiatria e outras disciplinas de humanas.


Então chegam às terças-feiras. Ah, às terças-feiras. O tribunal nacional se reúne para expulsar o fulano que tratou mal a fulana que por sua vez xingou o beltrano que está ficando com sicrana. O paredão é uma decisão tomada pelo espectador com seriedade. Muito mais do que em votações menos importantes.  


Aí, então, muito melhor ir no popular e sugerir o óbvio. Uma forma de governo tipicamente brasileira: O BBBismo. Funciona assim: Em 22 a gente coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos. Isso mesmo. Governo com transparência 24 horas por dia.


Toda semana, as prioridades do país serão decididas nas provas. Ganhou a prova do líder, governa o país por uma semana. E o melhor, como não sabem o que está acontecendo do lado de fora da casa, não atrapalham a gente.


Poderemos, enfim, construir o país que sempre sonhamos.


Sem políticos pra estragar tudo.


* Escritor e cronista.

Isto É n. 2665, 17 fev. 2021, p. 66. Adaptado.

Os textos a seguir, cada um a sua maneira, mostram as palavras como componentes do nosso capital lexical, além de seu uso e emprego.

Texto I
“Em nossas mentes, há palavras guardadas das quais pouco nos lembramos; há palavras que são usadas com mais frequência do que outras; há palavras que mantemos sob censura; há palavras adormecidas há muito tempo; existem palavras que podem fazer parte da mente de um falante e não constar da mente de outros – assim como há palavras no Aurélio não contidas no Houaiss e vice-versa.”

SANTANA, Braulino Pereira de. Morfologia e léxico atacam as palavras. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/viewFile/14539/10001>. Acesso em: 12 abr. 2021, p. 1.

Texto II
“Então chegam às terças-feiras. Ah, às terças-feiras. O tribunal nacional se reúne para expulsar o fulano que tratou mal a fulana que por sua vez xingou o beltrano que está ficando com sicrana.”

Considere o enfoque dado às palavras no Texto I, os termos grifados no Texto II e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito.

( ) A palavra “sicrana” está escrita de modo incorreto, pois o certo é grafar “siclana”.
( ) Os três termos são empregados quando se quer fazer uma referência vaga ou genérica a alguém.
( ) Todos os três são pronomes de tratamento usados denotativamente e incorporados à linguagem popular.
( ) “Fulano”, se usado no diminutivo, ganha sentido pejorativo para caracterizar alguém sem importância.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    (F) A palavra “sicrana” está escrita de modo incorreto, pois o certo é grafar “siclana”.

    De acordo com o VOLP, fonte maior quando da existência e grafia de termos na língua, o termo está corretamente grafado em "sicrana".

    (V) Os três termos são empregados quando se quer fazer uma referência vaga ou genérica a alguém.

    Os termos "fulano", "beltrano" e "sicrano" são substantivos que denotam a referência vaga ou genérica a alguém que não se conhece ou não se quer nomear.

    (F) Todos os três são pronomes de tratamento usados denotativamente e incorporados à linguagem popular.

    Consoante alternativa anterior, os termos são reconhecidos pelo VOLP como substantivos.

    (V) “Fulano”, se usado no diminutivo, ganha sentido pejorativo para caracterizar alguém sem importância.

    Alguns dicionários registram o termo diminutivo "fulaninho" como forma pejorativa de fazer referência a alguém a quem não se dá importância.

  • Não sabia q, sicrana, na verdade é escrito com "R" kkkkkk vivendo e aprendendo.

  • F@da... Inho não necessariamente é para diminuir, pode ser uma forma carinhosa tbm, vai depender do contexto. Se vc posta uma foto no instagram, de alguém que vc gosta e coloca na legenda "depois de tanto tempo sem ver esse fulaninho que amo tanto, pude revê-lo ontem"...

  • Agora poderei chamar meus futuros colegas da forma correta.

  • ERREI A QUESTÃO POR OUVIR AS PESSOAS SÓ FALAREM "CICLANO/SICLANO" NO ENTANTO, A FORMA CORRETA É: SICRANO, COM "S".

  • Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • A questão trabalha ortografia, classes gramaticais e valor semântico do sufixo “inho".

    ( F ) A palavra “sicrana" está escrita de modo incorreto, pois o certo é grafar “siclana". Falso. A grafia correta é “sicrana".

    ( V ) Os três termos são empregados quando se quer fazer uma referência vaga ou genérica a alguém. Verdadeiro. Empregamos esses termos quando não queremos atribuir nomes a alguém; então, usamo-los para não individualizar. 

    ( F ) Todos os três são pronomes de tratamento usados denotativamente e incorporados à linguagem popular. Falso. Os três termos são substantivos, usados de forma vaga e genérica a alguém.

     

    ( V ) “Fulano", se usado no diminutivo, ganha sentido pejorativo para caracterizar alguém sem importância. Verdadeiro. O sufixo “inho" em “fulaninho" ganha um sentido depreciativo.
     

    Assim, a sequência correta das afirmativas é F, V, F, V.
     

    Gabarito da professora: Letra B.

  • Babado o SICRANO, não sabia. Sempre falei errado, rs

  • Quase que eu rodei nessa da "sicrana", deu um branco. ai fui por eliminação. kkkkk...