SóProvas


ID
5501500
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Exposed nos eSports: os casos de violência sexual, machismo e outros abusos

Efeito MiT: onda de denúncias de comportamentos abusivos choca esporte eletrônico brasileiro

Por Juliano Correa, para o GE


    Após a tatuadora Daniela Li ter acusado Gabriel "MiT" de agressão sexual por meio de prints postados no Twitter, uma onda de denúncias nos eSports incluindo violência sexual, abusos, machismo e até pedofilia tomou conta das redes sociais. Os "exposed" agitaram comunidades como League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), por envolverem pró-players e até casters e criadores de conteúdo bastante conhecidos.

    Exemplos não faltaram. Além de MiT, o pró-player de CS:GO Fillipe "panccs" foi exposto com prints mostrando-o flertando com uma menina de 15 anos e perseguindo a também atleta Bruna Sobieszczk. Thiago "tinowns", eleito Melhor Atleta do LoL em 2020, recebeu graves acusações de ter um relacionamento abusivo e até ter agredido sua ex-namorada.

    Confira alguns casos de exposed nos eSports nesta semana:

    Gabriel "MiT" (LoL)

    A tatuadora Daniela Li postou um texto no Twitter relatando uma ocasião em que o caster e ex-técnico de LoL Gabriel "MiT" tentou forçá-la a fazer sexo oral nele há seis ou sete anos. A paulistana também afirmou que outras mulheres comentaram ocasiões parecidas envolvendo MiT, como a cosplayer Débora Fuzeti, que respondeu a postagem de Daniela na rede social. Em nota oficial, MiT se desculpou por erros no passado de forma generalizada. A Riot Games afirmou que o caster não fará parte das transmissões do CBLoL 2021.

    Filipe "pancc" (CS:GO)

    O ex-atleta da Sharks Esports aparece em prints com uma garota de 15 anos, sete anos mais nova que ele, sugerindo relações sexuais entre os dois e inclusive admitindo o quão problemático isso seria. Em outra série de prints, aparece insistindo e perseguindo outra garota, para quem ele teria inventado uma mentira em que teria transado com ela. O pró-player confirmou as acusações e pediu desculpas veementemente em nota oficial, afirmando que se arrependeu. A Sharks declarou que abriu processo interno para apurar os relatos envolvendo o jogador de CS:GO.

    [...]


Disponível em https://globoesporte.globo.com/esports/noticia/exposed-nos-esports-os-casos-de-violencia-sexual-machismo-e-outros-abusos.ghtml

Analise: “Fillipe "panccs" foi exposto com prints mostrando-o flertando com uma menina de 15 anos” e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C).

    A) (CERTO) O sujeito é simples.

    O sujeito é Fillipe "panccs".

    B) (CERTO) Há um verbo no gerúndio.

    Há dois verbos: mostrando e flertando (mostrar e flertar, respectivamente).

    C) (ERRADO) Há um pronome do caso reto.

    Não há pronome do caso reto: eu, tu, ele, nós, vós, eles.

    D) (CERTO) Há um verbo no particípio. 

    Ser + particípio: foi exposto.

    E) (CERTO) Há um numeral.

    "...com UMA menina de 15 anos."

  • GAB-C

    Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos ...

    EU SOU A LENDA!!!

  • Esta questão mobiliza diferentes aspectos acerca da classe gramatical, além de análise sintática. 

    Em “Fillipe "panccs" foi exposto com prints mostrando-o flertando com uma menina de 15 anos", podemos destacar alguns elementos.

    - Sim, o sujeito é simples: Felipe.

    - Sim, verbos no gerúndio possuem terminação -ndo. "Mostrando" está flexionado no gerúndio.

    - Não, não há pronome de caso reto. Os pronomes pessoais do caso reto são eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas.

    - Sim, há um verbo no particípio: exposto. Em geral, os verbos no particípio terminam com -ado ou -ido, mas alguns dos verbos irregulares terminam em -sto como visto, posto ou gasto.

    - Sim, 15 é um numeral.

    A alternativa incorreta é a letra C, já que não há nenhum pronome do caso reto na frase.

    Gabarito da Professora: Letra C.
  • Esse "UMA" é artigo, o numeral é o "15" anos