SóProvas


ID
5507566
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Exposed nos eSports: os casos de violência sexual, machismo e outros abusos

Efeito MiT: onda de denúncias de comportamentos abusivos choca esporte eletrônico brasileiro


Por Juliano Correa, para o GE


    Após a tatuadora Daniela Li ter acusado Gabriel "MiT" de agressão sexual por meio de prints postados no Twitter, uma onda de denúncias nos eSports incluindo violência sexual, abusos, machismo e até pedofilia tomou conta das redes sociais. Os "exposed" agitaram comunidades como League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), por envolverem pró-players e até casters e criadores de conteúdo bastante conhecidos.

    Exemplos não faltaram. Além de MiT, o pró-player de CS:GO Fillipe "panccs" foi exposto com prints mostrando-o flertando com uma menina de 15 anos e perseguindo a também atleta Bruna Sobieszczk. Thiago "tinowns", eleito Melhor Atleta do LoL em 2020, recebeu graves acusações de ter um relacionamento abusivo e até ter agredido sua ex-namorada.

    Confira alguns casos de exposed nos eSports nesta semana:

    Gabriel "MiT" (LoL)

    A tatuadora Daniela Li postou um texto no Twitter relatando uma ocasião em que o caster e ex-técnico de LoL Gabriel "MiT" tentou forçá-la a fazer sexo oral nele há seis ou sete anos. A paulistana também afirmou que outras mulheres comentaram ocasiões parecidas envolvendo MiT, como a cosplayer Débora Fuzeti, que respondeu a postagem de Daniela na rede social. Em nota oficial, MiT se desculpou por erros no passado de forma generalizada. A Riot Games afirmou que o caster não fará parte das transmissões do CBLoL 2021.

    Filipe "pancc" (CS:GO)

    O ex-atleta da Sharks Esports aparece em prints com uma garota de 15 anos, sete anos mais nova que ele, sugerindo relações sexuais entre os dois e inclusive admitindo o quão problemático isso seria. Em outra série de prints, aparece insistindo e perseguindo outra garota, para quem ele teria inventado uma mentira em que teria transado com ela. O pró-player confirmou as acusações e pediu desculpas veementemente em nota oficial, afirmando que se arrependeu. A Sharks declarou que abriu processo interno para apurar os relatos envolvendo o jogador de CS:GO.

    [...]


Disponível em https://globoesporte.globo.com/esports/noticia/exposed-nos-esports-os-casos-de-violencia-sexual-machismo-e-outros-abusos.ghtml

Analise: “Fillipe "panccs" foi exposto com prints mostrando-o flertando com uma menina de 15 anos” e assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • Sujeito simples= Fillipe Panccs, na dúvida olhe o verbo seguinte, pois está no singular (foi)

    Gerúndio= ndo=flertando

    Particípio ( irregular) = exposto

    Numeral= 15

    Pronome do caso reto está incorreto, o que temos é do caso oblíquo= O (mostrando-o)

    RESPOSTA= C

    Pronome do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles)

  • A questão é de morfologia e sintaxe e quer que identifiquemos a alternativa incorreta em relação ao período “Fillipe "panccs" foi exposto com prints mostrando-o flertando com uma menina de 15 anos”. Vejamos:

     .

    A) O sujeito é simples.

    Certo. O sujeito é simples: Fillipe "panccs".

    Sujeito simples: possui um só núcleo. Ex.: O menino estuda muito. ("menino" é núcleo)

     .

    B) Há um verbo no gerúndio.

    Certo. Há verbos no gerúndio (ndo): mostrando-o flertando

     .

    C) Há um pronome do caso reto.

    Errado. Não há pronome pessoal do caso reto. O que há é o pronome pessoal do caso oblíquo "o" (mostrando-o).

    Pronomes pessoais: substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso (1ª pessoa: aquele que fala; 2ª pessoa: aquele com quem se fala; 3ª pessoa: aquele de quem se fala).

    Pronomes pessoais do caso reto: exercem a função sintática de sujeito da oração. São eles: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Ex.: Eu tenho estudado muito.

    Pronomes pessoais do caso oblíquo: exercem a função sintática de complemento nominal, complemento verbal (objeto direto ou indireto), agente da passiva, adjunto adnominal ou adverbial, sujeito de uma oração reduzida. Podem ser átonos (não antecedidos de preposição): me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes; ou tônicos (precedidos por preposição): mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas. Ex.: Entregou-me a encomenda. (complemento do verbo "entregar")

     .

    D) Há um verbo no particípio.

    Certo. Há um verbo no particípio irregular: exposto.

    particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e se caracteriza pela terminação "ado", "ido". Os verbos no particípio não terminados em “–ado” ou “–ido” são chamados verbos de particípio irregular.

     .

    E) Há um numeral.

    Certo. Há um numeral cardinal: 15.

    Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

    Numeral CARDINAL: indica quantidade determinada de seres. Ex.: um, dois, três...

     .

    Gabarito: Letra C

  • GAB-C

    Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos.... 

    VENDA SEU CARRO E INVISTA NOS SEUS ESTUDOS, MONTE UM ESCRITÓRIO PARA VOCÊ ESTUDAR.

  • Verbos no particípio terminam com: ADO, IDO (REGULARES) e GO, TO e SO (IRREGULARES)