SóProvas


ID
5507587
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Exposed nos eSports: os casos de violência sexual, machismo e outros abusos

Efeito MiT: onda de denúncias de comportamentos abusivos choca esporte eletrônico brasileiro


Por Juliano Correa, para o GE


    Após a tatuadora Daniela Li ter acusado Gabriel "MiT" de agressão sexual por meio de prints postados no Twitter, uma onda de denúncias nos eSports incluindo violência sexual, abusos, machismo e até pedofilia tomou conta das redes sociais. Os "exposed" agitaram comunidades como League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), por envolverem pró-players e até casters e criadores de conteúdo bastante conhecidos.

    Exemplos não faltaram. Além de MiT, o pró-player de CS:GO Fillipe "panccs" foi exposto com prints mostrando-o flertando com uma menina de 15 anos e perseguindo a também atleta Bruna Sobieszczk. Thiago "tinowns", eleito Melhor Atleta do LoL em 2020, recebeu graves acusações de ter um relacionamento abusivo e até ter agredido sua ex-namorada.

    Confira alguns casos de exposed nos eSports nesta semana:

    Gabriel "MiT" (LoL)

    A tatuadora Daniela Li postou um texto no Twitter relatando uma ocasião em que o caster e ex-técnico de LoL Gabriel "MiT" tentou forçá-la a fazer sexo oral nele há seis ou sete anos. A paulistana também afirmou que outras mulheres comentaram ocasiões parecidas envolvendo MiT, como a cosplayer Débora Fuzeti, que respondeu a postagem de Daniela na rede social. Em nota oficial, MiT se desculpou por erros no passado de forma generalizada. A Riot Games afirmou que o caster não fará parte das transmissões do CBLoL 2021.

    Filipe "pancc" (CS:GO)

    O ex-atleta da Sharks Esports aparece em prints com uma garota de 15 anos, sete anos mais nova que ele, sugerindo relações sexuais entre os dois e inclusive admitindo o quão problemático isso seria. Em outra série de prints, aparece insistindo e perseguindo outra garota, para quem ele teria inventado uma mentira em que teria transado com ela. O pró-player confirmou as acusações e pediu desculpas veementemente em nota oficial, afirmando que se arrependeu. A Sharks declarou que abriu processo interno para apurar os relatos envolvendo o jogador de CS:GO.

    [...]


Disponível em https://globoesporte.globo.com/esports/noticia/exposed-nos-esports-os-casos-de-violencia-sexual-machismo-e-outros-abusos.ghtml

Analise: “Thiago "tinowns", eleito Melhor Atleta do LoL em 2020, recebeu graves acusações de ter um relacionamento abusivo e até ter agredido sua exnamorada.” E assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • Direto ao ponto!

    Thiago "tinowns", eleito Melhor Atleta do LoL em 2020, recebeu graves acusações de ter um relacionamento abusivo e até ter agredido sua ex-namorada.”

    E assinale a alternativa incorreta:

    A) Há um aposto explicativo. Correto = eleito Melhor Atleta do LoL em 2020.

    B) Há um verbo no infinitivo. Correto = ter

    C) Há uma conjunção. Correto = e

    D) Há um advérbio de modo. Correto = até (nesse contexto o advérbio até = até mesmo) * passível de recurso!

    E) Há um advérbio lugar. Incorreto = não há!

    GABARITO: E) ou D*, segundo debates!

  • CUIDADO

    A questão possui múltiplo gabarito. Há comentário que apenas justifica o gabarito apontado pela banca.

    Solicita-se julgamento das assertivas, e indicação da incorreta, sobre os constituintes da construção:

    “Thiago "tinowns", eleito Melhor Atleta do LoL em 2020, recebeu graves acusações de ter um relacionamento abusivo e até ter agredido sua ex-namorada.”

    A) Há um aposto explicativo.

    Correta. A construção virgulada após o sujeito, "eleito Melhor Atleta do LoL em 2020", é aposto explicativo.

    B) Há um verbo no infinitivo.

    Correta. A forma verbal infinitiva "ter', embora apareça duas vezes, torna correta a assertiva.

    C) Há uma conjunção.

    Correta. A conjunção aditiva "e" pode ser encontrada ao fim da passagem.

    D) Há um advérbio de modo. 

    Incorreta. Há na passagem um adjunto adverbial de tempo "em 2020" e um advérbio, quando muito, de inclusão "até".

    Há comentários incorretos que afirmam ser o termo "até" advérbio de modo. Segundo Rocha Lima na Gramática Normativa da Língua Portuguesa p.227, a forma "até", quando indicando inclusão de ações, só pode possuir duas classificações, advérbio de inclusão ou termo denotativo.

    Bechara em sua Moderna Gramática Portuguesa, p.314 adverte que a NGB deixou os advérbios denotadores de inclusão à parte, constituindo a classe das palavras denotativas (inclusão, exclusão, retificação, etc.) nas quais inclui os termos "até", "também", "mesmo", etc.

    Assim também pensa Cegalla em sua Novíssima gramática da língua portuguesa, p.41.

    E) Há um advérbio de lugar.

    Incorreta. Consoante assertiva anterior.

    Gabarito da banca na alternativa E

    Gabaritos corretos nas alternativas D e E

  • Não vi que era a incorreta e já meti logo letra A kkkkkkkk

  • GAB-E

    Há um advérbio de lugar

    EM NENHUM MOMENTO FALA DE LUGAR.

    ESTUDE, MULHERES GOSTAM DE CARAS COM INTELIGÊNCIA E OBJETIVOS DE VIDA. QUEM GOSTA DE B.O É DELEGACIA.

  • expulsa ele, Pain

  • ATENÇÃO

    Em função dos comentários dos alunos anteriormente citados, e para evitar transtornos aos demais alunos da plataforma, enviei questionamento ao consultório da ABL (disponível em: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/abl-responde) para dar fim à questão.

    A seguinte questão foi suscitada:

    "Podem os termos "até" e "inclusive", embora classificados como termos denotativos de inclusão, dicionarizados como advérbios, serem classificadas como advérbios de modo em um contexto específico (acusado disso e até/inclusive daquilo)?"

    ---

    Segundo a ABL:

    "Caro consulente

    Os termos que remete à análise, classificados pela NGB em classificação à parte, como bem observado, comumente dicionarizados como advérbios, por ausência de usabilidade por parte da gramatica normativa da classificação em termos denotativos, não podem ser classificados como advérbios de modo, vez que ausente tal circunstância a ser introduzida pelo termo. Salienta-se que a definição "de modo inclusivo", encontrada em alguns dicionários, pelo consulente citada, diz respeito ao sentido intrínseco do termo, não significando que esta seja sua classificação morfofuncional. Outros termos, que abrangem outras classificações, podem apresentar classificação similar que igualmente não os coloca no bojo dos advérbios de modo (ex: anteriormente - adv. de tempo, sem. de modo anterior).

    Atenciosamente

    A comissão"

    ---

    Os alunos foram questionados em privado sobre a fonte de seus comentários, mas infelizmente as mensagens foram ignoradas.

  • Mesmo já havendo comentário do Ivan, solicitei ajuda ao Sr. Shelking que prontamente respondeu e apenas confirmou o que o Ivan já havia afirmado. O termo "até" não é advérbio de modo e a questão não tem gabarito.

    Se os dois professores que mais nos ajudam estão afirmando, e inclusive citaram as obras de gramáticos que afirmam a mesma coisa, que a questão está errada, fiquem com os comentários deles! Infelizmente há pessoas aqui que comentam as questões apenas para aparecer, E JÁ PERDI QUESTÕES EM PROVAS IMPORTANTES POR CAUSA DELAS!

    Agradeço demais aos dois por prontamente me responderem e sanarem a minha dúvida!

  • GABARITO: LETRA E

     Analise: “Thiago "tinowns", eleito Melhor Atleta do LoL em 2020, recebeu graves acusações de ter um relacionamento abusivo e até ter agredido sua exnamorada.” E assinale a alternativa incorreta.

     a)  Há um aposto explicativo.

    CORRETA: O trecho "eleito Melhor Atleta do LoL em 2020" é um aposto explicativo, um termo de valor substantivo que explica e desenvolve um termo antecedente. 

    b)  Há um verbo no infinitivo.

    CORRETA: A forma "ter" é uma forma verbal nominal chamada de INFINITIVO. Ele aparece nos 2 complementos nominais de "acusações", indicando que esses CN são, na verdade, Orações Subordinadas Substantivas Completivas Nominais Reduzidas de Infinitivo.*** A estrutura "ter agredido" corresponde ao chamado infinitivo impessoal composto, formado pelo infinitivo impessoal do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Esse tempo verbal indica um fato passado já concluído. 

     c)  Há uma conjunção.

    CORRETA: Temos a conjunção aditiva "e", que une duas orações reduzidas. Veja que as duas orações reduzidas são coordenadas entre si (uma não tem relação sintática com a outra, ou vice-versa), mas ambas têm papel sintático em relação a um terceiro elemento, o substantivo "acusações". 

    d)  Há um advérbio de modo.

    CORRETA: O advérbio "até" denota a ideia de algo que ocorre de modo inclusivo, Tanto é que podemos substituir o advérbio "até" por "inclusive", outro advérbio de modo. 

    e)  Há um advérbio de lugar.

    INCORRETA: Não há nenhum advérbio de lugar. A circunstância de lugar vem ligada à pergunta "Onde". Exemplo: 

    Tirá-lo de onde?? Lugar: da minha casa = Locução adverbial de lugar.

    Perceba que não há como "fazer essa pergunta" a nenhum elemento da frase dada pela questão. 

    Eu não consigo tirá-lo da minha casa.

    Exemplos de advérbios de lugaraqui, cá, ali, aí, lá, acolá, abaixo, acima, adentro, adiante, avante, afora, além, aquém, algures, alhures, nenhures, fora, dentro, embaixo, longe, perto, detrás, defronte, externamente, internamente, interiormente, proximamente, lateralmente. 

    Exemplos de Locuções Adverbiais de Lugar: de longe, de perto, por detrás, por perto, à direita, à esquerda, ao lado, de dentro, à distância. 

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1691594

  • POR FALTA DE ATENÇÃO ERREI ESSA, PEDI A ALTERNATIVA INCORRETA E NÃO HÁ ADVERBIO DE LUGAR

  • Questão como essa que se ver um grande número de erros só pode significar uma coisa, falta de atenção com o enunciado, eu errei por isso.

  • INCORRETA CRIATURA, INCORRETA

  • Eu fui essa por eliminação, por achar mais fácil ter um advérbio de modo, do que de lugar (esse seria mais fácil de identificar, caso tivesse).

  • A questão requer conhecimento sobre o papel das classes gramaticais e funções sintáticas dos termos.


    Atentar-se ao enunciado, pois a Banca pede que assinale a alternativa incorreta.

    Alternativa (A) - Há um aposto explicativo: “eleito Melhor Atleta do LoL em 2020".


    Alternativa (B) - Há um verbo no infinitivo: “ter".

    Alternativa (C) - Há uma conjunção coordenativa aditiva: “e".

    Alternativa (D) - Não há advérbio de modo. Há apenas uma locução adverbial de tempo “em 2020" e uma palavra denotativa de inclusão “até". Sobre as palavras denotativas, leia abaixo uma observação retirada da Moderna Gramática Portuguesa, do emérito professor Dr. Evanildo Bechara.

    “A Nomenclatura Gramatical Brasileira põe os denotadores de inclusão, exclusão, situação, retificação, designação, realce etc. à parte, sem a rigor incluí-los entre os advérbios, mas constituindo uma classe ou grupo heterogêneo chamado denotadores, que coincide, em parte, com a proposta de José Oiticica das palavras denotativas, muitas das quais têm papel transfrástico e melhor atendem a fatores de função textual estranhos às relações semântico-sintáticas inerentes às orações em que se acham inseridas. (2006. p.291)

    Alternativa (E) - Não há advérbio de lugar.

    Sendo assim, a questão não possui gabarito, tendo em vista que, de acordo com o enunciado, há duas questões incorretas.


    Por essa razão, peço anulação da questão.

    Gabarito da Banca: Letra E.

    Gabarito do Professor: A questão deveria ser Anulada.

  • errei por falta de atençao tbm

  • pooooo era incorreta kkkkkkkkkkkk MEU DEUS QUE RAIVA

  • Poxa, pedia a incorreta kkkkkkkkkk errei por falta de atenção