-
CUIDADO
A questão possui gabarito incorreto
Solicita-se julgamento das assertivas sobre a passagem:
"Ao ser decretada a pandemia, quando a comunidade científica ainda buscava conhecer com maior profundidade as formas de contágio pelo novo coronavírus, e a sociedade se isolava em casa, os farmacêuticos das cerca de 90 mil farmácias brasileiras colocaram-se a postos para garantir o atendimento aos usuários de medicamentos."
A) Há seis orações, ao todo, no período.
Incorreta. Há cinco orações na passagem em tela, das quais acima destacam-se os verbos (locuções).
O erro da banca reside na separação da locução "buscava conhecer", composta pelo auxiliar modal "buscava", sinônimo de "tentar" - "pretender", indicativo de intenção, e o verbo principal em forma de infinitivo.
B) O período está redigido em ordem indireta.
Correta. Ainda que não seja comum referir-se a "ordem" do período, este segue o mesmo preceito de construção da oração, tendo em sua ordem direta a oração principal como primeiro termo e as orações coordenadas e subordinadas pospostas de acordo com as relações que estabelecem.
Presente período é encabeçado por construções subordinadas adverbiais temporais, no que se chama ordem indireta.
C) A oração principal é “os farmacêuticos das cerca de 90 mil farmácias brasileiras colocaram-se a postos”.
Correta. A passagem destacada é a oração principal do período, todas as demais a ela subordinadas em relações adverbiais.
D) O segmento que começa em “os farmacêuticos”, até o final do período, poderia ser deslocado para o início da frase (com as devidas adaptações de maiúsculas e minúsculas), sem prejuízo para sua clareza ou sua correção.
Correta. Consoante afirmando supra, a oração principal, quando do período em sua ordem direta, encabeça a construção, alocando-se as demais orações de acordo com suas relações sintático-semânticas.
E) Se a oração “e a sociedade se isolava em casa” fosse reescrita “e isolava-se a sociedade em casa”, não haveria mudanças na voz verbal e no sentido da oração.
Incorreta. Embora os conceitos de voz passiva (ação sofrida pelo sujeito) e voz reflexiva (ação praticada e sofrida pelo sujeito) sejam distintos, alguns verbos, como a forma transitiva direta pronominal "isolar" podem apresentar certa aproximação que deve ser resolvida no contexto e por meio da estruturação da oração.
Pode-se dizer:
Em voz passiva - "a sociedade era isolada por alguém"/"isolava-se a sociedade".
Em voz reflexiva - "a sociedade isolava-se".
A diferença, dada a aproximação das estruturas e a possibilidade do verbo ser transitivo direto e transitivo direto pronominal, é encontrada na estruturação, com a voz passiva demarcada pela posição do sujeito paciente posposto a forma verbal aglutinada do pronome "se".
No caso em tela, a posição posposta de "a sociedade" faz perceptível uma mudança de voz verbal.
Gabarito da banca na alternativa E
Gabaritos corretos nas alternativas A e E
-
Mantido o gabarito oficial, com a seguinte justificativa da banca:
QUESTÃO: 10 - MANTIDA alternativa 'E'. A Banca mantém o gabarito preliminar e justifica a seguir.
A letra E é incorreta, pois a mudança “a sociedade se isolava em casa –/ isolava-se a sociedade em casa” muda a voz verbal de reflexiva para passiva sintética e, assim, muda-se o sentido, já que tira a autoria da ação de isolar-se. As demais alternativas são corretas:
A) Seis orações: Ao ser decretada a pandemia (1 adverbial de tempo), quando a comunidade científica ainda buscava (2 adverbial de tempo) conhecer com maior profundidade as formas de contágio pelo novo coronavírus (3 objetiva direta ligada à adverbial), e a sociedade se isolava em casa (4 adverbial de tempo), os farmacêuticos das cerca de 90 mil farmácias brasileiras colocaram-se a postos (5 OP) para garantir o atendimento aos usuários de medicamentos (6 adverbial final).
B) O período está redigido em ordem indireta. Correto, pois a oração principal está quase no fim da frase, que começa com orações subordinadas adverbiais.
C) A oração principal é “os farmacêuticos das cerca de 90 mil farmácias brasileiras colocaram-se a postos”. É a única oração coordenada do texto, e as demais todas ligam-se a ela de modo subordinado.
D) O segmento que começa em “os farmacêuticos”, até o final do período, poderia ser deslocado para o início da frase (com as devidas adaptações de maiúsculas e minúsculas), sem prejuízo para sua clareza ou sua correção. Correto: Os farmacêuticos das cerca de 90 mil farmácias brasileiras colocaram-se a postos para garantir o atendimento aos usuários de medicamentos, ao ser decretada a pandemia, quando a comunidade científica ainda buscava conhecer com maior profundidade as formas de contágio pelo novo coronavírus, e a sociedade se isolava em casa.
Fonte: https://www.fundatec.org.br/portal/concursos/pagina_editais.php?concurso=621
Com isso percebi que não dá só para contar os verbos do período para descobrir quantas orações tem, e "buscava conhecer" não está como locução verbal, se não seriam sim cinco orações.
-
eu acho que a letra "a" está correta pq "buscava conhecer" não constitui locução verbal pq o verbo "buscar" não é verbo auxiliar de conhecer....
locução verbal é formada por um verbo auxiliar + verbo no gerúndio, particípio ou infinitivo...
os principais verbos auxiliares são ser, estar, ter e haver... mas nao são apenas estes...
uma professora explicou que para saber se há locução verbal ou duas orações basta tentar colocar um conectivo entre o verbo principal e o verbo auxiliar.... se der certo, haverá duas orações...ex. "ele cresce estudando"...
parece loc verbal, não é?
SÓ QUE NÃO! vejamos...
"ele cresce quando estuda"... ou seja, existem duas orações em "cresce estudando"
e no nosso caso: "buscava quando conhecia"..."buscava-se conhecer"...deu certo, né?
situação diferente em: "ele pode sair", pq não dá pra colocar conectivo! ele pode que saia, ele pode quando sair...
aí sim...nestes casos se trata de loc. verbal.
-
buscava conhecer - eu achava que era locucao verbal.
-
HÁ SEIS ORAÇÕES NO PERÍODO.
- Buscava conhecer não forma locuçao verbal. Vejamos:
"quando a comunidade científica ainda buscava conhecer com maior profundidade as formas de contágio pelo novo coronavírus".
Suj: comunidade científica
verbo: buscava - VTD
Pergunta: o que a comunidade científica buscava?
Resposta: a comunidade científica buscava "ISSO" (objeto direto)
ISSO = conhecer com maior profundidade as formas de contágio pelo novo coronavírus.
É uma oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo.
-
Seria tão bom se o QC tivesse professores para comentar as questões.
-
Jesus! Olha a profundidade que o examinador está indo para concursos simples.
-
Há um comentário com muitas curtidas que está errado. A letra A está correta. A pessoa considerou uma locução verbal no lugar de um OSSOD que é o caso.
Cuidado com esses comentários. As vezes mesmo uma boa intenção pode causar danos, mas nunca sabemos tudo. O comentário da @Amanda Küster está muito bem embasado.
-
a sociedade se isola em casa - voz ativa - sujeito agente / isolava-se a sociedade em casa - voz passiva sindética - sujeito paciente.
não há locução verbal na A - gabarito indiscutível.