SóProvas


ID
553330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

Incluem-se, entre os exemplos de metadados de documentos digitais, o código de classificação, a tipologia documental e o contexto tecnológico.

Alternativas
Comentários
  • Questão básica de memorização:

    RESOLUÇÃO Nº 20 , DE 16 DE JULHO DE 2004,
      art. 3, §3º Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. Os metadados referem-se a: identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação), segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais), contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) e localização física do documento.


    "Entregue seu coração a Deus que ele lhe trará serenidade (tirara dos seus ombros pesos que lhe impedem de crescer) para que você cresça e se desenvolva".
  • Complementando...

    I - Metadados

    Os metadados relacionados aos documentos arquivísticos digitais, que costumam estar registrados nos sistemas de gestão de documentos, devem acompanhar o documento digital no momento da transferência ou recolhimento. São eles:
    a) nome do autor;
    b) nome do destinatário;
    c) assunto;
    d) data de produção;
    e) data da transmissão;
    f) data do recebimento;
    g) data da captura ou arquivamento;
    h) código de classificação;
    i) indicação de anexo;
    j) nome do setor responsável pela execução da ação contida no documento;
    k) indicação de anotação;
    l) registro das migrações e data em que ocorreram; e
    m) restrição de acesso.

  • O conceito de metadado é dado pela Resolução CONARQ nº 20, que afirma serem informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. 
    Os metadados referem-se a: identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação), segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais), contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) e localização física do documento.
    Em resumo, temos 4 grupos de metadados: o contexto documental (do qual fazem parte a tipologia e o código de classificação), contexto tecnológico, identificação e localização física.

    Gabarito do professor: Certo