SóProvas


ID
5541874
Banca
Concursos-MS
Órgão
PGE-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA: LETRA B

    "As servidoras públicas, em estado gestacional, ainda que detentoras apenas de cargo em comissão, têm direto à licença maternidade e à estabilidade provisória, nos termos do art. 7º, inciso XVIII, c/c o art. 39, § 3º, da Constituição Federal, e art. 10, inciso II, alínea b, do ADCT". STF, A G .REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 420.839 DISTRITO FEDERAL).

  • A INCORRETA, só issooooo!

  • Alguém pode explicar a letra A?

  • A questão indicada está relacionada com a Administração Pública.

    - Deve-se buscar a alternativa INCORRETA:

    A)     CORRETA. Conforme indicado no art. 2º, § 3º, da Lei Complementar nº 52 de 1990, é vedado a qualquer órgão adotar conclusões de parecer divergente do proferido pela Procuradoria Geral do Estado e cabe solicitar o reexame da matéria com a indicação das causas da divergência.

     

    B)    INCORRETA. O ocupante de cargo comissionado pode ser exonerado a qualquer tempo, por se tratar de cargo de livre nomeação e de livre exoneração -  ad nutum -, porém, cabe indicar que se a servidora estiver grávida no momento da exoneração, faz jus a indenização em valor equivalente ao da remuneração do cargo ou da função, como se estivesse em exercício, até o encerramento da licença-maternidade. A afirmativa é justificada com base no princípio da igualdade, em que se estende às servidoras comissionadas a proteção disposta no art. 10, Inciso I, alínea b), do ADCT, que veda a dispensa arbitrária ou sem justa causa (TJDFT).

     

    C)    CORRETA. De acordo com o art. 125, da Lei nº 8.112 de 1990, as sanções penais, civis e administrativas são independentes entre si.

     

    D)  CORRETA. Com base no artigo 38, Inciso III, da CF/88, ao servidor investido em mandato de vereador é permitido o exercício simultâneo se houver compatibilidade de horários.

     

    E)   CORRETA. De acordo com o artigo 8º, Inciso XI, Lei Complementar nº 95 de 2001, compete ao Procurador Geral do Estado, a abertura de sindicância ou de processo administrativo, a proposição de demissão ou de cassação de aposentadoria ou aproveitamento de disponibilidade de Procuradores do Estado e a aplicação de penas disciplinares.

     
    Gabarito do Professor: B
  • Em tese, é totalmente cabível a exoneração de servidora gestante ocupante de cargo comissionado, desde que assegurado a respectiva indenização ao tempo de licença maternidade. Mais alguém achou a redação da questão defeituosa?

  • Lei Complementar nº 95/2001 - Lei que rege a PGE-MS

    Art. 3º, §3º - É vedado a qualquer órgão adotar conclusões de pareceres divergentes do proferido por Procurador do Estado, devidamente aprovado pelo Governador do Estado, podendo solicitar o reexame da matéria com indicação das causas da divergência.