SóProvas


ID
5541901
Banca
Concursos-MS
Órgão
PGE-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe se está questão ainda está atualizada?
  • o erro da questão esta em afirmar que o prazo para rever prestações vencidas é de 10 anos. prazo de 5 anos.

  • Pode se aposentar em ambos??

  • RPPS não será inferior à cobrada pela União, que é, atualmente, de 11%. Está desatualizada, haja vista não é mais 11%, agora está entre 7.5% a 14% a depender do salário!

  • ótimos comentários! Só pra atualizar mais a alternativa D que quase errei por conta da atualização do caso, segue tese do STF ARE 875.958:

    A ausência de estudo atuarial específico e prévio à edição de lei que aumente a contribuição previdenciária dos servidores públicos não implica vício de inconstitucionalidade, mas mera irregularidade que pode ser sanada pela demonstração do déficit financeiro ou atuarial que justificava a medida.

  • pode se aposentar em ambos os regimes sem qqr embargo
  • não tem mais paridade de contribuição entre União e demais entidades
  • Q. Uma pessoa vinculada a dois regimes previdenciários deve fazer contribuição aos dois e poderá se aposentar em ambos.  

    A Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XVI, "c", autoriza a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, quando houver compatibilidade de horário e desde que seja respeitado o teto constitucional.

    Sendo assim, uma pessoa pode ter duas aposentadorias.

  • Para responder a presente questão, são necessários conhecimentos sobre o Regime Geral de Previdência Social e no Regime Próprio de Previdência Social.

     

    A) Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas, conforme previsto no art. 11, § 2º da Lei 8.213/1991. O que é corroborado pelo disposto no art. 40, § 9º da Constituição.

     

    B) A assertiva estava correta, considerando a previsão legal e jurisprudencial da época da aplicação da prova. Atualmente, a alíquota é de 7,5% a 14%, aplicado proporcionalmente de acordo com o valor da remuneração, conforme disposição da Emenda Constitucional 103/2019.

     

    C) Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas, conforme previsto no art. 11, § 2º da Lei 8.213/1991. O que é corroborado pelo disposto no art. 40, § 9º da Constituição.

     

    D) A assertiva estava correta, considerando a previsão legal e jurisprudencial da época da aplicação da prova. O atual entendimento da jurisprudência, através do Informativo 1.034/2021 e do ARE 875.958/GO é que ausência de estudo atuarial específico e prévio à edição de lei que aumente a contribuição previdenciária dos servidores públicos, não implica vício de inconstitucionalidade, mas mera irregularidade que pode ser sanada pela demonstração do déficit financeiro ou atuarial que justificava a medida.

     

    E) Conforme prevê o art. 54 da Lei 9.784/1999, o direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

    Gabarito do Professor: E

  • pode se aposentar em ambos, dependendo