SóProvas


ID
5550265
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicodinâmica do trabalho investiga os mecanismos de defesa dos trabalhadores frente situações causadoras de sofrimento decorrentes da organização do trabalho.
Cláudia trabalha em um CAPS e sente-se impotente frente ao crescimento expressivo da demanda para atendimento de pacientes com quadros graves de depressão.
Assinale a opção que apresenta a estratégia adequada para lidar com o impacto das pressões do trabalho sobre a saúde mental da trabalhadora.  

Alternativas
Comentários
  • de que é que vai adiantar compartilhar com os outros problemas gerados por excesso de demanda? O correto seria diminuir a sobrecarga de trabalho da servidora. o melhor gabarito seria alternativa "A".
  • Dejours & Abdoucheli (1990) consideram a possibilidade do trabalhador, por não suportar o sofrimento, de transformá-lo em criatividade, e, consequentemente, em prazer, ao invés de utilizar como único recurso as estratégias defensivas. 

    A transformação deste sofrimento, originado na rigidez da organização do trabalho, em criatividade depende de dois elementos: a ressonância simbólica e o espaço público de discussão coletiva.

    A ressonância simbólica ocorre quando há uma compatibilização entre as representações simbólicas do sujeito, seus investimentos pulsionais e a realidade de trabalho. Para ocorrer esse processo, é necessário que a tarefa tenha um sentido para o sujeito, com base na sua história de vida. 

    A ressonância simbólica é a reconciliação entre o inconsciente e os objetivos da produção. Na maioria das vezes, os preceitos rígidos e o controle organizacional não permitem ou limitam o espaço para ressonância simbólica, devido às exigências de responsabilidades, separação entre trabalho real e prescrito e entre concepção e execução.

    O espaço público é construído pelos próprios trabalhadores, constituindo o momento em que são partilhadas a cooperação, a confiança e regras comuns. Representa o espaço da fala, da expressão coletiva do sofrimento e da busca de mecanismos de transformação da situação vigente.

    O sofrimento criativo não é sinônimo de prazer. Este pressupõe um investimento sublimatório, no qual o prazer sexual infantil será substituído pelo prazer no trabalho. Neste sentido, o trabalho tem que ser uma escolha para o sujeito e espaço da satisfação dos desejos inconscientes.

    Dejour, C; Abdoucheli, E. . Itinéraire Theórique en Psychopathologie du Travail. Paris: Revue Prevenir, 1990. 


    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Tem questão que só Jesus na causa... Tem que pensar no que fica "melhor na foto" e não na realidade prática.

  • Gab D

    A criação de espaços de discussão coletiva.

  • Para mim, a E

  • a pessoa está com excesso de demandas de trabalho, e pra resolver isso eu vou criar um espaço para conversar sobre isso. kkkk, não faz sentido.

  • Na verdade a resposta é baseada na Teoria da Psicodinamica do Trabalho do Dejours. Ele entende que espaços para espaço da fala contribui para entendimento sobre as necessidades do trabalhador e assim e encontrar soluções para as mesmas.
  • A questão refere-se ao conceito de espaço público/de discussão coletiva, que faz parte da Teoria Psicodinâmica do Trabalho, de Dejours: "Espaço construído pelos trabalhadores, onde se partilha cooperação, confiança e regras comuns. Espaço de fala e expressão coletiva na busca por mecanismos de transformação".

  • Vejo muitos amigos criticando a questão, porém para não incorrerem em erros graves é importante conhecer a teoria e após isso sim poderem criticar de forma embasada. Brigar com a banca não te faz passar no concurso