SóProvas


ID
5551147
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do texto, analise as explicações fornecidas para justificar o emprego das vírgulas. 


Após longas filas, presidente do INSS cai


As filas para análise de benefícios do INSS não param de crescer. São causadas pelo aumento substancial dos pedidos de aposentadoria após a aprovação da Reforma da Previdência e devido ao novo programa de revisões de benefícios aprovado pelo governo. A fila, que já foi de dois milhões de pessoas, hoje é de ao menos 1,3 milhão, o que ainda não deixa de significar que é muita gente aguardando para ser atendida. Nesse contexto, o presidente do INSS, Renato Vieira, pediu demissão. Segundo a Secretaria Especial de Previdência, a decisão em nada tem a ver com as eternas filas. (Isto É, 05/02/20)


I- Vírgulas empregadas para separar adjuntos adverbiais deslocados: “Após longas filas, presidente do INSS cai” (tempo); e “Segundo a Secretaria Especial de Previdência, a decisão em nada tem a ver com as eternas filas”. (conformidade).

II- Vírgulas utilizadas para isolar oração adjetiva restritiva: “A fila, que já foi de dois milhões de pessoas, hoje é de ao menos 1,3 milhão...”

III- Vírgula utilizada para separar aposto explicativo: “(a fila) hoje é de ao menos 1,3 milhão, o que ainda não deixa de significar que é muita gente aguardando para ser atendida”.

IV- Vírgulas empregadas para isolar aposto especificativo: “Nesse contexto, o presidente do INSS, Renato Vieira, pediu demissão”.


Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) explicação(ões) presente(s) em:

Alternativas
Comentários
  • Aposto: Termo sempre de valor substantivo que explica, esclarece, desenvolve, resume outro termo sintático antecedente. Ex.: Ele era o novo *Chacrinha, grande apresentador do século XX.* É aposto, pois explica o predicativo do sujeito antecedente, isto é, Chacrinha. a) Aposto explicativo: Vem sempre separado do termo principal. Ex.: Getúlio Vargas, ex presidente do Brasil, fez história. Fez história Getúlio Vargas, ex presidente do Brasil. Ex presidente do Brasil, Getúlio Vargas fez história. b) Aposto enumerativo: Tem a mesma natureza do aposto explicativo. A diferença está mais na forma, ou seja, o aposto enumerativo apresenta enumeração. Ex.: Eis os presidentes recentes do Brasil: Lula, Sarney e Collor. c) Aposto especificativo: Ocorre, quando um nome específico (em geral, nome próprio) se junta ao genérico de sua espécie. É o único aposto que não se separa (por sinal de pontuação) do termo principal. Ex.: O poeta 'Castro Alves'. / A cidade de 'Porto Alegre'. Observe que Castro Alves era poeta; Porto Alegre é cidade.
  • Brincadeira falar que o aposto do item 4 é especificativo, quando é, na verdade, EXPLICATITVO, pois se trata de todo o universo.

    Não há mais de um presidente do INSS, logo deveria ser explicativo e não especificativo.

    Outro exemplo para ajudar no meu questionamento acima.

    Edson Fachin, ministro do STF, votou a favor de tal situação. (Só há um Edson Fachin, então ele é o todo ou o universo, logo aposto explicativo)

    O ministro do SFT Edson Fachin votou a favor de tal situação. (Como há 11 ministros do STF, está sendo uma parte do todo e não o universo completo, logo aposto especificativo)

    Fonte Grancursos online

  • chocada que a III é um aposto explicativo.

  • Não sei vcs, mas para mim somente a I está correta...

  • Não sei vcs, mas para mim a ll está correta!!! :(

  • CUIDADO

    A questão possui gabarito incorreto

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre o uso de vírgulas em:

    I- Vírgulas empregadas para separar adjuntos adverbiais deslocados: “Após longas filas, presidente do INSS cai” (tempo); e “Segundo a Secretaria Especial de Previdência, a decisão em nada tem a ver com as eternas filas”. (conformidade).

    Correta. Nas duas passagens, as vírgulas isolam construções não oracionais, introduzidas por preposições (após/segundo), denotativas de circunstâncias, respectivamente tempo e conformidade. São sintaticamente adjuntos adverbiais deslocados para o inicio de suas respectivas construções.

    II- Vírgulas utilizadas para isolar oração adjetiva restritiva: “A fila, que já foi de dois milhões de pessoas, hoje é de ao menos 1,3 milhão...”

    Incorreta. A oração isolada por vírgulas é subordinada adjetiva explicativa. Se restritiva fosse, não haveria justificativa para o uso de vírgulas.

    III- Vírgula utilizada para separar aposto explicativo: “(a fila) hoje é de ao menos 1,3 milhão, o que ainda não deixa de significar que é muita gente aguardando para ser atendida”.

    Incorreta. É função precípua do aposto explicativo é explicar, esclarecer o sentido ou a natureza de um termo nominal. A construção que encontramos na passagem em tela, embora oração subordinada substantiva apositiva, não é um aposto explicativo, mas desenvolve a ideia presente na passagem principal sobre a diminuição e o atual tamanho da fila.

    Sua função é ampliativa, e não explicativa.

    IV- Vírgulas empregadas para isolar aposto especificativo: “Nesse contexto, o presidente do INSS, Renato Vieira, pediu demissão”.

    Incorreta. A passagem destacada é um aposto explicativo do termo "presidente do INSS". A posição isolada, demarcada por vírgulas, explicita tal classificação.

    Gabarito da banca na alternativa E

    Gabarito correto na alternativa D

  • Esse item III.

    Aposto? com verbo??

    não me convenceu

  • Esse item III.

    Aposto? com verbo??

    não me convenceu

  • Banquinha ridícula

  • O gabarito está errado. Porém, como vi algumas pessoas dizerem que na 3 há um aposto explicativo, quero lembrá-los de que estão errados. Há um aposto DE ORAÇÃO, já que é marcado por um pronome DEMONSTRATIVO seguido de uma SUBORDINADA ADJETIVA.
  • O aposto especificativo é usado para substantivos próprios, em nome de pessoas ou lugares. Não surge isolado por vírgulas e está ligado diretamente ao termo que especifica ou através de uma preposição:

    A cidade de Paris é encantadora

  • IV- Vírgulas empregadas para isolar aposto especificativo: “Nesse contexto, o presidente do INSS, Renato Vieira, pediu demissão”.

    Sempre tive uma dúvida enorme aqui, porque eu penso que se o aposto for 'presidente do INSS', então estará explicando quem é o Renato Vieira. Agora se o aposto for 'Renato Vieira', aí no caso estaria especificando quem é o presidente do INSS. NAAAAAAAAM

    Mas aí tem a questão de que o sujeito é o termo Renato Vieira, então ele não poderia ser o aposto, é isso?

  • Fiquei entre a C e a E, e marquei a E.

    A III pra mim é errada mesmo.

    Mas a IV entendo que é sim aposto especificativo.

    “Nesse contexto, o presidente do INSS, Renato Vieira, pediu demissão”

    O que está destacado é "Renato Vieira", logo, especificando quem é o presidente do INSS, poderia ser Pedro, João, Carlos, mas é Renato.

    Se tivesse destacado "Presidente do INSS" aí sim entendo que seria explicativo.

  • aposto explicativo? NECAS!
  • essa questão foi pra técnico em laboratório, errei e aprendi!

  • essa questão foi pra técnico em laboratório, errei e aprendi!

  • APOSTO ESPECIFICATIVO NÃO TEM PONTUAÇÃO!!!!!!