SóProvas


ID
5553562
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

No terceiro parágrafo do texto, o autor utiliza a palavra “paralelamente”, que possui a seguinte classificação gramatical: 

Alternativas
Comentários
  • BIIZUUUU

    Terminou em "mente"

    É adverbio

    pelo menos foi assim que apendi rs

  • A questão é de morfologia e quer saber qual a classe gramatical da palavra destacada em "Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.". Vejamos:

     .

    A) advérbio. 

    Certo. "Paralelamente" é um advérbio de modo (= de modo paralelo).

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

    Advérbios de modo (indicam como algo acontece): bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, alerta, melhor (= mais bem), pior (= mais mal), aliás (de outro modo), calmamente, livremente, propositadamente, selvagemente, e quase todos os advérbios terminados em -mente.

     .

    B) conjunção. 

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    C) preposição. 

    Errado.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    D) interjeição.

    Errado.

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adeus! Coitado! Cruzes!

     .

    E) pronome neutro. 

    Errado.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra A

  • GAB-A

    advérbio De modo paralelo; que estão dispostos em pares e conservam a mesma distância entre ambos: duas ruas dispostas paralelamente. Etimologia (origem da palavra paralelamente).

    ESTUDE ENQUANTO SEU AMIGO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR O IPHONE 13 QUE DEU PARA NOVINHA. POREM ELA ESTÁ COM OUTRO.VÁ ESTUDAR!!!RSRS

  • Adverbio de tempo

  • coloca a linha onde tá a palavra, ô dificuldade

  • Em regra, palavra com sufixo '' mente '' são advérbios

  • Alternativa A

    Paralelamente está com sentido de ao mesmo tempo, é uma locução adverbial, equivalente a um advérbio.

    abraços

    Sucesso!

  • Alguns tipos de advérbios:

    Lugar:  “aqui”, “ali”, “lá”, “cá”, “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “atrás”.

    Tempo: “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”

    Modo: “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”,

    Intensidade: “muito”, “pouco”, “mais”, “menos”, “bastante”, “demais”, “tão”,

    Afirmação: “sim”, “certo”, “claro”, “positivo”, “decerto”, “realmente”

    Negação: “nenhum”, “nada”, “nunca”, “jamais”

    Dúvida: “talvez”, “quiçá”, “possivelmente”, “provavelmente”, “porventura”

    LOCUÇÕES ADVERBIAIS:

    - Locuções adverbiais de lugar: “ao redor de”, “em cima de”, “embaixo de”, “à esquerda”, “à direita”, “por aqui”, “por ali”, “por perto”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de tempo: “logo mais”, “em breve”, “de manhã”, “mais tarde”, “nunca mais”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de modo: “ao contrário”, “em detalhes”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de intensidade: “em excesso”, “de todo”, “muito menos”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de afirmação: “de fato”, “com certeza”, “sem dúvidas”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de negação: “nunca mais”, “de modo algum”, “de jeito nenhum”, entre outros.

    - Locução adverbial de dúvida: “quem sabe”.

  • Não todos, mas a maioria dos advérbios é terminado em "Mente "

  • Advérbios indicam as circunstancias em que ocorre a ação expressa pelo verbo.

    --Podem modificar um verbo, um adjetivo ou outro adverbio.

  • A palavra ``PARALELAMENTE`` indica circunstância portanto é um adverbio . o adverbio modifica verbo ,adjetivo e adverbio.

  • Essa é uma questão sobre morfologia bastante objetiva em que a banca simplesmente destaca uma palavra e pede que o candidato determine sua correta classificação gramatical.

    Nesse sentido, é sabido que palavras que recebem o sufixo -mente e funcionam basicamente como modificadores da ação verbal, dizendo em que tempo, intensidade, lugar, ordem ou mesmo como algo ocorreu (como no trecho “Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica"), dá-se o nome de advérbio. Nesse trecho, percebe-se que, de modo paralelo, as derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica. Logo, já descobrimos aqui a opção A como a nossa alternativa correta a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • O clássico advérbio terminado em ... mente.

  • Esse "Paralelamente" para mim traz circustância de tempo.

    Ao mesmo tempo que uma série de leis sobre traição afastava quem fosse considerado uma ameaça a Nero, aconteciam derrotas militares abrindo caminho para uma recessão econômica e Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.

  • A regrinha do (menteeeeee).

    GB A )