SóProvas


ID
5579896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante, o fazer compras não pressupõe nenhum discurso. O consumidor — o hiperconsumidor — compra aquilo que lhe apraz. Ele segue as suas inclinações individuais. O curtir é o seu lema.

     Esse movimento social de hiperconsumismo, de vida para o consumo, guiou a pessoa natural para o caminho da necessidade, da vontade e do gosto pelo consumo, bem como impulsionou o descarte de cada vez mais recursos naturais finitos. Isso tem transformado negativamente o planeta, ao trazer prejuízos não apenas para as futuras gerações, como também para as atuais, o que resulta em problemas sociais, crises humanitárias e degradação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de afetar o desenvolvimento humano, ao se precificar o ser racional, dissolvendo-se toda solidez social e trazendo-se à tona uma sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores vorazes e indiferentes às consequências de seus atos sobre o meio ambiente ecologicamente equilibrado e sobre as gerações atuais e futuras.

     O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

     Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro. Nessa vida de hiperconsumo e para o hiperconsumo, a pessoa natural fica tentada com a gratificação própria imediata, mas, ao mesmo tempo, os cérebros não conseguem compreender o impacto cumulativo em um nível coletivo. Assim, um desejo satisfeito torna-se quase tão prazeroso e excitante quanto uma flor murcha ou uma garrafa de plástico vazia.

     O hiperconsumismo afeta não apenas a relação simbiótica entre o ser humano e o planeta, como também fere de morte a moral, ao passo que torna tudo e todos algo precificável, descartável e indiferente.

Fellipe V. B. Fraga e Bruno B. de Oliveira. O consumo colaborativo como mecanismo de desenvolvimento sustentável na sociedade líquido-moderna. LAECC. Edição do Kindle (com adaptações). 

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue. 

Caso o trecho “Ao mesmo tempo” (segundo período do terceiro parágrafo) fosse deslocado para imediatamente após a forma verbal “possuem” e fosse isolado por vírgulas, os sentidos originais do texto seriam prejudicados, embora sua correção gramatical fosse mantida, feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

    O examinador perguntou sobre correção E sentido.

    ➥ A correção foi mantida, porque "ao mesmo tempo" é um adjunto adverbial de grande extensão (3 ou mais palavras, de acordo com a ABL). Se nós o deslocarmos pela oração, devemos isolá-lo por vírgula nos dois lados, como o examinador disse.

    Para o CESPE, este ensinamento da ABL também é válido. Você pode confirmá-lo nestas questões:

    1. Q83590 (STM - Analista)
    2. Q298550 (CNJ - Técnico Judiciário)

      

    ➥ Agora... e o sentido? Tivemos uma pequena alteração. Veja:

    "O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas."

    ➥ Aqui o sentido é o seguinte: o consumismo traz a sensação de insatisfação (sempre queremos algo melhor) E, enquanto ele traz essa sensação, isto é, AO MESMO TEMPO em que nós sentimos isso, as coisas vão enchendo os armários e nossas mentes. Beleza. Esse é o sentido do jeito que está. E se a gente deslocar?

      

    Vamos ler:

    "O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. As coisas que se possuem, ao mesmo tempo, e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas."

    ➥ Aqui o sentido é outro, pessoal. As coisas que a gente possui AO MESMO TEMPO que a gente consome é que enchem os nossos armários e as nossas mentes.

      

    ➥ Percebeu a mudança de sentido? No original, "ao mesmo tempo" está relacionado ao período anterior (sensação de insatisfação <[ao mesmo tempo]> encher os armários e mentes com coisas inúteis). Com a mudança, fica relacionado a "coisas que se possuem e consomem": encher os armários com coisas que se possuem [no mesmo período de tempo] e se consomem. Veja que, pelo sentido, as coisas que enchem nossos armários e mentes são aquelas que possuímos AO MESMO TEMPO de nosso consumo.

      

    Outra semelhante para você treinar da QUADRIX: Q1855135

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • colocou ou retirou vírgula, muda o sentido.

  • < > GABARITO: CERTO

    • PARA AJUDAR A FIXAR:

    PONTUAÇÃO:

    >SEPARAR ELEMENTOS COM A MESMA FUNÇÃO ENUMERAÇÃO

    • OBRIGATÓRIA

    >SEPARAR ELEMENTOS COM FUNÇÕES SINTÁTICAS DIFERENTES:

    EX: APOSTO E VOCATIVO

    • OBRIGATÓRIA

    QUANDO VIER ADJ.ADVERBIAL DESLOCADO: PEQUENO, MÉDIO OU GRANDE NÃO FECHANDO O PERIODO, ELE ESTARÁ DESLOCADO.

    PARA O CESPE:

    1 TERMO:

    • FACULTATIVO

    2 TERMOS:

    • FACULTATIVO

    3 TERMOS:

    • FACULTATIVO

    4 TERMOS:

    • OBRIGATÓRIA

    OBS: SE O ADJ.ADVERBIAL VIER NA SUA ORDEM DIRETA, NATURAL, ISTO É, FECHANDO O PERIODO, IDEPENDENTE DO NÚMERO DE TERMOS, A VIRGULA É FACULTATIVA

    >SEPARAR PALAVRAS RETIFICATIVAS:

    • OBRIGATÓRIA

    >SEPARAR DATAS:

    • OBRIGATÓRIA

    >SEPARAR ELEMENTOS REPETIDOS:

    • OBRIGATÓRIA

    >SEPARAR A SUPRESSÃO DE UM TERMO:

    • OBRIGATÓRIA

    >PARA QUE NÃO GERE CONFUSÃO ENTRE PREDICATIVO E ADJUNTO ADNOMINAL:

    • OBRIGATÓRIA

    OBS: NÃO COLOQUEI EXEMPLOS, POIS FICARIA MUITO GRANDE O COMENTÁRIO

    BONS ESTUDOS

  • Leia-se o fragmento original:

    " O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas."

    Reescrevamos o trecho em consonância com o fornecido pela banca:

    "(...) as coisas que se possuem, ao mesmo tempo, e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas."

    Caso demovido o adjunto adverbial "ao mesmo tempo" para depois da forma verbal "possuem" e isolado por vírgulas, a noção presente nele, no adjunto, deixa de dizer respeito ao trecho de "(...) sensação de insatisfação..." e passa a relacionar-se com os verbos "possuir" e "consumir". Assim sendo, há mudança de sentido.

    Certo.

  • Pois é, só faltou falar que a vírgula antes do e vai separar o sujeito de "se consomem" que é "as coisas". Às vezes, saber demais a matéria só atrapalha quando se trata de concurso.
  • errei porque pensei que deveria ficar assim: As coisas que se possuem e, ao mesmo tempo, se consomem enchem não apenas os armários. além disso, imaginei que no caso exposta pela banca nao sse poderia ter virgula. resumindo, tenho que aprender muito

  • proposta de alteração: gramática ficaria ok, mas o sentido mudaria.

    Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem armários.

    As coisas que sem possuem e se consomem, ao mesmo tempo, enchem armários. (essa sentença é um caso de oração subordinada adjetiva explicativa.) Diferente da primeira proposta, na qual a expressão ''ao mesmo tempo'' é usada como oração coordenada ADITIVA que dá continuidade ao período anterior

  • CERTO

    O SENTIDO MUDA.

    As coisas que se possuem, ao mesmo tempo, e se consomem enchem.....

  • CERTO

    REDAÇÃO ORIGINAL:

    "Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas."

    PROPOSTA DE REDAÇÃO:

    Reescrevamos o trecho em consonância com o fornecido pela banca:

    "As coisas que se possuem, ao mesmo tempo, e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

    O sentido é alterado com o deslocamento, mas a correção é mantida.

  • Antes do deslocamento, "ao mesmo tempo" relaciona-se com a oração anterior. Após o deslocamento, temos a ideia de que as coisas se possuem ao mesmo tempo que se consomem, logo o sentido é alterado mas a correção gramatical não.

  • Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários... - oração anterior

    As coisas que se possuem, ao mesmo tempo, e se consomem enchem não apenas os armários... - coisas que se possuem e se consomem

  • Se alterar o referente, altera o sentido.

  • Se fosse retirado o trecho "Ao mesmo tempo" em:

    (...) no presente. Ao mesmo tempo, as coisas (...)

    E feito as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas ficaria assim:

    (...) no presente. , As coisas (...)

    Sobraria uma vírgula... kkk ta bom, pelo visto ninguém se importa com isso, muito menos a CESPE.

  • A correção gramatical estaria correta com o uso do advérbio deslocado e isolado entre vírgulas. Porém, no sentindo original, a expressão adverbial estabelecia uma relação coesiva com a oração anterior. Na reescrita essa relação não se manteve, por isso alterou o sentindo do texto.

  • o sentido mudaria de restritiva para explicativa.

  • Gab: CERTO

    A questão está correta porque quando alteramos o REFERENTE, consequentemente, MUDAMOS o sentido!

    • OBS: na maioria das vezes que o cespe traz essa construção de manter a correção, alterar o sentido e ajustar maiúscula e minúscula, o gabarito é certo.
  • Errei por conta da correção gramatical. O sentido eu já tinha me ligado que seria alterado, mas ao analisar a frase reescrita ela tinha me parecido estranha: "As coisas que se possuem, ao mesmo tempo, e se consomem enchem não apenas[...]". Ao reler a frase em voz alta, eu fiquei com a sensação de que haveria uma "pausa" entre "consomem" e "enchem", de forma que ficaria estranho esse "e se consomem enchem" sendo escrito sem vírgula. Ao que tudo indica, o meu entendimento está errado.

  • GABARITO: CERTO.

    QUESTÃO: Caso o trecho “Ao mesmo tempo” (segundo período do terceiro parágrafo) fosse deslocado para imediatamente após a forma verbal “possuem” e fosse isolado por vírgulas, os sentidos originais do texto seriam prejudicados, OK embora sua correção gramatical fosse mantida, OK feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas. CERTA.

    3º parágrafo TEXTO original: (1º período) O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. (2º período) Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

    3º parágrafo TEXTO MODIFICADO: (1º período) O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. (2º período) as coisas que se possuem ao mesmo tempo, e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

    # “ao mesmo tempo" é um Adjunto Adverbial de grande extensão (Três (3) ou mais palavras).

    PARA BANCA CESPE:

    Pequena extensão, até 03: FACULTATIVO O USO DE VÍRGULA.

    Grande extensão, Mais de 03: OBRIGATÓRIO O USO DE VÍRGULA.

    Bons Estudos!

  • mudou o referente---->mudou o sentido.

  • mudou o referente---->mudou o sentido.

  • TODA, TODA VEZ que o advérbio muda de referente, ele muda o sentido da oração, passagem, etc...

  • REDAÇÃO E ESQUELETO DE REDAÇÃO

    62 991684124

  • Questão de setas ---->!

    Se muda o referente, muda o sentido.

  • A questão está certa. Se procurarem direito vão perceber um erro nesse parágrafo. Isso é a prova que os examinadores não olham as questões e nem examinam os textos das questões. Banca deplorável!

  • oq é um referente? kkkk pfvohohoho
  • ei rapaziada, alguém tem como dar um exemplo de como é um referente? pfvhoho eu sou inocente nos concursos!
  • Certo.

    No primeiro caso, o adjunto adverbial relaciona a expressão: “traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida...” à outra expressão: “as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas, etc...”, informando que as duas situações ocorrem simultaneamente.

    No segundo caso, o adjunto adverbial passa relacionar a expressão: “As coisas que se possuem” com a expressão: “e se consomem”, prejudicando o sentido original da oração, mas mantendo-se a correção gramatical do texto.

  • entendi foi é nada
  •  A correção foi mantida, porque "ao mesmo tempo" é um adjunto adverbial de grande extensão (3 ou mais palavras, de acordo com a ABL). Se nós o deslocarmos pela oração, devemos isolá-lo por vírgula nos dois lados, como o examinador disse.

    "Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas."

    Reescrevamos o trecho em consonância com o fornecido pela banca:

    "As coisas que se possuem, ao mesmo tempo, e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas."

    Caso demovido o adjunto adverbial "ao mesmo tempo" para depois da forma verbal "possuem" e isolado por vírgulas, a noção presente nele, no adjunto, é conferida apenas à primeira forma verbal, ou seja, "possuem". Assim sendo, há mudança de sentido.

  • Na hora do desespero,

    sempre lembrar que locução adverbial qdo muda de posição , quase certeza que altera sentido.Pois , se liga a outro verbo.