-
Alguns erros:
A "cargo" não temo o mesmo significado de "ministério";
B a locução adverbial "ao contrário" deveria estar entre virgulas ;
C "A peste que deveria..." não é a mesma "peste, que deveria...". Retirar a vírgula transformou a oração explicativa em oração adjetiva.
D "A peste no coração dos homens..."qualifica a peste e modifica o sentido.
E GABARITO
-
GAB E
Apenas revisando :
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto”, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical”, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.
-
CUIDADO
A questão apresenta duplo gabarito:
Solicita-se indicação da passagem que preserve correção e coerência. Como a banca nada fala sobre sentidos, salvo a coerência, não deveria ser necessário considerar o sentido original da construção:
A) A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu cargo, deveria reforçar a igualdade entre nossos concidadãos, pelo jogo normal dos egoísmos tornava, ao contrário, mais preciso no coração dos homens o sentimento da injustiça.
Incorreta. Há ausência de vírgula após "egoísmos", de modo a isolar a forma verbal da estrutura adverbial que a antecede. A ausência de vírgula causa prejuízo a correção da passagem.
B) Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função, a peste, que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça;
Incorreta. Há múltipla ausência de vírgulas na passagem: uma vírgula deveria estar inserta entre "concidadãos' e "pelo", demarcando o início da passagem adverbial modal; duas vírgulas deveriam demarcar a expressão adverbial "ao contrário", localizada em meio à oração; outras duas virgulas deveriam demarcar o adjunto adverbial locativo de longa extensão deslocado na ultima passagem.
A ausência das vírgulas indicadas causa prejuízos à correção e à coerência da construção;
C) A peste que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmo — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério — tornava o sentimento de injustiça no coração dos homens mais acentuado, ao contrário.
Incorreta. Há singelo erro de concordância no uso da preposição aglutinada ao artigo plural "de+os", devendo, pelo referente singular, ser grafada no singular "do";
D) Ao contrário, o sentimento de injustiça tornava-se mais acentuado com a peste no coração dos homens, a qual deveria, pela imparcialidade com que exercia seu ministério, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos.
Correta. Presente construção não apresenta inadequações gramaticais ou problemas de coerência, havendo, ainda que diferente do sentido original, algum sentido na passagem;
E) O sentimento de injustiça no coração dos homens tornava-se mais acentuado com a peste, que deveria, ao contrário — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério —, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos.
Correta. Presente construção não apresenta inadequação gramatical ou incoerência, preservando o sentido presente na passagem original.
É o gabarito apontado, ainda que não se tenha solicitado manutenção de sentido.
Gabarito da banca na alternativa E
Gabaritos corretos nas alternativas D e E
-
Então temos as alternativas A, C, D e E como possíveis respostas.
Correto.
-
Comentário do @vinicius savio abaixo:
"Apenas revisando :
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto”, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical”, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas."
A questão não pede para manter o sentido do texto original.
Então temos A, C, D e E como corretas. Questão passível de anulação tranquilamente. A banca não aceitou o recurso e não anulou, paciência. Infelizmente a banca dá o gabarito que quer. Essa vive só no mundo dela... FGV fazendo escola... Ou o contrário... rsrs
-
assim você me complica cespe
-
essa prova estava bem difícil
-
Passei meia hora procurando o erro na C
-
A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério, deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava, ao contrário, mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça.
Oração Principal: A peste tornava, ao contrário, mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça.
Oração Subordinada Adjetiva: que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos.
Oração Subordinada Adverbial: pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério.
* Agora, basta que fiquemos atentos, pois o examinador tentou trocar a oração principal pela subordinada ou pela adverbial e assim por diante.
DISSECANDO:
(A) - A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu cargo, deveria reforçar a igualdade entre nossos concidadãos, pelo jogo normal dos egoísmos(, faltou vírgula) tornava, ao contrário, mais preciso(preciso não é adequado para substituir "mais acentuado") no coração dos homens o sentimento da injustiça. (ERRADA)
(B) - Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função(aqui essa oração faz referência à peste ter tornado mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça, sendo que o correto seria fazer referência à peste ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos ), a peste, que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça. (ERRADA)
(C) - A peste que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmo — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério — tornava o sentimento de injustiça no coração dos homens mais acentuado, ao contrário. (Aqui, parece não haver erro, porém, a oração adjetiva poderia haver vírgula intercalada, talvez tenha sido esse o entendimento do examinador, não sei ao certo) (DÚVIDA)
(D) Ao contrário, o sentimento de injustiça tornava-se mais acentuado com a peste no coração dos homens(aqui é o contrário, é a peste que tornava mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça. Ou seja, no coração dos homens, o que se tornava mais acentuado era "o sentimento de injustiça" e não a peste propriamente.), a qual deveria, pela imparcialidade com que exercia seu ministério, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos. (ERRADA)
(E) O sentimento de injustiça no coração dos homens tornava-se mais acentuado com a peste, que deveria, ao contrário — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério —, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos. (CORRETA)
OBS: Cabe destacar que a alternativa C, apesar de não estar tão certa quanto à E, poderia ser contestada.
-
Tipo de questão que faz vc ter um mini surto.
Gaba E
-
Para responder questões desse tipo da Cesp, além de ter um bom conhecimento da gramática vc tbm tem que ter muita paciência.