SóProvas


ID
5598127
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sousa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do trecho abaixo transcrito, analise as explicações que se apresentam na sequência sobre alguns fatos gramaticais nele presentes e indique a alternativa em que há correspondência entre o fato gramatical e explicação proposta.


“ 'As pessoas podem não confiar nas urnas eletrônicas, como tantos não creem em Deus. O que não se admite é que se criem factoides falsos a dar robustez a uma farsa qualquer que atente contra a democracia', disse a VEJAum ministro do TSE” (Veja, 11/08/21)

Alternativas
Comentários
  • não entendi o porquê do " DESVIAR A ATENÇÃO"

  • Gabarito na alternativa D

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    “'As pessoas podem não confiar nas urnas eletrônicas, como tantos não creem em Deus. O que não se admite é que se criem factoides falsos a dar robustez a uma farsa qualquer que atente contra a democracia', disse a VEJA um ministro do TSE”

    A) A partícula SE nas duas ocorrências caracteriza-se como partícula integrante do verbo.

    Incorreta. Nas duas ocorrência a partícula "se" está ligada a verbo transitivo direto, caracterizando pronome apassivador em construção de voz passiva sintética.

    B) A partícula SE se caracteriza como partícula de indeterminação do sujeito na 1ª ocorrência e como partícula apassivadora na 2ª, com a finalidade de generalizar as informações.

    Incorreta. Consoante comentário supra, a partícula "se" é pronome apassivador nas duas ocorrências.

    C) A expressão “nas urnas eletrônicas” tem a função sintática de adjunto adverbial de lugar.

    Incorreta. A expressão é destituída de qualquer sentido adverbial locativo, atuando em verdade como objeto indireto da forma verbal "confiar".

    D) Nos dois contextos estruturais, o uso da partícula apassivadora - SE tem a função de desviar a atenção quanto aos agentes responsáveis pelas ações.

    Correta. Uma das funções da voz passiva sintética é permitir a supressão do agente da passiva, seja por predileção do autor, seja para que a atenção do leitor deposite-se na ação, e não em seu agente.

    No caso em tela, a utilização de voz passiva sintética sem indicação de agente da passiva faz com que a atenção volte-se ao verbo e seus complementos, deixando de lado o responsável pelas ações.

    E) A oração introduzida pelo conector COMO expressa valor semântico de conformidade.

    Incorreta. Há no uso do elemento coesivo "como" valor comparativo/exemplificativo:

    "As pessoas podem fazer isso, assim como, a exemplo de como, comparativamente a aquelas que..."

  • Particula SE em verbo transitivo direto será indice de indeterminação do agente da ação verbal

  • A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador).

    Exemplo: Praticaram-se boas ações

    A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).

    Exemplo: Boas ações foram praticadas.