Gabarito na alternativa D 
 
Solicita-se julgamento das assertivas: 
 
“'As pessoas podem não confiar nas urnas eletrônicas, como tantos não creem em Deus. O que não se admite é que se criem factoides falsos a dar robustez a uma farsa qualquer que atente contra a democracia', disse a VEJA um ministro do TSE”
 
A) A partícula SE nas duas ocorrências caracteriza-se como partícula integrante do verbo.
 
Incorreta. Nas duas ocorrência a partícula "se" está ligada a verbo transitivo direto, caracterizando pronome apassivador em construção de voz passiva sintética. 
 
B) A partícula SE se caracteriza como partícula de indeterminação do sujeito na 1ª ocorrência e como partícula apassivadora na 2ª, com a finalidade de generalizar as informações.
 
Incorreta. Consoante comentário supra, a partícula "se" é pronome apassivador nas duas ocorrências. 
 
C) A expressão “nas urnas eletrônicas” tem a função sintática de adjunto adverbial de lugar.
 
Incorreta. A expressão é destituída de qualquer sentido adverbial locativo, atuando em verdade como objeto indireto da forma verbal "confiar". 
 
D) Nos dois contextos estruturais, o uso da partícula apassivadora - SE tem a função de desviar a atenção quanto aos agentes responsáveis pelas ações.
 
Correta. Uma das funções da voz passiva sintética é permitir a supressão do agente da passiva, seja por predileção do autor, seja para que a atenção do leitor deposite-se na ação, e não em seu agente. 
 
No caso em tela, a utilização de voz passiva sintética sem indicação de agente da passiva faz com que a atenção volte-se ao verbo e seus complementos, deixando de lado o responsável pelas ações. 
 
E) A oração introduzida pelo conector COMO expressa valor semântico de conformidade.
 
Incorreta. Há no uso do elemento coesivo "como" valor comparativo/exemplificativo: 
 
"As pessoas podem fazer isso, assim como, a exemplo de como, comparativamente a aquelas que..."