SóProvas


ID
5614621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I

   A pandemia transformou a rotina de diversas pessoas ao redor do mundo, principalmente em relação à sustentabilidade.
   Dentro de casa, aumentou a percepção quanto à importância de modelos de consumo mais conscientes e responsáveis, como a escolha de produtos mais duráveis e menos geradores de resíduos. No entanto, a transformação mais significativa, que deveria vir das empresas, ainda é relativamente tímida.
   De acordo com Mariana Schuchovski, professora de Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios, a disseminação do vírus é resultado do atual modelo de desenvolvimento, que fomenta o uso irracional de recursos naturais e a destruição de hábitats, como florestas e outras áreas, o que faz que animais, forçados a mudar seus hábitos de vida, contraiam e transmitam doenças que não existiriam em situações normais. “Situações de desequilíbrio ambiental, causadas principalmente por desmatamento e mudanças de clima, aumentam ainda mais a probabilidade de que zoonoses, ou seja, doenças de origem animal, nos atinjam e alcancem o patamar de epidemias e pandemias”, explica a professora.
   A especialista aponta que todos nós, indivíduos, sociedade e empresas, precisamos entender os impactos desta pandemia no meio ambiente e na sustentabilidade bem como refletir sobre eles e, principalmente, sobre a sua relação inversa: o impacto da (in)sustentabilidade dos nossos modelos de produção e consumo como causador desta pandemia. “Toda escolha que fazemos pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade”, diz Mariana. Por outro lado, para que possamos fazer melhores escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente, é necessário que, em primeiro lugar, as empresas realizem a produção consciente, assumindo sua verdadeira responsabilidade pelos impactos que causam. 

Internet: <www.ecodebate.com.br> (com adaptações).

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item que se segue.


Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, seriam mantidos os sentidos originais do texto e sua correção gramatical se, no último período do quarto parágrafo, a expressão “Por outro lado” fosse deslocada para imediatamente após o vocábulo “necessário”, caso em que deveria ser isolada por vírgulas.

Alternativas
Comentários
  • "Toda escolha que fazemos pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade".diz Mariana.

    -Para que possamos fazer melhoras escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente, é necessário, por outro lado, que, em primeiro lugar, as empresas realizem a produção consciente, assumindo sua verdadeira responsabilidade pelos impactos que causam. 

    -"Por outro lado" Designa oposto; oposição; contraposição; indica condição contrária.

    "Por outro lado" tem como referente o termo: é necessário.

    -Não houve alteração do sentido e nem prejuízo da correção gramatical.

    Gabarito: Certo.

    PMPE 2022.

  • Gab: E

    Pois o termo ‘por outro lado’ refere-se à primeira oração: para que possamos fazer as melhores escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente. Sendo inserido o termo ‘por outro lado’ após a palavra ‘necessário’ iria mudar o sentido do texto.

    professor Gustavo Silva

  • CORRETO

    O termo "por outro lado" tem como referente a expressão: "é necessário". A mudança de posição não mudaria o referente, portanto não há mudança de sentido.

    Por outro lado é necessário que........

    É necessário, por outro lado, que......

  • Os termos permanecem entre vírgulas, é mantido o sentido explicativo, bem como a correção gramatical.

  • MUDOU REFERENTE, MUDA O SENTIDO!

  • Achei essa questão estranha, logo após o termo "Por outro lado" temos outro: "Em primeiro lugar" Na questão não fala nada sobre suprimir este termo, se jogarmos "Por outro lado" ao lado de "\Em primeiro lugar" perderia o sentido sintaticamente, deixando a frase com uma redundância. Alguém mais pensou assim?

  • Deu um medo de responder correto na hora da prova. Por isso, errei também essa questão.

    Gaba C

  • Expressão adverbial deslocada?

  • Fazendo o deslocamento o texto ficou bem confuso.

  • Por outro lado, para que possamos fazer melhores escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente, é necessário que, em primeiro lugar, as empresas realizem ...

    Para que possamos fazer melhores escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente, é necessário que, por outro lado, em primeiro lugar, as empresas realizem ...

    Mantêm os referentes - sentidos e correção ok

  • que questão bisonha, parece errado sendo certa, português é osso!

  • a questão diz imediatamente após "necessário" e não após "necessário que". Entretanto, foi nessa questão que aprendi o que significa vocábulo.

  • Uma coisa é a palavra necessário, outra coisa é o vocábulo necessário. Quem soube isso nessa questão deixou de perder dois pontos.

  • Explica aí esse lance de vocábulo, Ricardo. Agradeço!

    • por outro lado imediatamente após necessário ficaria assim ↓

    "para que possamos fazer melhores escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente, é necessário, por outro lado, que, em primeiro lugar, as empresas realizem a produção consciente, assumindo sua verdadeira responsabilidade pelos impactos que causam"

    • tem gente aqui nos comentários dizendo que era para mudar dessa forma ↓

    "para que possamos fazer melhores escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente, é necessário quepor outro lado, em primeiro lugar, as empresas realizem a produção consciente, assumindo sua verdadeira responsabilidade pelos impactos que causam"

    ambas as formas estão corretas? estou confuso, espero que algum professor faça um vídeo explicando essa questão

  • Questão controversa. Na prova deixaria em branco.

  • CREDO! QUE QUESTÃO HORRÍVEL

  • A meu ver, nada muito além. Vi o mesmo sentido, e referentes.

    Apenas termo de coesão sequencial, ignora-se a frase intercalada e segue o jogo. E outra: o termo intercalado entre vírgulas. Fosse sem, iria pensar no gabarito errado.

    GAB CERTO

  • Ainda mantém o sentido de ADVERSIDADE no período, por isso: CERTO!