-
Gabarito na alternativa D
Solicita-se indicação da assertiva que corrija problema encontrado na passagem:
“Embora o resultado final da autópsia – que irá determinar a causa das mortes – só será divulgado nos próximos vinte dias...o legista esclareceu que...”;
O problema encontrado na passagem é puramente de ordem verbal, ocorrendo na flexão do verbo "ser". Temos estrutura que apresenta concessão, "embora", de modo que a correlação verbal não ocorre de maneira satisfatória com o uso da forma de futuro do presente do indicativo.
Outros exemplos ajudam a visualizar a incompatibilidade:
"Embora eu só chegarei na próxima semana..."
"Embora ela irá ao evento..."
Deve-se, por certo, utilizar forma de presente do subjuntivo, indicando uma ação futura e presumivelmente certa. A oração principal, com verbo em forma de presente do indicativo (esclareceu), encontra-se logo adiante:
"Embora eu só chegue na próxima semana..."
"Embora ela vá ao evento..."
D) “será divulgado” por “seja divulgado”;
“Embora o resultado final da autópsia (...) só seja divulgado...”;
-
o verbo necessita ir para o presente do subjuntivo, indicando ação futura e certa
D) “será divulgado” por “seja divulgado”;
“Embora o resultado final da autópsia (...) só seja divulgado...”;
-
✅ Letra D.
Vi erro na conjugação verbal, já que temos uma conjunção CONCESSIVA (embora) e o correto seria a conjugação do verbo no MODO SUBJUNTIVO.
Um dia de cada vez e com o treino e coragem de dar o seu melhor, vamos avançando!! ❤️✍
-
Faço-lhes duas observações:
1) Leiam o parágrafo inteiro, e não somente o excerto trazido pela banca. Vou-lhes explicar o motivo: é o verbo da oração principal ou subordinante juntamente com a ideia encerrada nela que determinarão a forma verbal a ser usada na oração concessiva;
2) Existem vários tipos de orações concessivas, tais como as concessivas factuais (ou reais), contrafactuais (ou irreais) e eventuais. As gramáticas, a rigor, aferraram-se à generalização: põem-nas todas no mesmo grupo de concessivas, parecendo-lhes dar idêntica classificação. A meu modo de ver, é imprudente assim proceder: cada uma dessas concessivas possui certa particularidade, que não transcreverei aqui para não muito estender o comentário.
Eis o parágrafo, com destaque aos dois verbos fundamentais para a análise:
"Embora o resultado final da autópsia – que irá determinar a causa das mortes – só será divulgado nos próximos vinte dias, depois do resultado dos exames de sangue, urina e vísceras, o legista esclareceu que todas as vítimas tiveram politraumatismo, ou seja, vários traumas no corpo, o que tornou impossível a sobrevivência de qualquer membro da equipe."
Do fragmento acima, podemos afirmar isto: existe uma concessiva factual ou real (o nome, por si só, esclarece a definição). Esse tipo de concessiva constrói-se de três maneiras:
1) Verbo da oração principal no presente do indicativo e verbo da oração concessiva no presente do subjuntivo.
Ex.: É quase um botafoguense, embora torça pelo Andaraí.
2) Verbo da oração principal num futuro tido como certo e verbo da oração concessiva no presente.
Ex.: Embora vós administreis à maneira suíça, nós continuaremos a viver à maneira carioca.
3) Verbo da oração principal em passado télico ou acabado (p. ex.: pretérito perfeito) e verbo da oração concessiva no presente.
Ex.: Embora pareça paradoxal, pelo que falei antes, parei de fazer teatro.
O caso da questão se ajusta à terceira possibilidade de construção da concessiva factual ou real. Desse modo, identifica-se o erro na forma verbal "será" (futuro do presente) constante na estrutura original. Tem de haver uso do presente do subjuntivo (seja).
Corrigindo:
"Embora o resultado final da autópsia – que irá determinar a causa das mortes – só seja divulgado nos próximos vinte dias (...)"
Com isso, é respondida a questão.
Letra D
-
https://www.youtube.com/watch?v=ZomxBbf7tdQ
Explicação para a questão pelo professor Décio Terror no minuto 1:30:00
-
"Embora o resultado final da autópsia só será divulgado nos próximos vinte dias...”
"Embora o resultado final da autópsia só seja divulgado nos próximos vinte dias...”
-
O índice de erro dessa questão está muito alto e julgo a questão bem fácil e não precisa ser o mestre da gramática, vamos lá:
Frase: “Embora o resultado final da autópsia – que irá determinar a causa das mortes – só será divulgado nos próximos vinte dias...”;
Sendo objetiva, tirem o que está entre os traços:
“Embora o resultado final da autópsia só será divulgado nos próximos vinte dias...”; Te soa bem? Acho que não né?
“Embora o resultado final da autópsia seja divulgado nos próximos vinte dias...”; E agora??
Se você, assim como eu, não entende muito de gramática, pelo menos se valha dos anos lendo e estudando, assim que eu acerto questões de português.
-
Errei por falta de atenção ao ler
-
Gabarito: D - “será divulgado” por “seja divulgado”;
A conjunção CONCESSIVA (embora) exige verbo no MODO SUBJUNTIVO.
“Embora o resultado final da autópsia – que irá determinar a causa das mortes – só seja divulgado nos próximos vinte dias...”
-
Alguém mais lê os comentários do Sr. Shelking não só para esclarecimento da questão como tb para enriquecer vocabulário?! Grata.
-
Quase erro. Precisamos ler com atenção e, sobretudo, voltar ao texto para conferir.
-
Vejo que muitas pessoas erraram essa questão.
Pode ser por vários motivos, mas deixo uma dica que me ajuda muito: quando não sei o conteúdo de pronto, "vocalizo" a frase em minha cabeça. Se ficar estranho, pode ser que haja algo de errado.
No caso, eu sabia que "embora" era uma conjunção concessiva, porque já fiz várias questões sobre conjunção. Então, sabia que tinha que colocar o verbo no subjuntivo. Aliei esse conhecimento e vocalizei todas as opções na minha cabeça e acertei a questão.
PS: após treinar muito a sua leitura, esse tipo de questão fica mais fácil, como já explicado pelos colegas.
Obrigado a todos pelas contribuições que nos ajudam nesse caminho árduo dos concursos.
-
Pow! Que resposta estranha! Fica sem sentido.
-
O problema da alternativa A é de redundância e não gramatical. Na FGV interpretar o enunciado faz toda diferença.
-
Ainda não consegui entender essa questão. Errei novamente ela.
-
Aos que estão vendo redundância na letra A, lembre-se que há "resultado preliminar".
Dica dos profs. Normalmente, a gente não lê o que está entre parênteses ou travessões.
-
Para chegar ao gabarito D basta ler sem a sentença entre travessões. Mas "resultado final" é pleonasmo vicioso, sendo, portanto, falha sintática como igualmente são "encarar de frente", "ver com os olhos", "surpresa inesperada". Nem parece, né? Mas somente pelo uso coloquial. Só é admitido o pleonasmo literário. No entanto, a banca diz tratar de norma culta, mas na prova usa o coloquial para definir o gabarito. Aí é pacabá! Ainda dizem que é uma das "melhores" em português. Ao meu ver é a pior. Mas, o lado bom é que sempre se pode estudar mais.
-
Gabarito: D)
Como o período é bem longo, vou suprimir algumas partes, pra "soar" melhor a troca do será por seja:
"Embora o resultado final da autópsia [...] só seja divulgado nos próximos vinte dias, [...], o legista esclareceu que todas as vítimas [...]"
Seja >>> Presente do subjuntivo (acontecimento hipotético) / Esclareceu >>> Pretérito perfeito do indicativo (acontecimento do passado)
Então, o texto passou a ideia de "embora tal coisa ainda não tenha sido concluída (a autópsia), o fulano já foi lá e falou sobre o ocorrido". Logo, ok!
Sobre a letra A) “resultado final” por “resultado”; penso que no caso do texto não é uma redundância, porque a autópsia, pelo que o legista indica, já teve alguns desfechos (vide os comentários que ele faz sobre), ou seja, concluí que houve outros resultados nesse meio tempo, conclusões intermediárias que permitiriam a utilização de "resultado final".
E no tema... https://www.portugueselegal.com.br/pleonasmo-sera-mesmo/
-
A FGV na parte genuinamente gramatical é uma banca normal, o problema é só na parte da noia mesmo que ela judia!
-
ler somente a parte adaptada da questão não é o suficiente ´para melhor entendimento.
-
acertei a questão apenas por saber que TODA vez que estivermos diante de uma conjunção subordinativa concessiva "EMBORA" é necessário o verbo está no subjuntivo.
-
E a ambiquidade em relação a alternativa(A)? Se é um" resultado" é lógico que existe uma conclusão( Final)
-
"Resultado final: durante um processo, pode haver vários resultados, já que vêm do verbo “resultar”: fazer surtir efeito ou proporcionar consequência. Assim, por exemplo: “Eu inventei de tentar fazer bolinhos de chuva e errei tudo, mas o resultado final foi razoável.” No contexto da frase, houve vários resultados desastrosos, mas, por fim, o narrador foi capaz de fazer bolinhos bons, esse foi o resultado final."
Fonte: https://www.portugueselegal.com.br/pleonasmo-sera-mesmo/
-
Odeio errar por falta de atenção.
-
Eu faço essa questão 10 vezes e erro todas!!
-
Um questionamento: Não há um pleonasmo ao afirmar "resultado final"? Resultado, já não subentende que seja resultado final?
-
Curso de Português (Gramática e Interpretação de Texto) focado especificamente para Concursos Públicos. Neste excelente curso você tem acesso a: - 24 videoaulas com teoria e exercícios - Lista de Exercícios Gabaritadas - Material Didático em PDF - Provas gabaritadas de concursos das principais bancas com os assuntos de Língua Portuguesa que mais caem em concursos. Fala, galera! Eu sou o professor Rodrigo Lima, sou Graduado, Mestre e Doutorando em Letras pela UFBA. Tenho 13 anos de experiência como professor de Língua Portuguesa e Redação. Fui aprovado nos seguintes concursos/seleções: 2º Lugar - Concurso para Professor de LP Secretária de Educação da Bahia (2018) 25º lugar - Concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (2012-2013) 1º lugar - Seleção para professor Substituto da Universidade Federal da Bahia (2021) Com esse curso, quero compartilhar com vocês a minha experiência de aprovação em concursos. Vamos estudar Português juntos! Quero ver você colecionar aprovação!
https://go.hotmart.com/B68573338G?dp=1
-
Não sei qual é pior a questão ou os comentários tentando justificar a resposta.
-
Algumas correlações corriqueiras:
presente do indicativo + presente do subjuntivo
Ex: Não é certo que você assedie as pessoas assim.
- pretérito perfeito do indicativo + pretérito imperfeito do indicativo
Ex: Esperei durante horas que você me ligasse.
- futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo
Ex: Quando os governantes resolverem ser honestos,serei o primeiro a elogiá-los
- pretérito imperfeito do subjuntivo + futuro do pretérito do indicativo
Ex: Desde que eu completasse 30 horas de estágio, conseguiria o diploma
-
Poderia ser tbm a Letra A.
Resultado final...pra mim a ambuiguidade
se é resultado já é final.
-
A questão deveria ser anulada, pq a A também esta correta.
-
Existe resultado parcial galerinha!