SóProvas


ID
663418
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase construída em conformidade com o padrão culto escrito é:

Alternativas
Comentários
  • Caramba, identifiquei a resposta correta e, na hora de marcar, marquei uma das alternativas erradas...

    Isso acontece com vocês também?

    Espero que esse tipo de coisa não aconteça durante uma prova, quando for para valer...

    PS.:

    Desculpem aí... Estou só desabafando...
  • Vinicius, será que essa alternativa E não estaria errada é no trecho "eles mesmo produziam", sendo que o correto seria "eles mesmos produziam"? E por outro lado entendo que "o que lhes garantiu" seria caso de próclise mesmo pois existe o QUE que atrai o pronome. O que você acha?

    Abraço, bons estudos o//
    Valeu pelos comentários, tem me ajudado muito.
  • Esse tipo de questão da FCC dá dor de cabeça!

    Na letra (B) , ta uma confusão esses tempos verbais, que não estão correlacionados, mas não consegui ainda identificar os problemas.

    Outros erros:

    C) sérias dúvidas existem
    E) eles mesmos (=próprios) produziam

    []s


  • Vamos lá galera, objetivamente:

    a) Qualquer (quaisquer) que sejam os motivos alegados pela comissão para justificar o atraso, lhe (não se inicia frase com pronome oblíquo) devem ser repassadas as anotações acerca dos itens em que houve perda do prazo de entrega anteriormente acordado. b) Demos (Damos) a eles a notícia que mais almejam e passeamos (passeemos) nosso olhar sobre seus semblantes: o que veremos surpreenderá, pois será muito mais do que alguém possa supor. c) O empreiteiro jura que reconstróe (reconstrói) a laje danificada em poucos dias, mas existe, na avaliação do engenheiro e do arquiteto, sérias dúvidas quanto à possibilidade de isso ser possível. d) Pelo que tudo indica, os responsáveis pela empresa hão de questionar a advertência que lhes foi feita pelo setor de cobranças, que, durante dias, os procurou para tratar do assunto em pendência. (CORRETA) e) Registram-se (Registra-se) em livros de história que aqueles artesãos eram bastante hábeis com as ferramentas que eles mesmo (mesmos) produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material.ENRIQUECENDO O VOCABULÁRIO:
    Significado de Burilar:-Lavrar com Buril; gravar .
    -Trabalhar alguma coisa com extremo cuidado.
    -Retocar, apurar e apeifeiçoar
  • Ótimo comentário Pablo, acredito que tirou a dúvida dos colegas acima e de muitos que irão fazer esta questão. Uma dúvida que tive também foi com a quantidade de vírgulas que a letra " D " tem.
  • Em relação à letra "d":

    não está errado iniciar a oração "os procurou....." por pronome oblíquo átono?

    o correto não seria "procurou-os..."

    Entendo que a alternativa também está errada.
     
  • Dúvidas:

     d) Pelo que tudo indica, os responsáveis pela empresa hão de questionar a advertência que lhes foi feita pelo setor de cobranças, que, durante dias, os procurou para tratar do assunto em pendência.

    "em pendência" está correto?
    os procurou (não deveria ser procurou-os?) (os procurou para quê?) para tratar ( tratar de quê?) do assunto em pendência.(não seria pendente)????

    Alguém poderia me ajudar? 

    Grata.
  • Também fiquei com a mesma dúvida na letra D:
    ..., os procurou (não seria procurou-os?) De qq maneira me pareceu a menos errada.
  • Na letra b, acredito eu, o erro é que deveria ser passamos (verbo passar) e não passeamos (verbo passear)

    ... e passamos nosso olhar sobre seus semblantes ...
  •  Concordo com o Felipe e com o Marcus Jefferson, 
    A letra D também está errada!
  • Felipe e com o Marcus Jefferson: a letra D não está errada. O erro apontado por vocês não existe. Na verdade, o uso da próclise no caso é obrigatório.
    Com uma leitura mais atenta vocês vão perceber que, na verdade, a oração inicia-se com que, e não com os procurou. O que causou confusão foi a colocação de um adjuvento adverbial de tempo entre os termos. Reordenando a oração: "...que os procurou durante dias para tratar do assunto em pendência".
  • Questão passível de NULIDADE sem resposta correta!!

    Em relação à letra "d":



    Está errado iniciar a oração "os procurou....." por pronome oblíquo átono!!! A partir do momento que se colocou uma oração intercalada finalizada por vírgula, (que, durante dias, os procurou para tratar do assunto em pendência) faz mister a utilização OBRIGATÓRIA da ênclise. Não há início de período marcado por prôclise (regra básica de gramática)!!!



    o correto não seria "procurou-os..." Procurou eles!!!



    Entendo que a alternativa também está errada.

    QUESTÃO NULA SEM RESPOSTA!! QUEM NÃO RECORREU VACILOU. 
    POR SINAL A PROVA DE PORTUGUÊS DA FCC nesse concurso do paraná foi uma das piores em termos de má formulação!!!
  • Pablo, bons comentários, só completando a letra C...
    Existem sérias dúvidas.
    Bjs.
  • Tbm fiquei na dúvida quanto "os procurou"... mas alguém pode comentar sobre isso ?
  • Já expliquei por que a D está CORRETA.
    Em vez de postarem comentários falando que a questão está errada, leiam antes e me corrijam (se acharem mesmo que estou errado), em vez de ficar repetindo a mesma coisa.
  • como disse o colega acima, o QUE deslocado atraiu o OS, por mais esquisita que a frase esteja está certa...
  • Pessoal, nosso colega explicou que na letra E há dois erros: O Registram-se e o Mesmo. Ele informa que o registram-se deveria ser registra-se, bom é justamente aí que reside minha dúvida. "Registra-se", por que está correto no singular?

    Obrigado desde já.
  • Olá, Michelle.

    O verbo registrar deve ficar no singular porque a partícula "se", nesse caso, funciona como índice de indeterminação do sujeito.

  • Obrigada Katiusse, sanou minha dúvida.

    Bons estudos e fé em Deus.
  •  e) Registram-se em livros de história que aqueles artesãos eram bastante hábeis com as ferramentas que eles mesmo produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material. ERRADO

    Registra-se em livros em livros de história que aqueles artesãos eram bastante hábeis com as ferramentas que eles mesmo produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material. Correto

    O que é registrado nos livros? o fato de os artesãos serem bastante hábeis com as ferramentas. Esse fato é registrado nos livros.
  • risos

    Na alternativa E eu achei que o erro estava presente no vocábulo BURILAR, pensei eu que fosse BURLAR, e que burilar nem existisse. rs. Procurando no dicionário, BURILAR quer dizer estampar com um buril. Continuei sem entender e voltei ao dicionário: BURIL é um instrumento para gravar em madeira ou metal. 

    Língua Portuguesa é uma COISA , né? risos
  • Apenas reorganizando informações já repassadas...
    A frase construída em conformidade com o padrão culto escrito é:

    a) Qualquer que sejam os motivos alegados pela comissão para justificar o atraso, lhe devem ser repassadas as anotações acerca dos itens em que houve perda do prazo de entrega anteriormente acordado.
    • Quaisquer que sejam...

    b) Demos a eles a notícia que mais almejam e passeamos nosso olhar sobre seus semblantes: o que veremos surpreenderá, pois será muito mais do que alguém possa supor.
    Damos ( presente do indicativo)
    Passeemos (presente do subjuntivo)

    c) O empreiteiro jura que reconstróe a laje danificada em poucos dias, mas existe, na avaliação do engenheiro e do arquiteto, sérias dúvidas quanto à possibilidade de isso ser possível.
    Recontrói...
    Existem sérias dúvidas...


    d) Pelo que tudo indica, os responsáveis pela empresa hão de questionar a advertência que lhes foi feita pelo setor de cobranças, que, durante dias, os procurou para tratar do assunto em pendência.  CORRETA

    e) Registram-se em livros de história que aqueles artesãos eram bastante hábeis com as ferramentas que eles mesmo produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material.
    Registra-se em livros.

    Bons estudos a todos e que a nossa determinação e  fé em DEUS nos mantenha sempre firmes!
  • caí na pegadinha da próclise. :(
  • Na letra D não estaria errado o uso da próclise? "... os procurou para tratar do assunto em pendência." O pronome átono "os" está em início de frase precedido de vírgula.

  • "B":

    Os verbos estão no Imperativo, que, nesse caso, ficam no Presente do Subjuntivo.Portanto, o correto é DEMOS e PASSEEMOS.

  • "Pelo que tudo indica" pode ser considerado padrão culto da língua portuguesa? Para mim parece um discurso informal. Essa é a minha dúvida nessa alternativa d. Alguém pode ajudar? Obrigada.

  • NOSSA, escorreguei feio nessa! Caí na pegadinha da próclise também (letra D). Pra quem teve a mesma dúvida, olhe o comentário do FELIPE NOGUEIRA (pelo menos pra mim fez bastante sentido).

  • esclarecimento de caso parecido com a D => gabarito

    http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI93990,101048-Colocacao+de+pronomes+atracao+remota

    erros da e) Registra-se em livros de história que aqueles artesãos eram bastante hábeis com as ferramentas que eles mesmos produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material.

  • a)Qualquer que sejam os motivos alegados pela comissão para justificar o atraso, lhe devem ser repassadas as anotações acerca dos itens em que houve perda do prazo de entrega anteriormente acordado. QUAISQUER, DEVE SER EVITADO USAR PRONOME DEPOIS DE VIRGULA

     b)Demos a eles a notícia que mais almejam e passeamos nosso olhar sobre seus semblantes: o que veremos surpreenderá, pois será muito mais do que alguém possa supor. DAMOS E PASSEMOS

     c)O empreiteiro jura que reconstróe a laje danificada em poucos dias, mas existe, na avaliação do engenheiro e do arquiteto, sérias dúvidas quanto à possibilidade de isso ser possível. RECONSTROI

     d)Pelo que tudo indica, os responsáveis pela empresa hão de questionar a advertência que lhes foi feita pelo setor de cobranças, que, durante dias, os procurou para tratar do assunto em pendência.

     e)Registram-se em livros de história que aqueles artesãos eram bastante hábeis com as ferramentas que eles mesmo produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material. REGISTRA= VTD = 

    SE = PA= CONCORDA COM O OBJETO 

    COMO O OBJETO É UMA ORAÇÃO DEVE FICAR NA 3 P DO SINGULAR

  • a) ERRADO. Quaisquer que sejam os motivos alegados pela comissão para justificar o atraso, lhe devem ser repassadas as anotações acerca dos itens em que houve perda do prazo de entrega anteriormente acordado.

     

    b) ERRADO. Demos (presente do subjuntivo) a eles a notícia que mais almejam e passeemos (presente do subjuntivo) nosso olhar sobre seus semblantes: o que veremos surpreenderá, pois será muito mais do que alguém possa supor.

     

    c) ERRADO. O empreiteiro jura que reconstrói a laje danificada em poucos dias, mas existe, nas avaliações do engenheiro e do arquiteto, sérias dúvidas quanto à possibilidade de isso ser possível.

     

    d) CERTO. Pelo que tudo indica, os responsáveis pela empresa hão de questionar a advertência que lhes foi feita pelo setor de cobranças, que, durante dias, os procurou para tratar do assunto em pendência.

     

    e) ERRADO. Registram-se em livros de história que aqueles artesãos eram bastante hábeis com as ferramentas que eles mesmos produziam, o que lhes garantiu a fama de burilar com criatividade qualquer tipo de material.

  • A] Quaisquer que sejam

    B] que mais almejavam e passamos

    C] verbo reconstruir: no singular (reconstrói) / no plural (reconstroem)

    D] gabarito

    E] Registra-se em livros isso