SóProvas


ID
69712
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade. Os testes psicométricos são aqueles que medem as

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o método, os testes dividem-se em psicométricos e projetivos. Tem-se denominado método psicométrico ao procedimento estatístico sobre o qual se baseia a construção dos testes, assim como a elaboração dos dados da investigação. Entretanto, quando se trata da metodologia empregada para a obtenção de dados, diz-se que um teste que um teste psicométrico é aquele cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens do teste são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros, seguindo uma tabela ( ex.: testes de inteligência).
  • Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade:

                a) Os testes psicométricos são os que medem as aptidões individuais, determinando um índice que é comparado com escores examinados e validados anteriormente. É o caso do testes de inteligência.
                b) Os testes de personalidade são úteis como instrumentos para compreender melhor os comportamentos mais prováveis do indivíduo em relação as suas experiências anteriores.


    http://www.ideau.com.br/upload/artigos/art_75.pdf 

  • Guilherme está totalmente certo, não tem essa divisão Piscométricos e de Personalidade, afinal existem diversos testes psicométricos com o objetivo de aferir contrutos da personalidade. Questão mal formulada.

  • Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade. Os testes psicométricos são aqueles que medem as aptidões individuais, determinando um índice comparado com escores ponderados e validados anteriormente.

    Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade:

               a) Os testes psicométricos são os que medem as aptidões individuais, determinando um índice que é comparado com escores examinados e validados anteriormente. É o caso do testes de inteligência.

               b) Os testes de personalidade são úteis como instrumentos para compreender melhor os comportamentos mais prováveis do indivíduo em relação as suas experiências anteriores.