-
Adversativas
Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.
Ex: O carro bateu, mas ninguém se feriu.
-
Nas orações Adversativias (opositivas) geralmente da pra usar um macetizinho que ajuda. Tente colocar a palavra NÃO no final do segundo período, se der certo fica claro o sentido de oposição. Vejam: “Os estádios avançam, mas a seleção de Mano Menezes NÃO. Desta forma fica clara a ideia de contrariedade, ou seja, enquantos os estádicos avançam a seleção NÃO AVANÇA.
-
Questão capciosa, ela induz a alternativa A. Mas cuidado! Nesse tipo de questão é necessário ficar atento a classificação da oração, neste caso “Os estádios avançam, mas a seleção de Mano Menezes...” se trata de um período composto por COORDENAÇÃO,portanto, concessão jamais poderia ser a alternativa correta,pois, se trata de uma conjunção exclusiva de orações SUBORDINADAS."MAS" é sim uma conjunção,porém, uma conjunção COORDENATIVA ADVERSATIVA que dá ideia de oposição.
Bons estudos pessoal!
-
-
Gab E
Se você quer destacar uma situação você usa uma oposição adversativa.
Ex: Os estádios avançam, mas a seleção de Mano Menezes.
Atenção: Se você quer amenizar uma situação você usa uma o posição concessiva.
Ele: Ele é um bom gestorr, embora seja teimoso às vezes.
Bons estudos galerinha!!!
Fica com Deus.
-
São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo
-
GABARITO: LETRA E
Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:
Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR