SóProvas


ID
842011
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação aos Poderes do Estado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -  ALTERNATIVA B


    A - incorreta - conforme dispõe os art. 45 e 46 da Constituição Federal é justamente o contrário.
    Art. 45 - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
    Art. 46 - O Senado Federal compõ-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.


    B - correta - é o que dispõe o art. 49 da Constituição Federal.
    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    I - resolver definitivametne sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretaem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.


    C - incorreta - a alternativa encontra-se errada porque não é o Congresso Nacional que faz essa aprovação, mas o Senado Federal, conforme art. 52, III da CF/88.


    D - incorreta, trata-se de competência originária do STF prevista no art. 102 , I da CF/88.
    f) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivbas entidades da administração indireta. (na alternativa tinha "entre a União e os Municípios", o que a tornou errada)


    E - incorreta - a ordem sucessória nos casos de impedimento do Presidente da República está no art. 80 da CF/88, o Presidente da Câmara assume antes do Presidente do Senado.
    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e Vice-Presidente da República, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da CÂmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Bons estudos!

  • O gabarito da questão é a letra b
    • O Congresso Nacional compõe-se da Câmara dos Deputados (formada pelos representantes do povo) e pelo Senado Federal (formado pelos representantes dos es tados).

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:  I- resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;
    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República
    XIV - nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei; 
    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:


    I - processar e julgar, originariamente: 

    f) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta;

    1.4.- Vacância e Impedimento: Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência: o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal.
  • Questãozinha totalmente fora dos padrões CESPE, literalidade da lei..
  • Realmente não é CESPE, e sim ESAF.
  • Resposta Correta: B

    a) O Congresso Nacional se compõe da Câmara dos Deputados, integrada por representantes dos Estados e do Distrito Federal, e do Senado Federal, que é formado pelos representantes do povo. Art. 45 - CF - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. b) É competência exclusiva do Congresso Nacional resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional. Art. 49 - CF. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional. c) Compete privativamente ao Presidente da República nomear, após aprovação pelo Congresso Nacional, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do Banco Central e outros servidores, quando determinado em lei. Art. 84 - CF. Compete privativamente ao Presidente da República: XIV -  nomear, após aprovação do Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei; d) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, a União e os Municípios, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta. Art.102- CF. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: f) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta    e) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice- Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência, o Presidente do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados e o do Supremo Tribunal Federal.
  • Gabariro 'b'

    Dica: as atribuições exclusivas do CN se iniciam com verbos...

  • Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    e) o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Território;

    f) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta;


    - Observe que não se inclui na competência do STF conflito federativo envolvendo o Município.


  • Senado: representa os Estados

  • Justificativas das assertivas erradas:

    a) A CD é integrada por representantes do povo e o SF por representantes dos Estados e do DF.

    c) Competência privativa do SF: art 52º, III, CF/88;

    d) Compete ao STF processar e julgar, originariamente: art 102º, I, f - as causas e os conflitos entre U x E, U x DF, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta;

    e) art 80º, CF/88: o presidente da CD é o primeiro a ser chamado ao exercício da Presidência em caso de dupla vacância;

  • letra c esta errado também por citar que vai ser "nomeado" que na verdade o Senado Federal só "aprova" a nomeação dos cargos citados.

  • Lina Gomes, atenção ao fazer a interpretação das assertivas:

    O erro da alternativa C, está apenas em dizer que a aprovação será feita pelo CONGRESSO NACIONAL, quando na verdade quem aprova é o SENADO.

    A afirmação feita foi que a NOMEAÇÃO é feita pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA. (essa parte está ok)

    ATENÇÃO DURANTE A LEITURA!!!



  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    b) CERTO: Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;

    c) ERRADO: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição; b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República; c) Governador de Território; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da República; f) titulares de outros cargos que a lei determinar;

    d) ERRADO: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: f) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta;

    e) ERRADO: Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • Chega dar nervoso de tanta gente escrevendo informações erradas.

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XIV - nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo

    Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o

    Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros

    servidores, quando determinado em lei;

  • A questão exige conhecimento acerca dos Poderes da União e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) O Congresso Nacional se compõe da Câmara dos Deputados, integrada por representantes dos Estados e do Distrito Federal, e do Senado Federal, que é formado pelos representantes do povo.

    Errado. A Câmara dos Deputado são representantes do povo e o Senado Federal representantes dos Estados e do DF. Aplicação dos arts. 44, 45, caput, e 46, caput, CF: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.  Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    b) É competência exclusiva do Congresso Nacional resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 49, I, CF: Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;

    c) Compete privativamente ao Presidente da República nomear, após aprovação pelo Congresso Nacional, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do Banco Central e outros servidores, quando determinado em lei.

    Errado. Quem aprova é o Senado Federal e não o Congresso Nacional. Aplicação do art. 84, XIV e 52, III, CF:

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: XIV - nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do  banco central  e outros servidores, quando determinado em lei;

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição; b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República; c) Governador de Território; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da República;

    d) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, a União e os Municípios, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta.

    Errado. Houve extrapolação da banca, visto que no texto constitucional não consta "Municípios". Aplicação do art. 102, I, "f", CF: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: f) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta;

    e) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice- Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência, o Presidente do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados e o do Supremo Tribunal Federal.

    Errado. Primeiramente se chama o Presidente da Câmara dos Deputados e depois o Presidente do Senado Federal, nos termos do art. 80, CF: Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Gabarito: B