-
Gabarito: letra e)
a) "Insta frisar, que o preenchimento das vagas remanescentes será feito mediante a realização de concurso público, devendo, para tanto, que Vossa Excelência publique em Diário Oficial, essa informação". ERRADA
Justificativa: a vírgula que aparece após "Diário Oficial" estaria correta se antes da expressão "em Diário Oficial" (que é adjunto adverbial de lugar) também aparecesse vírgula. Outra possibilidade seria suprimir a vírgula que separa o adjunto adverbial "em Diário Oficial" do complemento verbal "essa informação".
"... que Vossa Excelência publique, em Diário Oficial, essa informação" CERTO
"... que Vossa Excelência publique em Diário Oficial essa informação" CERTO
b) "Foi realizado, na tarde de ontem, reunião onde foi deliberada a obrigatoriedade de padronização dos uniformes dos funcionários que fazem a segurança interna do prédio e que estes fossem confeccionados nas cores cinza e preta". ERRADA
Justificativa: o adjunto adverbial de lugar "onde" foi empregado incorretamente, pois não denota lugar. Deve ser substituído por "em que", "na qual" etc.
c) "Ilustríssimo Senhor José da Silva, Informamos que a listagem de clínicas as quais firmaram convênio com esta secretaria para o ano de 2013 encontram-se à disposição do público no portal eletrônico dos servidores". ERRADA
Justificativa: é preciosismo o uso de palavras como "ilustríssimo", "digníssimo" etc.
d) Informamos ao Senhor Ministro de que a emposse dos novos servidores acontecerá no dia 15/03/13, às 15h, na sala de reuniões desta seção. Esperamos contar com a vossa agradável presença. ERRADA
Atenciosamente,
João do Nascimento
Assessor
Justificativa: o verbo "informar", na questão, apresenta 2 complementos verbais preposicionados ("ao Senhor Ministro" / "de que a emposse"), o que é vedado na gramática brasileira.
-
Olá (:
Só pra acrescentar a quem interessar, outro erro na letra b) Foi realizado, na tarde de ontem, reunião[...] "realizado" concorda com reunião, substantivo feminino, então seria "realizada".
E na letra d)[...]Esperamos contar com a vossa agradável presença. Esse adjetivo demonstra opinião, o que fere a impessoalidade.
Sucesso!
-
Além das observações dos colegas acimas, acredito que na alternativa D podemos destacar o erro no fechamento Atenciosamente sendo que o certo é Respeitosamente, pois como ele é assessor está se comunicando com autoridade superior.
-
Não concordo com a alternativa E pois a concordância entre o verbo seguem e o sujeito a relação de servidores nao está coerente.
O correto seria: Segue, em anexo, a relaçao de servidores...
-
Respondendo ao comentário acima:
O examinador optou pelo seguinte:
No caso em que o sujeito aparecer posposto ao verbo, este poderá concordar com o núcleo mais próximo ou permanecer no plural.
A relação e o cronograma, núcleos do sujeito, subordinam o verbo.
-
NÃO CONCORDO COM O GABARITO, POIS PELO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO NÃO SE USA MAIS A EXPRESSÃO "EM ANEXO"
O CORRETO SERIA: SEGUEM ANEXOS, A RELAÇÃO...E O CRONOGRAMA.
-
Ainda comentando a letra d)
NÃO EXISTE A EXPRESSÃO 'A EMPOSSE'.
NO CASO DA FRASE EM QUESTÃO DEVERIA SER A POSSE!
O VERBO EMPOSSAR OBVIAMENTE QUE EXISTE, MAS FIQUEM ATENTOS A ESSE TIPO DE SUBSTANTIVAÇÃO!
Abraços....
-
A letra E está correta, pois "seguem, em anexo, a relação e o cronograma. "Em anexo" é admitido pelo Manual de Redação da Presidência da República.
-
Para maior entendimento, de acordo com o Manual da Presidencia da república:
anexo/em anexo
O adjetivo anexo concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: Encaminho as minutas anexas. Dirigimos os anexos projetos à Chefia. Use também junto, apenso. A locução adverbial em anexo, como é próprio aos advérbios, é invariável: Encaminho as minutas em anexo. Em anexo, dirigimos os projetos à Chefia. Empregue também conjuntamente, juntamente com.
-
O erro da letra D é a subjetividade:
Esperamos contar com a vossa agradável presença.
-
Esta questão pra mim nao tem correta, a letra E apresenta redundancia, se segue é porque esta em anexo, sempre aprendi ou utilizo segue documentos ..... ou anexo documento, ou mesmo em anexo documentos... utilizar as duas expressões é completamente redundante...
-
Errei, mas depois entendi. A alternativa "E" esta certa porque: o em anexo esta sendo usado para demonstrar que a relação de servidores esta dentro de algo (envelope ou e-mail).
-
Seguem, em anexo, a relação dos servidores que aderiram ..., E o cronograma ...
Seguem se refere a relação dos servidores e o cronograma. E não apenas à relação dos servidores.
-
a- Não deveria existir a vírgula separando o OD (essa informação) do verbo (publique).
b- Erro de concordância nominal, pois deveria estar escrito "foi realizadA...reunião".
c- Erro de concordância verbal: "a listagem de clínicas... encontram-se". O sujeito aqui é singular e o verbo deveria estar concordando com ele e não com o complemento nominal "de clínicas".
d- Erro de regência. Quem informa, informa algo a alguém, logo, deveria estar escrito "informamos ao Senhor Ministro que...". Ademais, a L8112 fala em posse como ato de provimento originário e não em "emposse", se é que essa palavra realmente existe.
e- Trata-se da alternativa correta. Eu não colocaria aquela vírgula antes do "a contar...", mas não creio que sua utilização para separar a oração subordinada adverbial temporal não consista em erro.
-
Sobre os erros das assertivas:
a) Não deve haver vírgula entre o verbo frisar e seu objeto direto, que consiste na oração "que o preenchimento das vagas..." Além disso, há separação entre o verbo "publique" e seu objeto, essa informação.
b) RealizadA...reunião seria o correto.
C) Ilustríssimo é forma de tratamento rejeitada expressamente no Manual de Redação da Presidência da República.
d) Dois erros: Senhor Ministro é usado como vocativo, não como pronome de tratamento e "agradável presença" indica subjetividade, o que vai de encontro ao princípio da impessoalidade.
-
a) errada pois não há a necessidade de "insta frisar"
b) errada pois a frase ficou ambígua no final
c) errada pois no corpo do texto não há a necessidade de usar "ilustrissimo" . além disso não está claro pois menciona que a publicação para os cidadãos está no portal do servidor.
d) errada pois os pronomes devem ser na terceira pessoa do singular; e como trata-se de um um assessor,o fecho deveria ser respeitosamente.
-
"Em anexo" não existe segundo os gramáticos pq a palavra anexo tem valor de adjetivo e concorda com o sujeito. É um neologismo.
-
O enunciado apresenta cinco alternativas, em que uma está correta apenas.
A letra A está incorreta porque há o uso indevido de vírgula antes do "que". A letra B está incorreta porque faltam vírgulas para marcar as pausas necessárias. A letra C está incorreta porque há uso de letra maiúscula após o uso da vírgula. E a letra D está incorreta porque deveria ter usado "Respeitosamente", conforme o manual de Redação Oficial (ver "fechos para comunicações"): Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente, b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente.
A alternativa correta é a letra E.
-
Assinale a opção cujo excerto apresente, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, as características de texto oficial, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso da norma padrão da língua escrita.
Letra "E": Seguem, em anexo, a relação de servidores que aderiram à paralisação da última sexta-feira, 20/3/2013, e o cronograma das reuniões previstas para abril. Solicitamos que os documentos sejam assinados e devolvidos em até três dias, a contar da data do recebimento. CORRETA
A questão pede expressamente que seja respondida com base no MRPR. Além disso, não há consenso entre os doutrinadores a respeito do uso a expressão "em anexo".
------------------------------
anexo/em anexo
O adjetivo anexo concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: Encaminho as minutas anexas.
Dirigimos os anexos projetos à Chefia. Use também junto, apenso. A locução adverbial em anexo, como é próprio aos advérbios, é invariável: Encaminho as minutas em anexo. Em anexo, dirigimos os projetos à Chefia. Empregue também conjuntamente, juntamente com.
Fonte: MRPR
------------------------
OUTRO ERRO DA LETRA "B":
Foi realizado, na tarde de ontem, reunião onde (erro já citado pelos colegas) foi deliberada a obrigatoriedade de padronização dos uniformes dos funcionários que fazem a segurança interna do prédio e que estes fossem confeccionados nas cores cinza e preta.
O CORRETO SERIA "ESSES", pois tem o referente anteposto: "uniformes".
ESTE, ESTAS, DESTE: podem ser catafóricos (termos pospostos), anafóricos (termos antepostos) ou dêiticos (mostra traço de quem redige). Só se usa ESTE anafórico em oposição a "aquele", isto é, quando se deseja retomar dois termos já utilizados, como neste exemplo:
João e José chegaram junto. Este veio de carro e, aquele andando.
Fonte: notas de aula Professor Fernando Moura.
-
Pegadinha! Era só ler toda a alternativa e. Eu parei em "relação".
-
Os membros do QC acham mais erros do que esta professora.