a) o envolvimento é baseado em aspectos EMOCIONAIS da decisão de compra, pois o comprador ativa critérios cognitivos para avaliação de compras que considera complexas.
c) clientes envolvidos profundamente têm intenso foco nos atributos originais E AGREGADOS da oferta, por isso é FÁCIL atraí-los como experimentadores de novas versões relacionadas à oferta principal.
d) clientes envolvidos são MENOS sensíveis a variações do preço do produto
e) clientes com baixo envolvimento geralmente são MENOS sensíveis a argumentos técnicos E MAIS SENSÍVEIS AO PREÇO
"Alto envolvimento
A decisão de compra complexa é baseada num nível envolvimento situacional. Ocorre em ocasiões específicas e é temporário, visto que ocorre normalmente quando a compra é necessária. Já a lealdade tem subjacente um envolvimento duradouro. É contínuo, permanente e ocorre independentemente da compra. A ênfase está no produto em si, na satisfação pelo seu uso. Tanto a decisão de compra complexa [específica e situacional] como a lealdade [duradouro] são mais comuns em determinadas categorias de produtos entre as quais se salientam:
Produtos de elevado preço; Produtos associados a risco de utilização (ex: serviços médicos, automóveis); Produtos complexos (ex: computadores); Produtos de especialidade (ex: mobiliário, artigos desportivos); Produtos associados ao ego (ex: cosméticos, vestuário).
Baixo envolvimento
A Inércia consiste no comportamento repetitivo de compra de uma marca, sem o recurso a uma tomada de decisão como tal. Este é um conceito de grande importância para as empresas porque a maior parte dos produtos são de baixo envolvimento. Por seu lado, a decisão de compra limitada exige alguma tomada de decisão mas subentende um processo de aprendizagem passiva porque não há procura ativa de informação. Um novo estímulo é suficiente para provocar uma nova escolha. Tanto a inércia como a decisão de compra limitada normalmente resultam em compras não planeadas antes de entrar na loja. Estas compras podem ser:
Compra por impulso: induzida por uma necessidade de variedade e novidade provocadas por determinados estímulos.
Efeito de sugestão: compra por impulso de um novo produto mas de que o consumidor necessita.
Impulso planeado: intenção do consumidor ir a determinada loja sem pensar, no entanto, em comprar um determinado produto.
Efeito recordar: em que há a necessidade de um produto mas não tem ideia por que marca optar. Faz então uma pesquisa nas lojas e muitas vezes escolhe a mais barata.
Fonte: http://www.pmelink.pt/article/pmelink_public/EC/0,1655,1005_5365-3_41102--View_429,00.html