- 
                                GABARITO:  
 
 Comentários:  Os Arts. 5°, XLII e XLIII da CF/88 estabelecem as práticas de racismo e tortura como  crimes inafiançáveis.  Art. 5°, XLII da CF/88: “A prática do racismo constitui crime inafiançável e  imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”; e  Art. 5°, XLIII da CF/88: “A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou  anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os  definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os  que, podendo evitá-los, se omitirem”.  Além disso, o repúdio ao terrorismo e o racismo é tido como Princípio da República  Federativa no âmbito de suas relações internacionais, nos termos do Art. 4°, VIII da CF/88.  Art. 4º da CF/88: “A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais  pelos seguintes princípios:  (...)  VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo”.  Portanto, o primeiro item da referida questão, considerado pela banca como correto, está, na  verdade, incorreto em razão do exposto acima.  Fonte: comentários do prof. Roberto Silva  
- 
                                Acredito que o QC tenha disponibilizado gabarito equivocado, já que a resposta correta é a letra D, não E. Isto porque embora, de fato, tortura e racismo sejam considerados inafiançáveis, a redação da assertiva I dá a entender, na segunda parte, que é princípio que rege o Brasil nas relações internacionais o repúdio tanto da tortura quanto do terrorismo, o que não é verdade, já que o inciso da CF trata de terrorismo e racismo.Artigo 5°, XLIII/CF: "a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem".Artigo 4º/CF: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo".
                            
- 
                                I. As práticas de tortura (CORRETO É TERRORISMO) e racismo são consideradas crimes inafiançáveis pela Constituição, sendo o seu repúdio um princípio de regência das relações internacionais do Estado brasileiro. 
 
 
 
 
 
- 
                                Esta questão envolve Português também, porque o "...seu 
repúdio..." pela construção gramatical ficou ambíguo e nesse caso 
poderia se referir apenas a racismo, o que faria a questão ficar correta.
 
 
- 
                                art.4  VIII- repudio ao terrorismo e ao racismo.
 
 Muito boa a questao, principalmente essa ideia de de tortura e racismo como principio que rege a RFB nas relaçoes internacionais. 
- 
                                Essa é uma boa hora pra dizer "Caí que nem um pato".  
 
 Pegadinha boa, mais de 50% de erro nessa questão simples que só precisa saber a letra da lei. Examinadores da FCC fizeram estágio no CESPE e estão saindo melhores do que a encomenda. 
- 
                                Fiquei tão preocupada em lembrar se eram inafiançáveis que nem vi a palavra "princípios"... Apressada come cru...  
- 
                                Acertei, mas essa questão deveria ser anulada por ambiguidade, pois "seu" poderia se referir tanto a "racismo" quanto a "tortura e racismo". Eu só acertei porque imaginei que na cabeça do examinador ele queria que eu soubesse que não há repúdio à tortura, mas sim ao terrorismo. Não acho legítimas nem idôneas questões assim. 
- 
                                O Art.4º, VIII da CF/88 prevê o seguinte: VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;  Ou seja, TORTURA NÃO é um dos princípios de regência das relações internacionais do Estado brasileiro.  
 
                            
- 
                                Olá... O item I da questão faz uma mistura perigosa:  As práticas de tortura e racismo são consideradas crimes inafiançáveis pela Constituição, sendo o seu repúdio um princípio de regência das relações internacionais do Estado brasileiro.  O inciso VIII do art 4º da CF/88 diz: Repúdio ao TERRORISMO e ao RACISMO. A confusão se faz a partir da lembrança, desacertada dos incisos XLII e XLIII do art 5º, quando dizem ser a Tortura e o Racismo crimes inafiançáveis. Complementando, a TORTURA está intrísicamente ligada ao fundamento da Dignidade da Pessoa Humana, art. 1º, III, CF/88. 
 
 Deus é fiel! 
- 
                                O item I está ERRADO. Apesar de, segundo o art. 5°, XLII e XLIII da
CF/88 estabelecerem que as práticas de racismo e tortura como crimes
inafiançáveis, no entanto, o item equivoca-se ao afirmar que tanto a prática de
tortura como o racismo são princípios que regem o Brasil nas suas relações
internacionais quando apenas o racismo está elencado no art. 4º da CF/88. Art. 4º da CF/88: “A República Federativa do Brasil rege-se nas suas
relações internacionais  pelos seguintes princípios:  (...)  VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo”.  O item II está CORRETO, segundo descrição
art. 2º da CF/88. O item III está CORRETO, pois um dos
objetivos fundamentais elencados no art. 3º da CF/88 é “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor,
idade e quaisquer outras formas de discriminação” do qual pode-se
extrair determinação constitucional para que a lei puna qualquer discriminação
atentatória dos direitos. O item IV está CORRETO,
pois traz a redação do art. 5º §2º da CF/88. Gabarito: Letra D 
 
- 
                                Repúdio ao terrorismo e ao racismo. Não há menção de repúdio à tortura. Esse é o único erro do enunciado I. GABARITO: LETRA D. 
- 
                                
                            
- 
                                Podem me falar um pouquinho mais sobre o item III? Como garantir o gabarito? 
- 
                                vacilei !!!! confundi tortura com terrorismo !!! foi bom pra me ligar nas próximas  bons estudos a todos  
- 
                                Com relação ao item I 
 
 "As práticas de tortura e racismo são
consideradas crimes inafiançáveis pela Constituição (...)" - essa parte está certa.
 
 
 
 "(...) sendo o seu repúdio um
princípio de regência das relações internacionais do Estado brasileiro." Essa
parte está errada pq um princípio de regência das relações internacionais do
Estado brasileiro é o repúdio ao TERRORISMO, e não repúdio à
tortura.
 
 
- 
                                Acho que esta questão foi anulada. 
- 
                                Credo minha gente, essa II eu não marcaria nem quando as galinhas criassem dentes! Trem mais escalafobético...(esculhambado, tá)
                            
- 
                                
 R-D CRFB/88 I-ARTIGO 5, XLII – RACISMO É CRIME INAFIANÇÁVEL E
IMPRESCRITÍVEL. XLIII- TORTURA INAFIANÇÁVEL E INSUSCETÍVEL DE GRAÇA OU
ANISTIA. ARTIGO 4, VIII – REPÚDIO AO TERRORISMO E AO RACISMO. 
 
 II – ARTIGO 1, PÚ – TODO PODER EMANA DO POVO. EXERCE DIRETAMENTE POR MEIO DE PLEBISCITO, REFERENDO E
INICIATIVA POPULAR – ARTIGO 14. 
 
 III – ARTIGO 3, IV – ARTIGO 5, XLI. 
 
 IV – ARTIGO 5, P3/ ARTIGO 4, II 
 
 
- 
                                 I- TORTURA NÃO .... errar foi uma tortura!
 
- 
                                Então estão todos os itens corretos? 
 
 
- 
                                Gabarito D. 
 
 II, III e IV, apenas.
 
 
- 
                                Esses elaboradores da FCC !!! :(   Mal posso ver seus movimentos. 
- 
                                Tortura não... Repúdio ao Terrorismo e ao Racismo.   GAB. LETRA D 
- 
                                Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;   LETRA D 
- 
                                Primeira vez que vejo que as estatísticas de uma questão não estão batendo, a quantidade de de acertos/erros de cada alternativa (D neste caso) comparada com o percentual de rendimentos. 
- 
                                 Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:  I - independência nacional;  II - prevalência dos direitos humanos;  III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção;  V - igualdade entre os Estados;  VI - defesa da paz;  VII - solução pacífica dos conflitos;  VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;  IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;  X - concessão de asilo político. 
- 
                                I. As práticas de tortura e racismo são consideradas crimes inafiançáveis pela Constituição, sendo o seu repúdio um princípio de regência das relações internacionais do Estado brasileiro.
 ERRADA! APENAS É PRINCÍPIO DE REGÊNCIA INTERNACIONAL O REPÚDIO AO RACISMO E AO TERRORISMO!
 ART. 4º 
 II. Todo poder emana do povo, que pode exercê-lo indiretamente, por meio de representantes eleitos, ou diretamente, valendo-se de plebiscito, referendo e iniciativa popular, mecanismos previstos para tanto na Constituição.
 VERDADEIRO! ART. 1º, P. ÚNICO
 
 III. A determinação constitucional para que a lei puna qualquer discriminação atentatória dos direitos está relacionada ao objetivo fundamental da República de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
 VERDADEIRO! ART. 3º
 
 IV. A Constituição estabelece que os direitos e garantias nela expressos não excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte, o que é compatível com o princípio de prevalência dos direitos humanos, expressamente consignado no texto constitucional.
 VERDADEIRO! ART. 5º, §2º 
- 
                                racismo e terrorismo                                                                                                     INTERNACIONAL racismo e tortura            
- 
                                Ah, questãozinha malvada!!! 
- 
                                Poxa vida, que desatenção kkkk :(( 
- 
                                Maldade , marquei todo alegre a Letra E 
- 
                                Gabarito: Letra D
 
 Os Princípios das Relações Internacionais estão relacionados no art. 4º da CF/88. São eles: I - Independência Nacional;
 II - Prevalência dos Direitos Humanos;
 III - Autodeterminação dos Povos;
 IV - Não-intervenção
 V - Igualdade entre os Estados;
 VI - Defesa da Paz;
 VII - Solução Pacífica dos conflitos;
 VIII - Repúdio ao Terrorismo e ao Racismo;
 IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanindade;
 X - Concessão de Asilo Político.
 
 Não fala sobre o repúdio à tortuta.
 
 Desistir jamais. Vamos à luta!
 
- 
                                PUTS, ERREI POR FALTA DE ATENÇÃO.   DE FATO AO MENCIONAR REPUDIO DEVEMOS LEBAR QUE ESSE TERMO SE REFERE AO RACISMO E TERRORISMO. CONFORME O ART 4 DA CF- VIII. PORTANTO, GABARITO CORRETO LETRA D   
- 
                                Cara, eu tinha me atentado ao TORTURA, do item I, inclusive sabia que o certo é "repúdio ao terrorismo e ao racismo". No entanto, o que me fez errar foi o pronome possessivo "seu", pois achei que se referisse apenas ao racismo... A meu ver, a colocação desse pronome está totalmente errada gerando ambiguidade na questão. Eu teria recorrido. Se tivesse sido numa redação, provavelmente o candidato teria alguns décimos descontados na nota por causa dessa péssima colocação do pronome seu. Só eu errei a questão por causa disso? Vejo todos falando que se confundiram tortura com terrorismo...
                            
- 
                                Tortura não é um item que consta nos princípios das relações internacionais. Esse artigo refere-se ao TERRORISMO e ao racismo. 
- 
                                HA HA HA!!!!!, boa 
- 
                                I. As práticas de tortura e racismo são consideradas crimes inafiançáveis pela Constituição, sendo o seu repúdio um princípio de regência das relações internacionais do Estado brasileiro. INCORRETO: O pronome possessivo substantivo seu gera ambiguidade, não é possível saber se o pronome refere-se à tortura ou ao racismo, ou a ambos. Deste modo, sabe-se que apenas o repúdio ao racismo é um princípio que rege as relações internacionais da RFB. (Art. 4º, VIII, CF)
 
 II. CORRETO.
 
 III. CORRETO.
 
 IV. CORRETO.
 
- 
                                Questão genial! 
- 
                                Sabe qual o problema dessa questão? Em 2013, vindo de uma banca conhecida por Fundação Copia e Cola, está incorreta, por não estar exatamente como na CF88. Contudo, em 2018, vindo de uma banca que tem cobrado interpretação das normas nas últimas provas, a afirmativa I) poderia estar correta, visto que a tortura é prática que viola os direitos humanos. A FCC mudou e nós temos que ficar de olhos abertos para isso.   Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: II - prevalência dos direitos humanos; 
- 
                                A prevalência dos direitos humanos, um dos princípios, justificaria o repúdio a práticas de tortura em meu entendimento. Claro, isso foi a forma que interpretei, mas, pelo visto, a banca cobrou a literalidade da CF. É isso que lasca um candidato. 
- 
                                Questão malisioma demais. 
- 
                                porramm.. 
- 
                                II. Todo poder emana do povo, que pode exercê-lo indiretamente, por meio de representantes eleitos, ou diretamente, valendo-se de plebiscito, referendo e iniciativa popular, mecanismos previstos para tanto na Constituição.(PODER CONSTITUINTE)o povo pode exercer esse poder de forma diretamente ou indiretamente,de forma diretamente através de plebiscito,referendo e iniciativa popular e temos a forma indiretamente através de representantes eleitos. 
- 
                                Quem não estava com a leitura da lei seca em dia p/ essa prova dançou, vejamos:    Art. 4º: A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo   Art. 5º: XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;