SóProvas



Questões de Redes no desenvolvimento sustentável


ID
135943
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A questão do Capital Social e da Participação Social na Esfera Pública ganhou evidências no meio acadêmico principalmente a partir da publicação do trabalho de Robert Putnam sobre a experiência italiana. Qual a ideia central da sua teoria sobre o funcionamento das instituições democráticas na Itália?

Alternativas
Comentários
  • Segundo professor Rafael enicas 

    a) inverteu, sem capital social não há democracia.
    b) não é o caráter democrático que garante, mas sim a alta densidade de associações e a existência de relações sociais de reciprocidade.
    c) CERTA
    d) está sim comprovado.
    e) podem ser responsabilizadas. 


ID
1104820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

acerca da comunicação na gestão pública e da gestão de redes organizacionais.

A gestão de redes organizacionais pressupõe a existência de uma autoridade central e a definição de um único objetivo organizacional.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Redes de Times são baseadas em: objetivos específicos em comum; participantes definidos; pessoas interligadas com ampla utilização da tecnologia da informação; multiplicação de lideranças e interligação e livre trânsito entre os níveis hierárquicos da organização.

    Para que uma rede organizacional exerça todo o seu potencial, é preciso que sejam criados Times de Trabalho que atendam a alguns princípios:

    • Existência de um propósito unificador, que pode ser definido como o espírito da rede. Pode ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita.

    • Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.

    • Multiplicidade de líderes, que podem ser caracterizados como pessoas que assumem e mantêm compromissos, mas que também sabem atuar como seguidores. Descentralização, independência, diversidade e fluidez de lideranças são atestados de autenticidade de uma rede que visa à transposição de fronteiras.

    • Interligação e transposição de fronteiras, sejam elas geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. O alcance dos objetivos e propósitos é prioridade.

    A constituição de redes organizacionais questiona frontalmente as relações interpessoais e interinstitucionais de poder. Participar verdadeiramente de uma rede implica aceitar o desafio de rever as formas autoritárias de comportamento às quais estamos acostumados e que reproduzimos.

    http://blog.tailormadeconsulting.com.br/tailor/2011/06/21/redes-organizacionais-uma-nova-forma-de-gestao/

  • Não há hierarquia em Redes....e sim uma cooperação entre os participantes para atingir objetivos comuns por meio da descentralização de tarefas e troca de experiências....

     

    "Que eu nunca mendigue paz para a minha dor, mas coração forte para dominá-la". (Rabindranath Tagore)

  • "Um único objetivo" - ERRADA

    Os objetivos a se alcançar podem ser vários.

  • Gestão de redes organizacionais

    Um dos principais pressupostos da gestão em redes organizacionais é a existência de organizações independentes, mas que possuam relações específicas e dinâmicas que demandam gerenciamentos que objetivem a obtenção de melhores resultados globais.

    A rede do governo está sendo construída de forma incremental, com objetivo de que se estenda a todo país.

    Dá ênfase na padronização de procedimentos para diminuir custos e simplificar o uso.

    A rede/sistema do governo voltada para a gestão pública abrange áreas e programas diversos: pessoal civil, serviços gerais, organização e modernização administrativa, informação e informática, planejamento e orçamento e controle interno. É dada ênfase na segurança para garantir a privacidade e inviolabilidade da comunicação.

    São disponibilizadas informações não privativas e não confidenciais para o governo como um todo e a sociedade.

    Enquanto não é tecnicamente possível a operação plena da Rede, são disponibilizados alguns blocos ou tipo de informações através da Internet e interligados alguns órgãos em Brasília com serviços de comunicação eletrônica. 

    O SIAFI é um dos principais sistemas da rede organizacional do governo.

     

    Fonte: questões CESPE e colaboradores QC

  • Gabarito: ERRADO.

    "Redes utilizam o modelo de gestão horizontal, definida por Herman Bakvis e Luc Juillet (2004) como: 'a coordenação e gestão de um conjunto de atividades entre duas ou mais unidades organizacionais, em que as unidades em questão não exercem controle hierárquico sobre as outras e cujo objetivo é gerar resultados que não podem ser alcançados isoladamente por elas'" (BAKVIS; JUILLET apud PALUDO, 2016, p. 215)

  • Quem coordena exerce o papel de gerente e detém apenas “um poder moral”. A coordenação é responsável pela eficácia das ações e pela integração dos participantes, no sentido de que ajam de modo a atingir os objetivos desejados. Cabe destacar que tanto a “formalização” quanto a “coordenação” não implicam rigidez nem hierarquia. (Paludo 2015)


ID
2079520
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Respeitadas as diversidades e as diferenças, é factível identificar interesses comuns nas atividades humanas visando à efetivação do desenvolvimento sustentável contemplando o desenvolvimento econômico, social e ambiental. No contexto da nova gestão pública brasileira, assinale a alternativa que apresenta o que é necessário para que este desenvolvimento sustentável aconteça.

Alternativas
Comentários
  • A construção de uma nova relação entre os setores público, privado e terceiro setor em todos os âmbitos

    Letra A.

  • Por favor colegas, sem querer ser inconveniente, mas qdo forem comentar o façam de maneira que acrescente aos estudos de todos!!!!

  • Nubia Trib, ao invés de reclamar, seria melhor vc tomar a iniciativa e acrescentar conhecimento ao estudo de todos, né!? Afinal isso vale também pra vc.


ID
3084277
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No contexto da Gestão Sustentável, o conceito do “Triple Botton Line” pode ser compreendido, entre outras formas, a partir dos três Ps, corretamente identificados em:

Alternativas
Comentários
  • O Triple Bottom Line, conceito também conhecido como 3 Ps da Sustentabilidade (People, Planet , Profit, ou em português, PPL, Pessoas, Planeta, Lucro), abarca a ideia de que essas três dimensões precisam interagir de maneira holística para que os resultados de uma empresa de fato lhe atribuam o título de sustentável dentro dessa lógica.

  • O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line, ou Social, Ambiental, Financeiro corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.

    Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade. (Pessoas)

    Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. (Planeta)

    Financeiro - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa . (Lucro)

    FONTE: Wikipédia

  • A questão em análise aborda um assunto relacionado ao conceito de “Triple Bottom Line" ou “Linha Tripla de Fundo" ou, como conhecemos mais popularmente, “Tripé da Sustentabilidade". Esse conceito é amplamente utilizado na gestão empresarial com foco na sustentabilidade e foi introduzido no mundo gerencial na década de 90, por John Elkington.

    Essa linha tripla de ação é formada por três perspectivas, são elas: planeta, pessoas e lucro (em inglês: People, Planet e Profit). Com isso, entendemos que as empresas devem conduzir seus negócios acompanhando os impactos ambientais no planeta, nas pessoas e no lucro da empresa. Assim, uma empresa precisa gerar lucro para seus acionistas, mas também não pode prejudicar de forma irresponsável o planeta e as pessoas, ou seja, precisa ocorrer um desenvolvimento empresarial sustentável.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “D".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3215968
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando o âmbito da administração pública, qual é a razão lógica para que haja a definição de políticas para o desenvolvimento sustentável que redirecionem o curso dos eventos econômicos com a finalidade de frear e/ ou mitigar as atividades que destroem o capital natural ou dissipem recursos renováveis?

Alternativas
Comentários
  • Não-assinantes, gabarito: A

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da economia ecológica no âmbito da administração pública.

    A chamada economia ecológica define limites biofísicos que determinam uma escala positiva e sustentável da utilização dos recursos naturais. A ideia é evitar a exploração desenfreada e prejudicial ao meio ambiente, preservando ecossistemas e evitando a extinção de espécies animais e vegetais, bem como o empobrecimento do solo.

    Além disso, discute temas específicos como a preservação e manutenção da diversidade biológica e de ecossistemas naturais no território nacional, a promoção do desenvolvimento sustentável a partir da valorização econômica e social e a recuperação de recursos ambientais degradados.

    As falhas de mercado existentes na oferta de recursos naturais, como por exemplo, a geração de impactos por empreendimentos necessários para o desenvolvimento econômico do país e a gestão de bens públicos pelo Estado, ressaltam a ideia de que uma economia só é sustentável quando respeita os princípios da ecologia.

    Desta forma, a razão lógica para que existam políticas que visam o desenvolvimento sustentável é que a ecologia sustenta a economia.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
4139923
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa A3P tem adesão voluntária e se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em:

Alternativas
Comentários
  • A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa A3P tem adesão voluntária e se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em:

    C) Promover a preservação do meio ambiente e a eficiência na atividade pública.

  • Gabarito: C

    A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

    Disponível em: <https://mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa com o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. Além disso, essa iniciativa tem como finalidade demonstrar a preocupação do governo federal em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

    Assim, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Cumprir com um regulamento federal para evitar sanções – conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.

    B) ERRADO. Justificar os gastos, pois compra materiais reciclados que são mais caros - conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.

    C) CERTO. Promover a preservação do meio ambiente e a eficiência na atividade pública – essa alternativa representa exatamente a finalidade da agenda A3P. Portanto, é o gabarito da questão em análise.

    D) ERRADO. Diminuir a burocracia relacionado a compras públicas - conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.

    E) ERRADO. Atender aos princípios de transparência na gestão pública que fazem parta da Responsabilidade Social Corporativa - conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.


    Gabarito do Professor: Letra C.