- ID
- 559936
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Prefeitura de Salvador - BA
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Artes Plásticas
- Assuntos
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
São monumentos religiosos representantes da Arte Sacra em Salvador, tanto pela expressividade histórico-cultural, quanto pela qualidade estética, a(o)
Leia as assertivas abaixo:
I- Sua técnica original de cutiladas nas pinceladas o tornaram o pioneiro da angustiada arte do século XX. Foi pintor de Carlos IV da Espanha. Utilizou a arte como protesto social. Um de seus quadros O Três de Maio de 1808 mostra as execuções, em represália a uma revolta contra o exército francês.
II- Pintor da paixão. Foi um dos líderes do movimento romântico, escolheu temas da literatura ou eventos comoventes. Em 1827 pintou A Morte de Sardanapalo onde retrata o assassinato das concubinas de um imperador.
III- Considerado o pai do movimento realista. Em sua obra Interior do Meu Ateliê retrata dois mundos: o mundo real e o mundo da arte e sua posição de pivô em meio a eles.
IV- Destacou os retratos de camponeses. Ele dá dignidade a estes personagens. Sua obra apresenta trabalhadores rurais arando, colhendo. Um de seus quadros mais conhecidos é O Semeador de 1850
As assertivas se referem, respectivamente, aos pintores:
O Monumento às Bandeiras faz uma homenagem aos bandeirantes e é considerado um marco na escultura brasileira. Sua escultura possui 240 blocos de granito com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura. Foi inaugurada em 1954 para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo. O escultor criador desta importante obra foi:
Strickland (2014, p.106) destaca uma relação de pinturas que foram marcos na história da arte. Segundo a autora: “alteram o curso da arte ocidental, assinalando uma profunda mudança de um estilo ao seguinte. Essas obras seminais não só deslancharam uma revolução na forma como os pintores viam a arte, como também mudaram o modo de as pessoas pensarem o mundo”. Dentre estas obras ela cita: Conversão de Paulo, Juramento dos Horácios, Almoço sobre a Relva e Número 1.
A alternativa que corresponde aos pintores que as criaram é
As Paneleiras de Goiabeiras, artesãs da cidade de Vitória no Espírito Santo, utilizam uma técnica bem rudimentar para modelar suas panelas de barro.
Assinale a alternativa que apresenta essa técnica.
As argilas podem ser classificadas em primárias e secundárias. Assinale a alternativa que apresenta a definição de argila secundária.
Qual procedimento pode ser realizado rapidamente para se testar a plasticidade de uma argila?
O que é barbotina e para que serve?
Quando se termina de modelar uma peça e ela é deixada na prateleira sem cobrir, a peça
Após a finalização da peça em argila, o procedimento mais apropriado para a secagem é:
No Vale do Jequitinhonha, as ceramistas da região realizam grandes potes em forma de figuras femininas. Para isso, elas utilizam uma técnica específica. Assinale a alternativa que apresenta essa técnica.
Qual é o objetivo de se fazer uma placa como teste?
Qual é a técnica utilizada pelos ceramistas para acelerar o processo de produção na cerâmica?
Durante o processo de queima, a peça é submetida a uma série de transformações físico-químicas, sendo uma delas a inversão da sílica.
Assinale a alternativa que define corretamente essa transformação.
Em geral, os ceramistas usam outros materiais para preparar sua massa. Qual é a função do chamote na preparação de massas cerâmicas?
Ao se construir uma peça grande, pode-se levar dias para concluí-la. Para manter a peça úmida para trabalhar lentamente, é necessário
Existem várias formas de dar acabamento em uma peça em argila antes de ir ao forno. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Engobe é uma técnica muito antiga, mas é usada até hoje por vários ceramistas. O que é engobe e ele serve para quê?
Antes de modelar a peça é necessário amassar a argila para
Alguns fornos elétricos possuem um medidor de temperatura, por meio do qual se pode aferir o calor em seu interior e, assim, controlar as etapas durante a queima. Como se chama esse instrumento?
Se uma peça feita de argila for queimada a uma temperatura de 900ºC, ela
A palavra Cerâmica é um termo
Para que serve a bentonita?
Durante a primeira hora de queima, a rampa de subida da temperatura deve ter uma velocidade de aquecimento
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os cuidados que devem ser tomados ao se montar uma fornada de biscoito.
Não existe uma temperatura determinada para a realização da queima de biscoito. Cada ceramista escolhe sua temperatura de acordo com seu trabalho, massa e tipo de forno.
Assinale a alternativa que apresenta a faixa de temperatura geralmente utilizada pelos ceramistas na queima de biscoito.
No Brasil, pode-se citar a ceramista Shoko Suzuky, que trouxe do Japão a tradição do fazer cerâmico desde a modelagem, passando pela pintura até a queima.
Assinale a alternativa que apresenta a técnica de modelagem utilizada pela ceramista e o combustível utilizado por ela em suas queimas.
O torno é uma ferramenta que auxilia o ceramista na confecção de peças circulares de forma mais rápida do que na modelagem manual. No entanto, essa ferramenta exige que o ceramista siga uma sequência de etapas para a construção da peça.
Assinale a alternativa que descreve corretamente essas etapas.
A técnica do Rakú foi desenvolvida no Japão em torno da cerimônia do chá. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa queima.
Pode-se definir uma massa cerâmica como uma mistura de argilas e outras substâncias, dando origem a diversas classificações, dependendo da preparação. Qual das nomenclaturas abaixo pode ser atribuída a uma massa cerâmica?
Assinale a alternativa que define o estado da argila chamado de “ponto de couro”.
A mais importante propriedade das argilas para os que se dedicam à arte da cerâmica é a plasticidade. Qual das alternativas abaixo define corretamente essa importante propriedade?
A cor de uma argila crua não define a cor final para um ceramista, pois o importante é sua cor após a queima.
Qual dos minerais a seguir, que fazem parte da composição das argilas, atua como elemento determinante da cor após a queima?
O que significa a expressão “costurar” na cerâmica?
A técnica do bloco, utilizada com frequência na criação de esculturas na cerâmica, exige que o ceramista, após a modelagem da forma no bloco maciço, faça com que a peça fique oca.
Assinale a alternativa que apresenta o instrumento mais apropriado para ser utilizado no processo de ocar.
Vera H. Suplicy, em Cerâmica arte da Terra, apresenta um texto sobre a toxicologia na Cerâmica. Qual é a postura da ceramista frente a essa questão?
Para Cristina Machado, em O barro com segunda pele (2011), a argila é muito mais do que material primordial, é uma ponte entre seu mundo interior e o Cosmos, caminho por onde as emoções se transformam em objetos concretos, materializando-se em imagens de grande valor estético e simbólico.
Cristina Machado se destaca pela relação que mantém com o barro e com temas relacionados a discussões presentes na contemporaneidade. Assinale, então, a única alternativa que traz exemplos de três trabalhos dessa artista.
A iconografia cristã, segundo a tradição é a representação por meio de interpretações plásticas, de Deus, de Cristo, de Maria e dos Santos, bem como de outros personagens do texto bíblico. As particularidades de cada invocação influenciaram sobremaneira as representações plástico-religiosas da arte ocidental e oriental e também a arte colonial brasileira. Leia as afirmativas, a seguir, acerca das iconografias cristãs:
I. São Francisco de Assis, cuja festa é celebrada em 04 de outubro, é representado, frequentemente, de pé, portando em uma das mãos um crucifixo e na outra, uma caveira.
II. Santa Margarida de Cortona, cuja festa é celebrada em 22 de fevereiro, é representada, geralmente, vestindo um hábito franciscano ou, ainda, com o tronco seminu e são atributos de sua representação um cachorro, uma cruz, uma caveira, um cilício e um azorrague.
III. São Miguel Arcanjo cuja festa é celebrada em 29 de setembro, é representado como jovem alado, geralmente sobre nuvens, trajando armadura romana, capacete com plumagem e manto vermelho, que o caracterizam como guerreiro. Além disso, são atributos de sua representação uma lança, uma espada, um estandarte com a inscrição latina Qui ut Deo que significa “aquele como Deus”, o demônio a seus pés e uma balança que simboliza a justiça divina.
IV. São João Batista, cuja festa é celebrada em 24 de junho, é representado em duas fases de sua vida. Como criança, é representado sozinho ou ao lado de Zacarias e Isabel, como adulto é representado como um homem barbado, ascético e semicoberto por uma pele de animal, e seus atributos são um livro, um cordeiro, um cajado terminado em cruz e de cujos braços pende um estandarte com a inscrição Ecce Agnus Dei que significa “Eis o Cordeiro de Deus”, e uma concha, símbolo do batismo.
V. São Gabriel Arcanjo, conhecido como Anjo Tutelar ou Anjo da Guarda, cuja festa é celebrada em 02 de outubro, é representado como um jovem alado, de cabelos longos e esvoaçantes, trajando túnica e capa.
É CORRETO o que se afirma em
Muitos artistas europeus como Albrecht Dürer, Rembrandt e Francisco Goya trabalharam com gravura, que é uma imagem obtida através da impressão. O material da matriz é o que classifica o tipo da gravura. A matriz da litogravura, por exemplo, é feita de