SóProvas



Questões de Custo de Oportunidade na Análise de Balanços


ID
48388
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Análise Custo-Benefício (ACB) proporciona um guia para hierarquizar alternativas de investimentos em projetos a serem executados ou já em processo de execução. Examine as assertivas abaixo sobre a Análise Custo-Benefício e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab:  b)Na avaliação social, a Análise Custo-Benefício utiliza suposições da taxa de desconto diferentes das que são aplicadas na avaliação privada, porque deve incluir os impactos distributivos, os efeitos intangíveis e até o valor da vida humana.


ID
80692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos conceitos e aplicações concernentes à análise de
demonstrações contábeis de empresas, com suporte na legislação
específica e considerando as prescrições da Comissão de Valores
Mobiliários (CVM), julgue os itens de

Considerando-se que os custos de oportunidade não são evidenciados pelos sistemas contábeis convencionais, é correto afirmar que o tempo de espera de um usuário dos serviços públicos em uma fila de atendimento de uma repartição é um exemplo desse tipo de custo para o contribuinte que deixa de auferir uma renda que o exercício de sua atividade profissional lhe proporcionaria durante o tempo perdido na fila.

Alternativas
Comentários
  • Custo de Oportunidade: dada duas opções possíveis, você precisa escolher apenas uma (questão de Física: você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo!). Então, ao optar por uma das alternativa, você está incorrendo em um custo de oportunidade por não estar na outra alternativa.No caso, ao invés de estar no trabalho, você está parado numa fila para ser atendido, perdendo o seu tempo.Questão CORRETA
  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    O item reflete a definição literal do custo de oportunidade, que nada mais é do que o valor da melhor alternativa não aproveitada. Isto posto, pode-se dizer que ele é um custo não contabilizável, uma vez que se manifesta como um valor que “se deixa de ganhar” e não como um valor que se gasta, exatamente como ocorre na situação prática descrita na questão.

    Outra forma de encarar o custo de oportunidade seria pensar no valor que um acionista ou sócio de uma empresa conseguiria caso, em vez de aplicar o seu capital na empresa, aplicasse em outro investimento.


ID
319423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis obrigatórias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários


  • Notas Explicativas
  •  Lei 6.404/76, Art. 176, § 4º: "As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício".
  • Lei 6.404
    SEÇÃO II
    Demonstrações Financeiras
    Disposições Gerais
            Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
            I - balanço patrimonial;
            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
            III - demonstração do resultado do exercício; e
            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
  • ?

  • onde fala alguma coisa sobre não contábeis ?

  • A alternativa C está errada pois a demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR) foi substituída pela demonstração de fluxo de caixa (DFC).

    As demonstrações obrigatórias são balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado (esta se companhia aberta).

    A alternativa B está errada pois compõem o ativo não circulante o realizável a longo prazo, imobilizado, intangível e investimentos.

    Erros, avisem.


ID
876613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à administração de valores a receber, julgue os itens
de 58 a 60.

A decisão de uma eventual alteração nas políticas de crédito de uma empresa requer a utilização de uma análise marginal. Para tal avaliação, o critério geral prevê que o custo do investimento marginal em valores a receber deve ser confrontado com a variação obtida nos resultados em decorrência da alteração, tomando-se por base a taxa de retorno mínima exigida pela empresa ou o próprio custo de financiar esse investimento adicional.

Alternativas

ID
1568494
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando o fluxo de caixa abaixo e que o investimento inicial foi realizado em 2014, sendo que a empresa começou suas operações em janeiro de 2015, o Payback descontado, a um custo de oportunidade de 15% a.a, será:


Fluxo de Caixa do Projeto

2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

-1.677.203 375.015 1.092.003 1.400.580 1.447.858 1.447.858 1.447.858

Alternativas
Comentários
  • 375 / 1,15 -> 326 

    1092 / 1,15 -> 949

    1400/1,15 -> 1217

    326+949 -> 1275

    1677 - 1275 = Falta 402

    402 / 1217 => 33% -> 360 dias * 33% -> 118,8 aprox 121 dias

  • Essa questão foi anulada. Talvez pq o correto seria trazer a VP os fluxos até 2014, não apenas descontar 1 ano, mas aí não fecha com nenhuma opção.

  • Fundatec anulou esta questão:

    QUESTÃO: 82 - ANULADA. A resposta correta é 2 anos e 208 dias. Não existe alternativa correta na grade
    de respostas.


ID
1570363
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Segundo ROSS, em relação ao valor presente líquido e ao orçamento de capital, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei que a B fosse Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

  • CCl= AC - PC

    Liquidez Corrente= AC/PC

    Gab: B


ID
1624000
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Segundo Gitman (2010), o princípio econômico fundamental usado na administração financeira é a __________________, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais.

Qual alternativa completa corretamente a lacuna da frase acima?

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito de valores adicionais, ou seja, o quanto vale a produção ou aquisição de mais uma unidade, em economia recebe o nome de "marginal".

  • "O principal princípio econômico usado na administração financeira é o da análise marginal custo -benefício, segundo o qual decisões financeiras devem ser tomadas e atos têm de ser praticados somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. Quase todas as decisões financeiras se referem, em última análise, a uma avaliação de seus benefícios e custos marginais."

    Gitman

     


ID
1624018
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à estrutura e custo de capital, considere as assertivas I, II, III e IV:


I. A estrutura de capital de uma empresa corresponde aos fundos de longo prazo oriundos de fontes de capital próprios e de terceiros.

II. O custo de capital é utilizado como parâmetro para as decisões de aprovação ou reprovação de novos projetos, uma vez que estes devem proporcionar retornos superiores aos respectivos custos.

III. O custo de capital representa a taxa mínima de retorno que novos investimentos devem proporcionar.

IV. O capital de terceiros é formado por empréstimos e financiamentos contraídos em instituições financeiras e pelas obrigações emitidas pelas empresas, tais como as debêntures.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s): 

Alternativas
Comentários
  • Todas alternativas estao corretas !!!


ID
2049979
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O custo de capital próprio é maior do que o custo de capital de terceiros na seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • Whats?

  • Professor, explica esta questão! Por favor!

  • eu também fiquei boiando!!!

  • nao entendi a pergunta e muito menos as assertivas.

  • Minha opinião:

    Retornos com incerteza tendem a incorrer em taxas de juros maiores, portanto são mais onerosos. (Só pensar em uma lógica básica de investimentos: ações mais arriscadas, ou com maior incerteza, possuem retorno maior que aquelas de menor risco)

    Retornos com juros fixados em contrato tendem a ser menos onerosos.

    Portanto, de cara, já excluímos alternativas A e C, por mencionarem que credores ou fornecedores (capital de terceiros) terem incerteza em seu retorno (portanto tendo um custo maior).

    As alternativas D e E tratam, em si, das mesmas classes de capital. A D trata de dois exemplos de capital de terceiros e a E, de dois exemplos de capital próprio.

    Portanto, por eliminação, letra B é o gabarito.

    Acionistas incorrem em maior incerteza enquanto credores têm pagamento dos juros definidos por contrato

    Errei essa questão da primeira vez que fiz, mas pensando depois, dava pra resolver assim.

  • O jeito mais simples de se pensar o custo do capital próprio (ou seja, dos sócios) é lembrar do custo de oportunidade ( valor do que você renuncia ao tomar uma decisão). Imagina que vc vai comprar uma ação na Bolsa, ou uma num fundo de investimento. A primeira pergunta que 90% das pessoas fazem é: será que vai render mais que a poupança?

    Porque fazem essa pergunta? Porque conhecem como funciona a velha poupança e sabe que não vai perder dinheiro. Se vc for investir em qq outra coisa, sabe que tem risco e vai querer ganhar mais por isso. Trocando o português por matemática fica:

    Retorno Esperado (ou desejado) = Taxa sem risco (ou risco controlado como a da poupança) + Prêmio de risco.

    Veja a alternativa B. O que você acha que acontece quando os acionistas incorrem em maior incerteza em relação ao retorno de seus recursos? O retorno desejado (custo do capital próprio) aumenta.

    Na segunda parte da questão ele diz: os credores têm o pagamento dos juros definidos por um contrato. Ou seja, se o valor de uma prestação está fixado em um contrato, ele não varia, certo!? Ou podem até serem menores se o examinador da banca quis pensar em termos relativos (ou seja, na situação sem contrato vs com contrato). O juro que você paga aos credores é o custo do capital dos outros (de terceiros).

    Obs.: Eu acredito que o examinador quis se referir ao custo do capital de terceiros livre de IR (ou custo efetivo da dívida).


ID
2215471
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Analise o caso abaixo para responder à questão:

A empresa Sucesso Ltda está analisando a viabilidade de ampliar sua capacidade fabril, a partir da compra de uma nova máquina, no valor de R$ 300.000,00. As projeções são de que a receita seja alavancada nos próximos 5 anos em R$ 100.000,00; R$ 160.000,00; R$ 180.000,00; R$ 280.000,00; R$ 200.000,00. Estima-se que, entre os custos fixos e variáveis, a máquina consuma 40% da receita do respectivo período de comparação, mais 5% do gasto incorrido no ano anterior ao de análise. Após o período de 5 anos, prevê-se um valor de revenda da máquina de R$ 40.000,00. Sabe-se, ainda, que o custo de oportunidade é de 20% ao ano.

O pay-back estimado é, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ele ter informado o custo de oportunidade, ele pede o payback normal, e não o descontado.

    Payback = 3 anos e 3 meses

    Payback descontado = 4 anos e 5 meses


ID
2848744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As análises de custo-benefício e de custo-efetividade são, ambas, modelos avaliativos do tipo

Alternativas
Comentários
  • Análise Contábil – tem por objetivo a análise de relatórios e demonstrações com a finalidade de fornecer informações numéricas preferencialmente de dois ou mais períodos de modo a instrumentar os administradores e acionistas, entre outros, que estejam interessados em conhecer a situação da empresa para que possam tomar decisões.

     

    Análise Financeira – é a tradicionalmente efetuada através de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazo da velocidade do giro dos recursos.

     

     Análise da Alavancagem Financeira - é utilizada para medir o grau de utilização do capital de terceiros e seus efeitos na formação da taxa de retorno do capital próprio.

     

     Análise Econômica – é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais.

     

    Em outras palavras a Análise Econômica é capaz de trazer o retorno (efetividade-lucratividade) para empresa em relação ao investimento (custo-benefício)

     

    GABARITO: A

     

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analisedemonstracoesfinanceiras.htm

  • Acredito que análises de "custo" sempre serão análises do tipo econômica!

    Corrijam-me se estiver errado.

  • Gabarito: A

    a ACB e a ACE são técnicas de avaliação de projetos/programas de cunho econômico, por visarem verificar a relação dos benefícios/impactos desses programas com o seu custo.

    Conforme o Guia de Análise ex-ante da Presidência da República, essas técnicas são majoritariamente utilizadas antes da implementação das políticas, com o fim de verificar a relação entre as alternativas escolhidas e os recursos empregados, ou entre os potenciais resultados e os recursos utilizados.