SóProvas



Questões de Natureza e sociedade


ID
948415
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL,P. Terra dos Homens: a geografia. São Paulo: Contexto,2010 (adaptado)


No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão

Alternativas
Comentários
  • "Pescando" as palavras-referência temos: "memória", "sentimento", "atmosfera", etc..   nota-se uma relação subjetiva do espaço.
  • A noção de paisagem pode ser entendida de diversas formas. Dentre seus significados, ela se apresenta das seguintes maneiras: como espaço geográfico com determinadas características, porção de terra percebida pelo olhar dos homens, representação da natureza na arte (pintura de paisagem) etc. De acordo com o texto que antecede o enunciado da questão, a ideia de paisagem tem relação com a maneira a partir da qual os indivíduos percebem o espaço a sua volta, e de como ela interfere nas suas vidas, de tal forma que eles constroem laços com o ambiente onde vivem. Analisando as opções oferecidas, a opção “a” está incorreta, porque não se trata de se apossar de um espaço, e sim de vivenciá-lo. A opção “b” também está incorreta, visto que o significado da noção de paisagem, tal como aparece no fragmento de texto, não diz respeito às vantagens econômicas obtidas a partir da utilização de um espaço. A opção “c” também está incorreta, porque, ali, a paisagem é vista como algo particular, individual, por isso sua utilização seria limitada, o que não está de acordo com a ideia apresentada no texto. A opção “d” está incorreta, considerando que, no trecho citado, a paisagem não é vista apenas pelas suas características físicas. A opção correta é a “e”, que expressa a ideia central do fragmento exposto: a paisagem pode representar a forma como os indivíduos veem o mundo. Na sua dimensão simbólica, a paisagem seria uma imagem que os homens constroem do espaço geográfico, dando significados às suas experiências pessoais e garantindo vínculos afetivos com a natureza. 


  • Assim como meu xara acima. Fui ''pescando'' !

  • Sem dúvidas a letra "e", pois fica notado que no pequeno trecho do texto, há a citação de elementos que reflete a subjetividade: como a memória e sentimento de acordo com o espaço. Também percebe-se que a pergunta não requer uma resposta com termos geográficos, mas sim com uma visão mais emotiva

    .

  • Pelo texto chega à resposta de boa. Agora o que eu não entendi muito bem foi essa associação de paisagem a afeto. Isso, na geografia, não seria "lugar"?

  • Letra E

    Cada sujeito do mundo constrói a partir de sua visão particular, subjetiva do espaço, um sentimento de pertencer a ele a partir de tudo o que vê, sente e interpreta.

  • Sim, Mário Souza.

    É, de fato, o conceito de lugar.


ID
1726327
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil das últimas duas décadas, tem sido recorrente a criação de mecanismos participativos em diversas áreas e níveis da administração pública.

Um mecanismo que não se insere nesta realidade é o: 

Alternativas

ID
2216710
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil, a desigualdade social e a degradação ambiental sempre andaram juntas. Atualmente, os meios de produção buscam novos espaços e afirmam fazer uso de meio ambiente de forma sustentável. Várias são as concepções de desenvolvimento sustentável, entre as quais a perspectiva de sustentabilidade democrática. Qual das afirmativas abaixo representa essa proposta?

Alternativas
Comentários
  • B -É um processo em que as sociedades administram suas condições materiais e sua reprodução com base nos princípios éticos e sociopolíticos, o que possibilita espaço para redefinir valores e uma melhor distribuição dos recursos ambientais.


ID
2231959
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Hall, 2003, “Raça é uma construção política e social. É a categoria discursiva em torno da qual se organiza um sistema de poder socioeconômico, de exploração e exclusão – ou seja, o racismo. Contudo, como prática discursiva, o racismo possui uma lógica própria”.
Para Stuart Hall, a referência fundamental a partir da qual todo e qualquer discurso racista que se erige é a:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Hall (2003, p. 69),

    (...) raça é uma construção política e social. É a categoria discursiva em torno da qual se

    organiza um sistema de poder socioeconômico, de exploração e exclusão – ou seja – o

    racismo. Todavia, como prática discursiva, o racismo possui uma lógica própria. Tenta

    justificar as diferenças sociais e culturais que legitimam a exclusão racial em termos de

    distinções genéticas e biológicas, isto é, na natureza

  • "Hall problematiza as noções essencialistas de raça e afirma que “raça é uma construção discursiva, um conceito classificatório importante na produção da diferença, um significante flutuante, deslizante, que significa diferentes coisas em diferentes épocas e lugares”. 46 Neste texto, Hall enfatiza que raça se assemelha mais a uma linguagem do que à biologia e argumenta que o conceito de raça ganha sentido por ser relacional e não por ser essencial, não podendo ser fixado definitivamente, uma vez que está sujeito a um processo constante de redefinição, “sinalizando coisas diferentes em diferentes culturas, formações históricas e momentos”. Neste sentido, uma contribuição importante do pensamento de Hall para o estudo das identidades negras é desnaturalizar e historicizar o conceito de raça."

     

    Fonte:

    STUART HALL E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: CULTURA, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES


ID
2717662
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado brasileiro tem mantido com a Amazônia relações de alteridade por considerar

Alternativas

ID
2724379
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as proposições abaixo referentes às mudanças que afetaram a natureza dos conflitos de classes nas sociedades industriais contemporâneas:


I. Associação entre a propriedade e o controle dos meios de produção.

II. Esfera da produção controlada pelos gerentes.

III. Diferenciação de papéis entre acionistas e executivos.

IV. Institucionalização dos conflitos sociais.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2822371
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O sociólogo norte-americano Talcott Parsons desenvolveu uma teoria com o objetivo de permitir que toda ação humana – de um indivíduo a um movimento político, de uma empresa a um governo – possa ser analisada como se fosse um sistema, no âmbito do qual são cumpridas funções específicas, a fim de garantir a sua sobrevivência e a sua interação com o ambiente. As funções analisadas por Parsons e os respectivos subsistemas responsáveis por seu exercício são:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes alternativa C


ID
3165091
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I

Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.

BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.


TEXTO II

O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.


Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • Francis Bacon foi um dos principais pensadores que deram fundamento à experimentação e à observação de fenômenos controlados como método da ciência moderna. Sua frase resume tal concepção. Já o trecho de Mauro Guimarães refere-se à desconexão do homem com a natureza, aprofundando um desequilíbrio em sua relação causado justamente pela objetificação do espaço físico desconsiderando as relações de equilíbrio com a natureza.
    A resposta é letra A.
    A letra B está errada pois o modelo criacionista refere-se a uma concepção bíblica de criação do homem e do universo. A ciência moderna se afastou dessa concepção. Assim como se afastou dos legados ancestrais, legados que ofereciam equilíbrio para sua relação com a natureza. Por isso a letra C está errada. 
    A infalibilidade do método científico é uma reivindicação da ciência moderna, mas contestada em diversas outras concepções de ciência não sendo também ao que se refere os textos. 
    A letra D está errada, pois não se trata da formação de uma cosmovisão holística, mas o oposto.
  • Gabarito:A

    Resolução: A questão aborda a discussão do paradigma da modernidade referente a dominação da natureza, que se fundamenta no domínio do sujeito sobre a natureza. Assim, o empirismo objetiva o espaço físico, tomando como base a experimentação que ampara o processo de dominação. (Nacional Online)

  • A)

    Francis Bacon foi um dos principais pensadores que deram fundamento à experimentação e à observação de fenômenos controlados como método da ciência moderna. Sua frase resume tal concepção. Já o trecho de Mauro Guimarães refere-se à desconexão do homem com a natureza, aprofundando um desequilíbrio em sua relação causado justamente pela objetificação do espaço físico desconsiderando as relações de equilíbrio com a natureza.

    A resposta é letra A.

    A letra B está errada pois o modelo criacionista refere-se a uma concepção bíblica de criação do homem e do universo. A ciência moderna se afastou dessa concepção. Assim como se afastou dos legados ancestrais, legados que ofereciam equilíbrio para sua relação com a natureza. Por isso a letra C está errada. 

    A infalibilidade do método científico é uma reivindicação da ciência moderna, mas contestada em diversas outras concepções de ciência não sendo também ao que se refere os textos. 

    A letra D está errada, pois não se trata da formação de uma cosmovisão holística, mas o oposto.

  • Letra A

    Ao longo da historia, o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou ajuda-lo a superar suas limitações físicas. Assim o homem, um ser que facilmente seria vencido pela natureza, passou a produzir meios que possibilitaram a objetificação do espaço.

  • O Homem, ao contrário da maioria dos outros animais, evoluiu muito a sua mente, possibilitando a OBJETIFICAÇÃO da natureza, alterando o curso normal das coisas.

    Foi o que eu entendi.


ID
3759298
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A compreensão dos aspectos sociais relacionados aos problemas ambientais é fundamental para avaliar o progresso e desenvolvimento da sociedade. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    "Castro caracterizou seu pensamento por romper com algumas falsas convicções que imperavam em seu período (e que ainda se fazem presentes nos dias atuais) de que a fome e a miséria do mundo eram resultantes do excesso populacional e da escassez de recursos naturais.

    Em suas obras, provou que a questão da fome não se tratava do quantitativo de alimentos ou do número de habitantes, mas sim da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Por isso, acreditava que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da reforma agrária."

    https://m.brasilescola.uol.com.br/geografia/josue-castro.htm