SóProvas



Questões de Meio ambiente e sociedade


ID
336091
Banca
IPAD
Órgão
COREN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos temas mais recorrentes nas discussões atuais é o meio-ambiente e a necessidade de conservar e preservar a natureza. Neste sentido, algumas ações foram promovidas como forma de favorecer a conservação e a preservação. NÃO podemos citar como exemplo destas ações

Alternativas
Comentários
  • A) a inclusão do meio-ambiente como tema disciplinar transversal nos PCN. -->

    PCN = Parâmetros Curriculares Nacionais

    "...Por essas razões, vê-se a importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional...."

    fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf

    B) a reunião internacional no Rio de Janeiro, em 1992. --> A Eco-92, Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento, foi realizada no ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro.

    C) as ameaças dos Estados Unidos direcionadas ao Irã por causa da bomba atômica. --> embate políticos com motivos diversos das questões ambientais

    D) o aumento da utilização do eco-plástico em garrafas “pet" --> produto sustentável

    E) o protocolo de Kyoto a respeito da poluição. --> Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.


ID
556513
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A análise dos fatos ligados à cronologia de Machadinho e demais barragens do Alto Uruguai revela, em primeiro lugar, tratar-se de uma situação limite na qual o efeito antecede a própria decisão de construir barragens.

SIGAUD, L. Efeitos sociais de grandes projetos hidrelétricos: as barragens de Sobradinho e Machadinho. In: Rosa, P et alii (orgs) Impactos de grandes projetos hidrelétricos e nucleares. S. Paulo: Marco Zero, 1988, p. 152.

Considerando a interpretação da autora e a previsão de impactos negativos provocados por barragens, no caso de Machadinho, a sociedade regional assumiu, em geral, a seguinte posição:

Alternativas

ID
556516
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A construção e o funcionamento da barragem de Sobradinho, no Vale do São Francisco, foram objeto de avaliação de diversos setores da sociedade que ressaltam principalmente seus efeitos socioeconômicos negativos. A organização sindical dos trabalhadores rurais representou um dos setores que apresentaram um rol de itens sobre os efeitos negativos da construção. Dentre os itens mais enfatizados pela organização sindical, NÃO se pode(m) citar

Alternativas
Comentários
  • Primeira vez q vejo um comentario do Qc.

    Quem me dera se fosse sempre assim.


ID
556522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Plano Nacional de Energia Elétrica (PNEE) contém algu- mas diretrizes gerais. Dentre elas, destacam-se os focos nos empreendimentos setoriais na Amazônia e no desenvolvimento regional. Nos estudos de longo prazo, deve-se considerar que a região amazônica se caracteriza pela existência de áreas que apresentam diferentes níveis de restrição à implantação de empreendimentos hidrelétricos e à passagem dos siste- mas de transmissão associados. Tendo em vista os focos do PNEE sinalizados, as áreas da Amazônia descritas acima referem-se mais explicitamente a

Alternativas

ID
948415
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL,P. Terra dos Homens: a geografia. São Paulo: Contexto,2010 (adaptado)


No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão

Alternativas
Comentários
  • "Pescando" as palavras-referência temos: "memória", "sentimento", "atmosfera", etc..   nota-se uma relação subjetiva do espaço.
  • A noção de paisagem pode ser entendida de diversas formas. Dentre seus significados, ela se apresenta das seguintes maneiras: como espaço geográfico com determinadas características, porção de terra percebida pelo olhar dos homens, representação da natureza na arte (pintura de paisagem) etc. De acordo com o texto que antecede o enunciado da questão, a ideia de paisagem tem relação com a maneira a partir da qual os indivíduos percebem o espaço a sua volta, e de como ela interfere nas suas vidas, de tal forma que eles constroem laços com o ambiente onde vivem. Analisando as opções oferecidas, a opção “a” está incorreta, porque não se trata de se apossar de um espaço, e sim de vivenciá-lo. A opção “b” também está incorreta, visto que o significado da noção de paisagem, tal como aparece no fragmento de texto, não diz respeito às vantagens econômicas obtidas a partir da utilização de um espaço. A opção “c” também está incorreta, porque, ali, a paisagem é vista como algo particular, individual, por isso sua utilização seria limitada, o que não está de acordo com a ideia apresentada no texto. A opção “d” está incorreta, considerando que, no trecho citado, a paisagem não é vista apenas pelas suas características físicas. A opção correta é a “e”, que expressa a ideia central do fragmento exposto: a paisagem pode representar a forma como os indivíduos veem o mundo. Na sua dimensão simbólica, a paisagem seria uma imagem que os homens constroem do espaço geográfico, dando significados às suas experiências pessoais e garantindo vínculos afetivos com a natureza. 


  • Assim como meu xara acima. Fui ''pescando'' !

  • Sem dúvidas a letra "e", pois fica notado que no pequeno trecho do texto, há a citação de elementos que reflete a subjetividade: como a memória e sentimento de acordo com o espaço. Também percebe-se que a pergunta não requer uma resposta com termos geográficos, mas sim com uma visão mais emotiva

    .

  • Pelo texto chega à resposta de boa. Agora o que eu não entendi muito bem foi essa associação de paisagem a afeto. Isso, na geografia, não seria "lugar"?

  • Letra E

    Cada sujeito do mundo constrói a partir de sua visão particular, subjetiva do espaço, um sentimento de pertencer a ele a partir de tudo o que vê, sente e interpreta.

  • Sim, Mário Souza.

    É, de fato, o conceito de lugar.


ID
949510
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse  nome,  mas já  eram  largamente  notadas  no século XIX,  nas  grandes  cidades  inglesas  e  continentais.  E  a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos.  A  reação  antimaquinista,  protagonizada pelos  diversos  luddismos,  antecipa  a  batalha  atual  dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.
SANTOS, M. A  natureza do espaço: técnica e tempo,  razão e emoção.
São Paulo:  EDUSP,  2002  (adaptado)


O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

Alternativas
Comentários
  • Ao observarmos os projetos desenvolvimentistas, que avançam de acordo com os interesses dos diversos agentes do capitalismo - projetos de mineração, projetos industriais, complexos portuários, barragens, entre outros –, concluímos que a exploração dos recursos naturais, necessariamente, impacta na forma de viver dos povos e comunidades. É nesse contexto, que os mais diversos movimentos sociais se organizam para pressionar o Estado e garantir a preservação do meio ambiente que vem sofrendo o impacto desses empreendimentos econômicos. Analisando as opções oferecidas, a letra “a” está incorreta, porque são justamente as ideologias conservacionistas – operando com a dicotomia urbano/rural, como se estes espaços não fossem complementares – que reforçam e ideia de que a cultura da população caracterizada como “rural” é atrasada e menor, e que, portanto, o pode ser dizimada em benefício o desenvolvimento econômico. A opção “b” está incorreta, pois embora existam políticas governamentais para a preservação de objetos naturais e culturais, essas políticas são suplantadas pelos interesses maiores que primam pelo desenvolvimento econômico. A opção “c” também está equivocada, pois apesar existirem teorias que “harmonizam” o trabalho técnico e a natureza, o texto introdutório é enfático em dizer que a organização contra as ofensas ambientais eclode da experimentação prática dos indivíduos envolvidos nos conflitos ambientais. A opção “d” também está errada, pois, ainda que possam acontecer boicotes aos produtos comercializados pelas empresas poluidoras, a gênese da organização dos movimentos sociais é a prática vivida pelas pessoas atingidas pelos ataques ambientais. A opção “e” está correta, pois, como bem frisa o enunciado da questão, foi em um contexto de conflito que os indivíduos passaram a operar de maneira conjunta, construindo uma frente de resistência pautada pelos seus interesses, o que, de certa forma, é o embrião dos primeiros movimentos sociais organizados.


  • Gabarito letra D. O texto fala sobre o movimento Ludista da Revolução Industrial no qual os trabalhadores culpavam as máquinas pela miséria e desemprego. A partir de então, outras consequências provenientes da "Era Industrial" começaram a surgir, como por exemplo, impactos negativos ao meio ambiente que fizeram com que as pessoas inspiradas pelos ludistas começassem a se manifestarem. 

  • Gabarito "E" , A explicação da Bárbara está correta.


  • Letra E

    Com o avanço da tecnologia nas industrias inglesas, a mão de obra humana foi gradualmente substituída pelas máquinas, o que acarretou movimentos como o ludismo, que contestava principalmente as condições insalubres de trabalho.


ID
1587139
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Estaria tudo perdido se um mesmo homem (...) exercesse esses três poderes (...)

Sendo o corpo Legislativo composto de duas partes, uma acorrentará a outra pela mútua ‘faculdade de impedir’. Ambas serão amarradas pelo poder Executivo, o qual o será, a seu turno, pelo Legislativo.

(Montesquieu. O Espírito das Leis, 2010.)


O escrito anuncia, desde o século XVIII, a compreensão científica da separação e equilíbrio dos poderes, pedra angular da democracia, que se expressa, por exemplo, na polêmica votação do novo Código Florestal pelo Congresso Nacional, com a possibilidade do uso do veto pela Presidente da República.


Observando-se o processo, sem entrar no mérito da legislação ambiental, é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • veto é a discordância do Presidente da República com determinado projeto de lei aprovado pelas Casas Legislativas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), previsto na Constituição Federal (CF) no artigo 66.

    APMBB

  • Dando uma dissecada nesse juridiquês, a divisão destes 3 poderes é para que um fiscalize sempre o outro para evitar abusos, pessoal acha que o Brasil é ferrado, mas nosso sistema político é bem evoluído nesse quesito, pois com essa separação evitamos vários problemas.

    E temos alternativas mais absurdas do que as outras. Mas cuidado principalmente com isso:

    ''O único poder cujas prerrogativas são claras é o Judiciário, ao qual cabe realmente fazer as leis, uma vez que é composto por juristas.''

    Jurista aplica.

    legislativo cria.

    GAB B

    APMBB


ID
1726327
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil das últimas duas décadas, tem sido recorrente a criação de mecanismos participativos em diversas áreas e níveis da administração pública.

Um mecanismo que não se insere nesta realidade é o: 

Alternativas

ID
1726375
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atrelar a noção de desenvolvimento sustentável à melhoria na qualidade de vida humana requer pensar nos indivíduos com novas condições mentais e novas habilidades necessárias a um processo de mudança social. Desta forma, é fundamental, entre outros aspectos, considerar a centralidade da relação entre:

Alternativas
Comentários
  • Educação: entendimento do desenvolvimento sustentável

    Saúde: melhoria na qualidade de vida

    Questão de interpretação.


ID
2216710
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil, a desigualdade social e a degradação ambiental sempre andaram juntas. Atualmente, os meios de produção buscam novos espaços e afirmam fazer uso de meio ambiente de forma sustentável. Várias são as concepções de desenvolvimento sustentável, entre as quais a perspectiva de sustentabilidade democrática. Qual das afirmativas abaixo representa essa proposta?

Alternativas
Comentários
  • B -É um processo em que as sociedades administram suas condições materiais e sua reprodução com base nos princípios éticos e sociopolíticos, o que possibilita espaço para redefinir valores e uma melhor distribuição dos recursos ambientais.


ID
2216713
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A degradação ambiental é um reflexo da crise da sociedade do trabalho e do aumento das desigualdades sociais. As origens sobre as crises socioambiental e do mundo do trabalho estão associadas, entre outros fatores a(à):

Alternativas

ID
2231959
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Hall, 2003, “Raça é uma construção política e social. É a categoria discursiva em torno da qual se organiza um sistema de poder socioeconômico, de exploração e exclusão – ou seja, o racismo. Contudo, como prática discursiva, o racismo possui uma lógica própria”.
Para Stuart Hall, a referência fundamental a partir da qual todo e qualquer discurso racista que se erige é a:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Hall (2003, p. 69),

    (...) raça é uma construção política e social. É a categoria discursiva em torno da qual se

    organiza um sistema de poder socioeconômico, de exploração e exclusão – ou seja – o

    racismo. Todavia, como prática discursiva, o racismo possui uma lógica própria. Tenta

    justificar as diferenças sociais e culturais que legitimam a exclusão racial em termos de

    distinções genéticas e biológicas, isto é, na natureza

  • "Hall problematiza as noções essencialistas de raça e afirma que “raça é uma construção discursiva, um conceito classificatório importante na produção da diferença, um significante flutuante, deslizante, que significa diferentes coisas em diferentes épocas e lugares”. 46 Neste texto, Hall enfatiza que raça se assemelha mais a uma linguagem do que à biologia e argumenta que o conceito de raça ganha sentido por ser relacional e não por ser essencial, não podendo ser fixado definitivamente, uma vez que está sujeito a um processo constante de redefinição, “sinalizando coisas diferentes em diferentes culturas, formações históricas e momentos”. Neste sentido, uma contribuição importante do pensamento de Hall para o estudo das identidades negras é desnaturalizar e historicizar o conceito de raça."

     

    Fonte:

    STUART HALL E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: CULTURA, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES


ID
2236387
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Justiça de São Paulo decidiu multar os supermercados que não fornecerem embalagens de papel ou material biodegradável. De acordo com a decisão, os estabelecimentos que descumprirem a norma terão de pagar multa diária de R$ 20 mil, por ponto de venda. As embalagens deverão ser disponibilizadas de graça e em quantidade suficiente.

Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).

A legislação e os atos normativos descritos estão ancorados na seguinte concepção:

Alternativas
Comentários
  • Um dos grandes impactos que a era industrial produziu para nosso planeta foi a imensa quantidade de lixo que se acumula em níveis alarmantes em diversas partes do planeta, especialmente, grandes cidades como São Paulo. Uma sociedade baseada no consumo efêmero e no descarte produz uma quantidade de lixo muito maior do que a natureza pode dar conta através de seus ciclos e parte disso é agravado pela grande quantidade de produtos não biodegradáveis que necessitam de muitos anos para se desfazerem na natureza. A preocupação com este problema, a busca por amenizar seus impactos, tem gerado saídas diversas, seja pela iniciativa privada, através de produtos e serviços sustentáveis, seja pelo poder público, através de conscientização e estrutura como a organização de coleta seletiva e tratamento de lixo, seja através da legislação, como no exemplo da questão. A resposta, portanto, é letra D.

    Gabarito do professor: Letra D

  • A lei visa privilegiar uma política de sustentabilidade, no qual os materiais utilizados possam ser descartados com um mínimo de agressão ao meio ambiente.

    Resposta: D

     

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2969

  • Letra D

    O objetivo da norma é fazer com que o supermercado disponibiliza embalagens de papel ou biodegradáveis, que causem menos impacto ao meio ambiente do que as sacolas de plástico.

    -Para resolver essa questao, é importante lembrar que o marketing verde tem crescido muito, juntamente com as ações de tentativa de estudar e planejar melhor a gestão dos recursos ambientais. Medidas como substituir sacolinhas de supermercado de plástico fazem parte de uma politica de promoção da sustentabilidade ambiental. Questão de ética comercial não se relaciona necessariamente com o discurso verde.

  • Um dos grandes impactos que a era industrial produziu para nosso planeta foi a imensa quantidade de lixo que se acumula em níveis alarmantes em diversas partes do planeta, especialmente, grandes cidades como São Paulo. Uma sociedade baseada no consumo efêmero e no descarte produz uma quantidade de lixo muito maior do que a natureza pode dar conta através de seus ciclos e parte disso é agravado pela grande quantidade de produtos não biodegradáveis que necessitam de muitos anos para se desfazerem na natureza. A preocupação com este problema, a busca por amenizar seus impactos, tem gerado saídas diversas, seja pela iniciativa privada, através de produtos e serviços sustentáveis, seja pelo poder público, através de conscientização e estrutura como a organização de coleta seletiva e tratamento de lixo, seja através da legislação, como no exemplo da questão. A resposta, portanto, é letra D.

    Gabarito do professor: Letra D


ID
2717659
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O projeto desenvolvimentista implantado na Amazônia pela ditadura militar a partir de 1966 trouxe

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A.


    HOUVE MUITO CONFLITO.


ID
2717662
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado brasileiro tem mantido com a Amazônia relações de alteridade por considerar

Alternativas

ID
2724379
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as proposições abaixo referentes às mudanças que afetaram a natureza dos conflitos de classes nas sociedades industriais contemporâneas:


I. Associação entre a propriedade e o controle dos meios de produção.

II. Esfera da produção controlada pelos gerentes.

III. Diferenciação de papéis entre acionistas e executivos.

IV. Institucionalização dos conflitos sociais.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2728246
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Quando grupos humanos são considerados, a simples observação nos convence de que as diferenças na constituição física (por exemplo, cor da pele, altura etc.) são biológicas. Mas há também diferenças em muitos traços comportamentais e estes costumam confrontar o observador com um problema: as diferenças comportamentais são determinadas cultural ou geneticamente? Historicamente, grande parte das discussões sobre as origens ou causas do comportamento nos revela a existência de uma questão altamente controvérsia.”
(Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36039/22228.)

O comportamento nada mais é do que a expressão manifesta, expressa, aparente, de formulações bem mais profundas das pessoas e, por que não dizer, também das organizações, que são sempre constituídas de pessoas em permanente interação. Tendo em vista as influências sociais na formação da personalidade do indivíduo, analise as afirmativas a seguir.

I. O ambiente é, de certa forma, responsável pela formação de algumas características básicas do homem, tais como sua capacidade intelectual.
II. A mente do recém-nascido é por excelência o local intacto e obscuro onde serão impregnadas as noções culturais necessárias à vida social.
III. As condições e experiências de vida do indivíduo (sua inteligência, personalidade, traços físicos etc.) já estão formadas, ‘prontas’ ao nascimento, devido à sua herança biológica.
IV. Qualquer traço, caráter ou característica que o indivíduo apresenta na infância é, por definição, inato ou congênito e, portanto, trata-se de uma herança genética.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • II. A mente do recém-nascido é por excelência o local intacto e obscuro onde serão impregnadas as noções culturais necessárias à vida social.

    obscuro

    adjetivo

    1. que está sem luz.
    2. que denota tristeza; sombrio, tenebroso.

    A criança já nasce na bad e preparada pra levar fumo das bancas hahahahahahaha


ID
2822371
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O sociólogo norte-americano Talcott Parsons desenvolveu uma teoria com o objetivo de permitir que toda ação humana – de um indivíduo a um movimento político, de uma empresa a um governo – possa ser analisada como se fosse um sistema, no âmbito do qual são cumpridas funções específicas, a fim de garantir a sua sobrevivência e a sua interação com o ambiente. As funções analisadas por Parsons e os respectivos subsistemas responsáveis por seu exercício são:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes alternativa C


ID
2853667
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo estudos, o aquecimento global é responsável pelas mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o planeta, com trágicas consequências ambientais, econômicas e sociais.


No que concerne ao aquecimento global, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários

ID
3165091
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I

Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.

BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.


TEXTO II

O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.


Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • Francis Bacon foi um dos principais pensadores que deram fundamento à experimentação e à observação de fenômenos controlados como método da ciência moderna. Sua frase resume tal concepção. Já o trecho de Mauro Guimarães refere-se à desconexão do homem com a natureza, aprofundando um desequilíbrio em sua relação causado justamente pela objetificação do espaço físico desconsiderando as relações de equilíbrio com a natureza.
    A resposta é letra A.
    A letra B está errada pois o modelo criacionista refere-se a uma concepção bíblica de criação do homem e do universo. A ciência moderna se afastou dessa concepção. Assim como se afastou dos legados ancestrais, legados que ofereciam equilíbrio para sua relação com a natureza. Por isso a letra C está errada. 
    A infalibilidade do método científico é uma reivindicação da ciência moderna, mas contestada em diversas outras concepções de ciência não sendo também ao que se refere os textos. 
    A letra D está errada, pois não se trata da formação de uma cosmovisão holística, mas o oposto.
  • Gabarito:A

    Resolução: A questão aborda a discussão do paradigma da modernidade referente a dominação da natureza, que se fundamenta no domínio do sujeito sobre a natureza. Assim, o empirismo objetiva o espaço físico, tomando como base a experimentação que ampara o processo de dominação. (Nacional Online)

  • A)

    Francis Bacon foi um dos principais pensadores que deram fundamento à experimentação e à observação de fenômenos controlados como método da ciência moderna. Sua frase resume tal concepção. Já o trecho de Mauro Guimarães refere-se à desconexão do homem com a natureza, aprofundando um desequilíbrio em sua relação causado justamente pela objetificação do espaço físico desconsiderando as relações de equilíbrio com a natureza.

    A resposta é letra A.

    A letra B está errada pois o modelo criacionista refere-se a uma concepção bíblica de criação do homem e do universo. A ciência moderna se afastou dessa concepção. Assim como se afastou dos legados ancestrais, legados que ofereciam equilíbrio para sua relação com a natureza. Por isso a letra C está errada. 

    A infalibilidade do método científico é uma reivindicação da ciência moderna, mas contestada em diversas outras concepções de ciência não sendo também ao que se refere os textos. 

    A letra D está errada, pois não se trata da formação de uma cosmovisão holística, mas o oposto.

  • Letra A

    Ao longo da historia, o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou ajuda-lo a superar suas limitações físicas. Assim o homem, um ser que facilmente seria vencido pela natureza, passou a produzir meios que possibilitaram a objetificação do espaço.

  • O Homem, ao contrário da maioria dos outros animais, evoluiu muito a sua mente, possibilitando a OBJETIFICAÇÃO da natureza, alterando o curso normal das coisas.

    Foi o que eu entendi.


ID
3759298
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A compreensão dos aspectos sociais relacionados aos problemas ambientais é fundamental para avaliar o progresso e desenvolvimento da sociedade. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    "Castro caracterizou seu pensamento por romper com algumas falsas convicções que imperavam em seu período (e que ainda se fazem presentes nos dias atuais) de que a fome e a miséria do mundo eram resultantes do excesso populacional e da escassez de recursos naturais.

    Em suas obras, provou que a questão da fome não se tratava do quantitativo de alimentos ou do número de habitantes, mas sim da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Por isso, acreditava que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da reforma agrária."

    https://m.brasilescola.uol.com.br/geografia/josue-castro.htm


ID
4053565
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“É comum, ao analisar as consequências das chamadas tormentas, perceber que, na maioria dos casos, a população com menor poder aquisitivo é a que mais sofre. (...) Em outras palavras, as classes menos favorecidas acabam ocupando áreas de risco como margens de rio, pedreiras abandonadas, beiras de barrancos ou montanhas, entre outras, que estão mais suscetíveis às catástrofes naturais.” (OCTAVIANO, Carolina. As consequências sociais das tormentas. Revista Eletrônica ComCiência, n.o 117, abril de 2010. Disponível em: <http://www.comciencia.br/handler.php?section=8&edicao=55&id=701>. Acesso em: 21/06/2010).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a estrutura urbana brasileira, assinale o que for correto.

Terremotos, deslizamentos e enchentes são fenômenos decorrentes do aquecimento global, portanto a ação humana pouco pode fazer diante dessas forças.

Alternativas

ID
4211098
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A destruição do meio ambiente, causada pelo homem, pode ser impedida pelo próprio homem, desde que se modifique radicalmente o modelo econômico que vem sendo imposto à sociedade nestes últimos dois séculos. A lógica que está presente na destruição da natureza é a mesma lógica baseada na acumulação sem freios do capital. São irmãos siameses.”


Fonte: OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da.
Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed.
Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 187.


No que diz respeito à destruição do meio ambiente e sua relação com o aquecimento global, é correto afirmar que

Alternativas