SóProvas



Prova FGV - 2016 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia


ID
2234539
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.
Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.

II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

    Gab C.

  • III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”. 

    "O que ensinar" está relacionado com a teoria traducional do currículo;

    "Para quem" teoria pós-crítica;

    "Por que" teoria crítica.


ID
2234542
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.

Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação. 

Alternativas

ID
2234545
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente.
Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.
II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.
III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
2234548
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento Programa Mais Educação propõe a ampliação e a qualificação da Educação de Jovens e Adultos.
Sobre as reflexões do documento sobre o tema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A EJA deve ser reconhecida nas suas especificidades, assumindo seu papel de atuar na transformação da realidade social e rompendo com a ideia de que seria uma reprodução do Ensino Fundamental.
( ) O público da EJA deve ser atendido em condições estruturais equivalentes a todos os demais educandos, promovendo a equidade.
( ) O currículo da EJA deve contemplar a diversidade, possibilitando a reorganização dos tempos e espaços, configurando um currículo significativo, ligado às práticas sociais.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D


ID
2234554
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • CF - Art. 210.

    Ao meu entender o artigo não diz nada quanto a "obrigatoriedade" do ensino religioso. Optei pela letra D como resposta, tendo, também, como base minha conclusão do ensino fundamental e do médio, que se deram em duas instituições distintas, ambas não ofertavam o ensino religioso.

  • Alternativa correta: E

     

    CF/88, art. 210, §1º O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

     

    LDB/96, art. 33 O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

     

    Bons estudos!

  • Penso que ao dizer, no Art. 33 da LDB, que é parte integrante da formação básica e que constitui disciplina das escolas públicas, podemos entender que é obrigatório a oferta nas escolas públicas.

  • Complementando o que foi dito por Hilda Nunes lembremos que o ensino religioso consta na parte fixa e obrigatória da BNCC!


ID
2234557
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Sobre a valorização do contexto sociocultural dos alunos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. Estabelece o respeito aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, desde que seja garantida sua expressão fora do contexto escolar.
II. Estabelece o respeito aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
III. Estabelece que as escolas não podem interferir nos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social dos alunos.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • o gabarito é letra ''b'', mas acho que o correto na minha opnião é letra ''e''.

  • Eu discordo do colega Wendell, uma vez que, ao ensinar, o professor está automaticamente colaborando  para o enriquecimento cultural, histórico e artístico da criança e do adolescente, e, por isso, modificando (interferindo) os mesmos.

  • segundo o ECA, a 'unica alternativa correta e' o item II.

    Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

     

     

  • III - Até poderia estar correto, mas há previsao no ECA? essa é a pergunta.

  • Declaração dos Direitos da Criança - Decreto 99710/90, Artigo 16

    1. Nenhuma criança será objeto de interferências arbitrárias ou ilegais em sua vida particular, sua família, seu domicílio ou sua correspondência, nem de atentados ilegais a sua honra e a sua reputação.

    2. A criança tem direito à proteção da lei contra essas interferências ou atentados.

     

    Artigo 14

    1. Os Estados Partes respeitarão o direito da criança à liberdade de pensamento, de consciência e de crença.

    2. Os Estados Partes respeitarão os direitos e deveres dos pais e, se for o caso, dos representantes legais, de orientar a criança com relação ao exercício de seus direitos de maneira acorde com a evolução de sua capacidade.

    3. A liberdade de professar a própria religião ou as próprias crenças estará sujeita, unicamente, às limitações prescritas pela lei e necessárias para proteger a segurança, a ordem, a moral, a saúde pública ou os direitos e liberdades fundamentais dos demais.

     

    ECA, Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

     

    A sistemática da proteção integral compreende dar autônomia a criança, para que esta possa, a partir da aprendizagem dos mais diversos assuntos, optar por sua livre construção de identidade. Desta forma, uma vez que a criança internalize seus próprios valores não poderá mesmo a escola, a família ou quem quer que seja interferir, salvo se estiver em risco a sua saúde, segurança e demais direitos que devem ser salvaguardados por todos. Então, ao que parece a escola pode passar uma informação, mas totalmente esvaziada de qualquer juízo de valor, senão fatalmente irá interferir...

  • Alguém poderia explicar a razão pela qual o item III está errado? 

    "Estabelece que as escolas não podem interferir nos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social dos alunos."

  • "Estabelece que as escolas não podem interferir nos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social dos alunos."

    Quer dizer, se o aluno vem de uma cultura extremamente machista, própria do seu contexto social a escola não poderá interferir? não faz sentido. 

  • Decoreba pura. 

     

    O item III está errado porque não está na lei, só isso...

    O item II está correto pois é a reprodução do art. 58:

    "No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura."

  • Gabarito B.

    Tal qual esta na lei. No concurso vcs não acham como deveria ser, mas sim ao pé da letra.

  • copy de colega

     

    segundo o ECA, a 'unica alternativa correta e' o item II.

    Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

  • Leandro Barbosa, isso que você falou está correto, por isso a assertiva é falsa. A assertiva diz que as escolas NÃO podem interferir, e a escola pode, pois, como no caso que você citou, se o aluno é extremamente machista a escola pode interferir. Por isso a afirmação é falsa.

  • Precisa nem conhecer exatamente essa parte da lei para acertar a questão.

    A escola cuja instituição faz parte da maior parte da vida das crianças e adolescentes e possui a finalidade, como sabemos, de formar cidadãos, LOGO É ÓBVIO QUE AS EXPRESSÕES CULTURAIS, ARTÍSTICAS E HISTÓRICAS VÃO PASSAR PELA ESCOLA E INCLUSIVE A PRÓPRIA ESCOLA VAI INTERFERIR UMA VEZ QUE É A INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL POR FORMAR CIDADÃOS EM NOSSA SOCIEDADE.

    Lembrado desse conhecimento base, a única que é certa é a alternativa II

    Gabarito B

  • I – Errada. O ECA não prevê a limitação de que esse direito é assegurado “desde que seja garantida sua expressão fora do contexto escolar”. 

    II – Correta. O ECA estabelece o respeito aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    III – Errada. Estabelece que as escolas não podem interferir nos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social dos alunos. O ECA não prevê expressamente essa limitação de interferência.

    Gabarito: B

  • I – Errada. O ECA não prevê a limitação de que esse direito é assegurado “desde que seja garantida sua expressão fora do contexto escolar”. 

    II – Correta. O ECA estabelece o respeito aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    III – Errada. Estabelece que as escolas não podem interferir nos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social dos alunos. O ECA não prevê expressamente essa limitação de interferência.

    Gabarito: B

  • GABARITO: LETRA B!

    ECA, Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.


ID
2234560
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

No que se refere à rotina escolar, o Conselho Tutelar deverá ser acionado nas situações listadas a seguir, à exceção de uma.

Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:


    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;


    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;


    ​III - elevados níveis de repetência.

  • li correndo , marquei a d rsrs

     

  • Essa eu acertei através do bom senso: não é por causa de tão somente UMA avaliação baixa que se vai acionar o Conselho.


ID
2234566
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A LDB/96 define o Ensino Médio como etapa final da Educação Básica.
Nessa etapa do ensino

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.


ID
2234569
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica.

1. Educação de Jovens e Adultos
2. Educação Especial
3. Educação Profissional e Tecnológica
4. Educação do Campo

( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais.
( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região.
( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

    Art. 30. A Educação Profissional e Tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outrasmodalidades educacionais: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação à Distância.

    Art. 35. Na modalidade de Educação Básica do Campo, a educação para a populaçãorural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo e de cada região, definindo-se orientações para três aspectos essenciais à organização da ação pedagógica:
    I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural;
    II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;
    III - adequação à natureza do trabalho na zona rural.
     

    Art. 29. A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.


ID
2234572
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola.

O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão: 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Art. 17. Os sistemas de ensino, de acordo com a legislação e a normatização nacional e estadual, e na busca da melhor adequação possível às necessidades dos estudantes e do meio social, devem:

    VI - instituir sistemas de avaliação e utilizar os sistemas de avaliação operados pelo Ministério da Educação, a fim de acompanhar resultados, tendo como referência as expectativas de aprendizagem dos conhecimentos e saberes a serem alcançados, a legislação e as normas, estas Diretrizes, e os projetos político-pedagógicos das unidades escolares.

     


ID
2234575
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre o Atendimento Educacional Especializado nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que aderiram ao Programa “São Paulo Integral” e que tiverem crianças matriculadas com algum tipo de deficiência, o atendimento itinerante será prestado pelo Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI).
( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) será entendido como o serviço organizado institucionalmente e prestado aos educandos que dele necessitem em caráter complementar ou suplementar às atividades escolares.
( ) O encaminhamento dos educandos para o AEE dar-se-á após avaliação pedagógica/estudo de caso.

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas

ID
2234581
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir.

“Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas

ID
2234587
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala.
Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo.

II. As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade.

III. As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas.

Está correto que se afirma em 

Alternativas

ID
2234596
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as consequências da mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Mantém as relações propostas e evocadas na elaboração curricular.
( ) Deverá romper com o silêncio e desvelar rituais pedagógicos a favor da discriminação racial.
( ) Estabelece que o trabalho acerca das questões raciais deve acontecer como uma mudança cultural e política no campo curricular.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • a) F, V e V. 

  • (V) Deverá romper com o silêncio e desvelar (desvendar) rituais pedagógicos a favor da discriminação racial.

     

    Olha o CESPE com vocábulos que não conhecemos...


ID
2234599
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema.

De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem.
( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.
( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


ID
2234602
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes.

Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Desintegração do universo simbólico das culturas africanas e afro-brasileiras no contexto da ancestralidade brasileira.


ID
2234605
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura.
II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.
III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. 

    II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.

     III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. 

  • Letra E

    E

    I, II e III


ID
2234608
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20)

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

Alternativas

ID
2234611
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia

Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185.

A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial.
( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada.
( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
2234614
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia

As leis 11.645 e 10.639 incluíram no currículo oficial escolar a obrigatoriedade do estudo das Histórias e Culturas Indígenas.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Essas leis proporcionam às comunidades e povos indígenas a possibilidade de recuperar suas memórias históricas, reafirmar suas identidades étnicas e valorizar suas línguas e conhecimentos.
II. Essas leis garantem às comunidades e povos indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas.
III. Essas leis marcam a segregação dos povos indígenas que devem receber tratamento especial quanto à adaptação dos saberes da sociedade atual.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
2234626
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos.

Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A relação entre os fatores sociais, econômicos e culturais com a aprendizagem é inegável, mas há um campo de ação possível para professores e gestores atuarem na melhoria da aprendizagem dos alunos.


ID
2234629
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de

Alternativas
Comentários
  • letra B

     

  • estudar os fenômenos sociais e identificar regularidades e normas nas formas de comportamento.

  • Com exceção da A, que se refere à História, todas as outras alternativas estão corretas, conforme a corrente sociológica ou o autor em questão (interacionismo - C, estruturalismo - E, Bourdieu - D). A alternativa B, por conter uma definição mais genéria, não restrita a uma corrente, creio que por isso, foi considerada correta. Questão difícil, que exige muita interpretação .


ID
2234635
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.”
(Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])

A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a opção que interpreta corretamente a relação entre natureza humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário florentino. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra ''B''.

    De acordo com Maquiavel, o estudo da história é importante a fim de analisar os acontecimentos hodiernos e relacioná-los com o passado, assim, podendo construir uma perspectiva de resultado das ações contemporâneas.


ID
2234638
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • O gabarito dá a resposta C, mas alguém sabe explicar o por quê?

    Agradeço, desde já.

  • Acredito que a ideia seja tornar a manutenção do poder por parte do "príncipe" dissociada da ideia de uma figura divina, e sim um governante, que faz o que precisa para se manter no poder.


ID
2234641
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que

Alternativas

ID
2234644
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.

Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere. 

Alternativas
Comentários
  • A FÍSICA SOCIAL de Comte

    Qual a importância do seu pensamento? Fonte: http://abordandosociologia.blogspot.com.br/2012/02/auguste-comte-em-abordagem.html

    Segundo Comte, havia um sistema de conhecimentos naturais, tal sistema era composto pelos pensamentos que compunham a Filosofia Positiva. Para Comte, estes conhecimentos fundamentavam tudo o que foi descoberto pelo homem até então. Faziam parte destes conhecimentos cinco ciências, as quais haviam atingido a positividade: As ciências da Matemática, da Astronomia, da Física, da Química e da Biologia. Com estas cinco ciências tudo o que podia ser observado no mundo estava fundamentado, mas para Comte ainda havia uma lacuna que faltava ser preenchida para que a Filosofia Positiva acabasse de ser construída. Tal lacuna refere-se à Física Social (mais tarde chamada de Sociologia), que referia-se às ciências de observação. Seu pensamento foi importante pois seguindo esta linha de raciocínio, Comte deu atenção especial as ciências de observação e assim começou a organizar e fundamentar os pensamentos referentes a organização das sociedades de uma maneira geral, criando assim o que hoje conhecemos como Sociologia.

     

    Os trechos abaixo foram retirados da obra Coleção Os Pensadores de 1978 - Auguste Comte EDITOR: VICTOR CIVITA

    Já agora que o espírito humano fundou a física celeste; a física terrestre, quer mecânica, quer química; a física orgânica, seja vegetal, seja
    animal, resta-lhe, para terminar o sistema das ciências de observação, fundar a física social.

     

    Como resultado dessa discussão, a filosofia positiva se encontra, pois, naturalmente dividida em cinco ciências fundamentais, cuja sucessão é determinada pela subordinação necessária e invariável, fundada, independentemente de toda opinião hipotética, na simples comparação aprofundada dos fenômenos correspondentes: a astronomia, a física, a química, a fisiologia e, enfim, a física social.

     

    A primeira considera os fenômenos mais gerais, mais simples, mas abstratos e mais afastados da humanidade, e que influenciam todos os outros sem serem influenciados por estes. Os fenômenos considerados pela última são, ao contrário, os mais particulares, mais complicados, mais concretos e mais diretamente interessantes para o homem; dependem, mais ou menos, de todos os precedentes, sem exercer sobre eles influência alguma.

  • >Estática social de Comte ; estuda coisas comuns em toda sociedade, como familia, divisão do trabalho..

    >Dinâmica social de Comte : estuda o progresso da sociedade e as leis que a sociedade segue, que seriam as leis dos 3 estágios.

    LETRA A

    APMBB

  • Falou em progresso, falou de Comte, Positivismo de Comte.

    APMBB

  • Falou em progresso, falou de Comte, Positivismo de Comte.

    APMBB


ID
2234647
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”

Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade.

Esse movimento social corresponde à

Alternativas
Comentários
  • O texto nos remete à meados da Independência Estadunidense, que foi um exemplo a ser seguido. Esta conquista trouxe os famosos direito políticos, que é sustentado pelos direitos civis, a conquista desse modelo reestruturou o mundo

    O que Atenas foi em miniatura a América será em Magnitude- Thomas Paine.

    LETRA B

    APMBB

  • Foi um defensor da liberdade e da democracia. A sua obra mais célebre, baseada nas suas viagens nos Estados Unidos, foi traduzida para o português com o nome de "A democracia na América" e é frequentemente usada em cursos de história americana do século XIX e de teoria política moderna.


ID
2234650
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito do impacto político, social e ético da aplicação das teorias evolucionistas de

Darwin sobre as sociedades humanas.

As opções a seguir retratam corretamente princípios do darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: D.

    O naturista britânico Charles Darwin não associa a sua teoria da evolução às Ciências Humanas.

  • Apesar do termo Neodarwinismo possuir o nome do teórico, Darwin nunca relacionou a evolução aos seres humanos.

    Gabarito: Letra D


ID
2234653
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise os fragmentos a seguir.

I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a segurança das pessoas e das propriedades; para estender nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem, o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do organismo social, as quais trouxeram essas consequências.
(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857)
II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de revolução social. Com a alteração da base econômica, alterase mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa superestrutura.
(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859)
O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para produzir modelos explicativos sobre a interação entre os fenômenos sociais.
Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos trechos I e II.

Alternativas
Comentários
  • vai por eliminação

    obviamente o trecho I fala sobre progresso social

    o trecho II nao fala nada sobre intelectualidade

    sobra a E


ID
2234656
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais.
( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais.
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A sociologia como ciência surge com o positivismo, que parte da premissa de que a sociedade e seus fenômenos também podem ser entendidos sob critérios semelhantes aos da ciências naturais.

ID
2234662
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou:
“(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus portavozes doutrinários, porque no entendimento e na explicação positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de sua negação, de sua morte inelutável”.

Esse trecho se refere ao conceito marxiano de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O trecho faz referência ao caráter contraditório,ambíguo do sistema. 

    Para o pensador prussiano, Proudhon tem uma teoria filosófica absurda, pois possui uma análise econômica equivocada. De acordo com Marx, ocorre que a dialética idealista do pensador francês é uma falsa dialética. De acordo com o pensador francês, toda categoria tem um lado bom e um lado mau. Deve-se eliminar, portanto, o lado mau. Para Marx, ao contrário, não se trata de eliminar, mas de fundir os dois na síntese.

    Fonte: http://www.iptan.edu.br/publicacoes/saberes_interdisciplinares/pdf/revista13/A_DIALETICA_EM_MARX.pdf


ID
2234665
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise os fragmentos a seguir.

I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins.

II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.

Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C Weber e Durkheim

  • Weber: linha compreensiva, não estruturalista da sociologia

    Tarefa do cientista: identificar os sentidos das ações individuais (econômicas, políticas, religiosas etc.)

    Ação social desdobra-se em:

    1 ação social dotada de sentido

    2 ação tradicional

    3 ação racional - valores

    4 ação racional - finalidade

  • Émile Durkheim

    => Fatos sociais

    => Sociologia funcionalista

    => Utiliza o método da explicação 

    => Divisão do trabalho e solidariedade 

    Karl marx 

    => Classes sociais 

    => Teoria crítica 

    => Utiliza o método dialético 

    => Mais- valia / exploração

    Max weber

    => Ação social (afetiva, tradional, relação afins, relação valores)

    => Utiliza método de compreensão social 

    => Dominação (Tradicional, Carismatica e Racional legal)

     

     

  • UII


ID
2234671
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo. Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal através da interiorização de normas sociais que, por sua vez, repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia é o de instituição.”
(Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 25.)
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição, em termos de organização social, como

Alternativas
Comentários
  • "interiorização das próprias normas" ou do grupo a que o indivíduo pertence? Não achei a referência, mas ficou estranho isso


ID
2234674
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma análise real permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que é constante em todos os homens escapa necessariamente ao domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949.)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de sociedade” é

Alternativas
Comentários
  • Estado de natureza: Ações instintivas espontâneas, sem uma coercitividade

    Estado de sociedade: Ações mediadas coercitivamente, não mais espontâneas e ''irracionais''

    A passagem do estado de natureza para o estado de sociedade revela o marco fundador da vida social, onde indivíduos mediam as relações interpessoais coercitivamente.


ID
2234677
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise os fragmentos a seguir.

Amigos, aí é que está: - o sujeito que quiser conhecer o Brasil terá que olhar o escrete. Não há nada mais Brasil do que Pelé. E repito: - todo o Brasil estava no goal que Pelé marcou, de cacetada, contra o País de Gales. Também a desgraça venta no futebol. Pior do que Canudos foi a vergonha épica de 50. No Maracanã inaugurado, o uruguaio Obdulio Varela venceu, no palavrão, o escrete e toda a nação.”
(Nelson Rodrigues. O Brasil em campo.
Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 14.)
“Evidentemente, existe “verdade” na literatura, mas é a verdade da literatura – da mesma forma que existe uma verdade da ciência, embora ela só possa ser a verdade da ciência. Em ambos os casos, as verdades de que estamos falando afirmam seu valor de verdade porque seguiram fielmente o código de procedimento prescrito. Não é uma questão de marcar pontos na mesma liga dos que se dedicam à busca da verdade, mas de competir em diferentes ligas para ganhar diferentes troféus. Em última instância, é a compreensão que cada um tem da vocação sociológica que determina sua escolha, e não a superioridade intrínseca de rivais e competidores na mesma corrida e na mesma pista.”
(Zygmunt Bauman. Para que serve a sociologia?
Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 30-31)
Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as afirmativas a seguir.

I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar sentimentos e ações coletivas.
II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao imaginário coletivo.
III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos do cotidiano.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber em que MOMENTO o segundo texto se refere ao FUTEBOL. A pergunta coloca "Com base nos trechos citados" não sobre o senso coletivo comum, o que faria todo SENTIDO.

    A alternativa I e II colocam o futebol como sendo o objeto dos dois textos. Eu acredito que houve um grande equívoco nessa questão. Pra mim a única correta é a III. 


ID
2234683
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos, nus,
arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada em busca de uma dose violenta de qualquer coisa,
que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram
fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis
apartamentos sem água quente, flutuando sobre
os tetos das cidades contemplando jazz,
que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um ovo,
que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance
de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores
caíram nas suas cabeças por todos os dias da década seguinte.
(Allen Ginsberg, Uivo, 1956.)
O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra.

As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A contracultura tinha como alvo o Padrão Cultural vigente da época, assim os manifestantes se organizavam e contestavam os padrões impostos do período .

    > todas estão corretas , exceto a letra E

    Pois a mesma se diz '' com bases em valores científicos da racionalidade iluministas'', com base no conhecimento histórico, os iluministas detinham um certo ''domínio/posse'' do conhecimento e os Contraculturalista eram contra a erudição da cultura, portanto não provém de raízes iluministas seu pensamentos

    LETRA E

    APMBB


ID
2234686
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”.

A definição acima se refere ao conceito sociológico de 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Definição de habitus de Pierre Bourdieu: um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações, e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas, que permitem resolver os problemas da mesma forma, e às correções incessantes  dos resultados obtidos, dialeticamente produzidos por esses resultados (BOURDIEU, 1994, p. 65).

     

    Fonte: BOURDIEU, Pierre O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato (org) Pierre Bourdieu. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994.


ID
2234689
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Na sociedade aristocrática de corte, a vida sexual era por certo muito mais escondida do que na sociedade medieval. O que o observador de uma sociedade industrializada-burguesa amiúde interpreta como ‘frivolidade’ da sociedade de corte nada mais é do que essa orientação rumo à privacidade. Não obstante, medidos pelo padrão de controle dos impulsos na própria sociedade burguesa, o ocultamento e a segregação da sexualidade na vida social, tanto quanto na consciência, foram relativamente sem importância nessa fase. Aqui, também, o julgamento de fases posteriores é com frequência induzido em erro porque os padrões, da pessoa que julga e da aristocracia de corte, são considerados como absolutos e não como opostos inseparáveis, e também porque o padrão próprio é utilizado como medida de todos os demais.”
(ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v. 1, p. 178.)
Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos costumes, buscando compreender o curso das transformações gerais da sociedade ocidental que, na longa duração, contribuíram para um processo civilizatório.

A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as reações dos indivíduos às condições materiais de vida.
( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e costumes, como os processos de controle das emoções individuais.
( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas

ID
2234692
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise os trechos a seguir.

I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado.
II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.

Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Violência simbólica- Bourdieu

    Disciplina-Foucault

  • SIIIIIIIIIIIIOOOOOOOOOOO


ID
2234695
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade.

Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.

Assinale:

Alternativas

ID
2234698
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
2234707
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.

Nesse sentido, a economia globalizada

Alternativas

ID
2234710
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio.

Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir.

1. Representação e comunicação.
2. Investigação e compreensão.
3. Contextualização sociocultural.

( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Representação e comunicação: 

    • Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.

    • Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

    Investigação e compreensão:

    • Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.

    • Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing” enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.

    Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

    Contextualização sócio-cultural:

    • Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.

    Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e também entre os diferentes grupos.


ID
2234713
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Maria da Vila Matilde
(Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde!)
Cadê meu celular?
Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome
E explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo
Se você se aventurar (...)
E quando o samango chegar
Eu mostro o roxo no meu braço
Entrego teu baralho
Teu bloco de pule
Teu dado chumbado
Ponho água no bule
Passo e ofereço um cafezim
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim (...)
Mão, cheia de dedo
Dedo, cheio de unha suja
E pra cima de mim? Pra cima de muá? Jamé, mané!
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim.
(Samba-de-breque com arranjo distorcido gravado
por Elza Soares [A Mulher do Fim do Mundo, 2015])

Após o estudo do tema “gênero”, o professor de sociologia propõe uma atividade sobre o problema da violência doméstica no Brasil hoje a partir da apreciação e da análise da música “Maria da Vila Matilde”, da leitura e compreensão da legislação brasileira recente que trata da violência doméstica e da construção coletiva de uma campanha contra a violência doméstica a ser realizada na escola, em colaboração com outros alunos e professores.
As opções a seguir descrevem corretamente os objetivos e os métodos dessa atividade, em sintonia com os textos dos PCNsEnsino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Direitos sociais fazem parte do rol de direitos fundamentais previsto na CF-88. Portanto, é dever do Estado garantir o acesso desse direito e para tal existem as garantias fundamentais como forma assecuratória

ID
2234716
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia

“O trabalho e a produção, a organização e o convívio sociais, a construção do "eu" e do “outro” são temas clássicos e permanentes das Ciências Humanas e da Filosofia. Constituem objetos de conhecimentos de caráter histórico, geográfico, econômico, político, jurídico, sociológico, antropológico, psicológico e, sobretudo, filosófico. Já apontam, por sua própria natureza, uma organização interdisciplinar. Agrupados e reagrupados, a critério da escola, em disciplinas específicas ou em projetos, programas e atividades que superem a fragmentação disciplinar, tais temas e objetos, ao invés de uma lista infindável de conteúdos a serem transmitidos e memorizados, constituem a razão de ser do estudo das Ciências Humanas no Ensino Médio.”
(MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. PCNEM. Brasília: Semted MEC, 1999, p. 9)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e habilidades.

Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades” indica o objetivo de superar um modelo de ensino conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado para o “aprender a fazer e a conhecer”.
( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos nas principais questões e abordagens enfocadas pela História, pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas..

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas