SóProvas



Questões de História, Atualidades e Tendências em Design


ID
920623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma instituição disponibilizou em 1998 uma série de formulários
online para seus clientes. Considerando que esses formulários ainda
sejam atuais, julgue os itens a seguir, que abordam as dificuldades
para baixá-los pela Internet.

Devido à largura de banda disponível em 1998, de 14 Kbps, para a maioria da população, os arquivos feitos em software de diagramação podiam ser facilmente acessados e modificados pelos usuários.

Alternativas

ID
920647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O autor Jakob Nielsen desenvolve há mais de uma década estudos
sistemáticos acerca de navegabilidade, acessibilidade e usabilidade
na web. Considerando o pensamento de Jakob Nielsen a respeito de
usabilidade, julgue os próximos itens.

Com relação a tipografia e legibilidade, o tamanho de texto recomendado para o público em geral é de 12 a 14 pixels.

Alternativas
Comentários
  • Para Maior Legibilidade segundo Jakob Nielsen, o tamanho ideal é de 18 a 24 Pixels


ID
945439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A sociedade está sempre produzindo novas tecnologias, aprimorando produtos e sistemas e tentando inovar em novos campos de atividade. O designer precisa estar atento às novas tecnologias e, simultaneamente, ter o conhecimento de técnicas mais antigas, sempre com foco no enriquecimento da atividade de projeto. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

O alfabeto, inventado pelos fenícios por volta de 1.200 a.C., é uma tecnologia que teve forte impacto na civilização.

Alternativas
Comentários
  • O alfabeto é uma tecnologia? Whaaaaaaaaaaaaaat?!


ID
983977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da marca.


O uso de marcas como as que se conhecem atualmente tem pouco mais de um século. No fim do século XIX, a Convenção da União de Paris já procurava estabelecer uma base legal para coibir a concorrência desleal, e a maioria dos países industrializados possuía legislação específica sobre propriedade e proteção de marcas.

Alternativas

ID
983989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da marca.


A marca da AEG foi concebida por Peter Behrens na Escola de Ulm.

Alternativas
Comentários
  • One of the earliest examples of this is AEG, the German electrical company that, in 1908, entrusted architect and designer Peter Behrens with its corporate image. Behrensdesigned AEG factory.

     


ID
991189
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As experiências dessa escola –1919 a 1933 – são um marco para a história do design moderno,sendo a base para o seu ensino no século XX. Estamos nos referindo à:

Alternativas
Comentários
  • Essa é pegadinha para quem se liga em datas: a resposta é A, Bauhaus.


ID
991192
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No Brasil, a Escola, pioneira, a oferecer a habilitação superior em Design, foi:

Alternativas

ID
991201
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma das mais importantes obras e escola em comunicação aborda a obra de arte e sua reprodutibilidade técnica. O autor e a escola são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • WALTER BENJAMIN – A REPRODUTIBILIDADE DA OBRA DE ARTE RESUMO: O filósofo, sociólogo e crítico de arte, Walter Benjamin (1892 – 1940), propõem uma teoria acerca do impacto que a reprodução mecânica exerceu sobre a arte, alterando significativamente a percepção que o indivíduo e a sociedade passam a ter sobre ela, e a consequente intencionalidade no uso desse fenômeno na formulação de uma política para manipulação de massa. Ele argumenta como a reprodutibilidade técnica causou uma deterioração de algo que estaria ligado à peça artística em sua ‘unicidade’, ‘singularidade’ e ‘autenticidade’, ao qual ele refere-se a perda da aura do objeto de arte.


    Fonte: http://www.acervofilosofico.com/walter-benjamin-a-reprodutibilidade-da-obra-de-arte


ID
991207
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os estudos de comunicação na América Latina têm concentrado importantes temáticas que os distinguem das correntes norte-americanas e europeias tradicionais.Essas temáticas abordam, sobretudo:

Alternativas
Comentários
  • "A perspectiva que vai se afirmando entre os pesquisadores é: a comunicação deve ser tratada no cenário na cultura, que na América Latina encontra eco na sua formação híbrida, que propicia múltiplas mediações na recepção das mensagens"

    Christa Berguer. A pesquisa em comunicação na América Latina. In. Teorias da Comunicação. Editora Vozes.


ID
991210
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos temas atuais debatidos no Brasil aponta para um rearranjo das comunicações e da imprensa no país, onde a argumentação central sustenta a necessidade de:

Alternativas

ID
991255
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A escolha de um discurso competente é um mecanismo da razão e do agir comunicativo. Esta abordagem é defendida por:

Alternativas
Comentários
  • Jurgen Habermas

  • Letra b) Jurgen Habermas


ID
1091317
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A partir da década de 1930, a Livraria do Globo tornou-se referência na indústria editorial gaúcha. Iniciou a publicação de coleções com produção gráfica de alta qualidade. O conjunto das capas produzidas nessa época pode ser considerado, de acordo com pesquisador Chico Homem de Melo, um caso de design protoconstrutivo no Brasil.

Associe os nomes das principais coleções da Livraria do Globo às características visuais das capas, apresentadas a seguir.

I - Coleção Amarela
II - Livros infantis I
II - Clássicos da Literatura Universal

P - Ilustrações de capa e design tipográ?co em interação orgânica.
Q - Ilustrações de traço expressionista, faixa horizontal no pé da capa.
R - Exploração exclusiva de tipogra?a e elementos geométricos.
S - Exploração exclusiva de tipogra?a e faixa horizontal no pé da capa

Alternativas

ID
1091326
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O movimento Arts and Crafts nasceu entre 1860 e 1880. Resultado da crescente revolta de artistas e filósofos contra o utilitarismo em voga na Inglaterra, desvalorizava o trabalho do artesão, estando sempre ligado ao operariado, em prol da alta produção e do lucro rápido.

Considerando-se o alto teor filosófico dos artistas e profissionais envolvidos, o pensador cujo livro As Pedras de Veneza, publicado em 1853, inspirou esse movimento foi:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Arts and Crafts é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa.

    Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.

    A expressão "artes e ofícios" - incorporado em inglês ao vocabulário crítico - deriva da Sociedade para Exposições de Artes e Ofícios, fundada em 1888.

    As idéias do crítico de arte John Ruskin (1819 - 1900) e do medievalista Augustus W. Northmore Pugin (1812-1852) são fundamentais para a consolidação da base teórica do movimento.


ID
1091329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Instituto de Design de Ulm (1953 - 1968) é geralmente tido como a última escola de design da Alemanha de alguma relevância internacional, tendo sido considerado em sua origem como a Nova Bauhaus.

Sendo assim, graças às suas origens, pode-se atribuir ao Instituto de Design de Ulm a característica de ser :

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, esta questão tem como GABARITO OFICIAL  a letra A. 

    http://www.cesgranrio.org.br/pdf/ibge0313/ibge0313_gabarito_tec.pdf

     


ID
1091332
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na virada dos anos 50 para os 60, a revista Senhor tornou-se um determinante no design gráfico editorial brasileiro. Um de seus editores chegou ao extremo, para a época, de adotar uma atitude inusitada, a de deixar de usar na capa, em dois números comemorativos, qualquer tipo de figuração.

O autor dessas duas capas e o modo como foram apresentadas encontram-se, respectivamente, em:

Alternativas

ID
1091338
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O mundo em que vivemos é dimensional, e a linha é nossa ferramenta primordial para representar o que nos cerca. A técnica desenvolvida no Renascimento para produzir efeitos visuais de profundidade e elementos tridimensionais em superfícies bidimensionais é a perspectiva. Apesar dessa técnica, a linha não criará por si só uma ilusão convincente da realidade.

Para tanto, a linha precisa :

Alternativas

ID
1091353
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com o teórico da pós-modernidade, Fredric Jameson, as décadas entre 1950 e 1970 seriam o momento da “sociedade da imagem”, na qual os indivíduos, já expostos ao bombardeio de até mil imagens por dia, viviam e consumiam cultura de maneiras novas e diferentes.

A pós-modernidade, assim, seria definida como:

Alternativas

ID
1156042
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o princípio de organização a seguir, assinale a alternativa que apresenta a Teoria da Comunicação a qual pertence. Uma comunidade é defnida por uma população organizada em um território em maior ou menor medida nele enraizado, cujos membros vivem numa relação de interdependência mútua de caráter simbiótico. Nessa “economia biológica”, é a luta pelo espaço que rege as relações interindividuais.

Alternativas
Comentários
  • LETRA "E"

    Robert Ezra Park e E. W. Burgess foram os principais pensadores da Escola de Chicago. Eles enxergavam a cidade como um laboratório social. Encontraram respaldo em um conceito desenvolvido por Ernest Haeckel em 1859: a ecologia humana. Esse biólogo alemão a define como a ciência das relações do organismo com o ambiente, compreendendo todas as condições de existência.
    Segundo eles, três elementos definem uma comunidade:
    - Uma população organizada em um território;
    - em maior ou menor medida nele enraizado;
    - Cujos membros vivem numa relação de interdependência mútua de caráter simbiótico.


ID
1156045
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome dos autores que compuseram a Escola de Frankfurt.

Alternativas
Comentários
  • Notem que algumas alternativas são equivalente nos autores. Assim, o ENUNCIADO deveria ser mais específico, tipo: Escolha a alternativa que contenha somente estudiosos da Escola de Frankfurt e seja a mais ABRANGENTE. 


ID
1156048
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“O espetáculo não pode ser compreendido como abuso de um mundo da visão, produto das técnicas de difusão massiva de imagem”. O autor do conceito “Sociedade do espetáculo”, tema tão recorrente nas produções sobre comunicação, é

Alternativas
Comentários
  • A - Guy Debord

  • A questão dentro das qustões de abuso de autoridade, ta top qc


ID
1156057
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo e responda


As singularidades locais universalizam-se e todos os pontos de vista estão virtualmente presentes em cada ponto da rede. O novo espaço público constrói um território de natureza semântica. A “posição” neste território virtual vai se tornar determinante, relativizando progressivamente o papel da situação ou da proveniência geográfca.



O autor do texto acima é

Alternativas

ID
1156075
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A fonte mais comum apontada como a origem da moderna arte gráfca é o ______________, iniciado em Paris por _____________ e _____________ que abandonaram a ilusão tridimensional, recolocaram na pintura o plano bidimensional e estabeleceram o design como o principal elemento do processo criativo.

Alternativas

ID
1334719
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Art Nouveau, movimento estético que surgiu por volta de 1900, teve grande desenvolvimento em vários países, particularmente na Bélgica. Nasceu da corrente Artes e Ofícios, porém seus expoentes estavam muito mais dispostos a aceitar a produção em massa. Embora se inspirassem no passado, compartilhavam um entusiasmo pelo futuro, fazendo com que se diferenciassem dos movimentos precedentes. (TAMBINI, Michael. 1997). A partir do texto acima, é correto afirmar que são características dos produtos do Art Nouveau formas

Alternativas

ID
1336330
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Bruno Mortara: “Umas das aplicações mais interessantes da Impressão Digital com tecnologia Jato de tinta é a de Grandes Formatos”. Em relação a essa tecnologia, o significado do termo “Drop on Demand” ou “Gota sob Demanda” é a tecnologia:

Alternativas

ID
1396189
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cartazes promocionais, cenários teatrais, capas de discos e de livros são espaços importantes para o Design. No Brasil, principalmente a partir dos anos 1960, movimentos como a Tropicália, jornais como O Pasquim, áreas como a ilustração, a criação de personagens, o cinema, o teatro, a criação de marcas e a identidade visual deixaram um legado importante.

Assinale a opção que indica três nomes de profissionais relacionados a esse contexto.

Alternativas

ID
1396225
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As opções a seguir indicam artistas/ilustradores que fizeram parte do período Art Nouveau, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
1396300
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Desde a segunda metade do século XX, o principal processo de impressão é o offset, pois garante boa qualidade para médias e grandes tiragens e, praticamente, em qualquer tipo de papel.

Assinale a opção que indica a principal característica do processo de impressão offset.

Alternativas

ID
1683934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na década de 60 do século passado, ao definir o mundo como aldeia global a partir do impacto da televisão na sociedade contemporânea, Marshall McLuhan anunciava o fim da era de Gutenberg, ou seja, o fim dos impressos. Com o advento da informática e da computação gráfica na virada do século, estão cada vez mais evidentes os efeitos das tecnologias eletrônica e digital na mídia impressa, como, por exemplo, a redução e o desaparecimento de jornais. Apesar disso, as artes gráficas e a comunicação impressa ocupam nichos especiais na comunicação e na informação modernas, com a incorporação das novas tecnologias de impressão, papel e outros suportes.
Considerando essas informações, julgue o item subsequente.

Quando se elabora o design gráfico de um impresso, é determinante definir a paleta de cores a partir de um modelo também impresso.

Alternativas
Comentários
  • A resposta é certa, pois, o designer gráfico precisa sempre buscar referências ou exemplos de um trabalho gráfico.

  • Permita-me discordar do gabarito, pois ao elaborar um trabalho gráfico o designer ou a agência de propaganda devem ter um monitor calibrado com os perfis de cores utilizados pela gráfica (que deve fornecer o suporte técnico para isso).

  • O ideal é consultar uma tabela de cores impressa para servir como guia. O monitor, mesmo calibrado, pode não dar a mesma certeza que uma paleta de cores impressa.


ID
1742371
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Allen Hulburt, em Layout: o design da página impressa, a forma é o que define a estrutura do design. “Investigando as primeiras civilizações, os arqueólogos têm com frequência encontrado provas de um senso inato de organização e de um gosto natural pela proporção". Uma maneira de estruturar a composição, baseada na divisão de uma linha em duas partes desiguais, mas harmônicas, é desenvolvida pelos gregos na Antiguidade, e aplicada por diversos artistas, como Dürer, para a análise do alfabeto, ou Le Corbusier, em seu sistema de design.

Essa relação é denominada: 

Alternativas
Comentários
  • Divisão em média e extrema razão, que introduziremos a seguir.

    Diz-se que um ponto C de um segmento AB divide este segmento em média e extrema razão da relação é precisamente a relação (1), se pusermos AC = a e CB = b,de sorte que os segmentos AC e CB da divisão áurea (ou AB = a + b e AC = a.


ID
1742374
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O ensino de artes gráficas no Brasil se inicia:

Alternativas
Comentários
  • HTML é uma linguagem para "programar" páginas da internet, não podemos chamar de protocolo, nem que seja de forma generalista.


ID
1742377
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design gráfico como atividade profissional guarda profundas ligações com a revolução industrial. Surgido como uma especialização, resultante da divisão do trabalho, vários autores concordam que as atividades projetuais cedo são percebidas pelos industriais como basilares para dar ao produto seriado uma qualidade estética que este não possui frente ao produto artesanal. Alguns movimentos artísticos procuraram religar arte e sociedade que, segundo seus membros, foram afastadas pelos efeitos da contínua ação da industrialização e da tecnologia.

É exemplo dessa visão do design: 

Alternativas
Comentários
  • Willian Morris e com seu movimento Arts and Crafts resumem bem o enunciado.


ID
1758337
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

"Um padrão originário do século XIX, gravemente pesado mas com algum contraste na espessura das hastes. Os caracteres são reduzidos à sua estrutura, conservando-se as formas mais essenciais. As curvas tendem a ser discretas, com terminações horizontalizadas das hastes curvas".

A família tipográfica descrita acima pertence a que classe?

Alternativas

ID
2195938
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No início da fabricação do papel eram inúmeros os formatos existentes. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de padronização dos formatos. O padrão internacional para tamanho de papéis ISO 216 é com base no padrão alemão DIN 476.
Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADO - Quanto maior o número, mais o número de dobras do tamanho inicial (0), assim, o A5 é menor que o A4, que é menor que o A3, que é menor que o A2...

    B - ERRADO - Eua e Canadá utilizam padrão diferente, onde o A4, por exemplo, é quase do mesmo tamanho do formato letter (carta)

    C - CERTA

    D - ERRADO - Esses são formatos adotados nos EUA e Canadá

    E - ERRADO - A gramatura é espressa em g/m2


ID
2195944
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Historicamente, as etapas de execução de um trabalho gráfico envolviam vários profissionais especializados, antes e(ou) mesmo depois da participação do designer, como ilustradores, tipógrafos, fotocompositores, fotógrafos, produtores, retocadores e uma grande gama de profissões.
Idem, ibidem.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2270683
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando a influência da grafia ocidental nos estudos das zonas de visualização da página impressa, como sentido obrigatório do percurso dos olhos, o “centro ótico” está localizado

Alternativas

ID
2349784
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na segunda metade do século XIX, William Morris, que defendeu o artesanato criativo, como alternativa à mecanização e à produção em massa, fundou o movimento que buscou revalorizar o trabalho manual e recuperou a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.

Esse movimento ficou conhecido como

Alternativas

ID
2349787
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os pintores, Paul Klee e Wassily Kandinsky, foram mestres convidados a ministrarem aula

Alternativas

ID
2349796
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A Coluna Trajana (114 a.C.), em Roma, é considerada em todo o mundo, gabarito estético para as letras romanas no que diz respeito à suas proporções altura/largura, curvas, serifas e espessuras. Os romanos, no ano 100 a.C., tinham quatro tipos de escrita em uso.

Assinale a alternativa que indica o tipo que corresponde à Coluna Trajana.

Alternativas

ID
2350447
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.
A Revolução Industrial foi fundamental para que as artes gráficas desenvolvessem suas técnicas de composição e de impressão. Uma dessas técnicas se refere à máquina ______, que permitia a composição de linhas inteiras de texto em lugar dos tipos unitários móveis.
Assinale alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento acima

Alternativas

ID
2487100
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Francês naturalizado americano, Raymond Loewy foi um designer pioneiro, conhecido como “pai do Desenho Industrial”.

Alguns de seus trabalhos mais famosos foram:

Alternativas

ID
2487103
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na segunda metade do século XIX, surgiu o Arts and Crafts (Artes e Ofícios), um movimento estético e social inglês que:

Alternativas

ID
2487106
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Influenciado pelo Construtivismo e pelo contato com Moholy-Nagy e Lissitzky na Bauhaus, o designer Jan Tschichold definiu como princípios para a Nova Tipografia:

Alternativas

ID
2487109
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em 1932, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque apresentou sua primeira exposição arquitetônica, introduzindo aos americanos um novo estilo de arquitetura, que passou a ser chamado de Estilo Internacional.

Com largas influências tanto na arquitetura quanto no design, o Estilo Internacional é caracterizado por:

Alternativas

ID
2647147
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Aldo Manúcio, impressor veneziano, inventou em 1494, uma nova tipografia de caráter ligeiramente inclinado para a direita (chamada também itálica, por sua origem italiana) que foi empregada pela 1ª vez em 1501, em Veneza, na edição Virgílio, para economizar espaço na página. Como essa tipografia (estilo de letras) é denominada?

Alternativas

ID
2647183
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A possibilidade de tratar, retocar e manipular imagens junto á composição de textos e diagramação mudou a cara da editoração eletrônica a partir dos anos

Alternativas

ID
2818639
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Influenciada pelo De Stijl e pelo Construtivismo Russo, uma tendência (ou escola) que caracterizou um aprimoramento das técnicas de ensino no design gráfico, principalmente em relação à funcionalidade dos artefatos é conhecida como:

Alternativas

ID
2818672
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Designer gráfico que desafiou as regras de leiturabilidade e legibilidade, fortaleceu o processo de cambiamento em projetos editoriais com a revista BIG é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Ainda tem o fato das exceções à vedação, e a CESPE oscila entre certo e errado no entendimento das questões, sendo que, analisando friamente, sempre que disser que está impossibilitado de receber transferências, sem mencionar exceções, estaria errado. E assim plea lógica, é assim na prática. Nenhum ente fica de todo sem receber transferências;


ID
2818708
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Analise o seguinte texto.


“Desde que a John Deere foi fundada (1878), o cervo que salta sempre foi o seu elemento principal de identidade. A história da marca pode ser encontrada em seu site”. (Wheeler, 2008)


No campo de design de marcas, o texto explica o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito é a coisa mais non sense que já vi.


ID
2818711
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O movimento francês do final do século XIX, que impulsionou o design em várias partes da Europa, conhecido pelo arranjo de ornamentos é conhecido como Art Nouveau. Marque a alternativa que indica, corretamente, um artista clássico desse estilo.

Alternativas

ID
2835079
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Associe as colunas, relacionando o artista ao seu respectivo movimento artístico.


ARTISTAS

(1) Salvador Dalí

(2) Georges Braque

(3) Toulouse-Lautrec

(4) Marcel Duchamp


MOVIMENTOS ARTÍSTICOS

( ) Cubismo

( ) Dadaísmo

( ) Surrealismo

( ) Art Nouveau


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Olá, venho compartilhar com todos vocês este método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

     é do Professor Marlon Souza, Especialista em técnica de estudos e métodos de aprendizagem acelerada.

    https://go.hotmart.com/R8796187L

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.

  • Salvador Dali - fotografia dos sonhos (inconsciente) Ex.: Obra: "Resistência da memória" 1931

    George Braques - cubismo analítico, arte monocromática, destruição da imagem, temática ampla

    Marcel Duchamp - arte metalinguística, non sense Ex.: Obra: "A fonte"


ID
2835094
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Complete, corretamente, as lacunas do texto.


A Primeira Guerra Mundial estabeleceu a importância do design visual. Os ________________ com design econômico, as imagens e os e slogans enxutos e fortes foram usados pelos governos naquela época. Atualmente eles utilizam o ______________ e a _______________ para fazerem propagandas e anúncios públicos e exortarem os cidadãos a participar no esforço de guerra.


A sequência que preenche, corretamente, as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Confia


ID
2835103
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O desenvolvimento do design relacionado com a psicologia começou por volta de 1910. Em 1912, Max Wertheimer publica um ensaio sobre percepção que é, geralmente, tido como o início da psicologia Gestalt.


A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.


I. O princípio enunciado por Wertheimer sobre organização perceptiva demonstra que o olho humano tende a desagrupar as várias unidades de um campo visual para formar um todo.

II. O princípio enunciado por Wertheimer sobre organização perceptiva conceitua a visão como uma experiência criativa, não como um simples ato de ver.

III. A Gestalt entende a percepção como organização de dados sensoriais em unidades que formam um todo ou um objeto.

IV. A Gestalt entende que as palavras – e a disposição e o arranjo das palavras – são mais importantes para a legibilidade do que a forma e as características individuais das letras.


Está correto apenas o que se afirma em  

Alternativas

ID
3064561
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“A ilustração é uma coleção de signos gráficos denotando para a representação contemplativa de outras entidades tais como pessoas, objetos, ambientes e efeitos visuais efêmeros (luz, sombra e reflexões) e o estilo de ilustração é o resultado das relações entre sete conceitos, são eles: consistência, gama, enquadramento, posicionamento, proximidade, cinética e naturalismo”.


Quem conceitua ilustração desta forma é:

Alternativas

ID
3132673
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A História do Design Gráfico é composta por passagens que auxiliam na compreensão do desenvolvimento da produção gráfica nos tempos atuais, como o fato de que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Entre 1830 e 1890, aproximadamente, surgiu o que podemos definir como uma verdadeira indústria gráfica, acompanhando as transformações fabris que marcaram a industrialização em outras áreas. Na prática, isso quer dizer que, pela primeira vez na história, textos e imagens impressos tornaram-se acessíveis à maioria da população. Combinado com as grandes iniciativas na educação popular que se processaram na mesma época – incluindo a universalização do ensino em alguns países e a criação de escolas e universidades públicas –, esse acontecimento representa uma das grandes revoluções da história humana: o início da chamada era da informação. Consolidou-se, nesse período de rápidas e conturbadas mudanças, um novo público leitor ávido por adquirir conhecimento e entretenimento através dos impressos e disposto a pagar por esse privilégio democrático.

    Fonte: https://docente.ifrn.edu.br/carlosdias/informatica/programacao-visual/o-design-grafico-e-sua-historia


ID
3169321
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A Animação Esquelética é uma técnica de animação. Foi introduzida no mercado de animação em 1988 por Nadia Magnenat Thalmann, Richad Lapierrère e Daniel Thalmann. Entre as vantagens dessa técnica, estão:

I. O animador controla menos elementos do modelo que está animando.

II. Os ossos do objeto animado podem ser movidos de forma independente.

III. Os músculos do objeto animado possuem movimentos minuciosos ligados ao esqueleto.

IV. A animação pode ser realizada através de simples movimentos de vértices.

V. Os ossos representam um conjunto de planos ou alguns outros objetos.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas

ID
3209533
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design se beneficiou da múltipla fertilização de várias disciplinas das artes visuais. Piet Mondrian e Van Doesburg, foram vértices de uma movimento, na Holanda, que influenciou o design gráfico pela rigorosa precisão que dividiam o espaço, algumas vezes contrastando as divisões com linhas negras, pela tensão e pelo equilíbrio, alcançados pela assimetria e por seu arrojado uso das cores primárias e formas básicas.


Esse movimento ficou conhecido como

Alternativas

ID
3209563
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à legibilidade de uma fonte tipográfica, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Legibilidade, do inglês Legibility, diz respeito à qualidade do conforto visual, à facilidade de compreensão dos textos, ao que torna mais aprazível sua leitura.

( ) Textos compostos em Caixa Alta são menos legíveis do que textos compostos em Caixa Alta e Baixa.

( ) O termo inglês Readability (“leiturabilidade”) se refere as qualidades inerentes aos tipos em si, que os fazem reconhecíveis e claros para serem lidos.


As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas

ID
3209575
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os romanos, no ano 100 d.C., tinham 4 escritas em uso. A letra de desenho imponente, que era usada para livros públicos, documentos importantes, em situações mais formais e se chamava

Alternativas
Comentários
  • Eu senti que ia cair em uma pegadinha e caí kkk... pensei os romanos não chamavam as coisas de romana, mas mesmo assim vou marcar do jeito que chamamos hj e errei.


ID
3390070
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Não é à toa que nas conturbadas décadas de 1920 e 1930 tenha vindo à tona um redobrado vigor a questão da expressão de uma identidade através do design. Datam dessa época alguns dos primeiros grandes projetos de identidade corporativa, ou seja, de todo um sistema de comunicação visual que dá unidade aos diversos aspectos de uma organização.

(DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2000)

A função de sistemas de identidade corporativa é

Alternativas

ID
3390073
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ele foi um dos grandes designers brasileiros do século XX, criador, em 1967, da cédula de um cruzeiro, do logo do Banco Boavista, além dos projetos de identidade visual da Fundação Bienal de São Paulo e da Universidade de Brasília. Trata-se de

Alternativas

ID
3390076
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A consolidação da revista O Cruzeiro, nos anos 30 do século passado, ocasionou o surgimento de outras revistas ilustradas que, aliadas à experiência do cinema, possibilitaram ampliação do campo de atuação dos designers, principalmente

Alternativas

ID
3390082
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em meados do século XX, os artistas plásticos começaram a incorporar em suas obras elementos da cultura de massa e da publicidade, tais como imagens de sopas em latas, logotipos de refrigerantes e histórias em quadrinhos. Essas características são pertinentes

Alternativas

ID
3390085
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em uma de suas possíveis definições, temos que é a típica atitude de origem pequeno-burguesa, meio de fácil afirmação cultural para um público que julga estar fruindo de uma representação original do mundo, quando, na realidade, goza unicamente uma imitação secundária da força primária das imagens.

(ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979)

Trata-se

Alternativas

ID
3989440
Banca
Instituto Águia
Órgão
CEAGESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a alternativa correta para o designer industrial do século XX que revolucionou a indústria americana. Iniciou sua carreira como ilustrador, e como designer realizou diversos projetos importantes, desde design de trens, automóveis e aviões. Muitos deles se tornaram sucessos conhecidos no mundo todo, como por exemplo o redesenho da embalagem de cigarros da Lucky Strike e a criação do logo da Shell:

Alternativas

ID
3989443
Banca
Instituto Águia
Órgão
CEAGESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a alternativa correta para o primeiro movimento artístico voltado ao design onde seu estilo é marcado pela decoração elaborada e pelas formas curvilíneas e sinuosas. No meio do século XIX, com o avanço do processo de impressão Litográfico a cores, os artistas puderam ter maior liberdade desenhando diretamente na pedra. Neste período houve muita riqueza na criação de formatos de letras e de marcas comerciais, e pela criação e desenvolvimento dos pôsteres modernos, assim como embalagens. Esses cartazes além de vender produtos, formaram um estilo próprio. Dois grandes artistas referência deste movimento foram Toulouse-Lautrec e Pierre Bonnard:

Alternativas