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Questões de Multimídia no Design Gráfico


ID
463669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de acessibilidade, WCGAs, leitores de tela e tableless,
julgue os seguintes itens.

As WCAG recomendam que um website ofereça uma audiodescrição das informações visuais de uma apresentação multimídia.

Alternativas
Comentários
  • 1.2.5 Audiodescrição (Pré-gravada): É fornecida audiodescrição para todo o conteúdo de vídeo | pré-gravado existente em mídia sincronizada. (Nível AA)

    WCAG 2.0


ID
828268
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao banner rotativo, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
945511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A interação entre imagem e movimento já era idealizada desde a década de 60 do século passado, quando a navegação por interfaces gráficas despertavam grande interesse de pesquisadores devido ao notório potencial de incremento da produtividade e pelo potencial de uso criativo do computador. Com relação à animação vetorial, julgue os próximos itens.

Na rotoscopia, uma animação é criada a partir de um vídeo, não havendo possibilidade de se redesenhar sobre as cenas.

Alternativas
Comentários
  • "Um rotoscópio é um dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação. Pode s"er usado para animar seguindo uma referência filmada." Origem wikipédia


ID
960835
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O ato de “dar movimento”, “dar vida a imagens estáticas” ou a simulação de movimentos, por meio de exposição de imagens ou quadros, é denominado:

Alternativas

ID
984019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à infografia, julgue os itens que se seguem.


Criado por Henry Beck na década de 30 do século passado, o mapa do metrô londrino é um infográfico que serviu de referência para várias cidades do mundo.

Alternativas

ID
984022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à infografia, julgue os itens que se seguem.


A infografia é um processo de visualização da informação, que compartilha de propriedades da imagem e da escrita.

Alternativas

ID
984025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à infografia, julgue os itens que se seguem.


A ideia da infografia como facilitadora da informação ecoa na visão de que a leitura de um infográfico deve ser fácil, rápida e atraente.

Alternativas

ID
984064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A propósito de animação vetorial, julgue os próximos itens.


Na técnica vetorial, as imagens são geradas por meio de vetores e estão sujeitas a alterações constantes

Alternativas

ID
984067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A propósito de animação vetorial, julgue os próximos itens.


O software Synfig Animation Studio não possibilita a transformação de um arquivo com extensão svg (Scalable Vector Graphics) em um arquivo com extensão synfig.

Alternativas

ID
1091383
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao se planejarem e se desenvolverem produtos interativos para mídias eletrônicas, é necessário considerar alguns aspectos da interface que evitem que o usuário faça operações incorretas em uma determinada etapa de sua atividade.

A melhor estratégia para evitar esse tipo de problema e a justificativa para sua escolha são, respectivamente:

Alternativas

ID
1153942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos software de criação de imagens para a produção gráfica digital, como Corel Draw, Adobe Photoshop e InDesign que são úteis para a concepção de produtos impressos, julgue os itens que se seguem.

O Corel Draw, por ser um aplicativo de ilustração vetorial e de leiaute de página, possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet e confecção de cartazes.

Alternativas

ID
1153945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos software de criação de imagens para a produção gráfica digital, como Corel Draw, Adobe Photoshop e InDesign que são úteis para a concepção de produtos impressos, julgue os itens que se seguem.

O Adobe InDesign é um software que cria documentos em formato próprio. Posteriormente pode ser exportado para PDF ou outros formatos específicos de impressão, permitindo criar, diagramar, visualizar e editar todo um universo de materiais como, por exemplo, revistas, jornais, anúncios e embalagens.

Alternativas

ID
1222603
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que uma escola técnica tenha decidido criar um curso a distância operacionalizado por meio de sítio de Internet específico e que tenha contratado um designer para ser o responsável pelo projeto de desenvolvimento desse sítio. Diante dessa situação, assinale a alternativa que apresenta uma decisão tecnicamente adequada de design para mídias eletrônicas.

Alternativas

ID
1230817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca dos infográficos, julgue o item a seguir.

O infográfico de primeira geração permite ao internauta um grau mínimo de interatividade com a infografia, e seu emprego aumenta efetivamente a qualidade da informação que se quer transmitir.

Alternativas
Comentários
  • Os infográficos de primeira geração não possuem recursos que ofereçam interatividade, são apenas transposições do que foi publicado no impresso, sendo, portanto, lineares. A estrutura visual dos infográficos de primeira geração é simples, estática e não permite interação.

    Já os de segunda geração são uma tentativa de adequação a web, com hiperlinks e animações simples. Os de terceira geração são os multimídia, que rompem totalmente a estrutura linear e são baseados em uma linguagem exclusiva para a web: tem áudio, vídeos, animações.


ID
1230823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca dos infográficos, julgue o item a seguir.

Os infográficos surgiram em decorrência da reforma gráfica de jornais online americanos, que, devido a sua forte influência no meio, introduziram infográficos jornalísticos nos cibermeios.

Alternativas
Comentários
  • "As raízes dos recursos usados na infografia têm sua origem na pré-história. Os primeiros mapas foram criados milênios antes da escrita. Os mapas mais antigos que se conhece foram encontrados na antiquíssima cidade de Çatal Hüyük, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., pintados numa parede. Em 1626, Christoph Scheiner publicou Rosa Ursina sive Sol, contendo uma variedade de diagramas para mostrar sua pesquisa astronômica sobre o sol. Ele usou uma série de imagens para explicar a rotação do sol no tempo (por manchas solares). Em 1786, William Playfair cria uma variedade de gráficos estatísticos usados até hoje, seu livro The Commercial and Political Atlas é repleto de gráficos que representam a economia no século XVIII na Inglaterra. Em 1857 , a enfermeira inglesa Florence Nightingale lançou mão de informação gráfica para convencer a rainha Vitória à melhorar as condições nos hospitais militares. O principal meio foi o gráfico circular (polar área diagram), uma combinação de gráficos de barras e de pizza empilhadas, descrevendo o número e as causas das mortes durante cada mês da Guerra da Criméia."


ID
1230826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca dos infográficos, julgue o item a seguir.

A infografia em meio digital mantém as características fundamentais da infografia impressa, diferenciando-se desta no que se refere à função interativa.

Alternativas

ID
1230940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de animação vetorial, julgue o item subsequente.

No processo de vetorização de imagens raster preexistentes para uso em uma animação vetorial, as curvas de bézier são utilizadas para fixar a angulação dos pontos extremos e médios dos segmentos de contorno da imagem original.

Alternativas

ID
1230943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de animação vetorial, julgue o item subsequente.

Os programas de animação vetorial em computador permitem a definição de quadros-chave em determinado intervalo de tempo e a interpolação de outros quadros entre dois desses quadros-chave.

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo disso é o Flash, da Adobe 


ID
1230946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de animação vetorial, julgue o item subsequente.

Por suas características de mapeamento de bits, as imagens vetoriais podem ser ampliadas ou reduzidas indefinidamente na animação, sem perderem a definição e os detalhes.

Alternativas
Comentários
  • mapeamento de bits refere-se as imagens bitmaps, enquanto imagens vetoriais são formadas por vetores matemáticos.


ID
1230949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de animação vetorial, julgue o item subsequente.

As animações vetoriais trabalham com imagens cujas formas (curvas, elipses, polígonos etc) são descritas matematicamente por vetores, gerando, portanto, arquivos consideravelmente menores que os arquivos de imagens bitmaps.

Alternativas
Comentários
  • Acertei, mas isto é muito relativo.


ID
1334734
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O processo de edição não linear de vídeo representou grande avanço nas rotinas de produção audiovisual porque permitiu

Alternativas

ID
1396207
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Chama-se multimídia a combinação feita, com o uso de um computador, de um tipo de mídia estática com, pelo menos, um tipo de mídia dinâmica.

As opções a seguir apresentam exemplos de mídia estática, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • som é midia estática?!

     

  • Juliana, é extamente por não ser que ele é uma exceção


ID
1396228
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um animador deve desenhar um personagem em movimento sequencial para um curta de 10 segundos. Assinale a opção que indica quantos desenhos ele precisará fazer para o curta, considerando a quantidade de frames por segundo necessários para a percepção humana.

Alternativas

ID
1396261
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Afirmar que um produto multimídia é sequencial é o mesmo que dizer que ele é

Alternativas

ID
1396264
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o histograma e seu uso durante o tratamento de imagens, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1703131
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a alternativa que indique os softwares mais utilizados na concepção de apresentações eletrônicas.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada o Flash não é mais usado para apresentações.


ID
1703134
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um livro com iconografia composta de mapas cartográficos, fotos e complementado por textos e tabelas, deveria ser projetado com utilização dos seguintes softwares:

I. Excel, Illustrator e CorelDraw.

II. Illustrator, Indesign e Photoshop.

III. Quark Xpress, Corel Draw e Photoshop.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A saber:

    QuarkXPress é um software aplicativo de editoração eletrônica e layout gráfico.


ID
1703155
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A utilização de infográficos em artigos e apresentações é uma forma poderosa de sintetizar informações, acrescentando dinamismo ao conteúdo. Diferentes tipos de infográficos podem ser utilizados, de acordo com o tipo de informação, sua natureza e características. Sobre o tema infográficos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os gráficos de pizza são indicados para apresentar evoluções.

II. Setas e destaques podem acrescentar informação sobre deslocamentos a um mapa estático.

III. Ilustrações perspectivadas e em 3D devem ser evitadas porque exigem uma leitura mais atenta.

Assinale: 

Alternativas

ID
1894009
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A técnica de transmissão de vídeo pela web que particiona o arquivo em pacotes, envia cada pacote em sequência e inicia a decodificação e reprodução dos pacotes na medida em que são recebidos pelo usuário, é:

Alternativas
Comentários
  • Definição de streaming.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Outra característica que pode ser citada:

    Possibilita a exibição do conteúdo sem a necessidade de aguardar o completo download.

  • LETRA D

    Os protocolos Internet empregados na distribuição de arquivos de streaming — o  e  — realizam a distribuição entre um servidor de streaming e um player com muito mais qualidade. Esta qualidade é alcançada graças a arquitetura que prioriza a distribuição em fluxos contínuos. Quando TCP e HTTP são usados e encontram uma falha em entregar um pacote de dados, eles tentam repetidamente enviar aquele pacote de dados até que este seja entregue com sucesso. UDP continua a enviar os dados mesmo se ocorrer perda dos mesmos, o que permite uma experiência em tempo real, que é uma das principais características do streaming.


ID
1980118
Banca
IVIN
Órgão
Prefeitura de Piracuruca - PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Grupo de periféricos que tem como objetivo trazer recursos para se trabalhar com imagens e som.

Alternativas
Comentários
  • O que é multimídia?

    Segundo a Grande Enciclopédia Larousse Cultural, multimídia é a “forma de comunicação com utilização de múltiplos meios: sons, imagens, textos, vídeos, animações.”. Por mais simplória que pareça, esta definição é correta e diz tudo em pouquíssimas palavras.

    Os primeiros personal computers não possuíam os recursos de som e leitura e gravação de arquivos como os de hoje. Só com o surgimento do famoso kit Multimídia que os computadores ganharam caixinhas de som e CD-Rom (agora já nem se sabe ao certo o número de novidades e mídias disponíveis para os computadores pessoais). Porém muito antes disso, o termo multimídia já era usado para definir produções que integravam diversos meios de comunicação independentes, como gravadores de áudio, projetores de cinema, monitores de vídeo e outros. 

    Hoje, a multimídia está presente nos CDs, TVs interaivas, vídeo-games, DVDs, aparelhos celulares, etc., mas, de fato, a web é o maior meio multimídia conhecido porque possibilita que seu usuário crie, manipule, armazene e pesquise conteúdos. Cada conteúdo acessado abre um leque de opções em forma de links que criam uma navegação infinita.

    Fonte: http://multferramenta.blogspot.com.br/2007/02/o-que-multimdia.html

  • a) Placa de Som: Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica para outros periféricos como fones de ouvido ou provendo interfaces para outros equipamentos digitais. (ERRADO)

    b) Placa de vídeo: Uma placa de vídeo é o componente do hardware do computador responsável por administrar e controlar as funções de exibição de vídeo na tela. Todo computador contemporâneo usa uma interface gráfica. (ERRADO)

    c) Microfone: Instrumento que converte ondas sonoras em variações correspondentes a um sinal elétrico [Este sinal elétrico pode ser utilizado para transmissão, gravação ou amplificação do som.]. ( ERRADO)

    d) Caixa de Som: Caixas de som é uma caixa com alto falante para melhorar a reprodução sonora. (ERRADO)

    e) GABARITO DA QUESTÃO.

     


ID
1980136
Banca
IVIN
Órgão
Prefeitura de Piracuruca - PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Preencha os parênteses abaixo de acordo com a respectiva discriminação.

1) Periféricos de Entrada.

2) Periférico de Saída.

3) Software.

( ) Mouse.

( ) Caixas de Som.

( ) Word.

( ) Power Point.

( ) Impressora.

( ) Scaner.

( ) Internet Explorer.

O preenchimento correto, na seqüência, é:

Alternativas
Comentários
  • == > Eiminei a questão apenas pela classificação dos Softwares:

    - Word, Power Point, Internet Explorer.

    ==>Periféricos de Entrada:

     -Mouse e Scaner

    ==> Periféricos de Saída

    Caixas de Som e Impressora.


ID
2228938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Nos sítios da Internet, os filmes, vídeos e as animações fazem parte do cotidiano digital. Considerando esse assunto, julgue o seguinte item.


A compressão de imagens com formato GIF é realizada por meio da técnica LZW (Lempel-Ziv-Welch) a fim de se reduzir o tamanho dos arquivos sem degradar a qualidade da imagem.

Alternativas
Comentários
  • Certo! O LZW é um sistema de compressão universal que permite a menor perda de dados possível e é baseada em um algorítimo criado por Abraham Lempel, Jacob Ziv e Terry Welch. O formato GIF (Graphics Interchange Format) utiliza um método de compressão que é uma variação do LZW.

  • É geralmente utilizado em imagens em que não se pode perder a definição original. Nas imagens, o algoritmo lê os valores de pixels de uma imagem bitmap e elabora uma tabela de códigos onde se representam as PADRONAGENS repetidas dos pixels encontrados.

    O LZW é usado em imagens GIF, programas como o PKZIP e dispositivos de hardware, como modems. Os métodos LZ usam um modelo de compactação baseado em tabela, no qual as entradas da tabela são substituídas por sequências repetidas de dados. Para a maioria dos métodos LZ, essa tabela é gerada dinamicamente a partir de dados anteriores na entrada.


ID
2228941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Nos sítios da Internet, os filmes, vídeos e as animações fazem parte do cotidiano digital. Considerando esse assunto, julgue o seguinte item.


Atualmente as telas dos computadores denominadas Wide Screen (panorâmicas) têm o formato de tela de 4 × 3.

Alternativas
Comentários
  • Formato Wide Screen: Tratava-se de uma tela mais larga e com uma proporção maior em relação ao formato antigo. Mais semelhante à visão humana o formato logo caiu no gosto popular por ser mais agradável e possibilitar a apresentação de um maior campo de visão em uma cena. As telas do formato widescreen são criadas numa proporção de 16/9.

    fonte techmundo:


ID
2228944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Nos sítios da Internet, os filmes, vídeos e as animações fazem parte do cotidiano digital. Considerando esse assunto, julgue o seguinte item.


Um áudio comprimido com bitrate de 192 kbps, sample rate de 44,1 kHz e 16 bits per sample é considerado de boa qualidade.

Alternativas

ID
2228947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Nos sítios da Internet, os filmes, vídeos e as animações fazem parte do cotidiano digital. Considerando esse assunto, julgue o seguinte item.


Podcasts são programas de áudio digital de naturezas diversas, disponibilizados para download em computadores e dispositivos móveis.

Alternativas

ID
2270674
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As relações entre imagem e texto numa página são essenciais para prender a atenção do leitor. Assinale a opção com o elemento visual de uma diagramação que melhor exemplifica esse atributo.

Alternativas

ID
2487142
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

São três dos doze princípios fundamentais da animação, definidos por Walt Disney:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que ninguém estuda animação nos dias de hoje sem estudar Walt Disney, principalmente graças aos 12 princípios da animação, que definiram a base da movimentação e da ilusão de ótica dos desenhos animados ocidentais e orientais, 2D, 3D e até mesmo stop motion.

     

    Eles são:

     

    1. Comprimir e esticar – Squash and Stretch;

     

    2. Antecipação – Anticipation;

     

    3. Encenação – Staging;

     

    4. Animação direta e posição-chave – Straight Ahead Action and Pose to Pose;

     

    5. Continuidade e sobreposição da ação – Overlapping Action and Follow Through;

     

    6. Aceleração e desaceleração – Slow In and Slow Out;

     

    7. Movimento em arco – Arcs;

     

    8. Ação Secundária – Secondary Actions;

     

    9. Temporização – Timing;

     

    10. Exagero – Exaggeration;

     

    11. Desenho volumétrico – Solid Drawing;

     

    12 Apelo – Apeal.


ID
2630599
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em relação ao uso de áudio e vídeo na web, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas

ID
2630611
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso de ilustrações como um modo de tornar as páginas web mais atrativas é bastante comum. No entanto usos inadequados podem causar problemas para o website.

Sobre os formatos bitmap, JPEG e TIFF, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) Um TIFF (Tagged Image File Format) é um formato gráfico usado para armazenar imagens de bitmap, na maioria das vezes, em materiais impressos.
( ) Para alterar uma imagem, diversos tipos de ajustes podem ser feitos em arquivos bitmap.
( ) O compartilhamento de arquivos pode ser feito através de imagens JPEG, um formato de compressão em que parte das informações é descartada, aumentando o tamanho do arquivo.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
2630623
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A animação digital pode ser definida como

Alternativas

ID
2647240
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Qual a maneira correta de levar uma imagem do software de ilustração, como o CorelDraw, para o software de paginação, como o InDesing, repectivamente?

Alternativas

ID
2647273
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.


Muitas fontes habilitadas ao mesmo tempo no computador podem causar:


I- Aplicativos que se recusam a abrir.

II- Redução da performance do computador.

III- Aumento da probabilidade de travamentos.

IV- Menus curtos para escolha de fontes.


Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2818597
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os processos criativos dos profissionais de publicidade, design gráfico ou comunicação visual, ao escolher o melhor formato de imagem para o projeto, sistematizam a relação entre forma e função que a imagem e texto terão no artefato gráfico. Entre as classificações imagéticas, a representação gráfica que surge da necessidade de transmitir impulsos de informação complexa, de forma rápida e em um contexto sociocultural multilíngue ou analfabeto é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Identidade Visual é um sistema de signos, símbolos e componentes visuais que representam os valores do negócio. Esses dão suporte à marca gráfica (o que popularmente chamamos de logotipo, logomarca, ou apenas logo).

     


ID
2818618
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ferramentas de redes sociais como Facebook e Twitter são cada vez mais comuns no cotidiano de produção de peças digitais. Entre essas composições, as chamadas fan pages do Facebook, aceitam como formatos de arquivos de imagens em movimento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
2821939
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

(...) provêm da tradição oriental de signos, sem deixar de ter pontos de contato com a escrita hieroglífica egípcia. Surgem da necessidade de transmitir impulsos de informação complexa, rapidamente, ou em um contexto multilíngue ou analfabeto.”

(FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari)


Essa é uma definição para

Alternativas
Comentários
  • PICTOGRAMA - desenho figurativo estilizado que funciona como um signo de uma língua escrita, não transcrevendo nem tendo relação explícita com a língua oral.


ID
2835058
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Numere, em ordem cronológica, as etapas de pré-produção, produção e pós-produção de uma animação digital.


( ) Som.

( ) Animatic.

( ) Storyboard.

( ) Correção de cor.


A sequência correta dessa ordenação é

Alternativas

ID
2835094
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Complete, corretamente, as lacunas do texto.


A Primeira Guerra Mundial estabeleceu a importância do design visual. Os ________________ com design econômico, as imagens e os e slogans enxutos e fortes foram usados pelos governos naquela época. Atualmente eles utilizam o ______________ e a _______________ para fazerem propagandas e anúncios públicos e exortarem os cidadãos a participar no esforço de guerra.


A sequência que preenche, corretamente, as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Confia


ID
2887198
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Marília - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os arquivos de vídeo captados pelas câmaras digitais são por vezes recodificados usando um codec intermediário para otimizar as condições de edição. Um desses codecs é

Alternativas

ID
2987350
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os aspectos estético-formais no projeto de interfaces multimídia, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3067372
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao processo de estruturação da informação em interfaces multimídia, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3067381
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os aspectos estético-formais no projeto de interfaces multimídia, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3132727
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

. No Drupal, um “Artigo” é apropriado para publicar

Alternativas
Comentários
  • "Os tipos mais comuns são: Artigo, Galeria, Notícia, Página Básica;

    Artigo: User artigos para conteúdo temporal como notícias, comunicados de imprensa;

    Galeria: Use galeria para exibição de imagens ou fotos em galeria;

    Notícia: Use notícias para criação de conteúdo de notícias e utilize o bloco correspondente para visualização das noticias criadas;

    Página básica: Use páginas básicas para seu conteúdo estático, como uma página sobre "sobre nós""

    Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/nti/wp-content/uploads/sites/12/2018/04/Tutorial-Drupal-2.0.pdf ( Página 9)

    GABARITO ALTERNATIVA A


ID
3169321
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A Animação Esquelética é uma técnica de animação. Foi introduzida no mercado de animação em 1988 por Nadia Magnenat Thalmann, Richad Lapierrère e Daniel Thalmann. Entre as vantagens dessa técnica, estão:

I. O animador controla menos elementos do modelo que está animando.

II. Os ossos do objeto animado podem ser movidos de forma independente.

III. Os músculos do objeto animado possuem movimentos minuciosos ligados ao esqueleto.

IV. A animação pode ser realizada através de simples movimentos de vértices.

V. Os ossos representam um conjunto de planos ou alguns outros objetos.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas

ID
3169363
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os designers podem utilizar um ou mais métodos de modelagem para criação de objetos tridimensionais. A estratégia de modelagem escolhida dependerá de fatores como a complexidade do objeto e o contexto de aplicação. Entre as alternativas que seguem, enquadram-se como métodos de modelagem virtual tridimensional:

Alternativas

ID
3169369
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o processo de iluminação no trabalho da modelagem tridimensional, analise as afirmações a seguir.

I. A função da backlight (contraluz) é suavizar os contornos do objeto, ajudando-o a se mesclar com o plano de fundo.

II. Em 3D, comumente se distinguem três tipos de iluminação: iluminação direta, iluminação indireta e iluminação global.

III. O tipo de luz denominado “spotlight” funciona como um cone de luz, emitindo luz de um ponto e em uma direção.

IV. O termo “light rigs” é utilizado para se referir à configuração e ao arranjo de iluminação.

V. A técnica de iluminação de três pontos utiliza uma luz principal e duas luzes de preenchimento.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições


Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada. Principalmente por causa do item 3, que a banca diz ser certo.

    "III. O tipo de luz denominado “spotlight” funciona como um cone de luz, emitindo luz de um ponto e em uma direção."

    Não é UMA direção. Do ponto de vista físico da propagação da luz de um spotlight, a luz se propaga em várias direções. O item seria melhor escrito se fosse das seguintes formas:

    "O tipo de luz denominado “spotlight” funciona como um cone de luz, emitindo luz a partir de um ponto."

    ou

    "O tipo de luz denominado “spotlight” funciona como um cone de luz."

    ou

    "O tipo de luz denominado “spotlight” funciona como um cone de luz, emitindo luz de um ponto e ela se propagando em forma de cone."

    Por eliminação de alternativas tive aceitar que o item 3 está correto, visto que apenas o item 2 e 4 estavam corretos.


ID
3285400
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A respeito de desenho, ilustração e técnicas de animação, julgue o próximo item.

A escolha do estilo e da técnica a serem utilizados nas ilustrações que farão parte de um livro deve se orientar, do mesmo modo que qualquer outro elemento, pela identidade da organização, bem como pelo conceito, pelos conteúdos e pelas finalidades da publicação. 

Alternativas

ID
3285403
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A respeito de desenho, ilustração e técnicas de animação, julgue o próximo item.

Um infográfico é uma representação gráfica que procura interpretar e traduzir, para o modo visual, informações, processos, fluxos, relações etc.

Alternativas

ID
3285406
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A respeito de desenho, ilustração e técnicas de animação, julgue o próximo item.

Um filme de animação é uma sequência de imagens estáticas que podem ser geradas por diversas técnicas, entre elas claymation, stop-motion e animação digital 2D ou 3D, que, visualizadas a uma taxa acima de 16 fps, dão a ilusão de movimento.

Alternativas
Comentários
  • Um filme de animação é uma sequência de imagens estáticas que podem ser geradas por diversas técnicas, entre elas claymationstop-motion e animação digital 2D ou 3D, que, visualizadas a uma taxa acima de 16 fps, dão a ilusão de movimento.

  • Muitas animações, inclusive classicos da disney, usaram 12 fps em algumas cenas.

    Essa questão tá muito errada e deveria ter sido cancelada do respectivo concurso

  • Pensei que era um consenso que o número mínimo de frames era 24, em qualquer animação k


ID
3390025
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A função primordial de um infográfico estático é

Alternativas

ID
3390028
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma empresa da administração pública direta decidiu lançar um aplicativo com conteúdo noticioso e de informações ao cidadão, via celulares, rodando em Android e iOS. O projeto desse aplicativo prevê o uso intensivo de infográficos animados demandando, portanto, a aquisição de programas para essa finalidade. A ferramenta para produzir esse tipo de conteúdo deve possuir, necessariamente, recursos indispensáveis, que são

Alternativas

ID
3390034
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na produção de uma vinheta com técnicas de motion graphics, o designer criou uma ilustração que, no vídeo, deveria mudar de tamanho várias vezes. Ao escolher as ferramentas, ele selecionou o After Effects e o Photoshop, ambos da Adobe, porém não conseguiu o pretendido porque

Alternativas
Comentários
  • A pergunta está errada quando fala que deveria mudar de tamanho várias vezes, deveira ser "aumentar de tamanho várias vezes", uma vez que posso fazer uma animação diminuindo e voltando ao tamanho original da ilustração sem comprometer sua qualidade ainda que mudando de tamanho várias vezes. E só pra complementar o After Effects importa vetores que podem ser escalonados sem perda de qualidade.


ID
3390040
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Publicação periódica que pode tratar de assuntos gerais ou de determinado segmento do conhecimento ou atividade. Normalmente produzida em forma de brochura, costurada ou colada. Seu formato dificilmente ultrapassa o A3.

Essa é a definição de

Alternativas

ID
3526363
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o uso mais adequado para um infográfico.

Alternativas

ID
3633061
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O desenvolvimento da indústria e da computação gráfica permitiu que os jornais, a partir do final da década de oitenta passassem a dispor de mais recursos visuais, como, por exemplo, cores. Nesta época também, começa a ganhar grande impulso a produção de um tipo de informação criada através de imagens complexas referentes às matérias publicadas. Esta atividade, hoje um importante campo de atuação específica do designer, consiste:

Alternativas

ID
4160359
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma animação feita por computador pode ser produzida por diversos métodos, sendo que uma das maiores dificuldades do animador é, de fato, escolher qual método utilizará. Sua experiência e facilidade de lidar com determinada ferramenta, certamente, será decisiva para sua escolha. Isso depende muito de cada profissional, e pode ser útil para uns, e para outros nem tanto. A animação pode ser classificada variando de acordo com aspectos considerados. Uma das formas de animação tem a seguinte definição: “uma forma de animação convencional, na qual o animador literalmente desenha quadro a quadro na forma sequencial, partindo de um quadro inicial. Esse tipo de animação permite que novas ideias sejam aplicadas conforme a sequência se desenvolve”. Assinale a alternativa que apresenta essa forma de animação.

Alternativas

ID
4892503
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Podemos conceituar a animação digital como sendo:

Alternativas