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Questões de Tipografia


ID
397534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

A tipografia consiste em um processo de impressão no qual são utilizadas formas em alto relevo para a transferência de imagens e o qual possibilita a realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm. Por essas características, o processo tipográfico poderá ser indicado para a impressão de uma série de selos em 4/0 cores para divulgação de paisagens brasileiras.

Alternativas
Comentários

  • Acredito que quando ele fala "possibilita a  realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm" aí está o erro da questão.

  • Existem diversos processos de impressão. Alguns deles, como o tipográfico, estão, hoje, em desuso. Outros, como o talho-doce, são cada vez mais raros. Atualmente o processo empregado é o offset.

  • O Processo Tipográfico é muito utilizado atualmente para talões e blocos.

    Para a impressão em 4 cores o ideal é o Offset, como afirmou o colega abaixo.

  • impressáo em 4 cores de paisagem através de uma impressáo tipogrfica


ID
397543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Devido ao caráter institucional da publicação, as fontes a serem usadas na composição dos textos e das tabelas devem ser escolhidas dentro de uma mesma família tipográfica, com muitas variações de tipos e pesos, não se misturando fontes diferentes.

Alternativas
Comentários
  •  . . . com poucas variações de tipos e pesos, . . .
  • "mesma família tipográfica" é contraditório a "muitas variações de tipo"


ID
397588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

Para imprimir esse gibi, é adequada a utilização do processo rotográfico, que, contudo, exige alguns cuidados no projeto, como não utilizar textos em corpo menor que dez e evitar usar textos em tonalidades compostas por cores CMYK.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A rotogravura é um processo encavográfico que origina resultados de alta qualidade para grandes tiragens. Posso perfeitamente imprimir fontes pequenas e mesmo meio tom (retícula) através deste processo. É um processo uniforme, ótimo em vários suportes, como impressão em latinhas de  perecíveis (rótulos), revistas coloridas, displays plásticos, livros de alta tiragem, edições de luxo, etc.

ID
397594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

Para o livro descrito acima, é recomendável que a fonte possua altura-x grande em relação à altura das versais.

Alternativas
Comentários
  • Deveria ser Errado, pois caso a fonte possua altura-x(minúsculas) grande em relação à altura das versais(Maiúsculas), menos será a legibilidade do caractere.
  • Quanto maior for a altura-x, maiores serão as letras minúsculas relativamente às maiúsculas — e menos legíveis serão os caracteres.
  • A variação da altura-x em relação às versais, além de criar dinamicidade no texto, melhora o reconhecimento dos tipos e das "figuras" da palavras, melhorando a leiturabilidade. O resposta para a questão acima é "Certo".
  • Quanto maior for a altura-x, maiores serão as letras minúsculas relativamente às maiúsculas — e menos legíveis serão os caracteres.


ID
397600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

Considerando-se que esse livro é uma publicação extensa, com texto muito longo, a leiturabilidade dos textos dessa publicação resultará das qualidades intrínsecas do desenho das fontes escolhidas e das condições de reprodução gráfica escolhidas.

Alternativas
Comentários
  • O texto da a entender que a leiturabilidade depende exclusivamente dos itens citados, porém, além das caracteriticas expressas, outros elementos são necessários.
  • Estar incompleta a resposta não quer dizer necessariamente que esteja errada a questão toda! O CESPE sempre sendo muito subjetivo em suas conclusões!

  • RESPOSTA: ERRADO
    A leiturabilidade não depende somente do que é pontuado na questão. Nesse caso a questão estaria errada por estar incompleta, é uma questão semântica.
    Se na questão tivesse: "algumas das qualidades", ou "dentre as qualidades", ela estaria certa, mas por dar a entender que são somente as duas características descritas no texto, a questão conffigura em erro.
    Acho até bem subjetivo, mas...


ID
397663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

Em certo sentido, a tipografia assemelha-se a um projeto arquitetônico, sendo a forma das letras e dos signos definida pela linha e massa de cor, e as condições de leitura do texto, pelo espaço negativo, o branco circundante da folha ou tela.

Alternativas
Comentários
  • Questão mau formulada. O que ele afirmar sobre tipografia está certo. Porém em que sentido a tipografia se assemelha a um projeto arquitetônico? Não entendi a pergunta.


ID
397666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

A legibilidade dos tipos está diretamente associada à composição tipográfica.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    A Legibilidade dos tipos está relacionado com a Diagramação.

ID
397669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

O corpo da letra, ou signo tipográfico, é definido pelas linhas limítrofes do traço descendente e do traço ascendente.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito:
    é o OLHO do caractere que é definido pelas linhas limítrofes do traço descendente e do traço ascendente. O CORPO é maior que isso, devido à origem da composição manual, em que o corpo era o "bloco" onde o caractere era fixado.
  • 1. Linha da ascendente> (linha de topo) Ascendente é a parte da letra que vai além da linha mediana, podendo ou não coincidir com a altura da versal (maiúsculas). Limite superior do corpo.
    2. Linha da caixa-alta ou linha versal> Pode estar inclusive, acima do limite das fontes maúsculas, mas inferior ou coincidente com a ascendente.
    3. Linha central (altura de x) ou linha mediana > Limita a altura de X
    4. Linha de base> Limite inferior da altura de X
    5. Linha da decendente (linha de fundo) > limita a parte das letras que se extendem abaixo da linha de base. Limite inferior do corpo.

    Fonte: Elementos do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst
  • A não ser que o concurso tivesse bibliografia especificada em edital, a questão deveria ser anulada. 

    Apesar do que consta no livro: Elementos do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst, já citado no comentário abaixo por Margareth; a informação exposta por Ale no primeiro comentário da questão consta no livro Produção gráfica - Lorenzo Baer, página 43

  • Essa conceituação do corpo varia de autor para autor. Bem ridículo cobrar algo que nem os próprios estudiosos do assunto entram em um consenso...


ID
397705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O conceito de leiturabilidade, que se refere a conforto e eficiência de leitura, está relacionado ao design de fontes tipográficas.

Alternativas
Comentários
  • O que está relacionado ao design das fontes tipográficas é a legibilidade, que é "a clareza em identificar cada tipo em conjunto, palavra ou frase", enquanto a leiturabilidade é "a facilidade e fluência de conjunto de tipos, palavra ou frase"a lidade e fluência de um conjunto de tipos, palavra ou frase aa tyt
  • Questão anulada pela banca por permitir dupla interpretação.

    fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/arquivos/CORREIOS_NS_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO_FINAL.PDF

ID
406936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se viúva uma linha de texto muito curta, formada por uma palavra ou parte de uma palavra ao final de um parágrafo.

Alternativas

ID
406939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Nos programas de computador para edição de textos, a entrelinha denominada auto é um padrão que corresponde a um acréscimo de 20% ao corpo da fonte utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Se estamos com fonte tamanho 10, a entrelinha será tamanho 12, caso selecionemos a opção Auto. Se escolhermos simples, a entrelinha será tamanho 10, se escolhermos 1 1/2 linha será 15 pontos, entrelinha (espaçamento) duplo, será 20 pontos.



ID
406942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, é correto afirmar que um texto composto com letras claras sobre fundo escuro é mais legível que o oposto.

Alternativas
Comentários
  • Fundo Claro que Letras escuras tem melhor legibilidade.

  • Por mais que seja usado no modo noturno de muitas páginas essa composição causa uma fadiga visual maior que seu oposto.


ID
406984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

Fontes sem serifa, mesmo de boa legibilidade, são inadequadas para a visualização na tela do monitor.

Alternativas
Comentários
  • Fontes sem serifa encontraram nas telas uma hegemonia sem precedentes


ID
406993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

O texto composto todo em caixa-alta aumenta a eficiência e o conforto de leitura.

Alternativas
Comentários
  • Esse assunto de texto em caixa-alta já caiu mais de uma vez em provas de designer gráfico/ programador visual feitas pelo Cespe.

    Texto em caixa alta dimunui a legibilidade, ou seja, o conforto de leitura. Desta forma, diminui a eficiência, porque o recurso (tipografia) não foi utilizado de maneira adequada.

    Eficiência: Usar os recursos de maneira adequada. [Chiavenato, 2008]


ID
407044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao uso de elementos gráficos no design para a Web, julgue os próximos itens.

As decisões de leiaute e tipografia devem ser embasadas exclusivamente na tecnologia dos computadores top de linha.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o sonho, na realidade devemos avaliar o desempenho do projeto em diversos sistemas dos mais novos aos mais desatualizados.


ID
463705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

Uma fonte é composta por um conjunto de representações de caracteres conhecida como glifos.

Alternativas
Comentários
  • O Glifo, em tipografia, é uma figura que dá um tipo de característica particular a um símbolo específico. Um glifo é um elemento da escrita. Dois ou mais glifos que correspondam ao mesmo símbolo (i.e. carácter, se permutáveis ou dependentes de contexto, são chamados alógrafos; um glifo é uma manifestação da unidade mais abstracta carácter. Glifos também podem ser ligaduras tipográficas que são caracteres compostos ou diacríticos.

ID
463714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

Em tamanhos pequenos, fontes com serifa, como a Times New Roman, aparece ser mais clara na tela do que fontes sem serifa.

Alternativas
Comentários
  • A serifa em tamanhos pequenos diminui a clareza.

ID
463726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

As fontes com altura maior do que as fontes tradicionais são consideradas mais legíveis quando lidas na tela do computador.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Só lembrando que o fato de ter altura maior é diferente de todo em caixa alta, considerado como menos legível para a leitura.

  • Quando diz “altura” a questão se refere à altura de x e não ao corpo, que inclui as ascendentes e descendentes.



    A legibilidade depende, sobretudo, da altura de x do tipo escolhido. Em geral, os tipos de letra mais legíveis são os que têm caracteres com espaços interiores abertos ou fechados maiores, o que implica uma grande altura de x. Mas se a altura de x for grande, os ascendentes e descendentes serão relativamente curtos. Isto não só afeta a legibilidade dos caracteres individuais (fazendo normalmente com que o “h” e o “n” e o “i” e o “l”, entre outros pares, sejam confundidos um com o outro), como também dificulta a identificação das formas das palavras”.


    Fonte: Wikipédia


ID
784072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao software GIMP, comumente utilizado como ferramenta de trabalho na área de web design, julgue o  próximo  item.

O aerógrafo (Airbrush) do GIMP é similar à opção Pincel do Paintbrush. A diferença entre eles que merece destaque é a de que, ao se manter o botão do mouse pressionado, o aerógrafo vai acrescentando, gradativamente, cor à imagem.

Alternativas

ID
849862
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Leia o título a seguir.

BANCO CENTRAL BAIXA JUROS PARA 7,5% AO ANO

O título apresentado foi composto em tipos

Alternativas
Comentários
  • COM SERIFA? Whaaaaaaaat?! Onde foi que o cara da banca pitou esse brau?

  • Quando essa questão foi copiada para o site, foi utilizada a fonte que o site utiliza em negrito e não a fonte original da questão.


    Já reportei o erro, mas não obtive resposta.


ID
849865
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Entre as funções do título de matérias jornalísticas, é correto afirmar que a função

Alternativas

ID
888064
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É a particularização da escrita de um nome. Sempre que vemos um nome representado por um mesmo tipo de letra (especialmente criado, ou não). Presente em toda marca, sempre possuí letras. Estamos tratando de um(a):

Alternativas
Comentários
  • logotipo é o nome dado às letras presente em toda marca.

  • Logotipo - Símbolo constituído por palavra ou grupo de letras, apresentadas em desenho característico, destinado a funcionar como elemento de identidade visual e uma empresa, de uma instituição de um produto etc. Esta definição limita-se ainda, em sua essência, ao sentido original da palavra logotipo: um recurso tipográfico pelo qual se pretendia acelerar o trabalho de composição manual, substituindo-se os caracteres móveis individuais por grupos de letras reunidas em uma só peça. Seu principal objetivo é provocar a identificação imediata de uma determinada instituição ou produto e, para isso, ele deve ser facilmente fixado na memória do público, destacando-se entre milhares de outros estímulos visuais que diariamente são recebidos pelas pessoas.

    Dicionário Essencial de Comunicação (Barbosa & Rabaça), p. 159


ID
888073
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É comum ser necessário alterar os espaços entre determinadas letras para garantir uma uniformidade visual em todo o espacejamento entre letras de uma composição. Qual a nomenclatura do ajuste de espaço entre letras par a par?

Alternativas
Comentários
  • Kerning - É um processo de adicionar ou remover espaço entre pares de caracteres, ou seja, mexe-se no espaçamento existente apenas entre uma ou outra letra, algumas letras, mas não em tudo.



ID
920527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

As cores ciano, magenta e amarelo são denominadas de cores primárias subtrativas porque são obtidas a partir da retirada de um dos filtros das cores aditivas.

Alternativas

ID
920530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

A linguagem visual no design editorial de uma publicação impressa é a mesma que em uma publicação na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Mídias diferentes dispõem de recursos distintos, logo, cada uma tem uma linguagem própria.

ID
920533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, os cartazes são comumente impressos em meia- folha do formato BB, ou seja, em folhas de papel de 48 cm x 66 cm.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está certa o papel BB tem 66×96.

    Fonte:


ID
920536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

plicativos gráficos como o Adobe Illustrator são apropriados para a elaboração de publicações como livros e livretos.

Alternativas
Comentários
  • Isso. Apesar de ser possível diagramar um livro no illustrator, suas ferramentas são mais adequadas para a criação de gráficos vetorias. Para trabalhos editoriais os mais apropriados são o Indesign, o Scribus, o antigo Page Maker, entre outros.

ID
920539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

Uma imagem de tom contínuo, como uma foto em preto-e-branco, é reproduzida na impressão ofsete pelo uso de retículas de meio-tom.

Alternativas
Comentários
  • Descreveu o processo do offset. Onde as retículas de cor jutamente com o fundo criam uma ilusão de ótica simulando um tom continuo.

ID
920647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O autor Jakob Nielsen desenvolve há mais de uma década estudos
sistemáticos acerca de navegabilidade, acessibilidade e usabilidade
na web. Considerando o pensamento de Jakob Nielsen a respeito de
usabilidade, julgue os próximos itens.

Com relação a tipografia e legibilidade, o tamanho de texto recomendado para o público em geral é de 12 a 14 pixels.

Alternativas
Comentários
  • Para Maior Legibilidade segundo Jakob Nielsen, o tamanho ideal é de 18 a 24 Pixels


ID
928195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ajustar o tamanho ou corpo da fonte é uma questão um
tanto controversa. Em teoria, a Internet deveria ser um meio
universal onde todos os tipos de usuários pudessem ter acesso às
informações. Ao contrário de um meio impresso, no qual o
leiaute e a tipologia são fixos, as páginas web devem adaptar-se
para satisfazer as necessidades de todos os visitantes, de forma
que os usuários com baixa acuidade visual, por exemplo, possam
fazer ajustes na tipologia dos documentos da Internet para que
estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que
esses usuários considerem legível.
Lynch e Horton. Guia de estilo da Web. 2004, p. 128 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue os seguintes
itens, acerca da tipologia de documentos na Web.

Os ajustes na tipologia são benéficos aos usuários e não causam distorções no leiaute da página.

Alternativas
Comentários
  • "Os ajustes na tipologia são benéficos aos usuários" correto

    "e não causam distorções no leiaute da página." errado

    Conclusão: Afirmativa falsa
  • "para que estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que
    esses usuários considerem legível". (sic)

     

    Deu um bug rápido aqui...


ID
928198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ajustar o tamanho ou corpo da fonte é uma questão um
tanto controversa. Em teoria, a Internet deveria ser um meio
universal onde todos os tipos de usuários pudessem ter acesso às
informações. Ao contrário de um meio impresso, no qual o
leiaute e a tipologia são fixos, as páginas web devem adaptar-se
para satisfazer as necessidades de todos os visitantes, de forma
que os usuários com baixa acuidade visual, por exemplo, possam
fazer ajustes na tipologia dos documentos da Internet para que
estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que
esses usuários considerem legível.
Lynch e Horton. Guia de estilo da Web. 2004, p. 128 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue os seguintes
itens, acerca da tipologia de documentos na Web.

A unidade “em” das folhas de estilo em cascata (CSS) serve para que o designer ajuste o tamanho de fonte e outras variáveis tipográficas (ex. entrelinha) permitindo, assim, que o usuário utilize o recurso de ampliação da visualização.

Alternativas
Comentários
  • Set Font Size With Em

    To allow users to resize the text (in the browser menu), many developers use em instead of pixels.

    The em size unit is recommended by the W3C.

    1em is equal to the current font size. The default text size in browsers is 16px. So, the default size of 1em is 16px.

    The size can be calculated from pixels to em using this formula: pixels/16=em

    http://www.w3schools.com/css/css_font.asp


ID
928201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ajustar o tamanho ou corpo da fonte é uma questão um
tanto controversa. Em teoria, a Internet deveria ser um meio
universal onde todos os tipos de usuários pudessem ter acesso às
informações. Ao contrário de um meio impresso, no qual o
leiaute e a tipologia são fixos, as páginas web devem adaptar-se
para satisfazer as necessidades de todos os visitantes, de forma
que os usuários com baixa acuidade visual, por exemplo, possam
fazer ajustes na tipologia dos documentos da Internet para que
estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que
esses usuários considerem legível.
Lynch e Horton. Guia de estilo da Web. 2004, p. 128 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue os seguintes
itens, acerca da tipologia de documentos na Web.

A escolha do tamanho de uma fonte depende do comprimento da coluna, mas não da quantidade do texto.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa - Errada

    O ERRO está em "mas não da quantidade do texto."

    Um exemplo que para textos grandes a fonte mais indicadas são as serifadas.

  • Acho que está errado o "comprimento", em vez de "largura" da coluna. Fontes serifadas não são recomendadas para internet.


ID
928204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ajustar o tamanho ou corpo da fonte é uma questão um
tanto controversa. Em teoria, a Internet deveria ser um meio
universal onde todos os tipos de usuários pudessem ter acesso às
informações. Ao contrário de um meio impresso, no qual o
leiaute e a tipologia são fixos, as páginas web devem adaptar-se
para satisfazer as necessidades de todos os visitantes, de forma
que os usuários com baixa acuidade visual, por exemplo, possam
fazer ajustes na tipologia dos documentos da Internet para que
estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que
esses usuários considerem legível.
Lynch e Horton. Guia de estilo da Web. 2004, p. 128 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue os seguintes
itens, acerca da tipologia de documentos na Web.

A legibilidade de um texto independe do sistema do computador do usuário.

Alternativas

ID
928210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ajustar o tamanho ou corpo da fonte é uma questão um
tanto controversa. Em teoria, a Internet deveria ser um meio
universal onde todos os tipos de usuários pudessem ter acesso às
informações. Ao contrário de um meio impresso, no qual o
leiaute e a tipologia são fixos, as páginas web devem adaptar-se
para satisfazer as necessidades de todos os visitantes, de forma
que os usuários com baixa acuidade visual, por exemplo, possam
fazer ajustes na tipologia dos documentos da Internet para que
estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que
esses usuários considerem legível.
Lynch e Horton. Guia de estilo da Web. 2004, p. 128 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue os seguintes
itens, acerca da tipologia de documentos na Web.

Quando o designer especifica a fonte com tamanho 10 pontos, o usuário irá visualizar em seu monitor o mesmo tamanho.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa - Errada

    Depende da Resolução da Tela

  • A unidade de medida utilizada em impressos é pontos. Na web, utilizamos pixel como medida.


ID
928213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ajustar o tamanho ou corpo da fonte é uma questão um
tanto controversa. Em teoria, a Internet deveria ser um meio
universal onde todos os tipos de usuários pudessem ter acesso às
informações. Ao contrário de um meio impresso, no qual o
leiaute e a tipologia são fixos, as páginas web devem adaptar-se
para satisfazer as necessidades de todos os visitantes, de forma
que os usuários com baixa acuidade visual, por exemplo, possam
fazer ajustes na tipologia dos documentos da Internet para que
estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que
esses usuários considerem legível.
Lynch e Horton. Guia de estilo da Web. 2004, p. 128 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue os seguintes
itens, acerca da tipologia de documentos na Web.

Na escolha da fonte a ser utilizada no sítio, é importante verificar, especialmente, as fontes com formas redondas e oblíquas.

Alternativas

ID
945445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A sociedade está sempre produzindo novas tecnologias, aprimorando produtos e sistemas e tentando inovar em novos campos de atividade. O designer precisa estar atento às novas tecnologias e, simultaneamente, ter o conhecimento de técnicas mais antigas, sempre com foco no enriquecimento da atividade de projeto. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

A suavização (anti-alising) de fontes na tela de um monitor, em que são empregados tons de cinza para criar a ilusão de contornos curvos, é eficaz para a reprodução de textos em tamanhos grandes e pequenos.

Alternativas
Comentários
  • O anti-alising atrapalha a leitura de fontes pequenas

  • Anti-aliAsing* ou antisserrilhamento

ID
983929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.


O caráter individual das letras de caixa-baixa, com seus ascendentes e descendentes, torna mais difícil para o olho o processamento delas em palavras.

Alternativas

ID
983935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.



Ao mudar a largura de composição de uma fonte, alterando suas escalas horizontal e vertical, corre-se o risco de distorcer a proporção das letras.

Alternativas

ID
983938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.


O corpo do tipo é a medida da altura da letra, em pontos, calculada estritamente do alto da ascendente da letra até a base da descendente da letra.

Alternativas
Comentários
  • O corpo é o tamanho do tipo que começa do ponto mais alto (versal ou ascendente) até o ponto mais baixo (descendente).

    https://www.chiefofdesign.com.br/tipografia/

  • O erro da questão está na palavra "estritamente". O correto seria: "NORMALMENTE o tamanho é medido do topo da ascendente até o limite inferior da descendente". Fonte: Manual dos Tipos - John Kane - Editora GG


ID
984061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A respeito do fechamento de arquivos com extensão pdf, julgue os itens subsequentes.


Arquivos com extensão pdf, além de serem independentes do sistema operacional no qual foram gerados, incluem todos os elementos vetoriais, imagens e fontes (embutidas) usadas no documento. Com relação às fontes, é necessário que sejam embutidas no documento para que não haja alterações no arquivo.

Alternativas

ID
991186
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os usos tipos digitais,podemos afirmar que:

Alternativas

ID
991240
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É muito comum,em projetos de editoração,dar-se ênfase ao início de uma seção de textos pelo aumento da letra inicial do primeiro parágrafo. Este recurso tipográfico é denominado:

Alternativas

ID
1091347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O instrumento tipográfico, seja um computador ou uma régua de composição, funciona como um tear. O tipógrafo procura tecer o texto de maneira homogênea; por isso, os bons tipos devem ser desenhados em uma textura vivaz e equalizada, pois descuidos com letras, linhas e palavras podem rasgar o tecido.

Há quatro fatores necessários para alcançar essa homogeneidade, que são a(o) .

Alternativas

ID
1153933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A arquitetura da informação em websites contém sistemas de organização, navegação e rotulagem. Visa à criação de estruturas digitais que organizem prioritariamente a informação descritiva, temática, representacional, visual e navegacional, de acordo com o conteúdo, a situação e o interagente. Os objetivos devem ser bem claros, simples e definidos, para melhor dimensionar e direcionar os serviços e os produtos informacionais ao público-alvo, de modo funcional. Busca, ainda, estruturar informações para torná-las disponíveis e acessíveis de forma mais adequada, pertinente e utilizável pelas pessoas que acessam informações, sejam elas disponibilizadas na rede Internet, em forma de sítio ou impressas.

A arquitetura da informação em websites tem como meta.

revelar seu conteúdo de maneira complexa, por meio do uso de conjuntos de cores e de fontes, com vários menus explicando como deve ser usado (quantas opções os usuários possuem).

Alternativas
Comentários
  • De maneira simplificada, minimizando a complexidade.


ID
1154077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere a produção gráfica de um boletim impresso, de circulação interna em grande órgão público, conforme descrição técnica apresentada a seguir.

dimensão: 50 cm × 28 cm (aberto) – página: 25 cm × 28 cm
papel; 120 g – a definir
impressão: 2/2 (bicromia)
páginas: 48 (incluindo capa)
acabamento: lombada canoa
tiragem: 2.000 exemplares.

Com base nas informações do texto apresentado, julgue os itens de 94 a 100.

O uso de fontes tipográficas serifadas é o mais indicado para a diagramação desse impresso.

Alternativas

ID
1156063
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de fonte sem serifa.

Alternativas
Comentários
  • https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Century_Gothic

ID
1222585
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A escolha de fontes tipográficas para um trabalho de diagramação demanda alguns cuidados. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1230829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue o próximo item , relativo à tipologia em meio impresso e em meio digital.

Uma maneira de preservar a originalidade da fonte a ser utilizada em um sítio é salvar os títulos e subtítulos como imagem, utilizando-se a tipologia de forma gráfica em GIF.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • acredito que a questão é correta quando diz "uma maneira", contudo essa não é a melhor forma...

  • Não concordo nem quando diz "uma maneira", realmente essa não é a melhor forma

  • Segundo a w3c o melhor seria o PNG porém com advento do CSS3 é possivel carregar tal fonte para dentro do estilo


ID
1230832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue o próximo item , relativo à tipologia em meio impresso e em meio digital.

Os tipos modernos caracterizam-se pelo desenho do tipo uniforme e pela ausência de serifas.

Alternativas
Comentários
  • Modernas: aparecem a meados do século XVIII, criadas por Didot, refletindo as melhoras da imprensa. Sua característica principal é o acentuado e abrupto contraste de traços e remates retos, o que origina fontes elegantes e ao mesmo tempo frias. Seus caracteres são rígidos e harmoniosos, com remates finos e retos, sempre da mesma grossura, com a haste muito contrastada e com uma marcada e rígida modulação vertical. São imponentes a corpos grandes, porém acusam certa falta de legibilidade ao romper um pouco o caractere, ao se compor a corpos pequenos e em blocos pequenos de texto corrido. Exemplos destacáveis poderiam ser Firmin Didot, Bodoni, Fenice e Modern Nº 20.

    fonte: http://www.criarweb.com/artigos/familias-tipograficas.html

  • O desenho de uma fonte moderna não é uniforme, a largura de um i é diferente da largura de um m.


ID
1230835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue o próximo item , relativo à tipologia em meio impresso e em meio digital.

Perpetua é uma fonte tradicional, com serifas inspiradas por modelos clássicos, que foi desenhada por Eric Gill, o realizador do design da Gill Sans.

Alternativas

ID
1230967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com as considerações de Jakob Nielsen, julgue o próximo item.

Deve-se permitir que o usuário redimensione o texto, alterando o tamanho da fonte em valores relativos.

Alternativas

ID
1396186
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os elementos que compõem a identidade visual de uma empresa são, entre outros, a tipografia, a cor e o símbolo. Eles devem ser definidos com o objetivo principal de

Alternativas
Comentários
  • A letra C e D também tem relação com a IV porém o objetivo principal é torna integro e reconhecível qualquer movimento visual da empresa. 

  • Questão bizarra.


ID
1396213
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A organização dos tipos de letras, necessária para facilitar a produção de livros e torná-los menos caros, foi possível quando

Alternativas
Comentários
  • deixou de ser escritas a mão e passou para tipos de metais

  • Antes da prensa móvel (tipos móveis metálicos) de Gutenberg, os chineses, no séc VIII, utlizavam a "impressão em bloco", talhada em madeira, para imprimir uma página inteira. Ao que parece, em 1040, os chineses já haviam inventado a prensa móvel, porém em madeira, o que gastava muita tinta. A economia de tinta pelos tipos em metal foi o que provocou a lucratividade da imprensa no mundo todo.


ID
1523149
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Hoje em dia, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, direciona a atenção de estudos para a legibilidade. Este termo

Alternativas
Comentários
  • Questão com gabarito errado. O correto é a letra A. 
    "A legibilidade do caractere é a facilidade com que um usuário identifica um caractere individual como uma letra em particular"  - NIEMEYER, Lucy - Tipografia: Uma Apresentação (pág. 82)

  • Eu concordo com o Marcelo e acrescento outra referência: Legibilidade (legibility) se baseia na facilidade com que uma letra pode ser distinguida de outra. Leiturabilidade(readibility) é a facilidade com a qual o olho pode absorver a mensagem e move-se ao longo da linha” – Types of Typefaces(1967) pág. 84-5.


ID
1598797
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“A sinalização deve ser sempre um complemento da arquitetura geral local.” (WHEELER, 2008, p.147). Segundo esta afirmativa, quais NÃO seriam os três critérios a serem considerados num projeto de sinalização de placas para uma clínica médica?

Alternativas
Comentários
  • Letra D: O que você não faria num projeto de sinalização? Posicionar as placas de maneira aleatória! Isto é, não vai colocar a placa do banheiro na UTI, da cozinha no centro cirúrgico... 


ID
1703107
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Como exemplo de uma tipografia bastão, assinale a alternativa que apresente fontes que possuem estas características.

Alternativas

ID
1703173
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a afirmativa que apresenta inconsistência entre a propriedade e a descrição de elementos tipográficos e de texto em linguagem CSS.

Alternativas
Comentários
  • A propriedade é letter-spacing e não text-spacing

     

    https://www.w3schools.com/cssref/pr_text_letter-spacing.asp


ID
1736104
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No contexto da tipografia, existe uma tabela de nomes e usos das marcas de pontuação que prevê símbolos para diversas situações, sendo duas caracterizadas abaixo:

I. Usa-se comumente para substituir o hífen e tornar clara uma junção forte entre palavras ou frases. Na programação digital, é usado para separar endereços ou nomes nos arquivos Linux ou nos URL. É também chamado de sinal diagonal, separatrix, marca de shilling ou traço.

II. Usa-se como uma divisão mais forte do que a vírgula, para tornar claro o significado em uma sentença em que as vírgulas já foram usadas para outras finalidades. É usado, também, para juntar duas sentenças e às vezes substitui a conjunção e

Alternativas

ID
1736107
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na tipografia, existem tipos variados de papel, disponíveis em formatos diferentes e com usos específicos. Abaixo são caracterizados dois tipos de papel:

I. De baixo custo, disponível em peso leve e absorvente, nas cores branco e cânhamo, com peso de 30 lb aconselhado para uso em jornais e tabloides.

II. Mais pesado, durável. Em combinação com outros tipos, numa variedade de acabamentos e não revestidos, é usado em cartões de visitas, capas de relatórios, menus, convites, bilhetes de teatro, cartões postais, folhetos de bolso e cartões de felicitações.

Os tipos caracterizados em I e II são conhecidos, respectivamente, por: 

Alternativas

ID
1742365
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A correta aplicação de medidas tipográficas em um projeto de design gráfico propicia uma série de benefícios, como a hierarquização dos textos, a boa legibilidade e a facilitação do equilíbrio compositivo. A definição “distância existente entre as linhas paralelas geradas a partir do mais elevado ponto do desenho do tipo e do seu ponto com localização mais inferior" é relativa:

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil, mas uma banca que usa o termo TIPOLOGIA... sei não..


ID
1742383
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na confecção de qualquer projeto gráfico, a opção por tipologias deve considerar as condições de legibilidade no meio de reprodução da imagem. No caso de websites, para inclusão de textos mais longos e em caracteres de menor tamanho, as tipologias mais indicadas , uma vez que favorecem a leitura em função de seu melhor ajuste à formação de pixeis, são as da família das:

Alternativas
Comentários
  • Questão zuada, gabarito estranho.



    FONTE LAPIDÁRIA:


    É uma das fontes mais conhecidas e usadas por todos na digitação de textos. Os desenhos da fonte não possuem serifa e é uniforme, que tornam esta família a mais legível de todas, sendo indicada no uso dos textos publicitários e de embalagens. Não são recomendados para textos longos.


ID
1758334
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

À correção ótica que se dá através do ajuste de espaços horizontais entre pares de caracteres específicos em um texto, feito para criar visualmente um espaço aparentemente homogêneo entre todos os tipos, dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Kerning: Entre pares de letras

    Tracking: Entre palavras e/ou frases inteiras

    Portanto, o Gabarito é letra C


ID
1758337
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

"Um padrão originário do século XIX, gravemente pesado mas com algum contraste na espessura das hastes. Os caracteres são reduzidos à sua estrutura, conservando-se as formas mais essenciais. As curvas tendem a ser discretas, com terminações horizontalizadas das hastes curvas".

A família tipográfica descrita acima pertence a que classe?

Alternativas

ID
1758340
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Qual das alternativas contém um elemento que NÃO se configura como anatomia tipográfica?

Alternativas

ID
1758343
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

"Planejar um trabalho com fotos exige conhecimento do processo fotográfico, consciência do conteúdo da imagem em relação com o objetivo da comunicação e olho agudo, capaz de avaliar a foto pelo que ela representa em tons e contrastes úteis ao design."

Entre os efeitos fotográficos que podem ser obtidos estão:

- A combinação de duas ou mais imagens impressas separadamente e combinadas em uma composição.

- A colocação de objetos sobre papel fotossensível, em seguida expostos a uma iluminação controlada. Obtém-se na impressão um fundo preto e objetos e sombras correspondentes em tons esbranquiçados.

Assinale a alternativa que nomeia correta e respectivamente esses dois efeitos:

Alternativas

ID
1758346
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

"O movimento horizontal predomina na escrita alfabética e, para os iniciantes, também na leitura. Mas o movimento vertical predomina para aqueles que desenvolveram essa habilidade. A coluna alta é um símbolo de fluência, um sinal de que o tipógrafo não espera que o leitor decifre as palavras uma a uma."

Sobre o trecho acima, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1758364
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com a classificação Vox/ATypl de famílias tipográficas, qual das classes a seguir NÃO é uma subclasse dos tipos Romanos?

Alternativas
Comentários
  • O correto é humanistas


ID
1758367
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É característica dos elementos tipográficos em versalete:

Alternativas

ID
1758370
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É comum encontrarmos em tipografia um sistema de medidas diferente do sistema métrico. Os tipos, por exemplo, encontram-se medidos em pontos. Uma outra medida – utilizada em programas de editoração para determinar os espaços que separam os caracteres um do outro – é a medida "eme", que equivale:

Alternativas

ID
1758379
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Termo bibliográfico que designa página ou folha. Em tipografia, ___________________ não é a própria página, mas o número da página.

Qual a palavra que completa coerentemente a sentença acima?

Alternativas

ID
1780957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos fatores determinantes para a invenção da tipografia na Europa, durante a Renascença, foi o desenvolvimento das técnicas de fabricação do papel, trazidas do oriente pelos cavaleiros cruzados. Entre os suportes utilizados para a impressão gráfica, o papel é, ainda hoje, o de maior uso e, assim, de maior importância. Julgue o próximo item, relativo à fabricação e ao uso do papel nas artes gráficas.

A gramagem traduz o peso e a espessura do papel, e é determinada pelo peso, em gramas, de uma folha de superfície igual a um metro quadrado.

Alternativas

ID
1780960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos fatores determinantes para a invenção da tipografia na Europa, durante a Renascença, foi o desenvolvimento das técnicas de fabricação do papel, trazidas do oriente pelos cavaleiros cruzados. Entre os suportes utilizados para a impressão gráfica, o papel é, ainda hoje, o de maior uso e, assim, de maior importância. Julgue o próximo item, relativo à fabricação e ao uso do papel nas artes gráficas.

Os papéis revestidos retêm a tinta na superfície, portanto são impróprios para impressões em cores.

Alternativas
Comentários
  • Papel Revestido

    O Papel Revestido recebe uma camada superficial de pigmentos para reduzir as irregularidades da folha e para inserir novas propriedades no papel como brilho, opacidade e manutenção da tinta gráfica. É ideal para impressão de revistas, folders, catálogos, encartes, além de livros e outros materiais promocionais


ID
1780963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos fatores determinantes para a invenção da tipografia na Europa, durante a Renascença, foi o desenvolvimento das técnicas de fabricação do papel, trazidas do oriente pelos cavaleiros cruzados. Entre os suportes utilizados para a impressão gráfica, o papel é, ainda hoje, o de maior uso e, assim, de maior importância. Julgue o próximo item, relativo à fabricação e ao uso do papel nas artes gráficas.

A calandragem, no processo de fabricação do papel, tem a função de aumentar a lisura e o brilho da superfície desse suporte.

Alternativas
Comentários
  • pra mim calandragem só servia pra dar texturas diferentes ao material


ID
1780966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos fatores determinantes para a invenção da tipografia na Europa, durante a Renascença, foi o desenvolvimento das técnicas de fabricação do papel, trazidas do oriente pelos cavaleiros cruzados. Entre os suportes utilizados para a impressão gráfica, o papel é, ainda hoje, o de maior uso e, assim, de maior importância. Julgue o próximo item, relativo à fabricação e ao uso do papel nas artes gráficas.

O sentido da fibra do papel é fator importante para se planejarem as dobraduras de um impresso.

Alternativas

ID
1780969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos fatores determinantes para a invenção da tipografia na Europa, durante a Renascença, foi o desenvolvimento das técnicas de fabricação do papel, trazidas do oriente pelos cavaleiros cruzados. Entre os suportes utilizados para a impressão gráfica, o papel é, ainda hoje, o de maior uso e, assim, de maior importância. Julgue o próximo item, relativo à fabricação e ao uso do papel nas artes gráficas..

A opacidade impressa de um papel é igual à sua opacidade visual.

Alternativas

ID
1785928
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Como são denominadas as linhas que formam as hastes dos caracteres A, V, W e Y?

Alternativas

ID
1785946
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Alguns caracteres como r, f e g possuem traços terminais, que, pela sua forma, são chamados de

Alternativas

ID
1785973
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo,

Uma família tipográfica é um conjunto de caracteres que guardam as mesmas características essenciais de seu desenho, independentemente ______,_______ e _______.

Alternativas

ID
1785982
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Há doze principais espécies de caractere no alfabeto latino. Assinale a opção que NÃO corresponde a essas espécies.

Alternativas

ID
1786012
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo com relação à impressão tipográfica, assinalando a seguir a opção correta.

( ) O linotipo, ou composição a frio, possibilitou a mecanização do processo de seleção e de imposição de matrizes.

( ) Os tipos passaram a ser imediatamente fundidos em chumbo, formando as sequências de linhas completas.

( ) Após a produção gráfica, o material tipográfico era inutilizado, reiniciando-se um novo processo de composição.

( ) Esse processo de impressão tipográfica levou à obsolescência grande parte de tipos de metal criados pelas fundidoras de tipos.

( ) Com o desenvolvimento da editoração eletrônica, o processo de fotocomposição foi gradativamente caindo em desuso.

Alternativas

ID
1786066
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Como se denomina a forma de composição na qual todos os caracteres ficam em caixa alta, e os que correspondem às minúsculas têm o tamanho da altura X?

Alternativas

ID
1894036
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O CSS3 permite o uso das chamadas Web Fonts, fontes que não estão necessariamente instaladas no computador do usuário. Os navegadores atuais oferecem suporte para formatos variados de fontes. Para oferecer melhor compressão e suporte a metadados adicionais, o formato suportado pelo W3C que o webdesigner deve utilizar é:

Alternativas
Comentários
  • The Web Open Font Format (WOFF)

     

    WOFF is a font format for use in web pages. It was developed in 2009, and is now a W3C Recommendation. WOFF is essentially OpenType or TrueType with compression and additional metadata. The goal is to support font distribution from a server to a client over a network with bandwidth constraints.

     

    http://www.w3schools.com/css/css3_fonts.asp

  • O formato de fonte aberta da Web (WOFF 2.0)

    Fonte TrueType/OpenType que oferece melhor compactação do que WOFF 1.0.


ID
1980139
Banca
IVIN
Órgão
Prefeitura de Piracuruca - PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processador de textos Word XP, na edição de um documento, quando se seleciona uma parte do texto e se deseja copiar para a área de transferência esta parte, deixando o original intacto, colando-se o texto em um novo documento em branco, utilizam-se duas teclas de atalho, conhecidas como:

Alternativas

ID
2154985
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em relação à tipografia, conforme Lupton, 2015, para telas de diferentes dispositivos, analise as afirmativas abaixo identificando com um "V" quais são VERDADEIRAS e com um "F" quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.
(LUPTON, Ellen. Tipos na Tela.)

( ) Times New Roman e Verdana são duas das mais populares fontes desenhadas especialmente para utilização na Web.
( ) Fontes modulares ou geométricas podem ser menos legíveis do que aquelas com formas mais orgânicas e individualizadas.
( ) Fontes com alturas de x maiores são boas opções para uso na tela.
( ) Fontes Display são feitas para serem usadas primariamente em corpo de texto.

Alternativas

ID
2155009
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Kerning pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Kerning: Espaço entre pares de caracteres específicos > ou seja, é um ajuste fino entre diferentes combinações de letras

    Tracking: Espaço entre bloco de caracteres > ou seja, é um ajuste global entre todos os caracteres de uma palavra ou frase.


    https://helpx.adobe.com/br/indesign/using/kerning-tracking.html

    https://www.des1gnon.com/2013/02/o-que-e-kerning/


ID
2219341
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao visualizar um documento, é possível obter informações sobre ele, como o título, as fontes usadas e as configurações de segurança. Algumas dessas informações são definidas pelo autor, enquanto outras são geradas automaticamente. Assinale a opção que apresenta uma possível extensão desse documento.

Alternativas

ID
2219347
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Como se denominam os diversos tamanhos ou corpos de tipos de um mesmo estilo, que geralmente obedecem a uma progressão de pontos?

Alternativas

ID
2219395
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A quantos pontos equivale o cícero, unidade tipográfica derivada do sistema Didot, que corresponde a 4,513 mm?

Alternativas

ID
2270668
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Dentre as famílias tipográficas, a que confere maior grau de legibilidade quando utilizada em grande volume de textos é:

Alternativas

ID
2270683
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando a influência da grafia ocidental nos estudos das zonas de visualização da página impressa, como sentido obrigatório do percurso dos olhos, o “centro ótico” está localizado

Alternativas

ID
2349793
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre tipologia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2349796
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A Coluna Trajana (114 a.C.), em Roma, é considerada em todo o mundo, gabarito estético para as letras romanas no que diz respeito à suas proporções altura/largura, curvas, serifas e espessuras. Os romanos, no ano 100 a.C., tinham quatro tipos de escrita em uso.

Assinale a alternativa que indica o tipo que corresponde à Coluna Trajana.

Alternativas

ID
2350450
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os termos fonte, corpo, família e caixa alta se referem

Alternativas
Comentários
  • b-

    Typography is the art and technique of arranging type to make written language characters legible, readable and appealing when displayed. The arrangement of type involves selecting typefaces, point sizes, line lengths, line-spacing (leading), and letter-spacing (tracking), and adjusting the space between pairs of letters (kerning). The term typography is also applied to the style, arrangement, and appearance of the letters, numbers, and symbols created by the process.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Typography


ID
2414410
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A respeito da direção de arte para web design, levando em conta os aspetos de cor, forma, grids, texturas e estudo de tipografias, entre outros, assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
2431396
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre a classificação tipográfica, considere as afirmações.

I - Estilo antigo ou OldStyle tem junções de serifas agudas que fazem com que estas pareçam ter nascido dos traços das astes.

II - SansSerif ou Sem Serifa são estilos que nasceram no início do século XX, rejeitando não apenas as serifas presentes em estilos anteriores, mas também suprimindo a variação significativa na espessura e no peso dos traços.

III - A tipografia cursiva é aquela que apresenta o estilo de uma letra caligráfica ou de letras criadas manualmente. Esses tipos começaram a surgir no final do século XIX.

Está(ão) Correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Pra mim nenhum tá certa, quando vi que não tinha essa resposta vi deveria tá tudo certo, mas não conseguir aceitar kkkk


ID
2431423
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Como se dá o nome a uma fonte tipográfica que é a versão inclinada de uma correspondente romana.

Alternativas

ID
2487112
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Helvetica e Verdana são fontes:

Alternativas

ID
2487115
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na tipografia, os termos “humanista”, “transicional” e “moderna” são usados na:

Alternativas
Comentários
  • Sumário Classificação dos Tipos (Tipográfica)

     

    Enquadramento Tradicional

    Sem Serifa

    Com Serifa ou Serifada

    Cursivas ou Manuscritas

    Decorativa

     

     

    Enquadramento Histórico

    Humanistas

    Transicionais

    Modernas

    Egípcias

    Sem Serifas Humanistas

    Sem Serifas Transicionais

    Sem Serifas Geométricas

  • Em minha opinião, as alternativas A e C geram dúvidas. Creio que a questão fora mal formulada.


ID
2487118
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma das unidades mais usadas para indicar o tamanho de um tipo é o ponto (pt). 10pt equivalem a:

Alternativas
Comentários
  • A conversão de algumas unidades seria a seguinte:

    100pt = 125px = 35,278mm = 1,389in


ID
2647147
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Aldo Manúcio, impressor veneziano, inventou em 1494, uma nova tipografia de caráter ligeiramente inclinado para a direita (chamada também itálica, por sua origem italiana) que foi empregada pela 1ª vez em 1501, em Veneza, na edição Virgílio, para economizar espaço na página. Como essa tipografia (estilo de letras) é denominada?

Alternativas