SóProvas



Questões de Comunicação e Programação Visual


ID
397546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Como se trata de uma publicação com finalidade específica, o projeto gráfico deverá ser orientado aos padrões estéticos predominantes nos mercados aos quais se dirige.

Alternativas

ID
397591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

No projeto gráfico do livro, devem ser considerados diversos aspectos para que se garanta a legibilidade do texto da publicação; entre esses aspectos, incluem-se a fonte escolhida, o tamanho do corpo, o tipo de alinhamento, o espaço de entrelinhamento, o comprimento das linhas, a largura das colunas, a cor do papel e as condições de iluminação.

Alternativas
Comentários
  • Tudo está correto em relação ao que se garante a legibilidade do texto da publicação, exceto as condições de ilmuninação.
  • como a pessoa acima falou, as condições de iluminação tornam o ítem errado. Não se pode prever se todos os leitores do volumoso livro o lerão no escuro, ou mesmo se ele será lido sob um sol de meio dia numa praia do Ceará.

ID
397702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

Em design gráfico, a abordagem conceitual e a busca de soluções são universais, permanecendo as mesmas independentemente das mídias utilizadas.

Alternativas

ID
397705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O conceito de leiturabilidade, que se refere a conforto e eficiência de leitura, está relacionado ao design de fontes tipográficas.

Alternativas
Comentários
  • O que está relacionado ao design das fontes tipográficas é a legibilidade, que é "a clareza em identificar cada tipo em conjunto, palavra ou frase", enquanto a leiturabilidade é "a facilidade e fluência de conjunto de tipos, palavra ou frase"a lidade e fluência de um conjunto de tipos, palavra ou frase aa tyt
  • Questão anulada pela banca por permitir dupla interpretação.

    fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/arquivos/CORREIOS_NS_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO_FINAL.PDF

ID
406960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

A programação visual é uma atividade-meio, isto é, não tem um fim em si mesma.

Alternativas

ID
406963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O estilo do programador visual é que estabelece as características de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • As características do projeto gráfico são alheias ao programador visual. São estabelecidas em outra ordem, ele executa.


ID
406966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O design gráfico e a programação visual são atividades semelhantes, mas não exatamente iguais.

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi...

  • No trecho "Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer gráfico, precisa [...]" do texto acima, o Cespe/UnB os considera como sinônimos. Logo, são atividades iguais, não apenas semelhantes, mas idênticas.


ID
406969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

Existem diferenças na prática profissional da programação visual no que se refere às mídias eletrônica e impressa.

Alternativas

ID
406975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

A resolução básica da tela de um computador é de 72 dpi.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A resolução para uma qualidade mediana é 150 dpi. E para boa qualidade, 300 dpi. Aparelhos como iPad tela retina, iPhone, Galaxy Tab, possuem densidade de pontos muito superior, e consequentemente, maior qualidade na exibição das imagens


ID
406981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

DreamWeaver, Golive e Frontpage são aplicativos para edição visual HTML.

Alternativas
Comentários
  • O Dreamweaver e o GoLive são editores HTML da Adobe. Já o Frontpage é um editor HTML da Microsoft. Todos são WYSIWYG, acrônimo da expressão em inglês "What You See Is What You Get", cuja tradução remete a algo como "O que você vê é o que você obtém" [Wikipedia], (teoricamente) permitindo ao programador visualizar o código HTML como renderizado pelo navegador.


ID
820681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de diagramação e planejamento gráfico e visual, julgue os
itens que se seguem.

Os princípios da linguagem visual, no jornalismo, determinam o modo de combinação dos elementos da linguagem visual. A figura, frontal e de corpo inteiro, de um jogador de futebol que corre comemorando uma vitória, na capa de um tabloide esportivo, por exemplo, embora contenha uma imagem estática, representa o princípio do movimento, e, nesse caso, os olhos do leitor seguem o caminho que o diagramador, em grande parte, determina.

Alternativas

ID
820684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de diagramação e planejamento gráfico e visual, julgue os
itens que se seguem.

Conceitua-se planejamento gráfico e visual como o desenho prévio da disposição de todos os elementos que integram cada página do campo a ser impresso e, ainda, a ordenação, conforme orientação determinada, dos títulos, das fotografias, dos anúncios e dos desenhos, após serem montados e impressos.

Alternativas
Comentários
  • planejamento gráfico e visual inicia-se antes do desenho prévio da disposição dos elementos. O planejamento engloba o tudo antes da execução.
  • "Após" deixou errada a questão, pois é antes.


ID
828271
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A linguagem visual tem como base a semiótica que é o campo de estudo

Alternativas
Comentários
  • Semiótica (para Saussure) é a doutrina da natureza essencial e das variedades fundamentais da SEMIOSE: cadeia produtiva da construção de sentidos. Por sua vez, a semiose é compreensão da interatividade dialógica entre códigos, discursos, linguagens que ocorrem em instâncias de enunciação.

     

    Fonte: Irene Machado. O Ponto de Vista Semiótico. In: Teorias da Comunicação. Editora Vozes. 


ID
828274
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Dentre outras características elementares da comunicação visual, podem ser citadas:

Alternativas

ID
849865
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Entre as funções do título de matérias jornalísticas, é correto afirmar que a função

Alternativas

ID
920530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

A linguagem visual no design editorial de uma publicação impressa é a mesma que em uma publicação na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Mídias diferentes dispõem de recursos distintos, logo, cada uma tem uma linguagem própria.

ID
991171
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para alguns autores, a comunicação visual pode ser casual e intencional. A intencional pode ser examinada por dois aspectos, quais sejam:

Alternativas

ID
991174
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As pesquisas na área da Psicologia influenciam os estudos sobre o design e a programação visual.A corrente que melhor representa a relação entre forma e conteúdo é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • A - Gestalt (que pode ser traduzido como "Psicologia da Forma")


ID
991177
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“Qualquer linha desenhada numa folha de papel, a forma mais simples modelada num pedaço de argila, são como uma pedra arremessada a um poço.Perturba o repouso e mobiliza o espaço”. A observação acima está relacionada ao ato de ver. A partir dele pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o CARA TIROU ESSA QUESTÃO NO BANHEIRO DEPOIS DE UMA CAGADA! FDP


ID
991204
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No campo comunicacional, quando nos referimos à expressão “imagem corporativa”, queremos significar:

Alternativas
Comentários
  • Impressões e opiniões acerca de uma empresa ou associação.


ID
991231
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A criação publicitária é um processo de confecção de peças e campanhas que trabalha basicamente com dois tipos de informações:

Alternativas

ID
991249
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando as teorias de comunicação, podemos identificá-las por sua predominância em determinadas áreas de aplicação,assim a que se caracteriza por ser uma teoria da propaganda e sobre a propaganda é a:

Alternativas
Comentários
  • A teoria hipodérmica foi utilizada como explicacao para o fenomeno da comunicacao, especialmente da publicidade, no contexto da Primeira Guerra Mundial. Neste cenário,a  propaganda passou a ser promovida como forma de unir os povos em prol de um inimigo em comum, no sentimento nacionalista, no momento em que os laços de parentesco ja nao eram suficientemente fortes para manter este senso de uniao, especialmente apos o fenomeno de urbanizacao. Dai as crenças no poder ilimitado dos mass media

    Acredita-se que a propaganda teria o poder de atingir, de maneira uniforme,  a massa homogenea, anônima e dispersa,  gerando reações previsíveis e claramente observáveis. A teoria hipodérmica é tambem chamada de "bala magica"  ou  "teoria da correia de transmissao"


ID
991252
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Comunicação e Cidadania possuem fatores de intrínsecas relações na sociedade contemporânea. Isso acontece porque:

Alternativas

ID
1091356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A capacidade da informação visual é mais ampla do que aquelas transmitidas por outros sentidos. Nessa dinâmica, fica implícita a afirmação de que as marcas, incluindo suas representações gráficas, como logotipos e símbolos, têm maior potencial de pregnância. Essa valorização se acentua nas sociedades contemporâneas, que se encontram em processo de mudança de industrial para informacional.
Assim, se a atribuição de significado aos signos pode ser considerada a base da comunicação em geral e da linguagem em particular, constata-se que significação é aquilo que

Alternativas
Comentários
  • Não diz qual é a pergunta, ou a questão.

  • Wanessa, conferi na prova e falta parte do enunciado, que é:

    "[...]processo de mudança de industrial para informacional.

    Assim, se a atribuição de significado aos signos pode ser considerada a base da comunicação em geral e da linguagem em particular, constata-se que significação é aquilo que:"

  • Significação: Representação mental relacionada a uma forma linguística, um sinal, um conjunto de sinais, um fato, um gesto etc.; aquilo que um signo quer dizer; acepção, sentido, significado.


ID
1091380
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de planejamento e desenvolvimento de produtos de comunicação visual para mídias eletrônicas, o objetivo geral do design de interação é desenvolver sistemas que provoquem experiências positivas por parte do usuário.

Dentre as abordagens mais conhecidas para o desenvolvimento de design interativo em mídias eletrônicas, encontra-se o conceito de interface expressiva que consiste essencialmente em :

Alternativas
Comentários
  • design de interação consiste em a definição de escopo de funcionalidades, a estrutura de navegação, a interface visual e os estilos de interação de um site, de um sistema WEB, de um aplicativo digital ou qualquer produto tecnológico.


ID
1091392
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um programador visual, responsável pelo site de sua em-presa, precisa escolher uma ferramenta que forneça soluções de análise de resultados do site (web analytics), através de números significativos sobre visitação e navegação de seus usuários.

Nesse caso, o serviço que esse profissional deverá escolher é o:

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Omniture

    Omniture é uma empresa norte-americana com sede em Orem, no estado de Utah que oferece ferramentas de análise de websites. A empresa também providencia serviços de otimização de site, otimização de palavras-chave, e testes multivariados automatizados.


ID
1153948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos software de criação de imagens para a produção gráfica digital, como Corel Draw, Adobe Photoshop e InDesign que são úteis para a concepção de produtos impressos, julgue os itens que se seguem.

O Adobe InDesign permite somente distribuir documentos em forma impressa, não sendo útil para a criação de matrizes, que ocorre na etapa de pré-impressão.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade cada vez mais o InDesig vem ganhando recursos para a criação de publicações eletrônicas.


ID
1153951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos software de criação de imagens para a produção gráfica digital, como Corel Draw, Adobe Photoshop e InDesign que são úteis para a concepção de produtos impressos, julgue os itens que se seguem.

O Adobe InDesign é um aplicativo que possibilita dar ordem estrutural e forma à informação visual, trabalhando a relação de imagem e texto.

Alternativas

ID
1156042
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o princípio de organização a seguir, assinale a alternativa que apresenta a Teoria da Comunicação a qual pertence. Uma comunidade é defnida por uma população organizada em um território em maior ou menor medida nele enraizado, cujos membros vivem numa relação de interdependência mútua de caráter simbiótico. Nessa “economia biológica”, é a luta pelo espaço que rege as relações interindividuais.

Alternativas
Comentários
  • LETRA "E"

    Robert Ezra Park e E. W. Burgess foram os principais pensadores da Escola de Chicago. Eles enxergavam a cidade como um laboratório social. Encontraram respaldo em um conceito desenvolvido por Ernest Haeckel em 1859: a ecologia humana. Esse biólogo alemão a define como a ciência das relações do organismo com o ambiente, compreendendo todas as condições de existência.
    Segundo eles, três elementos definem uma comunidade:
    - Uma população organizada em um território;
    - em maior ou menor medida nele enraizado;
    - Cujos membros vivem numa relação de interdependência mútua de caráter simbiótico.


ID
1156048
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“O espetáculo não pode ser compreendido como abuso de um mundo da visão, produto das técnicas de difusão massiva de imagem”. O autor do conceito “Sociedade do espetáculo”, tema tão recorrente nas produções sobre comunicação, é

Alternativas
Comentários
  • A - Guy Debord

  • A questão dentro das qustões de abuso de autoridade, ta top qc


ID
1222549
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um designer gráfico ou um programador visual elabora mensagens visuais, propõe formas, formatos e tamanhos. Já o profissional de mídia cuida da veiculação de mensagens publicitárias, escolhendo os meios mais adequados para atingir o público-alvo de cada ação mercadológica. Os meios de comunicação utilizados para divulgação de uma campanha devem obedecer aos seguintes objetivos:

Alternativas
Comentários
  • programador visual é dose pqp


ID
1222591
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Expressar uma ordem é tarefa primordial do designer.
Ellen Lupton e Jennifer Cole Philips. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008, p.115. 

Esse preceito, se aplicado ao design da informação, resulta em :

Alternativas

ID
1703077
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As afirmativas a seguir apresentam os primeiros passos para a criação de um projeto editorial.

I. Saber qual o objetivo editorial através de uma coleta de dados preliminares e dos valores previstos para a produção gráfica.

II. Desenhar ideias preliminares e apresentá-las ao cliente.

III. Saber dos valores previstos para a produção gráfica.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Saber qual o objetivo editorial através de uma coleta de dados preliminares e dos valores previstos para a produção gráfica é um dos primeiros passos para a criação de um projeto editorial.


ID
1703152
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os componentes visuais e a estrutura do sítio devem estar a serviço da informação. Deste modo, deve-se evitar:

I. letras em cores com alto contraste visual .

II. textos em formato bitmap e/ou que não possam ser selecionados com o mouse.

III. textos encapsulados em barras de rolagem.

Assinale: 

Alternativas

ID
1883089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne à legibilidade na comunicação impressa, julgue o próximo item.

O ajustamento do espaço entre letras — kerning — contribui para que as letras fiquem com melhor aparência, sobretudo aquelas que precisam se ajustar oticamente quando juntas.

Alternativas

ID
1883092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne à legibilidade na comunicação impressa, julgue o próximo item.

O espaçamento entre palavras é ajustável e tem por objetivo separar as palavras umas das outras com clareza, estabelecendo ritmo e proporção, mas sem deixar que elas percam o relacionamento visual entre si.

Alternativas

ID
1883095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne à legibilidade na comunicação impressa, julgue o próximo item.

O entrelinhamento afeta a legibilidade, portanto, na composição digital de textos, seu valor deve corresponder a, aproximadamente, três vezes o corpo do tipo.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, Carlos, a entrelinha na sua definição automática vem para uma relação de 20% em relação ao tamanho da fonte, assim, se a fonte está como 10 pt, a entrelinha logo será de 12 pt, se automática.

    Para uma entrelinha ideal, se indica o uso de 1,5, que equivaleria a uma vez e meio a fonte. Ou seja, se a fonte é 10 pt, a entrelinha ideal para uma melhor leitura (de 1,5) seria de 15 pt.

  • "Uma prática na composição digital de textos é que o entrelinhamento deva medir aproximadamente 1,2 vezes o corpo do tipo." (Livro: Tipografia & Design gráfico - design e produção gráfica de impressos e livros. Autor: Joaquim da Fonseca, p.233)

ID
1883098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne à legibilidade na comunicação impressa, julgue o próximo item.

As viúvas, palavras solitárias ou letras que ficam isoladas em uma linha no alto de uma página ou no final de um parágrafo, devem ser evitadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    Viúvas x Orfãs

    As palavras solitárias ou letras que ficam isoladas em uma linha no alto de uma página ou no final de um parágrafo são denominadas viúvas.

    Numa publicação, quando a linha muito curta de um parágrafo acontece de ser a única no final de uma página, ou quando a última linha de um parágrafo resta solitária no alto de uma página, temos o que se chama linha órfã

    Fonte: Tipografia & Design gráfico: Design e produção de impressos e livros - Joaquim da Fonseca, pg 234


ID
1883101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne à legibilidade na comunicação impressa, julgue o próximo item.

O ajuste do espaço individual entre as letras de uma palavra não interfere na legibilidade.

Alternativas

ID
2228914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de design gráfico.


A legibilidade é um aspecto importante na criação e na construção de uma marca visual.

Alternativas
Comentários
  • Pergunta tão óbvia que tendemos a ir na resposta incorreta temendo ser uma pegadinha.


ID
2647234
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para confeccionarmos um cartaz, qual o primeiro passo do Processo Gráfico que deve ser adotado?

Alternativas

ID
2647261
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Fazem parte do Processo de Reprodução Gráfica, EXCETO:

Alternativas

ID
2818597
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os processos criativos dos profissionais de publicidade, design gráfico ou comunicação visual, ao escolher o melhor formato de imagem para o projeto, sistematizam a relação entre forma e função que a imagem e texto terão no artefato gráfico. Entre as classificações imagéticas, a representação gráfica que surge da necessidade de transmitir impulsos de informação complexa, de forma rápida e em um contexto sociocultural multilíngue ou analfabeto é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Identidade Visual é um sistema de signos, símbolos e componentes visuais que representam os valores do negócio. Esses dão suporte à marca gráfica (o que popularmente chamamos de logotipo, logomarca, ou apenas logo).

     


ID
2818654
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na produção de artefatos impressos, o papel é um suporte comum no design gráfico e, por isso, deve ser escolhido pelo profissional de design gráfico de acordo não somente com o objetivo gráfico da peça, mas também, pelos critérios de orçamento, características e qualidade do papel. Na produção gráfica brasileira, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2818660
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao projetar uma imagem vetorial para impressão, é importante garantir a qualidade gráfica do vetor. Em relação aos projetos com imagem vetorial, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2818666
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao planejar um processo de identidade visual, os profissionais de planejamento em programação visual devem seguir procedimentos antes e depois do desenho para o símbolo da marca. Em relação ao processo de planejamento de identidades visuais, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2818678
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Elementos básicos da comunicação visual são matrizes primárias para a construção da mensagem visual. A composição de um ou mais elementos básicos para a linguagem visual ajuda o design a cumprir o objetivo da peça gráfica. De acordo com os textos abaixo, marque a alternativa correta.


I. Linha, ponto, contorno, forma e direção são exemplos de elementos básicos da comunicação visual.

II. Direção enquanto elemento básico da comunicação visual tem origem nas formas básicas como quadrado, triângulo e círculo.

III. A proporção entre os elementos básicos da comunicação visual é gerada pela escala. Este elemento básico reflete, também, referências de elementos encontrados na natureza.

Alternativas
Comentários
  •  Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.


    Fonte: https://docente.ifrn.edu.br/carlosdias/informatica/programacao-visual/elementos-basicos-da-comunicacao-visual-donis-a.-dondis

  • COMPLEMENTANDO A RESPOSTA ANTERIOR:

    "Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva. Cada uma das direções visuais têm um forte significado associativo e são, assim, usadas como uma importante ferramenta para a criação de mensagens visuais. A referência horizontal – vertical transmite um sentido de estabilidade, equilíbrio, enquanto a direção diagonal possui uma força mais instável. As forças direcionais curvas têm significados associados à abrangência, à repetição e à calidez."

    “Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros”. É, precisamente, a este processo a que se chama escala. Em suma, o grande não pode existir sem o pequeno”. O homem é a peça fundamental para o estabelecimento de uma escala, pois tal como Donis A. Dondis afirmou “Nas questões de design que envolvem conforto e adequação, tudo o que se fabrica está associado ao tamanho médio das proporções humanas”.

    Fonte: adaptado de DONDIS, Donis A. A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83

    Logo: as opções me parecem todas corretas


ID
2818696
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O profissional de comunicação visual, ao desenvolver um projeto impresso, deve dominar os processos de impressão. Assinale a alternativa correta em relação aos tipos e funções dos sistemas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • a)Correta

    b) É justamente o oposto, os processos de CTP e CTPress substituíram a Fotogravura, acabando com a necessidade do uso do Fotolito. Em offset, a produção das matrizes de impressão (chapas) por meio do sistema CtP ou CtPress foi subistituído por fotogravura, gerando, assim, o fotolito.

    c)No chamado offset digital, utilizando a tecnologia CtPress, a matriz (chapas) é excluída do processo de produção, (ERRADO) O que é excluído do processo de produção é o Fotolito, a matriz continua sendo utilizada, o que ocorre é que o equipamento para a gravação das chapas é embutido nas máquinas.

    d) Algumas versões de Offset (CTP e CTPress) fazem a impressão sem o uso do FOTOLITO.

    e) A impressora que tem de alta velocidade de entrada de papel é a Rotativa, essas sim são usadas para a impressão de jornais e garantem a impressão em ambos os lados do suporte e são recomentadas para projetos de grande tiragem (mínimo de 10.000 cópias)


ID
2835091
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o indivíduo que recebe a comunicação visual, é correto afirmar que a cor exerce uma ação tríplice de

Alternativas

ID
2835097
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para Farina (2006, p.147) “um bolo em cuja embalagem predomine a cor verde pode, influenciado por esta, sugerir a ideia de um produto mofado. Os produtos alimentícios embalados em cores claras sugerem um sabor menos acentuado do que outros em cores fortes. Por exemplo, um doce de goiaba, cuja embalagem seja de um vermelho esmaecido, não pode sugerir o agressivo sabor da goiaba.”


Com relação aos problemas apontados pelo texto acima, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3067360
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na composição visual de uma peça gráfica,

Alternativas

ID
3067378
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um projeto conciso e intuitivo para plataformas digitais móveis

Alternativas

ID
3154624
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de produção gráfica de uma revista impressa,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Sobre a alternativa "B", não se trata de impresso que já foi distribuído para venda.

    Veja:

    O boneco é uma prova impressa do seu arquivo, simulando, de forma aproximada, como ele deve ficar em seu formato final (ou seja, impresso). O boneco é usado para identificar e prevenir falhas que não foram ou não poderiam ser identificados sem a geração de um “protótipo”.

    Há vários tipos de boneco. Os bonecos mais comuns na área gráfica são os bonecos/protótipos de catálogos ,brochuras ,folders ,embalagens e caixas.Esses materiais impressos são geralmente um pouco mais complexos, precisam de dobras e por isso merecem uma atenção especial antes de serem produzidos.

    Fonte: https://www.printi.com.br/montagem-do-arquivo/o-que-e-um-boneco-como-fazer-um-boneco


ID
3209530
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto à atividade do programador visual assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Só não marquei B) por causa do para no lugar do pela. De resto não vejo erro, alguém consegue explicar melhor?


ID
3209617
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Projetos de programação visual devem seguir uma metodologia de forma a garantir sua eficiência e de forma geral estão divididas em 3 fases: Problematização, Concepção e Especificação.

A fase de Problematização consiste de levantamento

Alternativas

ID
3285361
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca das questões estéticas relacionadas à linguagem gráfica, julgue o item a seguir.

Em publicações extensas e com grande volume de informações semelhantes, o uso de uma malha (grids) para estruturação do espaço visual é ineficiente, pois torna a diagramação monótona e confusa.

Alternativas
Comentários
  • errada

    As malhas gráficas ajudam também a organizar a apresentação e a localização do conteúdo e das funcionalidades, permitindo aos usuários melhor controle da experiência de uso. Além disso, facilitam o posicionamento dos elementos em diversos pontos da mesma página e entre diferentes telas ou páginas.

    fonte: https://www.avellareduarte.com.br/layout/aspectos-especificos-da-interface/malha-grafica-grid/


ID
3285367
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca das questões estéticas relacionadas à linguagem gráfica, julgue o item a seguir.

A razão entre os lados de um retângulo de proporções áureas é a mesma que define a progressão da série de Fibonacci.

Alternativas
Comentários
  • Tendem a se aproximar, porém na maioria dos casos não corresponde

  • O que é a sequência de Fibonacci?

    Fibonacci é uma sequência numérica utilizada em diversas áreas. No mercado financeiro, é utilizada na análise de tendência, traçando projeções e retrações. Fibonacci é, na matemática, uma sequência em que cada número seguinte corresponde à soma dos dois anteriores.


ID
3323221
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de comunicação visual, a cor é um atributo a ser conhecido e controlado.

De acordo com David Bann (2012), sobre as cores é correto afirmar:

Alternativas

ID
3323224
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Há terminologias técnicas específicas nas diversas áreas de atuação profissional, o que ocorre também na comunicação visual.

A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o termo a seu respectivo significado.

COLUNA I
1. Meio-tom
2. Pixel
3. Resolução
4. Sangria
5. Viúva

COLUNA II
( ) São pontos, em uma tela de computador, televisão, tablet e outros dispositivos correlatos, combinados para formar uma imagem.
( ) Área do impresso que se estende para além da margem a ser refilada.
( ) Grau de nitidez de um caractere ou imagem impressa ou exibida.
( ) Imagem de pontos de vários tamanhos que representa gama de valores tonais entre áreas claras e escuras.
( ) Única palavra, ou linha curta, que aparece no início de uma página.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3323230
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Há uma relação entre o trabalho do programador visual com o método de reprodução de um material gráfico.

Sobre essa relação, em impressos editoriais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3323257
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A comunicação visual usa vários processos de impressão para produção de peças gráficas. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os processos de impressão às suas respectivas características.

COLUNA I
1. Impressão digital
2. Impressão em rotogravura
3. Impressão flexográfica
4. Impressão off set
5. Impressão serigráfica

COLUNA II
( ) Processo de impressão no qual as áreas de grafismo e contragrafismo, na matriz de impressão, estão no mesmo plano.
( ) Não possui matriz física e a cada revolução do cilindro permite trocar todos os dados de impressão.
( ) Nesse processo, a imagem gravada está em baixo relevo. É indicado para altas tiragens, devido ao custo inicial.
( ) Processo permeográfico que permite a impressão em vidro, cerâmica, plástico, couro, papel, tecido e metal.
( ) Com uma matriz, de polímero ou borracha, em alto relevo, esse processo é empregado, sobretudo, na produção de embalagens.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo é 41253. Provavelmente a coluna II está trocada


ID
3323260
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com Donis A. Dondis (2015) sobre comunicação e programação visual, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Em técnicas visuais, assimetria e irregularidade tendem a gerar harmonia, enquanto neutralidade e repetição tendem a gerar contraste.
( ) Pode-se afirmar que existe uma sintaxe visual, embora o sistema visual não alcance a mesma precisão e lógica da linguagem escrita em um alfabeto como o da língua portuguesa.
( ) Quando o ser humano vê, foca seu sentido em uma única direção.
( ) Um dos elementos básicos da comunicação visual, a textura pode ser óptica ou tátil.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3323266
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Transmitir a mensagem visual ao público-alvo é uma das principais atividades do programador visual.

Com relação à mensagem visual, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D se vc colocar: $ 20,00 é mais rápido e eficiente que por - ao custo de vinte dólares - por exemplo.


ID
3323272
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com Donis A. Dondis (2015), o contraste pode ser usado como uma estratégia visual para aguçar o significado.

Para essa autora, são tipos de contraste, exceto:

Alternativas

ID
3526363
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o uso mais adequado para um infográfico.

Alternativas

ID
3940171
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No contexto das técnicas de design e programação visual, as cores primitivas no padrão CMYK são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • CIAN

    MAGENTA

    YELLOW

    K - BLAK


ID
5425033
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na comunicação visual, a organização dos elementos visuais básicos auxilia na construção da mensagem, tornando-a efetiva. Considere os itens a seguir:

I- Lei da Forma contida
II- Agrupamento e harmonia
III- Leis da semelhança e da proximidade relativa
IV- Formatos de papel
V- Proporção, ritmo e equilíbrio
VI- Cores neutras

Qual alternativa apresenta os elementos visuais básicos pertinentes?

Alternativas