SóProvas



Questões de Lei 11.440 de 2006 e Decreto 1.565 de 1995 - Regime jurídico dos servidores do Serviço Exterior Brasileiro


ID
672595
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Por circunstâncias de segurança de voo, o comandante pode autorizar o alijamento de uma carga aduaneira controlada. Ao término da viagem, registrará

Alternativas
Comentários
  • Correto: Letra C  (CBA)

    Art. 171. As decisões tomadas pelo Comandante na forma dos artigos 167, 168,
    169 e 215, parágrafo único, inclusive em caso de alijamento (artigo 16, § 3°), serão
    registradas no Diário de Bordo e, concluída a viagem, imediatamente comunicadas
    à autoridade aeronáutica.
    Parágrafo único. No caso de estar a carga sujeita a controle aduaneiro, será o
    alijamento comunicado à autoridade fazendária mais próxima.


    Obs: plano de voo é um documento preenchido antes do voo. O alijamento é durante o voo. Não tem como prever


ID
672598
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Tem competência legal para intervir nas empresas concessionárias ou autorizadas, cuja situação operacional, financeira ou econômica ameace a continuidade dos serviços, a eficiência ou a segurança do transporte aéreo, o

Alternativas
Comentários
  • Lei 7.565/86


    Art. 188. O Poder Executivo poderá intervir nas empresas concessionárias ou autorizadas, cuja situação operacional, financeira ou econômica ameace a continuidade dos serviços, a eficiência ou a segurança do transporte aéreo.

ID
1809538
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Serviço Exterior Brasileiro, essencial à execução da política exterior do Brasil, constitui-se do corpo de servidores, ocupantes de cargos de provimento efetivo, capacitados profissionalmente como agentes do Ministério das Relações Exteriores, no Brasil e no exterior, organizados em carreiras definidas e hierarquizadas. Consoante dispõe a Lei nº 11.440/06, aos servidores integrantes da Carreira de Oficial de Chancelaria, de nível superior, incumbem, em regra, atividades de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Literalidade do Art. 4 da lei 11.440/06

     ''Aos servidores integrantes da Carreira de Oficial de Chancelaria, de nível superior, incumbem atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessários ao desenvolvimento da política externa brasileira.''

    Bons Estudos.


  • Os oficiais de chancelaria são servidores com formação superior que auxiliam nas atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa, necessários ao desenvolvimento da política externa brasileira.

    No exterior, podem ocupar cargos de chefia em setores de Embaixadas, Consulados e Vice-Consulados.

    No Brasil, apoiam as diversas áreas em que atua a diplomacia brasileira.

    Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/component/content/article?id=187:carreiras-de-oficial


ID
1809547
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Os cursos de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes das Carreiras de Oficial de Chancelaria são organizados pela Divisão de Recursos Humanos, na forma de regulamento do Ministro de Estado das Relações Exteriores. De acordo com o Decreto nº 1.565/95:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

      Art. 20. O Curso de Preparação à Carreira de Oficial de Chancelaria e o Curso de Preparação à Carreira de Assistente de Chancelaria são parte integrante do concurso público para ingresso nas respectivas carreiras.

       

    Parágrafo único. Os cursos a que se refere este artigo compreenderão aulas e provas das disciplinas inerentes às atribuições de cada uma das Carreiras.


ID
3685867
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2016
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

“O Brasil é um país que tem uma dívida histórica com a educação. Isso tem como consequência milhões de adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, o que retrata os mais de dois milhões de adultos analfabetos, além dos jovens e adolescentes que estão fora da escola ou com disparidade na idade-série. As discussões acerca do financiamento da educação têm perpassado os debates sobre a democratização da educação e da escola por meio do acesso e da permanência com qualidade social, da melhoria da qualidade do ensino e da garantia dos direitos dos cidadãos.”


Com relação ao exposto no fragmento, analise as afirmativas a seguir. 

I. Em 1996, a Emenda Constitucional nº 14/96 criou Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), e introduziu modificações no texto do Art. 60 da Constituição Federal/88. 

II. Em 2006 foi criado o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), por Emenda Constitucional nº 53/06 e alterou importantes aspectos da Emenda Constitucional 14/96. 

III. A maior inovação do FUNDEF consistiu na mudança da estrutura de financiamento do ensino fundamental público no país, pela subvinculação de uma parcela dos recursos da educação a esse nível de ensino, com distribuição de recursos realizada automaticamente, de acordo com o número de alunos matriculados em cada rede de ensino fundamental, promovendo a partilha de responsabilidades entre o governo estadual e os governos municipais. 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

Alternativas

ID
5324854
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à responsabilidade civil do Estado, à improbidade administrativa, ao processo administrativo disciplinar e ao Regime Jurídico dos Servidores do Serviço Exterior Brasileiro (Lei n° 11.440/2006), julgue (C ou E) o item a seguir. 

Pela leitura das disposições da Lei nº 11.440/2006, ao servidor do Serviço Exterior Brasileiro é permitido divulgar a cônjuge ou companheiro informação relevante para a política exterior do Brasil, a que tenha acesso em razão de desempenho de cargo no Serviço Exterior Brasileiro, ainda que sem anuência da autoridade competente.  

Alternativas
Comentários
  • Vc que foi limitado aí brother... não conseguiu interpretar a questão.

  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 29, L. 11.440/06. Além das proibições capituladas no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, ao servidor do Serviço Exterior Brasileiro é proibido: I - divulgar, sem anuência da autoridade competente, informação relevante para a política exterior do Brasil, a que tenha tido acesso em razão de desempenho de cargo no Serviço Exterior Brasileiro; (...)

  • O exame da presente questão deve ser efetivado à luz do que estabelece o art. 29 da Lei 11.440/2006, que abaixo colaciono:

    "Art. 29. Além das proibições capituladas no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, ao servidor do Serviço Exterior Brasileiro é proibido:

    I - divulgar, sem anuência da autoridade competente, informação relevante para a política exterior do Brasil, a que tenha tido acesso em razão de desempenho de cargo no Serviço Exterior Brasileiro;"

    Como daí se pode extrair, inexiste autorização genérica a permitir o compartilhamento de informações ao cônjuge ou companheiro, por parte de servidor do Serviço Exterior Brasileiro. Muito menos sem anuência expressa de autoridade competente, condição esta que consta de maneira explícita na norma acima transcrita.

    Do exposto, incorreta a proposição lançada pela Banca, ora analisada.


    Gabarito do professor: ERRADO