Gabarito: letra b
Antibióticos
A produção dos antibióticos pode ocorrer de forma natural, ou seja, originária de microrganismos como fungos do gênero Penicillium e Cephalosporium e de bactérias do gênero Bacilius e Streptomyces; de forma semi-sintética, obtida a partir de modificações dos antibióticos naturais por intermédio de processos químicos; e sintética, através de processos químicos.
Um dos grandes desafios da medicina moderna é o controle das infecções provocadas por bactérias multirresistentes, capazes de sobreviver à ação dos antibióticos mais potentes atualmente existentes. Produtos antes eficazes acabam não tendo efeito sobre elas, pois através de mudanças em sua constituição desenvolveram um processo de resistência aos mesmos. Dessa forma, dizemos que uma bactéria é resistente a determinado antibiótico quando tem a capacidade de crescer in vitro, em presença da mesma concentração que o antibiótico alcança na corrente sanguínea. Ressaltamos a importância da enfermagem na minimização do problema, cumprindo com rigor as normas para o preparo e administração de antibióticos.
Durante o preparo destes medicamentos na forma injetável, deve-se ter o cuidado de não dispersar aerossóis no meio ambiente ao desconectar a agulha do frascoampola e ao retirar o ar da seringa. Outro aspecto relevante é propiciar a manutenção relativamente estável dos níveis de medicamentos na corrente sanguínea, administrando-os no horário estabelecido.
Referência:
Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: fundamentos de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed. rev., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.