SóProvas



Questões de Qualidade Total


ID
311713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No que se refere á da manutenção industrial, julgue os itens que se
seguem.

A manutenção produtiva total (TPM), a manutenção centrada na confiabilidade (MCC) e o programa 5S são ferramentas embasadas nos princípios da produção enxuta (lean production) em ambientes de manutenção.

Alternativas
Comentários
  • A MANUTENÇÃO ENXUTA É UMA OPERAÇÃO DE MANUTENÇÃO PROATIVA QUE EMPREGA O PLANEJAMENTO E O AGENDAMENTO DAS AÇÕES DE MANUTENÇÃO POR MEIO DAS PRÁTICAS DO TPM. ESSA ESTRATÉGIA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE DECISÕES LÓGICAS DE MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE ( MCC) E POR MEIO DO AUTO DIRECIONAMENTO DAS EQUIPES. TAIS TIMES UTILIZAM O PROCESSO 5 S, EVENTOS KAIZEN SEMANAIS E A MANUTENÇÃO AUTÔNOMA MULTIDICIPLINAR. 

    QUESTÃO CORRETA. 

    FONTE: https://www.fm2s.com.br/o-que-e-manutencao-lean-ou-manutencao-enxuta-como-funciona/


ID
827629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com dispositivos de qualidade total, assinale a opção correspondente a atitude a ser utilizada pela área de manutenção com o objetivo de otimizar o trabalho e reduzir o custo de manutenção.

Alternativas
Comentários
  • De todas as alternativas, a única que é aplicável de um modo geral é a letra D. As outras são para casos específicos.


ID
1295095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A NBR ISO 9000/2005 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.

Entre os termos e definições, “capacidade” é o(a)

Alternativas

ID
1295098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A norma, cujo objetivo geral é consubstanciar as regras e recomendações que devem ser aplicadas pelos órgãos responsáveis pelo Controle e Certificação de Qualidade, intitulada “Guia para inspeção por amostragem no controle e certificação de qualidade” é a

Alternativas
Comentários
  • NBR 5425 – de 01/1985 – Guia para inspeção por amostragem no controle e certificação de qualidade consubstancia as regras e recomendações que devem ser aplicadas pelos órgãos responsáveis pelo Controle e Certificação de Qualidade. Para que o objetivo seja atingido, esta norma visa, especificamente, o seguinte: descrever procedimentos básicos de amostragem; explicar os princípios fundamentais da inspeção por amostragem; demonstrar a maneira pela qual os planos de amostragem estabelecidos em normas específicas são usados, para que as formas adequadas de inspeção e decisão fiquem convenientemente definidas. Aplica-se a todas as atividades de Controle e Certificação de Qualidade.

    NBR 5426 de 01/1985 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributosestabelece planos de amostragem e procedimentos para inspeção por atributos. Quando especificada pelo responsável, a presente Norma deve ser citada nos contratos, instruções ou outros documentos, e as determinações estabelecidas deverão ser obedecidas.

    NBR 5427 de 01/1985 – Guia para utilização da norma NB 309-01 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos fornece instruções detalhadas e exemplos ilustrativos para aplicação e administração dos procedimentos de amostragem por atributos estabelecidos pela norma NB 309-1.

    A NBR 5428 de 01/1985 – Procedimentos estatísticos para determinação da validade de inspeção por atributos feita pelos fornecedores estabelece testes estatísticos apropriados e tabelas de valores críticos para uso na determinação da validade dos resultados registrados nos relatórios de inspeção do fornecedor, quando for especificada inspeção por amostragem por atributos. Tais registros asseguram ao consumidor que a qualidade dos fornecimentos está de acordo com os requisitos técnicos.

    NBR 5429 de 01/1985 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por variáveis estabelece planos de amostragem e procedimentos para inspeção por variáveis. Quando especificada pelo responsável, a presente Norma deve ser citada nos contratos, instruções ou outros documentos, e as determinações estabelecidas deverão ser obedecidas.


ID
1334680
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A Gestão pela Qualidade Total – TQC, adotada como filosofia empresarial tem um caráter estratégico de cobrir todos os processos de uma organização e enfatizar as tomadas de decisão a partir de dados concretos. Já Manutenção Produtiva Total – TPM, por sua própria origem, traz resultados mais imediatos nas instalações produtivas, através da maximização da eficiência global dos equipamentos. Assim, quando focados aspectos de gestão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém da uma ajuda nessa aqui?

  • TPM:

    - Melhoria contínua;

    - Quebra zero;

    - Manutenção autonoma;

    - Treinamento e Educação;

    - Manutenção planejada.

     

    Qualidade Total:

    - Satisfação dos clientes (foco);

    - Gerência participativa (engajamento de todos);

    - Desenvolvimento de recursos humanos (motivação do pessoal);

    - Mudança cultural.

  • Quais são as particularidades de cada uma?

    1 - TQC: tem como objetivo a melhoria contínua dos processos e o zero defeito, através da aplicação de processos de melhoria de qualidade, implementados de cima para baixo; a aplicação somente em um setor não traz qualquer resultado benéfico

    2 - TPM: envolve o operador em práticas básicas de manutenção, estimulando-o a ter maior cuidado com seu próprio equipamento en quanto faz com que manutenção e engenharia da manutenção se preocupem com melhorias em equipamentos.

    Deste modo, o TPM é voltado mais aos setores técnicos enquanto o TQC abrange toda a organização e visa implementar as mudanças culturais necessárias ao atingimento de mais altos níveis de qualidade.

  • De modo simplificado , a TQM busca a melhoria contínua dos processos e o zero defeito através da interação entre diversos segmentos da empresa - projeto, produção(operação e manutenção), controle, entrega e assitência pós-vendas. A TQM(Gestão pela qulidade Total ou Total Quality Management) é também conhecido como TQC - Total Quality Control.

    TPM (Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total) é a ampliação do conceito da Manutenção, pela promoção da Manutenção do Sistema de Produção com a participação das pessoas da Operação.

    Fonte : Kardec(2009)


ID
1401694
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A abordagem da Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM) e das normas ISO 9000 são inter- relacionadas, mas não são sinônimas. Existem diferenças e semelhanças entre TQM e a ISO 9000, podendo-se destacar como sendo uma dessas semelhanças:

Alternativas
Comentários
  • Existem diferenças e semelhanças entre TQM e a ISO 9000:

    - A ISO 9000 é focada na consistência da produção de produtos/serviços por meio de um sistema que pode ser auditado e certificado. O TQM, apesar de ter este foco, não define necessariamente um sistema e não garante a certificação.

    - Possuir a certificação ISO 9000 pode ser considerada uma estratégia de evolução da empresa, o que também pode ser conquistado com o TQM. Contudo, o TQM pode proporcionar melhores resultados na produtividade, na manutenção dos equipamentos e na motivação dos colaboradores.

    Porém, o foco das iniciativas é diferente:

    - O TQM tem foco mais acentuado no compromisso da gestão, na mudança cultural, no treinamento e educação do empregado e no atendimento dos requisitos dos clientes.

    - A ISO 9000 na gestão por processos e na satisfação dos clientes.

    Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/gestao-da-qualidade-total-tqm/

    Gabarito letra E

  • fui de D muito facil


ID
1550512
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Destaque os 4 (quatro) itens que estão inclusos nos Princípios de Qualidade Total.

Alternativas

ID
2534668
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma das etapas de desenvolvimento de produtos é a avaliação e melhoria do projeto, cujo objetivo é considerar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhorado antes de o produto ou serviço ser testado no mercado. Há diversas técnicas que podem ser empregadas nessa etapa para avaliar e melhorar o projeto preliminar. Atente às técnicas e às definições listadas abaixo.


I. Desdobramento da função qualidade (QFD) é uma técnica cujo objetivo é testar a robustez do produto.

II. Engenharia de Valor é uma técnica cujo objetivo é tentar reduzir custos desnecessários, antes de produzir o produto ou serviço.

III. Métodos de Taguchi é uma técnica cujo objetivo principal é tentar assegurar que o projeto final de um produto ou serviço realmente atenda às necessidades de seus clientes.


É correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • O Desdobramento de Função Qualidade ” QFD (Quality Function Deployment) ” - Tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos e serviços de acordo com os desejos dos consumidores.

    Engenharia de Valor e Análise de Valor. O objetivo da engenharia de valor é reduzir custos e prevenir eventuais custos desnecessários antes de produzir o produto ou serviço.

     Método de Taguchi se concentra principalmente em aumento da produtividade de engenharia para desenvolver rapidamente novos produtos a uma taxa baixa

  • As alternativas estão invertidas.

    I. Desdobramento da função qualidade (QFD) Métodos de Taguchi (Engenharia Robusta) é uma técnica cujo objetivo é testar a robustez do produto.

    II. Engenharia de Valor é uma técnica cujo objetivo é tentar reduzir custos desnecessários, antes de produzir o produto ou serviço.

    III. Métodos de Taguchi Desdobramento da função qualidade (QFD) é uma técnica cujo objetivo principal é tentar assegurar que o projeto final de um produto ou serviço realmente atenda às necessidades de seus clientes.

    Gabarito B

    • Fonte: meus resumos da aula ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
    • De modo geral, as empresas podem adotar três estratégias de planejamento de capacidade para lidar com flutuações de demanda:
    • ANTES - PREVENÇÃO E ANTECIPAÇÃO
    • DURANTE - ACOMPANHAMENTO
    • APÓS - REAÇÃO
    • 5 objetivos de desempenho: custo, confiabilidade, qualidade, flexibilidade e rapidez.
    • Método de Taguchi – Métodos que testam a robustez de um projeto, verificando se o produto ou projeto consegue manter seu desempenho em condições adversas extremas.
    • Engenharia de valor – Método que procura reduzir custos desnecessários antes de produzir o produto ou o serviço
    • Desdobramento da função qualidade – Técnica que busca assegurar que o projeto final de um produto ou serviço atende às necessidades dos consumidores

ID
2783137
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

As empresas fabricantes de produtos na Zona Franca de Manaus, com projeto industrial aprovado pela SUFRAMA, devem implantar o sistema de qualidade, baseado nas normas técnicas NBR ISO 9000 e encaminhar à SUFRAMA os respectivos certificados de qualidade expedidos pelo INMETRO ou por organismo de certificação credenciado por esse órgão.

Desse modo, o prazo, contado a partir da data de emissão do primeiro laudo de produção da empresa e desconsiderando qualquer prorrogação, que as empresas possuem para executar essa tarefa é de

Alternativas
Comentários
  • 30 meses.

  • Portaria Interministerial MDIC/MCT nº 372 de 01/12/2005

    Art. 1º Para as empresas fabricantes de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus - ZFM, com projeto industrial aprovado pelo Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, o prazo para a implantação do Sistema da Qualidade baseado nas normas NBR ISO 9000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, bem como para encaminhamento à SUFRAMA, dos respectivos Certificados de Sistema da Qualidade, expedidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial - INMETRO, ou por organismo de certificação credenciado por esse órgão, será de trinta meses, contado a partir da data de emissão do respectivo primeiro Laudo de Produção - LP.

    Art. 2º Poderá ser estendido em até dezoito meses, por decisão da SUFRAMA, o prazo para implantação do sistema da qualidade referido no artigo anterior.( o enunciado da questão cita "desconsiderando qualquer prorrogação")

    https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=192736


ID
3255217
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O programa de implantação do sistema de qualidade nas empresas passa pelo conceito do 5s, ou cinco conceitos, que são:

Alternativas
Comentários
  • Em algumas literaturas, o correto seria:

    Organização

    Ordem

    Disciplina

    Limpeza

    Asseio


ID
3543673
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A teoria dos custos da qualidade (CDQ) envolve o entendimento dos custos relacionados ao cumprimento ou não dos requisitos ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Nesse contexto, um exemplo de custo da "não conformidade" é:

Alternativas